A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
quarta-feira, 16 de janeiro de 2013
405 KM/H
Le Mans 1988, as velocidades na reta de Mulsane já se aproximavam dos 400 KM/H e alguma coisa precisava ser feita para diminui-las, e realmente dois anos depois foram criadas as chicanes de Playstation e Michelin, mas enquanto isto a velocidade corria solta na grande reta, e alguns fabricantes preparavam alguns carros especialmente para bater o recorde.
Em 1988 foi a WM com seu P88 usando motor Peugeot, que com algumas transformações aerodinâmicas em relação aos outros modelos da marca, deixou registrado para a história a mais alta velocidade, no treino classificatório, para a tradicional corrida.
Notem que apesar da velocidade o WM-Peugeot P88 classificou-se apenas no trigésimo sexto lugar no grid.
WM Secateva, WM P88 - Peugeot PRV ZNS4, Pascal Pessiot/Jean-Daniel Raulet/Claude Haldi.
Silk Cut Jaguar, Jaguar XJR-9 LM, Jan Lammers/Johnny Dumfries/Andy Wallace.
Porsche AG, Porsche 962 C, Mario Andretti/Michael Andretti/John Andretti.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
GRID
No vídeo notem a última volta e como os bandeiras já saúdam os vencedores e invasão da pista logo após a quadriculada! Perigoso, mas lindo demais!
Rui Amaral Jr
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
CODA LUNGA
Porsche 917 LH Vic Elford/
Gérard Larrousse
“CODA LUNGA” que maravilhosa é a língua italiana, nela tudo soa musical e belo!
Nas décadas de 60, 70 do século passado a aerodinâmica era ainda motivo de estudos nos carros de corrida, nada parecido com as “maluquices” de hoje, Formulas Um esquisitos, carros que geram uma foca ascendente estúpida e de mil formas expelem o ar das laterais e embaixo do carro, esquecemos as ultrapassagens maravilhosas, aquelas em que pouco antes da tomada de uma curva o carro era tirado do vácuo deixado pelo da frente, aí era ver quem pisava depois nos alicates, bons tempos!
Aí chegavam os Esporte Protótipos à Le Mans, com sua espetacular reta de mais de 6km. Mulsane levava por uma linha quase reta os carros Tertre Rouge até a localidade de Mulsane, sem chicanes nem as modificações que com o tempo foram introduzidas no circuito.
Era lá que os carros precisavam de muita velocidade, na década de 60 a Porsche fez um spoiler traseiro que mudava de posição, ficando com ângulo maior na entrada da curva, mas foi banido, assim como as asas moveis depois de muitos acidentes. Então o remédio era fazer uma longa traseira com a asa fixada mais abaixo para aproveitar toda sua geração de força e permitir uma maior velocidade na reta.
Os alemães, ingleses, franceses tinham uma denominação para estas modificações nos carros, mas os italianos a chamavam de Coda Lunga, apenas cauda longa para nós em português, mas a palavra cantada na bela língua e as maravilhas que elas traziam nos carros me deixavam maravilhado!
Rui Amaral Jr
1973, Ferrari SEFAC SpA, Ferrari 312 PB 73 Arturo Merzario/Carlos Pace
1973, Equipe Matra-Simca Shell, Matra-Simca MS670B, Henri Pescarolo/Gérard Larrousse
1973, Duckhams Oil, Lola T280 - Ford Cosworth DFV/Nicholson, Alain de Cadenet/Chris Craft
1972, Autodelta SpA, Alfa Romeo Tipo 33TT3, Andrea de Adamich/Nino Vaccarella
1970, North American Racing Team, Ferrari 512 S, Ronnie Bucknum/Sam Posey.
1971, North American Racing Team (Roger Penske / Kirk F. White), Ferrari 512 M, Mark Donohue/David Hobbs.
1971, John Wyer Automotive Engineering,Porsche 917 LH, Jo Siffert/Derek Bell.
1973, Equipe Matra-Simca Shell, Matra-Simca MS670B, Francois Cevert/Jean-Pierre Beltoise.
1974, Equipe Gitanes, Matra-Simca MS670C, Henri Pescarolo/Gérard Larrousse.
NT: Além de minha memoria, meus arquivos, tudo que vi e li no automobilismo, constantemente consulto alguns bons sites de automobilismo;
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
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