A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Piada pronta II

Chico Landi larga em Bari no ano de 1951 com a Maserati 4 CLT
Sauber C34 Ferrari 2015 do piloto Felipe Nars

Duas épocas distintas, "seu" Chico larga em Bari, onde venceu em 1949 com uma Ferrari 166 sem apoio nenhum do governo brasileiro e abaixo a Sauber, que enfrenta sérios problemas financeiros, mas que conta com o apoio do Banco do Brasil através de seu piloto Felipe Nars para uma temporada que sabe-se lá como vai terminar.
Ontem comentando sobre a F.3 tentei mostrar que apesar de acreditar que o Brasil precisa de uma categoria assim comentei que nossos dirigentes pouco ligam para nosso automobilismo de base, aliás como nossos jornalistas, televisões, jornais e qualquer outro meio de comunicação. Vejam nada tenho contra Nars estar na Sauber, mas não consigo admitir como nossas instituições como BB, Caixa, Petrobrás, Correios e outras invistam tanta grana em nossas "estrelas" e simplesmente esqueçam a base de nosso esporte, que  com a ajuda milionária empregada poderia oferecer aos pilotos e equipes que correm nas várias categorias promoção, prêmios e o incentivo necessário para que novos talentos aparecessem.
Sei que hoje muitas empresas que já investiram em nosso automobilismo querem distancia de nossos dirigentes pois muitos foram os problemas, mas também sei que nosso automobilismo precisa continuar.
Vejam no post anterior o comentário do Chico Lameirão, comentário de um piloto tri campeão brasileiro em várias categorias fora os inúmeros títulos regionais e percebo que acima de tudo com o atual quadro de dirigentes não vamos sair deste marasmo.
Não sou contra Nars na F.Um apenas gostaria muito de ver esta grana empregada de forma justa e correta para o desenvolvimento de nosso automobilismo, trazendo trabalho para nossos pilotos, mecânicos, construtores e todos outros que hoje vivem de nosso esporte.

Rui Amaral Jr 


      

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Piada pronta...

Recebi ontem da CBA através de seu assessor de imprensa Dinho Leme o e-mail que reproduzo abaixo. Acredito que a F.3 seja realmente uma categoria importante para o desenvolvimento de nossos pilotos que queiram tentar uma carreira no exterior, mas...
...mas me desculpem se pareço caustico, mas enquanto vivemos uma situação séria no autódromo José Carlos Pace - Interlagos - sem que as verdadeiras categorias de base de nosso automobilismo possam competir, sem que todo automobilismo de Norte a Sul tenha um verdadeiro apoio da entidade que nos representa, obviamente fora as grandes categorias, vem o senhor presidente da entidade tecer loas à uma categoria que dará oportunidade à no máximo meia duzia de pilotos, enquanto centenas procuram uma bela categoria de base com campeonatos disputados regionalmente e outro brasileiro que reúna os principais pilotos de cada estado numa final, com custos verdadeiramente baixos, divulgação e apoio, e que nela possam brilhar.
Verdade parece piada pronta, pois precisamos de uma Confederação e Federações fortes que apoiem a cada um de nossos pilotos, preparadores e demais integrantes de todo o circo e não apenas alguns.

Rui Amaral Jr  
  

 Pedro Piquet em foto de Luca Bassani 


Luca Bassani
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Fórmula 3 Brasil

Alta | Web

Bruno Terena
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Fórmula 3 Brasil

Alta | Web
F3 Brasil seguirá com melhor custo-benefício entre todas as divisões da categoria no mundo
Investimento necessário para a disputa da temporada será o mesmo em relação ao ano passado; Testes continuam ilimitados ao longo de 2015
Principal categoria de formação de pilotos do País, a Fórmula 3 Brasil manterá para este ano a relação custo-benefício que a tornou a divisão mais em conta do torneio em todo o mundo para a temporada 2015, que será iniciada entre os próximos dias sete e oito de fevereiro, com a realização da primeira das oito rodadas duplas da temporada, marcada para o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR).

A exemplo do que ocorreu em 2014, quando um esforço entre chefes de equipe, da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Vicar, empresa promotora da categoria, permitiu a redução dos custos da categoria, a temporada 2015 permitirá que um piloto dispute a temporada com um investimento máximo de R$450 mil, o mais baixo para a disputa de um campeonato de Fórmula 3 no mundo.

"Para este ano, a Confederação Brasileira de Automobilismo seguirá com o apoio dado desde a temporada passada à Fórmula 3 Brasil", comenta Cleyton Pinteiro, presidente da CBA. "Ficamos muito satisfeitos com o andamento da categoria em 2014 e temos certeza de que, em um curto período, estes pilotos aparecerão nos principais campeonatos do mundo", celebra o dirigente.

Augusto Cesário, chefe de equipe mais vezes campeão da categoria no Brasil (considerando a fase sul-americana do torneio), rasga elogios para o torneio nacional, que considera como o melhor do mundo em se tratando de Fórmula 3. "A qualidade do nosso campeonato é imbatível em todos os sentidos: desenvolvimento técnico, chassi, segurança, pneus e custo", comenta.

Para o representante da Cesário Fórmula, o valor necessário para se investir na categoria e a liberdade para realização de treinos são razões que colocam a Fórmula 3 Brasil entre os melhores do mundo. "Aqui o piloto pode treinar a vontade e disputar as etapas. Na Euroseries Fórmula (antiga Fórmula 3 Espanhola), o competidor tem que investir pelo menos R$1,1 milhão e só realiza treinos nos finais de semana de corrida", prossegue.

