Duran faz pose antes de uma largada!
Já escrevi sobre o Anexo "J" da FIA que regulamenta todas as categorias de competição e os regulamentos específicos que regem cada categoria, todos baseados no Anexo, meses atrás encontramos na casa do Duran o regulamento que regia a Divisão 3 no ano de 1981, notem que as categorias "A" acima de 2.500cc onde corriam os Opalas e Mavevicks e a "B" onde corriam carros até 2.500cc já não existiam, restando a categoria até 1.600cc onde corriam Fuscas, Passats, Chevetes e Fiats, notem a relação de cilindrada dos carros com motores turbo comprimidos que era de 1,40 para 1, assim os Fiats turbocomprimidos corriam com 1.150cc mais o turbo, essa relação anos antes era igual à da Formula Um que com o avanço dos turbos se mostrou inviável pois a diferença de potencia dos motores aspirados para os turbocomprimidos se tornou muito grande então a relação mudou para que os mesmos tivessem 50% da cilindrada dos aspirados ou seja 3.000cc x 1.500cc mesmo assim no primeiro campeonato mundial de Formula Um os motores BMW da Brabham de Piquet tinham muito mais potencia que os Ford-Cosworth DFV.
Voltando ao nosso regulamento em 1982 quando corremos a TEP - Turismo Especial Paulista - era ele que nos regia com pequenas diferenças entre elas o uso de amortecedores nacionais, em meu caso usava os Barchi reguláveis que apesar de bons não tinham a mesma eficiência dos Koni e outras grandes marcas que usávamos nas corridas do Brasileiro.
CTDN - Conselho Técnico Desportivo Nacional.
No artigo que regulamenta os escapes vocês vão saber o motivo que meus grandes amigos Adolfo Cilento Neto e Ricardo Bock fizeram esta placa horrorosa ( culpa deles não minha!rsrsrs) que saía da traseira de meu carro em 1978/79!
Abraços à todos,
Rui Amaral Jr
NT: Este é o regulamento que vigorou na Divisão Três desde a sua criação no final dos anos de 1960 até sua extinção.
NT: Este é o regulamento que vigorou na Divisão Três desde a sua criação no final dos anos de 1960 até sua extinção.