A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Mike

Algumas fotos que recebi de meu amigo Mike Mercede...
1982 Stock Cars em seu carro da equipe BASF








Conversando atrás do carro o grande Luiz Pereira Bueno
Mil Milhas 1983, abastecendo Carlo Gancia e Carlão olhando.

Mike na Stock 1983
Yoshikuma

Edson e Miguel Yoshikuma




Wilson Fittipaldi Jr conversa e lá atrás o Manduca









Le Mans 1960





O que seria de nós sem os nossos sonhos?
Sonhamos o que um dia transformaremos em histórias vividas, e enquanto as tivermos vivendo jamais pensaremos que milhares de anos depois elas ainda estarão vivas e acontecendo sempre em nossas pensamentos...
No vídeo a bela história da Corvette #3, que ao chegar em 8º lugar nas 24 Horas de Le Mans em 1960, vencendo na categoria GT 5000, com os pilotos John Fitch/Bob Grossman, escreveu uma bela página do automobilismo.


A vitória foi do piloto/jornalista Paul Frère que pilotou a Ferrari 250 TR com seu parceiro Olivier Gendebien. Também nosso Jim Clark em dupla com Roy Salvadori chegou em 3º pilotando um Aston Marti DBR1/300.

 Jimmy na DBR1/300
 Roy Salvatori
A Ferrari 250 TR de Paul Frere/Olivier Gendebien

Ao meu amigo Alysson.


Rui Amaral Jr   

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ferrari Dino 246 - 1958

GP da França 1958, Reims, #4 Hawthorn, #2 Luigi Musso, #6 Wolfgang von Trips.
Hawthorn, Luigi Musso e Harry Schell BRM P25


Outro dia ganhei essa mini da Ferrari 246 Dino, provavelmente é em comemoração da vitória de Hawthorn no GP da França em 1958 na pista de Reims. Vendida pela Shell em seus postos a mini vem apenas com a marca e tipo do carro, sem a minima referencia sobre sua história. 
Acho um absurdo, pois essas minis são feitas em parceria com a Ferrari, que poderia contar bem mais sobre o carro, afinal ele fez história e neste ano Hawthorn foi campeão do mundo.
Tenho muitas fotos dessa fase e encontrei uma enviada pelo Caranguejo que mostra o carro em Reins com os outros da equipe.

Rui Amaral Jr

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

McLaren Elva M1A - 1964


Hill e o M1A

M1A - 1964-1965

Das fotos que mostrei ontem, resolvi pesquisar mais e mostrar o McLaren de Graham Hill, achei alguma literatura à respeito, pois na revista Autosport da época nada achei.
Então vamos à um pequeno histórico deste carro...     

Construído para o Grupo 7 de carros Sport o McLaren M1A logo se tornou um sucesso, para atender a demanda de clientes a McLaren Cars de Bruce, tendo como seus associados Teddy e Timmy Mayer, entregou sua fabricação em série à Frank Nichols e à Elva.
O primeiro carro havia sido um sucesso na temporada americana de carros Sport, tendo sido derrotado apenas pelo Chaparral, usava um motor Olds de 4.500cc, cambio Hewland LG de quatro marchas e várias peças como suspensão,  caixa de direção, rodas e outros da Cooper.  
Seu chassi tubular era reforçado por folhas de alumínio rebitadas formando uma estrutura firme.
Suspensão dianteira independente com triângulos de braços com comprimento diferentes, barra estabilizador, e molas com amortecedores reguláveis.
Suspensão traseira com barra tensora e triangulo inferior, barra estabilizador, molas e amortecedores reguláveis.
Freios a disco Girling nas quatro rodas.
Peso 600 kg.
Vários motores foram utilizados, entre eles o  V8 da Chevrolet de 7 litros, com cerca de 360 HP, equipado com a caixa de cambio Hewland LG500, acredito ser este o motor que equipa o carro de Graham Hill.  

24 carros foram construídos.  


Rui Amaral Jr




 Quatro carburadores Weber 48 IDA 




Este carro no site 


FOTOS: Christian Koch e Autosport de meu acervo.