A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

FANGIO EM SÉBRING/1957

Fangio e Behra
El Chueco toca a Maserati.

Ano de 1957, Juan Manuel Fangio, El Chueco, prepara-se para mais uma temporada, motivado como sempre e competitivo como poucos. Longe da Equipe Ferrari, que defendera na temporada passada, ele havia voltado à sua velha conhecida, a Officine Alfieri Maserati, onde atuara de 1952 a 1954. Sua programação para as pistas em 57 seria mais uma vez voltada para a participação em provas da Fórmula 1 e dos Sport-cars, agora com a marca do Tridente. Na categoria-rainha, utilizaria o mitológico 250F, carro que conhecia como poucos e nos Sports, dividir-se-ia entre os modelos 450S e 300S. Na etapa de abertura da F1, ganha o Chueco sem maiores problemas, sinalizando que está a fim de mais um campeonato. Mas logo em seguida, nos 1.000 Km de Buenos Aires, em dupla com Stirling Moss e no comando da Maserati 450S faz a pole position, mas abandona com o diferencial quebrado. Incrível como a sorte de Fangio “virava” quando corria com Moss...Após duas vitórias sem contestações, no Grand Prix de Buenos Aires (Fórmula Libre) e no Grande Premio de Cuba (Sports), parte o Chueco para um compromisso bastante importante, as 12 Horas de Sébring, onde voltaria à Maserati 450S e contaria com o inquieto Jean”Jeannot”Behra para ajuda-lo na condução. Um ano atrás, o piloto argentino fora o vencedor da prova no aeródromo, juntamente com Eugenio Castellotti e a Ferrari 860 Monza.

A largada

Poderia ele agora repetir seu desempenho, com a 450S e o sanguíneo Jeannot? E lutando contra times como a própria Ferrari e a Jaguar? A prova começou com liderança da dupla da Ferrari Peter Collins/Maurice Trintignant, com o britânico ao volante. Behra, cai para quarto, mas imprime um ritmo forte para recuperar-se. Ele supera o outro Maserati oficial, de Moss/Harry Schell. Collins puxa o pelotão até a vigésima passagem, mas Behra o ultrapassa e continua forçando e melhora seu tempo de volta várias vezes. Ao entregar a barata ao Fangio, eles estão na dianteira e distante dos outros. O Chueco mantém a vantagem enquanto as Ferrari padecem com problemas nos freios e a dupla Moss/Schell se esforça para resistir aos avanços de Mike Hawthorn/Ivor Bueb e seu Jaguar. Irão terminar nessa ordem, com a dupla franco-argentina como a única a completar as 197 voltas e a Ferrari de Masten Gregory, o Flash de Kansas City e Lou Brero Sr. defendendo a honra de Maranello, à quatro voltas dos vencedores. Ao final daquele ano, o da quinta estrela do Fangio, ele ainda voltaria ao Brasil para duas apresentações, em Interlagos e na Barra da Tijuca, mas com o modelo 300S. Adivinhem o que aconteceu?

CARANGUEJO

Equipe Porsche e os 550RS

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NT: Comentário de Milton Bonani.

Rui, como eu sou louco por Maserati, principalmente a 300S, comprei a uns anos atrás o livro do Walter Bäumer que dizem ser o papa das 300S. Fui verificar nele os dados dessa corrida de Sebring e encontrei informações interessantes. Veja: Como o prêmio dessa corrida era bem grande e a Maserati tinha muito interesse no mercado americano, enviou para essa corrida 4 carros: 2 -300S 1 - 450S e 1 - 250, mais de 5 toneladas (!!!) em peças de reposição, 8 pilotos, 8 mecânicos e mais 10 pessoas para compor a equipe. Confesso que pela foto fiquei em dúvida se o carro do Fangio era mesmo uma 450S, mas o livro confirma que ele e o Behra correram mesmo na 8 cilindros.

Milton Bonani

 Já que os amigos comentam e ajudam muito, a foto tirada pelo Paulo Levi em Elkhart Lake.

Aos dois um abração!

