A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

BESOUROS NO ASFALTO - III






A terceira etapa do Brasileiro disputada em Goiás, teve um ótimo público, que compareceu para ver os VWs (em maioria, catorze) enfrentando além do tempo quente o desafio dos três Passats, duas Brasílias e um Fiat. Ricardo Mogames dominou a prova desde os treinos de quarta e quinta-feira e garantiu a pole position. Logo depois vinham Amadeo Machado Campos, Lara Campos, João Franco, José Carlos Romano, Amadeu Rodrigues, Arturo Fernandes, J.A. Bruno, Aratô e Josué Pimenta. A primeira bateria, de vinte voltas, foi quase um passeio para Rick Mogames. Ele largou e “sumiu” na frente acompanhado por Amadeo Campos, enquanto Lara Campos ficava para trás. Turito e Amadeu Rodrigues ficaram à sua frente mas todos foram superados pelo Passat de Edson Yoshikuma, que não andara bem nos treinos (13º ) e vinha realizando uma bela prova de recuperação. Na bandeirada, Edson estava seis segundos atrás de Mogames. O que estava acontecendo? Segundo a reclamação dos pilotos dos VWs, os tanques de seus carros não tinham autonomia para vinte voltas. O próprio líder queixara-se de falhação em seu Volks. Os organizadores resolveram então diminuir a duração da bateria final para 16 voltas. O “povo” dos Fuscas respirou aliviado, mas os “Passateiros” sentiram-se prejudicados. Na verdade, apenas Edson Yoshikuma estava nessa. Waldir Silva só completara quatro voltas enquanto Franco sequer largara. Já Yoshikuma era forte candidato à vitória devido à capacidade do tanque do Passat. Porém, com a distância diminuída, não haveria qualquer vantagem. Assim, Ricardo Mogames dominou também a segunda bateria. Edson Yoshikuma, talvez desmotivado, perdeu o segundo lugar para João Franco, que fez uma boa apresentação depois de largar em último. O trio Arturo-Amadeu Rodrigues-Lara Campos continuou andando junto e terminou em terceiro-quarto-quinto na classificação final. Depois de três etapas, Ricardo Mogames disparou na ponta. Ele somava 47 pontos e Arturo Fernandes tinha 32. Lara Campos era o terceiro com 28. Como tudo iria terminar?

CARANGUEJO

sábado, 3 de agosto de 2013

Foi assim...



...na Quinta-Feira 1º de Agosto o lançamento do livro do Paulo estava marcado para as 18.30h no Shoping Pátio Higienópolis, saio de casa por volta das 14h, moro à 40 km de São Paulo, e vou antes até a casa de minha irmã Cida no Morumbi, são 50kms via Rodoanel e chego morto de fome. Almoço com ela batemos um longo papo e por volta das 17.00h resolvo ir para Higienópolis pois sei que o transito na Av. Rebouças é de doer. Pasmem pois antes das 17.30 já estava estacionando na casa de meu primo Paulo, na mesma rua do shoping um quarteirão antes.  Chego na livraria uma hora antes e ninguém, compro o livro e vou para uma praça agradável e começo a ler.
Leio a apresentação do Paulo, o depoimento do Barão e chego ao depoimento do Bird que leio com tristeza pois nosso Grande Campeão conta de sua decepção ao ver este traçado de Interlagos, uma pista descaracterizada de seu belo e difícil traçado original e que provavelmente nunca mais irá fazer um verdadeiro campeão!
Triste paro de ler e fico pensando, olho para a frente e vejo entrando quatro senhores entre eles um baixinho, talvez 1.60m, de boné e que logo reconheci, logo me veio à lembrança minha juventude, quando muito antes de começar a correr era um rato de Box! 

Ruy, Caetano e eu...

Vou falar com eles e pergunto à ele quem era dizendo que o conhecia...Dam...e logo digo Caetano Damiani o Mago da carreteras! O papo flui com ele, Ruy, Roberto e seu outro amigo cujo nome agora me foge da lembrança, e peço-lhe um autografo         no livro. Quando vou buscar uma caneta vejo Anísio Campos e Toninho de Souza entrando começamos a conversar e vamos até onde está o Caetano com os amigos...o encontro desses dois verdadeiros gigantes de nosso automobilismo foi algo inesquecível, vai ficar em minha memória até...Caetano aos 84 anos é um menino, mente e corpo ativos certamente sentado em um carro de corridas voltaria à fazer bonito, como o Record de nosso templo que durante algum tempo foi dele! Logo me vem à lembrança outro grande nome de sua época, meu amigo Vitório Azallin que distraidamente não lembrei de ir buscar! Perdoa Vitório!

 De camiseta vermelha o Ney que veio de Belo Horizonte para o lançamento do livro!
 Peralta e Romeu...
 Nisto chega este ser iluminado chamado Miguel Crispim Ladeira e se junta a outro Anísio Campos, com eles Gláucio... 
 Ricardo e outro ícone, outro ser iluminado;Bird Clemente...
 Caetano um menino aos 84 anos, seus olhos brilham ao falar de corridas e Gláucio...
 Ricardo e Caetano...

 Ricardo, Paulo e Caetano...



 Felicidade estar com os amigos Crispim e Milton, ao lado dos novos amigos Claudio e Ricardo... 

Crispim, Anísio e um amigo, duas vidas dedicadas ao automobilismo!

