A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach
sábado, 22 de dezembro de 2012
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
FORD GT40 - A primeira vitória
2.000 KM de Daytona 1965
O GT40 de Ken Miles e Lloyd Ruby
1965, nem tudo eram flores no quartel general da Ford em Dearborn, depois de não conseguir comprar a Ferrari, Henry Ford II deu ordens à Lee Iacocca de montar um departamento de competições. Isso foi feito em 1963 e o escolhido para projetar a "fera" foi Eric Broadley o senhor Lola que trouxe entre outros John Wyer, o norte americano Carroll Shelby era incumbido da coordenação de corridas e comercialização, dos carros de corrida e da versão esportiva para as ruas. Logo Broadley foi se afastando, depois de muita intromissão dos executivos da Ford em relação à concepção do carro, que era feito na Inglaterra e voltou-se para sua futura Lola T70. Foi criada a FAV -Veículos Avançados Ford- nos EUA, onde foi continuado o desenvolvimento do carro.
1964, os primeiros teste do GT40 foram feitos pelos pilotos Roy Salvadori e Jo Schlesser em Le Mans, na chuva o carro era inguiavél, foram adicionados algumas aletas na dianteira e um spoiler na traseira. O carro era veloz com o motor Ford V8 de 4.200cc e cambio Coloti chegando em Mulsane a mais de 300 km/h, mas era muito pesado e pouco confiável. Foram inscritos três nas 24 Horas de Le Mans, mas apesar de estarem em 2º, 4º e 9º lugar no grid dois deles abandonaram com problemas no cambio Bruce McLaren/Phil Hill e Richie Ginther/Masten Gregory e o terceiro de Richard Attwood/Jo Sclhesser depois de um tubo de combustível partido pegou fogo.
Em 1965 o projeto foi entregue à Sheby que instalou o motor Ford V8 de 289 polegadas ou 4.727cc e trocou o cambio por um ZF de cinco marchas. Nas várias corridas de 1964 os maus resultados se repetiram.
Aí chegou 1965 e a primeira corrida do ano os 1.000 KM de Daytona que naquele ano seria disputado num percurso de 2.000 KM e a primeira grande vitória do GT40, com Miles e Ruby no carro que mostro acima, e cujas fotos me acompanham desde aquela data.
O objetivo da Ford, vencer principalmente as 24 Horas de Le Mans veio no ano seguinte, mas com o modelo Mark II com a dupla Bruce McLaren/Chris Amon, e 1967 com o Mark IV ou J um monstro com motor de 7.000cc e cambio automático de duas marchas, pilotado por A.J. Foyt e Dan Gurney.
Em 1968 com a nova regulamentação para os motores da categoria Esporte Protótipos fixando o limite de 5.000cc a Ford voltou a vencer Le Mans em 68 e 69, desta vez com o GT40. Em 68 com a dupla Pedro Rodrigués/Lucien Bianchi e no ano seguinte com Jackie Ickx/Jack Oliver.
NT: Os 2.000 KM de Daytona de 1965 viram um show de outro carro, este totalmente criado pelo gênio Carroll Shelby, mas isso fica para outro dia.
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Rui Amaral Lemos Junior
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
QUIZZ
Subida da Montanha de 1958 na Serra Velha de Santos ou Caminho do Mar , no blog do Paulo Levi tentamos identificar alguns carros.
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Rui Amaral Lemos Junior
Porsche na Targa Florio
A lendária Targa Florio, idealizada por Vincenzo Florio, percorria as estradas da bela Sicília na região de Madonie a leste de Palermo desde 1906, muitos mitos foram construídos até 1973 na sua ultima edição válida para o campeonato mundial. Eram três os circuitos projetados por seus idealizadores, Grande, Médio e Piccolo Madonie. A partir de 1948 apenas o circuito Piccolo Madonie de 72km foi utilizado e a corrida era realizada em 10 voltas num total de 720km.
Entre tantos mitos, a Porsche à partir de 1959 construiu uma boa parte de sua história nas pistas pelas estradas da Sicília. Nas fotos apenas os carros das vitorias na geral.
1959, Edgar Bart/Wolfgang Seidel, Porsche 718 RSK Spyder
1960, Jo Bonnier/Hans Hermann, Porsche 718 RS60 Spyder, piloto reserva Graham Hill
1963, Jo Bonnier/Carlo Maria Abate, Porsche 718 GTR coupé
1964, Antonio Pucci/Colin Davis, Porsche 904 GTS
1966, Willy Mairesse/Herbert Muller, Porsche 906 Carrera6
1967, Paul Hawkins/Rolf Stommelen, Porsche 910/8
1968, Vic Elford/Umberto Magioli, Porsche 908/2
1970, Jo Sifert/Brian Redman, Porche 908/3
1973, Herbert Muller/Gijs van Lennep, Porsche Carrera RSR
NT: Após 1973 mais quatro edições da Targa Florio, que não foram válidas para o Mundial de Endurance e tiveram os seguintes vencedores,
1974 França
Gérard Larrousse/Amilcare Ballestrieri Lancia
Stratos
1975 Nino
Vaccarella/Arturo Merzario Alfa Romeo 33TT12
1976 Eugenio
"Amphicar" Renna/Armando Floridia Osella
PA4-BMW
1977 Raffaele
Restivo/Alfonso Merendino Chevron
B36-BMW
Rui Amaral Jr
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Rui Amaral Lemos Junior
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