A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 27 de maio de 2010

PILOTOS

Que leva uma pessoa a querer correr de automóveis? Durante muito tempo achei que era por amor ao esporte, ao desafio, a vontade de chegar ao limite. Ouvir aquele barulho infernal, sentir o cheiro do óleo, combustível, borracha. Sentir a boca seca antes de uma largada, mil horas de conversa com mecânicos e preparadores, treinos e mais treinos tentando acertar um carro e mil outras coisas.

No começo pensava de pilotos que não eram tão rápidos o que os fazia estarem lá dentro, era a paixão, pura paixão. Muitos poucos desses eram panacas só tentando aparecer, muito poucos, a grande maioria era tremendamente apaixonados pelo que faziam.

Me desiludi um pouco com a atual fase do automobilismo onde muitos pilotos parecem só querer aparecer e ganhar uma boa grana. Mas aí na Formula Um aparece um Kubica, Hamilton, Vettel e vejo que a antiga paixão está de volta.

E o que dizer então de Sábado passado em Interlagos, quase uma centena de pilotos com seus carros prontos. Nas arquibancadas publico nenhum, culpa de nossos dirigentes, mas dentro de cada um a vontade de fazer bonito.


Encontrei o Nogueira"Graham Hill" talvez a carreira mais longa do automobilismo, o Conde preparando um Spyder para um piloto que vem do Rio só para correr aqui, o Irineu Cury que no Sábado anterior um amigo me havia dito ser um bom piloto e que fazia o próprio carro. Não o conheço ainda mas no meio da semana me enviou umas fotos, e aguardo um depoimento seu.

Irineu Cury

Todos esses pilotos e nenhum publico ou divulgação, fico pensando no post que fiz da Inglaterra nos anos 60, quando haviam talvez milhares de corridas com publico e incentivo da imprensa, como ainda há, e fico imaginando se nosso automobilismo tivesse tudo isso aonde estaríamos agora.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

MOTONAUTA



Encontro o João no lançamento da revista MotorQuatro, entre algumas de nossas amizades em comum nosso anfitrião Gabriel Marazzi. No meio de uma conversa com ele, que é sempre animada e Orlando Belmonte me dou conta que que simplesmente não mostrei seu novo trabalho. Sou esquecido e distraido, mas antes tarde que...   
Um abração João.

QUE CHASSI É ESSE?


Recebi do Rogério as fotos desse chassi que ele comprou algum tempo atrás, ele informa que depois em um encontro de carros antigos um amigo seu disse que o chassi havia sido dele e ainda tinha algumas peças de suspensão e que na época veio com um motor FNM. O amigo disse-lhe ainda ser um Landi-Bianco provavelmente carro de Celso Lara Barberis. É sem duvida uma preciosidade, e vamos ajudar o Rogério desvendar esse mistério.



                                         http://www.bandeiraquadriculada.com.br/Celso%20Lara%20Barberis.htm
                                         http://mestrejoca.blogspot.com/#uds-search-results


terça-feira, 25 de maio de 2010

Carlos Mesa Fernandes







"Rui, estou com o Carlos Mesa aqui na oficina, com um monte de fotos dele” era o Ferraz me contando que o Carlos tinha ido visita-lo e ia contar para nós um pouco de sua carreira.
Ele começou a correr na década de 60, quando o Ferraz e eu éramos garotos, eu mais que o Ferraz e pilotou em varias categorias. Simcas, Berlinetes, VW D3, Polara na D I e por aí vai.
Logo ele vai nos contar um pouco de sua carreira em todas categorias que participou, incluindo aí o começo de nossa gloriosa Divisão 3.
Valeu Carlos um abraço do Ferraz, meu e de todos que te conheceram.


Carlos a esquerda e a Maserati, seria a que pertenceu ao Victório Azzalin?

De Simca brigando com uma Berlineta na decada de 60.

De VW D3 no começo da categoria, ainda com pneus radiais.



Dodge Polara na Divisão Um.

No podium.


Classificação da Divisão Um, Interlagos 1977.