A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

FORMULA

Muito temos discutido sobre a atual fase de nosso automobilismo, da falta de novos pilotos, das categorias monomarcas e de todos problemas internos que nos tiram a competitividade frente à vários países que apoiam com categorias de base seus pilotos.  
Em 1971 a Ford e Luiz Antonio Greco lançaram a Formula Ford, nela correram pilotos consagrados e novos talentos, na continuidade veio a Formula Super Vê, que continuando a escalada da F.Ford, revelou entre tantos o tri campeão do mundo Nelson Piquet.
Mostro agora o lançamento da F.Ford na revista Auto Esporte de Abril de 1971, e no distante 1971 algo para se pensar para nosso automobilismo atual. 
Quero ressaltar duas categorias que atualmente fazem sucesso no Brasil, a categoria de Formula criada no Rio Grande do Sul e o baita sucesso da Formula VEE de meus amigos Zullino e Joca.  




Clique nas fotos para ampliar, pois digitalizei de um bom tamanho para que todos possam ler.
Tornei BUA de F.Ford , Interlagos




domingo, 16 de dezembro de 2012

Carlo Maria Pintacuda

 Na Alfa Romeo 8C 2900A vencendo as MM de 37
Com Paride Manbelli e acredito Enzo Ferrari comemorando a vitória. 
Carlo Pintacuda e Paride Mambelli na vitória de 37, sob um tempo inclemente e sem os farois, que o deixaram na mão durante toda parte noturna da prova.

Pintacuda com Hellé Nice
Comentando num post anterior, me referi a Pintacuda como não sendo um dos principais pilotos da equipe Ferrari, equipe oficial da Alfa Romeo nos anos pré II Guerra.
Vejam bem, não sou um historiador, apenas um contador de historias, que leu muito desde criança e ainda lê, aprendeu a admirar seus heróis e grandes pilotos, assistiu grandes corridas, e depois nas pistas contracenou com alguns deles. 
De forma alguma desmereci esse grande piloto, e imagino a “paulera” que era participar de uma equipe em que “feras” da estatura de Tazio, Varzi, Farina, Antonio Ascari, Campari, Biondetti e outros tantos, competiam sempre para vencer.

Largada na Gávea
Vencendo

1937 foi um ano de ouro para Pintacuda, pois além de vencer pela segunda vez a Mille Miglia com uma  Alfa Romeo 8C 2.900A, venceu pela primeira vez na Gávea, era a quinta edição da corrida e considerada por muitos a mais importante, derrotando na chuva, de forma impressionante Hans von Stuck e a poderosa Auto Union TipoC. Vitória que repetiria em 1938.   
Ambas vitórias de 1937 foram sob chuva.

A Mille Miglia



A vitória de Pintacuda em 37



Na ótima edição de Nelson Pasini, a vitória de Pintacuda em 1937 na Gávea.



Notem neste vídeo a cena em que o mar bate lá embaixo, pois aí é o Trampolim do Diabo!


A todos os pilotos, que ao mostrarem sua arte, sempre buscam o limite, não importando qual a posição disputam. E a todos meus ídolos, de todos os tempos!


Carlo Pintacuda


De um comentário do Martin no post de ontem lembrei da foto que recebi de meu amigo Claudinho Carignato. É se não me engano de um álbum de uma tia e com dedicatória, um dia vou digitalizar a foto e mostrar. Agora quero deixar ao meu amigão de tanto tempo, e a outros tantos como o Guima, Chapa, Corinthianos como ele,  meus parabéns pela vitória de seu time no mundial de clubes. 

sábado, 15 de dezembro de 2012

Auto Union

 Rudolf Caracciola
 Bernd Rosemeyer
 Mônaco 1936