Monza 1972 o Rato é Rei!
Caminhando para vitória e o titulo...
Vendo essas fotos
lindas, viajei nos pensamentos.
Se eu fosse a Monza, ia
ficar horas, talvez dias ali.
Primeiro, na reta de
chegada, lembrando de 1972, Emerson Fittipaldi campeão do Mundo! O carro do
Stewart quebrado no fim dos boxes, a torcida imensa invadindo tudo, bela
lembrança.
Depois seguiria
"pela contramão" para a Parabólica, com Cristian Fittipaldi voando de
Minardi e Derek Warwick se arrastando de cabeça para baixo. Contornaria a
Parabolica por dentro, para entender a curva.
Christian voando...
Lembraria das frenagens
de protótipos, da F1, das corridas malucas de F3.
Pararia ali onde morreu
o Jochen Rindt. Sentaria para pensar nisso. Pra que ele morreu? Que coisa
besta.
1970 quando Rindt bateu não usava asa traseira.
F3 Monza 1969 - Ronnie Peterson x Giovanni Salvati.
F2 GP Loteria di Monza 1970, Salvati, Garry Birrel e Tino Brambilla.
Voltaria até a Variante
e imaginaria como era ANTES: uma curva aberta e muito rápida! Lembraria de novo
do Emerson em 1972, estreando a Variante pra ser campeão.
Subiria pra Lesmo
ansioso para conhecer Essa curva dupla, tão rápida, onde o Watson partiu sua
McLaren em dois e saiu do carro andando.
1971 - Ghetin vence seguido de Ronnie e...
Também sentaria ali e
ficaria passando "filmes" na cabeça desde o GP de 1971, que o Gethin
ganhou e a cada volta os caras passavam numa ordem diferente, até o Piquet, de
Brabham BMW ou de Williams. Imaginem as Ferrari 512 e Porsche 917 vindo na
primeira volta dos 1000km de Monza de 1971! Primeiro o ronco ecoando entre as
árvores e depois os caras a mil... demais!
1.000 KM de Monza 1971...
Seguiria na contramao
ate aquela chicane boba (nao sei o nome) e nao perderia tempo ali.
Voltaria ate a
"primeira curva" prá olhar a reta da largada. Uma curva muito rápida,
pouco relevante, porque nao rende ultrapassagens, mas é fundamental para encher
o motor na reta seguinte.
O acidente de Ronnie, ao seu lado ajoelhado o grande Arturo Merzario, caminhando Brambilla...
Pararia depois na
primeira chicane. Tétrica essa. Ali morreu Peterson (embora a culpa seja do
hospital, onde morreu por embolia). Ali Brambilla levou uma
"pneusada" na cabeça.
Ali, o imbecil completo
do Schlesser tirou a vitoria do Senna em 1988.
Logo depois tem aquela
posição para fotografar a reta de chegada com o grande placar luminoso.
Mas, mais importante,
tem a curva que leva à grande curva inclinada. Andaria por ela, ia ficar horas
ali. Lamentaria que ninguém corra mais ali.
A "Inclinada" com o Quintuple seguido por Moss, ambos de Mercedes Benz W196 Streanliner.
Andaria pelos boxes,
mais para conhecer. E sentaria na linha de chegada. Horas talvez dias...
Monza é tão bonito e
tão importante para o automóvel do mundo que merece um passeio de uma semana.
Obrigado ao Rui por
dividir as fotos e fatos do Bonani conosco.
Walter
Walter, seu comentário
valorizou muito o nosso post. Obrigado pela aula.
Milton
------------------------------------------------------------------------------------
Um post do Milton sobre sua visita à Monza, um comentário do Walter e lá fui eu fazer um novo post...aqui no Histórias muitos textos e fotos de Monza que aproveitei, muito obrigado meus amigos.
Um abraço à todos, o próximo post será o nosso de nº2.500 e isto é história para o Caranguejo...até lá.