 

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

12 Horas de Sebring 1957




"Veja que maravilha Rui, minhas preferidas são as Corvettes 57!"estava escrito no e-mail que recebi do Milton Bonani pela manhã mostrando o maravilhoso vídeo da corrida. Conversamos ao telefone e fui buscar informações da corrida no excelente Racing Sports Cars sobre essa corrida do Campeonato Mundial de Carros Esporte. 
1957 foi o ano em que Fangio voltou à Maserati para se tornar Quintuple, venceu, venceu e venceu e nada melhor que começar o ano vencendo na categoria Sport com seu companheiro de equipe Jean Behra, um invocado baixinho que também era um tremendo bota!
A nata do automobilismo mundial de carros e pilotos estava presente, a Ferrari com todo seu arsenal assim como a Maserati e Jaguar além da GM que trazia seu Corvette para medir forças com as rivais na categoria GT5.0 além de participar na categoria S5.0...  

    

OS CARROS 

 A Maserati  450S de Juan Manuel Fangio e Jean Behra aqui pilotada pelo Quintuple! Outra Maserati uma 300S chegou em segundo lugar com Stirling Moss e Harry Schell.

 Corvette SS da categoria S5 pilotada por Piero Taruffi e Jonh Fitch.
 Corvette SR2
 Corvette C1
 Corvette C1
 Jaguar D-Type, a fábrica inglesa também veio com força total com nomes como Mike Hawthorn, Ivor Bueb, Briggs Cunnigham e um certo Bobby Unser, 
 Ferrari 315 Sport, a casa italiana com força total trouxe a nata de seus pilotos a #12 de Alfonso de Portago e Luigi Musso...
 Ferrari 250 GT Europa-Farina de Olivier Gendebien e Willian Grenspun
 Mercedes Benz 300 SL
 O esquadrão Maserati sendo a #21 de Carroll Shelby e Roy Salvatori
 Austin Healey 100 Special
 AC Ace com motor Bristol de seis cilindros em linha de 2.000cc, muito antes de Carrol Shelby o transformar no temido AC-Cobra/Shelby.
 Arnolt Bolide também com o motor Bristol
 A Porsche presente, este um 356A Carrera com motor 1.600cc
 e com os 550 RS este pilotado por Hans Hermann e Jack MacAfee
 o belo 550 RS vermelho de Ken Milles e J.B.Kunstle
 Stanguellini S750 Bialbero com motor de apenas 750cc
 Cooper T39
 Lotus Eleven pilotoada por seu criador Colin Chapman com Joe Shepard e Dick Dungan. 11ª na geral e vencedora da classe S1
Renault Douphine com motor de 850cc vencedor da classe T1.0

RESULTADO




Nos links informações completas sobre a corrida e muito mais!

Valeu Milton

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

RALLY DA VIDA


De meu amigo Edwin Takeuti, professor, colecionador de autos que ele mesmo restaura e escritor.

"Rallye da vida...
A vida é uma viagem da qual você é o veículo e o motorista. Por isso, mantenha-o com todos os itens de segurança necessários, e também o seguro em dia. Sua trajetória e seu caminho foram traçados quando nasceu, mas sempre haverá chance de mudar. Ninguém é o mesmo para sempre, e para que essas mudanças ocorram é preciso estabelecer novas metas e pesquisar novos rumos. Tudo o que fará, será de sua inteira responsabilidade e não deixe de fazer nada que queira. A estrada da vida é cheia de curvas onde você terá que ter o equilíbrio necessário para não derrapar, de subidas e descidas em que é preciso ter sempre o apoio de amigos e familiares para seguir em frente, e buracos que deveremos desviar com todo o cuidado, pois as armadilhas são constantes. Mantenha distância segura de tudo o que possa atrapalhar seu caminho como, ciúmes, mentiras, invejas, indolência, ódio, egoísmo e soberba.
Tenha sempre:
- sonhos para realizar, pois se elas acabarem exaure-se a viagem,
- planos para executar, pois a atividade é o motivo maior da longevidade
- alguém para ensinar, mostre que a vivência e a experiência foram válidas,
- um local para ficar, pois fincar bandeira é o melhor porto seguro
- uma pessoa para amar e isso é mais do que óbvio.
Se você souber fazer isso, terá uma viagem tranqüila e de bons ventos
Edwin Takeuti – 06/12/2014 – Hoje meu pai faz 98 anos, esteja onde estiver parabéns, pois sei que está bem...
Boa tarde e excelente semana."

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

RUSH

 Sinceramente, até que gostei da história, fora os exageros foi bem contada, pena que apenas por um dos protagonistas. Agora as cenas dos carros nas pistas são sofríveis de arrepiar qualquer pessoa que conheça um pouco de automobilismo, mesmo que apenas pela tela da TV!
Enfim gostei e deixo o link abaixo.
 
Ótimo 2014