Cesário vê ainda o carro da categoria, equipado com chassi Dallara e motor Berta, como a melhor opção para aqueles pilotos que pretendam seguir a trilha dos principais campeonatos de monopostos do mundo. "O Fórmula 3 é um carro muito bem construído, perfeito para pilotos que queiram tentar carreira em categorias como a Fórmula 1", encerra.

Outra característica da Fórmula 3 Brasil que segue desde os anos de sua fase sul-americana diz respeito a continuidade dos pilotos na categoria por algumas temporadas. Isso será seguido por Pedro Piquet, campeão de 2014 com 12 vitórias em 16 corridas. Mesmo com condições de seguir para o automobilismo europeu, o piloto optou por seguir no torneio brasileiro.

Os organizadores da Fórmula 3 Brasil já conta com a expectativa de um grid de 18 pilotos para a prova de abertura do campeonato.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Algumas fotos apenas...

Turito e Jr Lara
 Ricardo
 Teleco em Snerteton
 Chico em Vila Real
Manduca e Adolfo tomando a Sul em Jacarepaguá
Jr Lara
 Arturo
 Ludovino
 Cavallini
 Francis
Avallone 
Julio Caio
 Amadeu Girão dá a bandeirada da vitória à Arturo em Jacarepaguá.
 Christian e Eugenio


 Regina
 
 Zé Martins
 Luiz e Joest
Ricardo e Claudinho
Conde, Alvaro, Elcio e Sueco
Duran 
Pedro, Carlão e as crianças.
 Duran, Koige, eu, Regina, Arturo, Wagner e Claudinho em Interlagos 25 Janeiro de 2015.
Marcelo, Washington, Koige, Joel, eu, Arturo, Bruno e Edison 
Eu...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Conta Ronaldão

GP da Bélgica 1966
Spa-Francorchamps
Stewart e a BRM

Fala aheee,,,Grandalhão....
Como vc pediu no post do Facebook, vou "TENTAR" explicar uma MANIA que o Jackie Stewart pegou na F1.



E essa mania começou justamente nesse GP em SPA. Naqueles tempos, SPA tinha 14 km de extensão, pista pra lá de desafiadora. Junto com Nurburgring e Clermont Ferrand, eram adoradas e veneradas pela grande maioria dos pilotos. Jackie Stewart tinha feito o 3º tempo nos treinos com a sua BRM. Graham Hill seu companheiro de time conseguiu apenas o 9º tempo. Na largada para o GP , cujo pole position foi o inglês John Surtees com Ferrari, chovia muito no outro lado do circuito , parte inclusive que não é mais utilizada no circuito atual que é de 7 km. Na área  da largada estava seco ainda.
Dada a largada todos partiram sem problemas, mas chegando em uma área que se chama Masta Straight, Bob Bondurant, Jackie Stewart , Jo Bonnier, Mike Spence , sairam da pista depois de pegar um aquaplaning. De todos , sobrou para Stewart que ficou preso no cockpit da BRM depois de o carro cair numa vala e entortar o chassi.Olhem a cena. Tanques cheios, depois da porrada, racharam os tanques e vazou gasolina para tudo qto é lado. E Stewart preso . Uma faísca e tudo iria para o beleléu. A seguir chegou Graham Hill que tinha rodado  tb,  saiu do carro e foi ajudar Jackie , desistindo da corrida em prol do companheiro. Pegou algumas ferramentas , chaves de boca para tirar o volante , com alguns moradores  locais, e com a ajuda de Bonnier, Bondurant, Spence, conseguiram tirar o Jackie das ferragens.

Logo após a rodada e antes da panca Stewart olha para trás...
O carro de Jo Bonnier pendurado...
Rindt e Surtees...
A largada...
Eau Rouge, Big John, Rindt, Black Jack, Surtees, Stewart...
 Gurney
 Rindt
Surtees


A partir desses acontecimentos, Jackie Stewart , passou a colocar em seus carros duas chaves de boca para tirar o BENDITO volante se alguma coisa acontecesse.....E foi tb a partir desse acidente que ele iniciou a sua cruzada em pról da segurança no automobilismo. Tanto carros, pilotos e circuitos , tudo era vistoriado. Várias e várias propostas de melhorias em prol da segurança foram introduzidas na Fórmula 1. Macacão anti chamas, cinto de segurança de 3 pontos, capacetes inteiriços, caminhão hospital, áreas de escape, guard rails, equipes de bombeiros e salvamento, helicópteros, são alguns dos itens que Jackie Stewart conseguiu para tornar as corridas mais seguras.

1968, Stewart e a Matra em Zandvoort

Jackie foi Presidente da GPDA ( Grand Prix Drivers Association) por anos a fio.Lembro bem que seu maior algoz , foi Jack Ickx que depois daquele pavoroso acidente na 1ª volta do GP da Espanha em 1970 , quando depois de albarrado por Jackie Oliver seus carros pegaram fogo e Ickx ficou preso na Ferrari, sendo salvo por Oliver e os bombeiros , mudou radicalmente de opinião.

Por essa preocupação toda em prol da segurança, Jackie Stewart  foi chamado de covarde na época, mas a sua resposta ele deu dentro das pistas. Conquistou 3 títulos mundiais (1969/71/73) dois vices ( 1968/72) , sem que nem o acidente e nem muito menos a sua cruzada pela segurança , influenciassem na sua "tocada" nas corridas.

E assim foi escrita mais uma pagina pitoresca no automobilismo mundial.

Abçssss,,, querido Grandalhão.

Ronaldo Nazar