 Ervin e Bird atrás Romeu e Claudio...
 Anísio ao vivo e pilotando um kart na AutoEsporte...
 Teve até alicatão dando autógrafo...

Nesta altura peço autógrafos à todos, Caetano, Anísio, Toninho, Ruy, Roberto assinam e vou até a livraria ver quem já chegou, o papo entre Caetano e Anísio correndo solto!
Logo de cara vejo meu amigo/piloto/fotografo Milton Bonani esposa e filha e o fim de tarde vai ficando cada hora mais alegre e emocionante! Logo vejo o Paulo e sua esposa D. Terezinha e mais amigos vão chegando...
Nas fotos conto um pouco sobre cada um, tenho certeza absoluta que para cada um de nós foi uma noite memorável!

Parabéns Paulo!

Ao Caetano, Crispim, Bird e Anísio.

Rui Amaral Jr 

Pedidos do livro no Blog do Quadriculada

Fotos: Débora Verdan e Gláucio J. Teixeira 




  

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

4ª ETAPA CHEVLIGHT - 27 E 28/07/2013 - Mafra - Sta Catarina

 CHEGANDO...


Debaixo de um céu de brigadeiro e com muito sol, foi realizada com sucesso, no autódromo de Mafra SC, a 4ª etapa da Chevlight de 2013, nas categorias “A”, “B”, “C”, “FORÇA LIVRE TRAÇÃO DIANTEIRA” e “FORÇA LIVRE TRAÇÃO TRRASEIRA”.
Um grande público pode assistir pegas emocionantes com disputas de tirar o fôlego, em cada uma das duas baterias de cada categoria. 






Uma pena que o meu amigo, Fábio Manssani Stelle, que inscreveu seu Chevette #31 em duas categorias: “A” e “Força Livre Tração Traseira”, não teve um resultado a contento.
A quebra da caixa de câmbio o tirou da disputa na categoria “A” e na última bateria da Força Livre Tração Traseira, já com a caixa de câmbio reserva, rodou no final da reta principal, ficando fora da corrida, quando estava na disputa pela liderança da prova.
Agora resta virar a página e partir pra próxima.

Adolf Schartner



quarta-feira, 31 de julho de 2013

BESOUROS NO ASFALTO -2º Capítulo.

Amadeo, Arturo, Amadeu e Mogames.

Em abril, mês seguinte após a abertura do Campeonato, reuniu-se o “circo” da Divisão 3, na pista de Interlagos e o fato da sede da maioria das equipes ser na Paulicéia logo se fez sentir: 37 carros inscritos num grid puxado por Amadeu Rodrigues, ainda mordido pela desclassificação no Rio. Rodrigues foi o mais veloz, dividindo a primeira fila com o campeão Arturo Fernandes e depois vinham José Romano, Jr.Lara Campos, J.Franco ( o melhor dos Passats), Amadeo Campos e Rick Mogames seguidos dos outros três Passats, de Vicente Correa, Yoshikuma e Júdice. 

Amadeu larga na pole.

No domingo, um público pequeno, assustado pelos 200 cruzeiros (!!) do ingresso, assistiu Amadeu Rodrigues dar uma largada fulminante e tomar o primeiro lugar enquanto Arturo perdia posições para Romano e Lara Campos. Mas ainda no fechamento da primeira volta, Turito assumia a liderança, acompanhado de Amadeo Campos. Revezando-se na frente, eles distanciaram-se do grupo formado por João Franco, Lara Campos, Mogames e Amadeu Rodrigues. Franco e Lara abandonaram a disputa com problemas, o que beneficiou Rodrigues e Mogames que assumiram suas posições. Na ponta, o pega foi até a última volta, quando Arturo Fernandes decidiu a parada. 

 Arturo, Amadeo e Mogames.
Arturo, Mogames, Amadeu e Amadeo.
 Arturo, Amadeo, Jr Lara, Amadeu, Mogames e João Franco.
 Arturo e Amadeo.
 A rodada de Amadeu.


Na segunda bateria foi a vez de Ricardo Mogames largar muito bem, seguido por Arturo e Amadeu Rodrigues. Mas Turito mais uma vez foi para a frente. Amadeo Campos, um pouco mais atrás, começou a pressionar seu companheiro na Equipe Cetil/Presidente, Mogames, para perseguir Fernandes. A briga pela ponta desta vez seria entre três carros (casualmente, o #1,#2 e #3).Percebendo que estava ficando para trás, Amadeu Rodrigues acabou rodando na Ferradura na ânsia por recuperar-se. Já entre os ponteiros, a briga era de foice no escuro. Mogames assumiu o primeiro lugar na freada da Curva 3 na última volta, contudo Arturo devolveu a ultrapassagem no Sargento e venceu outra vez, com pequena vantagem. Com o terceiro lugar na prova, Rick Mogames era o novo líder do Brasileiro com 27 pontos, secundado por Arturo e Lara Campos, empatados com 20. Recuperando-se, Amadeu Campos aparecia na quarta colocação com 15 pontos. As Brasílias de José Antonio Bruno (5º) e Dimas Pimenta (7º), chamaram a atenção por terem terminado melhor que os Passats, mas a disputa estava só aquecendo.

 Romano, Amadeu, Amadeo, Arturo, Mogames...


CARANGUEJO