Em um grande projeto urbanístico nascia o autódromo de Interlagos no ano de 1940, que na visão de seus idealizadores seria a obra que colocaria nosso automobilismo no patamar dos mais avançados do mundo...mais tarde no ano de 1954 e precisando a pista e arredores de uma manutenção mais adequada a área em que se encontra foi transferida para a administração publica assumia assim no ano do Quarto Centenário da cidade de São Paulo a prefeitura sua administração.
Creio que a primeira Mil Milhas Brasileiras no ano de 1956 foi a grande arrancada de nosso autódromo e automobilismo para dar o apoio necessário que nascente industria automobilística necessitava...a idealização de dois grandes nome, Wilson Fittipaldi e Elói Gogliano, trouxe frutos e já em 1960 um automóvel produzido no Brasil venceu a corrida, foi um JK pilotado pela dupla Chico Landi e Christian Heins...daí para frente Interlagos ajudou e muito no desenvolvimento de nossos carros...a década de 1960 foi um claro exemplo disso e Interlagos aprovou em testes e corridas nossos Gordinis, DKWs, Simcas, Brasincas e mais uma centena de carros!
De Interlagos saíram “apenas” nove títulos mundiais de F. Um; Emerson que praticamente nasceu lá, Piquet que vindo de Brasília fez sua base em São Paulo e daí partiu para o mundo e Ayrton que partindo do kartodromo que faz parte da estrutura do autódromo escreveu seu nome na história do automobilismo mundial tal como Emerson e Nelson...nesta época o Autódromo já levava o nome campeão prematuramente desaparecido José Carlos “Moco” Pace.
Idas e vindas, mandos e desmandos transformaram o antigo traçado nesta pistinha que vemos hoje e o pior de tudo a administração do complexo passou às mãos de uma empresa de economia mista comanda por nosso prefeitura...acontece que esta empresa não prioriza o automobilismo e hoje em dia seus dirigentes sequer priorizam o objetivo do complexo, o automobilismo...este mesmo automobilismo que oferece no entorno da pista emprego para milhares de pessoas.
Em recente conversa com o Bastos, presidente da FASP, atônito descobri que a pista será fechada para “reformas” ao final do mês de maio, deixando à ver navios as pessoas que trabalham e atuam em nosso automobilismo!
É o fim da picada, Interlagos -Autódromo José Carlos Pace- não será um novo Jacarepaguá devemos lutar para isto e para que seja respeitado o principio fim de nosso autódromo!
Depois de anos de descaso finalmente temos um vereador que apóia nossas iniciativas, não apenas com palavras mas com atos concretos como a Lei 15.780/13 que depois de tantos anos trás nosso calendário para o rol de eventos oficiais da cidade com inúmeros benefícios como a divulgação em folhetos distribuídos em hotéis e restaurantes, baners das provas em ônibus que circulam pela região e muitas outras vantagens mais...tenho certeza que com as iniciativas dos vereadores Floriano Pesaro, Mario Covas Neto e com o olhar sempre atento de meu amigo Sandro Kuschnir podemos reverter toda essa situação e trazer novamente o autódromo para quem de direito...a comunidade do automobilismo!
Unidos e deixando de lado desavenças, rixas e nossos egos conseguiremos!
Rui Amaral Jr