A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 26 de março de 2013

Herbert Mackay-Fraser

Em 1957, uma passagem meteórica de um pernambucano pela F1: Herbert Mackay-Fraser. Filho de um importante homem de negócios, morou nos Estados Unidos e adotou essa cidadania. Correu na Europa a partir de 1955, com carros Lotus. Sua única participação na Fórmula 1 ocorreu no GP da França/57 em Rouen.  Seu carro é um BRM P25, mas abandona na 24ª volta, por problemas na transmissão. Restou a curiosidade sobre o que ele poderia fazer na categoria, pois semanas mais tarde, Mac Fraser sofreu um acidente fatal num prova de F2 em Reims, com um Lotus. Seria ele, apontam as estatísticas, o primeiro piloto a falecer ao volante de um carro projetado por Colin Chapman.

Caranguejo


 Herbert Mackay-Fraser pilota uma BRM P25 em Rouen no GP da França 1957
Vitória em Brands Hacht, Mackay-Fraser e Jay Chamberlain, pilotando a Lotus Colin Chapman.
Herbert Mackay-Fraser e sua Ferrari 750 Monza em Outon Park.
 O acidente fatal de Herbert Mackay-Fraser
Herbert Mackay-Fraser 1922-1957

Para nosso amigo Juanh

Parte do post


de 2 de Fevereiro de2011

segunda-feira, 25 de março de 2013

Jaime Levy em Cascavel

Recebi esse vídeo feito pelo Ricardo Achcar instantes atrás do Adilson, da AdilVox, é a corrida de estréia do Polar Divisão IV em Cascavel  Nele podemos ver Jaime, Aníso Campos, Pedro Victor de Lamare e muitos outros pilotos da categoria na corrida de 1972 na pista paranaense.
No começo eles no avião que os levava à Cascavel e uma parada e Foz para ver as cataratas... 
Ao Adilson e Ricardo meu muito obrigado.









Rui Amaral Jr

sábado, 23 de março de 2013

Do Junior para o Heitor



Como todas corridas em que participei, preparei minha mala de vestimenta com meu macacão, minha sapatilha, minhas luvas, meu capacete e minha roupa antichama.
Participei de todos os treinos sempre protegido por aquele que sempre esteve comigo, minha armadura, minha segunda pele quando entro dentro carro de corrida.......
Durante o briefing dessa 2a Etapa da FVee, tivemos uma inspeção de vestimenta orientativa por parte do pessoal da FASP e logicamente constataram que meu macacão estava " vencido" !!! Hoje em dia vem bordado nos gola dos macacões a data de fabricação e o prazo de validade é de 5 anos..... Quando o fiscal veio procurar o tal " bordado" logicamente não achou...já achou estranho....aí me perguntou onde estava a data de fabricação do macacão....eu disse que não sabia, mas que não adiantava procurar porque ele tinha com certeza mais de 5 anos.....uns 30 para ser mais exato.......ele me disse que eu não deveria usa-lo, embora não fosse me impedir de correr nessa etapa, na próxima eu não poderei participar se não trocar por um dentro das especificações... Logo pensei.....é a corrida de despedida desse macacão...temos que fechar em GRAN FINALE !!!!


Fiquei pensando nisso...esse macacão foi dado a mim pelo meu Tio Junior Lara Campos em 1986, quando iniciei no kart e ele me disse na época que gostava muito dele e embora já tivesse parado há algum tempo, não havia se desfeito dele pois significava muito para ele e só estava me dando porque gostava muito de mim e queria que o macacão ajudasse a me proteger assim como protegeu a ele que nunca teve nenhum acidente grave usando esse macacão....
Pois bem usei durante toda minha " carreira " no kart e nos primeiros anos das corridas de carro. Ai por força das circunstâncias acabei parando de correr em 1992 e guardei ele com o mesmo cuidado que meu Tio Júnior havia guardado quando parou também.


Quando apareceu a oportunidade de voltar a correr no ano passado fazendo uma corrida na Fvee em um carro de aluguel, logo corri para a mala empoeirada que guardava o macacão...
Quando abri, lá estava ele , limpo , pronto para ser usado, parecia que tinha sido guardado ontem.... corri para tirar a roupa e exprimentar o macacão... PUTZ..tá meio justo !!! Eu tinha subido quase 10 kg desde que parei.
Fiz essa primeira corrida, gostei muito e decidi montar meu próprio carro com a ajuda de um preparador, o Humberto Guerra. E utilizando muitos dos conhecimentos que adquiri participando durante 15 anos nas corridas de automodelismo, tendo participado de Campeonatos Brasileiros ( Campeão em 2006) , Sudamericanos ( Campeão em 2005) e Mundiais.
Iniciei um programa de treinamento....corrida...musculação....alimentação regrada... e fui voltando.... perdi 2.....3.....5.....8 kilos !!!! Em quatro meses eu tinha voltado praticamente ao meu peso de 1992 e agora o macacão servia como uma luva !!! 
Na minha cabeça, eu " estava de volta " !!! Agora vamos pra cima !!!!! Tinha de volta minhas memorias de bons resultados e meu equipamento iria me proteger...
Fui para a corrida e disputei o primeiro lugar até a penúltima volta, contudo por erro meu rodei na junção e acabei finalizando em quarto. Não iremos ao degrau mais alto, mais ainda assim ele sai por cima, se despede das pistas onde ele mais esteve..no Pódium !!!!


Heitor e a filha Julia
Depois de 30 anos de bons serviços, finalmente ele entra para a história, levando consigo milhares de quilometros, inumeras largadas, muitas derrotas, muitas vitórias , algumas do Junior Lara Campos, algumas minhas ( menos que as dele ..kkkkk) mas com algumas muito distintas, como o Campeonato Brasileiro de Kart de 1987 em Anápolis. É chegada a hora do descanso do guerreiro, o repouso dos justos....com certeza vai deixar saudades....em duas gerações de pilotos !!!


Heitor Nogueira Filho


Enfim a aposentadoria!


sexta-feira, 22 de março de 2013

Ricardo Bifulco


Hoje meu amigo Ricardo levou suas belas réplicas dos grandes carros de competição brasileiros e numa bela entrevista no programa Sob Nova Direção contou para nós e para  os amigos Sérgio, Gláucio e Cassio, toda sua paixão e entusiasmo. 
Falar/escrever sobre o Ricardo é para mim complicado pois minha admiração por ele vem desde o dia que o conheci e vi as suas belas obras.
Ao Ricardo, Simone, Sérgio, Cassio e Gláucio meus parabéns pelo programa e meu forte abraço. 






Blog do programa com a entrevista do Ricardo e todas outras.

 A carretera com que Victório Azzalin e Justino de Maio venceram as Mil Milhas Brasileiras de 1965
 A Caninana carretera com que Orlando Menegaz venceu duas Mil Milhas Brasileiras, em 1957 correndo com Aristides Bertuol e 1961 com Italo Bertão
 BMW Esquife, com que Ciro Cayres e Jan Balder venceram os 1.500 KM de Interlagos em 1970
A Berlineta de tantas vitórias de Bird Clemente