A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 9 de novembro de 2013

RADICAL MASTERS EUROSERIES



Europeu de Radical: Victor Corrêa conquista duas poles em Barcelona
Brasileiro é o favorito a conquistar o título de campeão neste final de semana. Com apenas um ponto de vantagem, largando da primeira posição nas duas corridas finais Victor Corrêa dá o primeiro passo. Agora ele soma seis poles em 12 corridas.
O mineiro Victor Corrêa (Unifenas) deu um grande passo para a conquista do título do Radical Masters Euroseries, que terá seu encerramento no final de semana em Barcelona, na Espanha. Neste sábado (09/11) o brasileiro conquistou mais duas pole positions - seis na temporada - e vai largar na frente na 11ª etapa, que será disputada ainda hoje (sábado) e na 12ª etapas, que será realizada no domingo (10/11).

"O primeiro passo foi dado, as duas poles significam que estamos na briga, com certeza. Estou contente com este início e espero transformar estas posições em bons resultados nas corridas, que confirmem esta superioridade inicial. Estou muito focado para conquistar este título para nós", comentou o piloto de Alfenas, sul de Minas Gerais, que lidera o certame europeu com apenas um ponto de vantagem sobre o lituano Konstantins Calkos.

A decisão do título será tensa e realmente muito equilibrada. Além da margem mínima de pontos que o brasileiro tem sobre o lituano, atual campeão da categoria, na classificação da primeira prova Victor Corrêa foi apenas 0s113 mais rápido do que Konstantins, e na corrida derradeira a diferença do pole para Calkos foi de ínfimos 68 milésimos de segundo.

"Mesmo com estas vantagens, não vai ser fácil, pois o Calkos também quer muito este título. Tá todo mundo ali na frente muito parelho e as corridas serão bem pegadas. Seja o que Deus quiser", completou o piloto da Unifenas.

A 11ª etapa acontece ainda neste sábado, a partir das 10h35 (horário de Brasília), enquanto que a final do campeonato ocorre no domingo, as 11h15.

Confira os 10 primeiros no grid da 11ª etapa:

1) Victor Corrêa (Brasil), 1min46s219; 2) Konstantis Calko (Lituânia), 1min46s332; 3) James Abbott (Inglaterra), 1min46s470; 4) Christian Kronegard (Dinamarca), 1min46s571; 5) Philippe Paillot (França), 1min47s919; 6) Tony Wells (Inglaterra), 1min48s563; 7) Jaap Bartels (Holanda), 1min48s860; 8) Robert Enestdt (Suécia), 1min48s868; 9) Antonio Fontes (Espanha), 1min48s960; 10) Terrence Woodward (Inglaterra), 1min49s243.

Veja os 10 primeiros do grid da 12ª etapa:

1) Victor Corrêa (Brasil), 1min45s044; 2) Konstantis Calko (Lituânia), 1min45s112; 3) James Littlejohn (Inglaterra), 1min45s364; 4) Vicent Capillaire (França), 1min45s474; 5) Marcel Cencetti (Itália), 1min45s809; 6) Ross Kaiser (Inglaterra), 1min46s366; 7) James Abbott (Inglaterra), 1min47s187; 8) Jaap Bartels (Holanda), 1min48s393; 9) John Harrision (EUA), 1min48s685; 10) Robert Enestdt (Suécia), 1min48s936.

A pontuação do Radical Masters Euroseries depois de dez etapas está assim:
1) Victor Corrêa (Brasil), 121; 2) Konstantins Calkos (Lituania), 120; 3) Terrence Woodward (Inglaterra) e Ross Kaiser (Inglaterra), 94; 4) Tony Wells (Inglaterra) e James Littlejohn (Inglaterra), 78; 5) Alex Mortimer (Inglaterra) e Chris Hyman (África do Sul), 72; 6) Mark Smithson (Escócia), 67; 7) Marcel Marateotto (Suiça) e Marco Cencetti (Itália), 48; 8) Jamie Contable (Inglaterra), 46; 8) Christian Kronegard (Dinamarca), 44; 10) Mike Cantillon (Inglaterra), 33.

Porsche 550 Spyder

1961 Interlagos, Paulo Amaral e o Porsche 550 Spyder.



quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Formula Um 2014


Renault Energy

Em 2014 a Formula Um vem com um novo regulamento não apenas para os motores, mas para todo o conjunto.
Motores: Serão turbo comprimidos de 1.600cc V6 com rotação máxima de 15.000 rpm, três marcas já estão com os seus prontos a Mercedes Benz, Ferrari e Renault.
Além disso eles usarão o sistema de recuperação ERS substituindo o KERS, este sistema aproveita a energia gerada nas freadas. Enquanto o KERS transfere cerca de 80 HP quando descarregado o novo sistema transferirá cerca de 160 HP por 33 segundos por volta.
O consumo de combustível será de 100 kg por corrida, acredito que cerca de 130 litros, contra os 160 kg usados atualmente.
Acredita-se que estes motores gerarão cerca de 600 HPs já com o aproveitamento da energia extra contra os cerca de 750 Hps dos atuais.
Cambio: Será de oito marchas substituindo os de sete atuais.
Aerodinâmica: Será permita apenas uma saída de escapamento e voltada para cima para impedir que os fluxos de gases de escape sejam utilizados para ajudar na eficiência aerodinâmica, além disso a carroceria não poderá exceder a saída do cano de escape.
A altura do bico do carro será de 185 milímetros contra os 550 atuais. A largura da asa dianteira será de 1650 milímetros contra os atuais 1800 e na asa traseira a aba menor será excluída e o perfil da principal será um pouco mais baixo.
Peso: Foi aumentado para 690 kg contra os atuais 642. 

Acredito que algumas mudanças que seriam importantes para competitividade da categoria foram deixadas de lado, como a diminuição da capacidade de frenagem, o fundo reto desde o bico até o final do carro, a retirada dos apêndices aerodinâmicos...
Vamos ver como ficam as disputas no ano que vem, não acredito em muitas mudanças entre as principais equipes que devem novamente disputar a ponta.


Rui Amaral Jr    

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sérgio

Sérgio Cardoso vencendo com a Alfa Romeo Giulia TI Super em Jacarepaguá. 

Na década de 1960 um equipe se destacava em nosso automobilismo, a Equipe Colégio Arte e Instrução da família Cardoso, nela corriam os irmãos Sérgio e Sidney. 
Na semana passada ao abrir um e-mail de meu amigo Jacob Kounrouzan é com surpresa que entre as fotos as que mostro agora enviadas pelo Sidney. Logo pedi à ele permissão para mostra-las.
Mais sobre os irmãos e equipe um dia mostro aqui, porem meus amigos Luiz Salomão e Joca já contaram em seus blogs muito à respeito deles, abaixo link para o post em que Joca conta um pouco da trajetória de Sérgio que pereceu nos treinos, num acidente, naquela trágica corrida de Petrópolis no ano de 1968.   
Ao Sidney meu muito obrigado pelo privilégio e um forte abraço.

Rui Amaral Jr






 A estreia do Lorena Porsche em Jacarepaguá. 

 O Karmann Ghuia-Porsche ex Dacon, da Equipe Colégio Arte e Instrução 

Sérgio na Estructofibra com o Lorena em primeiro plano.

Ao Sérgio que partiu cedo mas viveu intensamente.