A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

ALGUMAS FOTOS

Procurava em meus arquivos uma foto perdida, derrepente encontro um arquivo chamado "Getty Images" e algumas outras fotos, que devo ter recebido do Caranguejo, e sempre são motivos de papos intermináveis entre nós. O interessante é que hoje pela manhã conversávamos sobre nossos grandes preparadores, ele em Bagé e eu aqui perto de São Paulo, algo muito diferente das fotos que mostro agora.


1967, Nurburgring, Bruce McLaren Eagle T1G102
 GP DA HOLANDA, 1952-DUNCAN HAMILTON, HWM-ALTA, LIDERA CHICO LANDI/JAN FLINTERMAN,MASERATI A6GCM.
GP da Holanda 1959, Jo Bonnier, BRM P25
 Jo Siffert, Cooper T81
1951, Juan Manuel Fangio, Alfa Romeo 158/50
1972, Monza, Ronnie Peterson, March 721G 

Mike Hawthorn, Ferrari 553/555
A primeira bandeirada da moderna Formula Um, Nino Farina, Alfa Romeo 158/50, Silverstone
1967 Pedro Rodriguez, Cooper T81
1961, Phil Hill, Ferrari 156 Shark Nose
Ronnie e Barbro
1961, Zandvoort, Wolfgang von Trips, Ferrari 156 Shar Nose
1955, Fangio #8 e Moss #10 Mercedes Benz W196


FOTOS:Getty Images


4º Rally das Serras

Dupla campeã mundial confirmada

Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin participam da Serra Catarinense

São Paulo (SP) - A 4ª edição do Rally das Serras, programada para o período de 14 a 18 de novembro, na Serra Catarinense, terá a presença dos campeões mundiais de rali cross country. O paulista Reinaldo Varela e o catarinense Gustavo Gugelmin, natural da cidade de Lages, conquistaram o título recentemente, após a vitória da categoria T2 do Baja Portoalegre, em Portugal, no último final de semana. Varela, que já havia sido campeão em 2001, com Alberto Fadigatti, estará em São Joaquim para defender o título conquistado no ano passado, ao lado do filho Rodrigo.

O 4º Rally das Serra, que tem peso dois, valerá pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country Velocidade, nas categorias Carros (14ª e 15ª etapas), Caminhões (10ª e 11ª) e Motos, Quadriciclos e UTV's (5ª). O evento terá como base na cidade de São Joaquim, mas também percorrerá trilhas por Urubici, Urupema, Painel e Lages.

Uma das principais duplas do esporte na atualidade, Varela e Gustavo participaram de sete das oito etapas do Mundial, vendendo duas delas. Piloto e navegador do Divino Fogão Rally Team terminaram empatados com os árabes Yahya Al Helli e Khalid Al-Kendi, com 146 pontos. Como as duas duplas obtiveram duas vitórias durante a série de oito competições o desempate foi decidido pelo número de segundos-lugares, quesito no qual os brasileiros venceram por 2x1.

No Rally da Serras, a dupla estará na categoria Pró Brasil, uma das mais equilibradas, pois até o sétimo colocado segue com chances matemáticas de ficar com o título. Varela tem a seu favor o fato de conhecer bem a disputa, que ganhou no ano passado, e a companhia de Gustavo, nascido da região e conhecer dos segredos das trilhas da Serra Catarinense. A família Gugelmin ainda terá a presença de Sérgio, pai de Gustavo, na categoria TR4.

Para o diretor geral, Dyonísio Malheiro, é muito importante a participação da dupla na prova. "É ma honra para o Rally das Serras contar com a presença de um bicampeão mundial como Reinaldo Varela e de um campeão local, como o Gustavo, o que confirma a força da modalidade na região", ressalta

Inscritos

A lista de inscritos na prova vai crescendo a cada dia. Já são 23 carros, sendo três na TR4, três caminhões, quatro UTV's, 19 motos no geral, oito motos locais, além de um quadriciclo. A expectativa é mais participantes confirmando nesta semana que antecede a prova, tornando a disputa ainda mais interessante.

As inscrições podem ser feitas pelo site oficial, www.rallydasserras.com.br. No site ainda estarão à disposição prazos e preços especiais para inscrições antecipadas. Nos valores mencionados estão inclusos o Seguro da prova, Sistema GPS, Spot (se houver disponibilidade) e uma camiseta oficial do 4º Rally das Serras 2012.

O 4º Rally das Serras é uma realização da Racing Adventure, com promoção da Serra Catarinense Convention & Visitors Bureau, organização da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e Federação de Motociclismo Catarinense, e supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). O patrocínio é de Seótres, Prefeitura de São Joaquim e Mitsubishi L200 Triton, o carro oficial do Rally das Serras.

Mais informações no site oficial, www.rallydasserras.com.br   

Consultoria de Comunicação do Rally das Serras -SC:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - Mtb 18324
Fones: (11) 98266-6086/98931-8977
Email: mbragacom@mbragacom.com.br 

FOTOS:Beepress


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Porsche 908/2

Capa de AutoEsporte, Luiz na Argentina

1968 a Porsche prepara um novo carro para brigar na nova categoria até 3 Litros, e lança o 908. Sua primeira grande atuação veio na Targa Florio de 1969, quando um 908/2 pilotado por Gerhard Mitter/Udo Schütz venceu, seguido de outros três pilotados por Vic Elford/Umberto Maglioli, Hans Herrmann/Rolf Stommelen, Freiherr Karl von Wendt/Willibert 'Willi' Kauhsen. Nas 24 Horas de Le Mans de 1969, pilotado por Hans Herrmann/Gérard Larrousse um 908 LH chegou em segundo lugar, e na mesma volta do GT40 de Jacky Ickx/Jackie Oliver, era o modelo fechado de cauda longa.

Targa Florio 1969, #266 Gerhard Mitter/Udo Schütz, os vencedores.

2º lugar Vic Elford/Umberto Maglioli

Com 3.000cc quase eles vencem em Le Mans 1969, contra o GT40 de 5.000cc.
GT40 #6 Jacky Ickx/Jackie Oliver, 908 LH #64 Hans Herrmann/Gérard Larrousse
 500 KM de Interlagos 1972, Luiz com o 908/2 à frente de Reinold Joest com o 908/3

1969 - 28 unidades construídas  

Vitórias importantes
1969 Targa Florio - Gerhard Mitter / Udo Schutz 
1969 Nurburgring 1000 km - Brian Redman / Jo Siffert 
1970 Can-Am Road Atlanta - Tony Dean 

Motor
Configuração flat 8
Localização traseira, montado longitudinalmente
Construção bloco e cabeçote em liga.
Cilindrada  2,996 litros 
Diâmetro x curso 85,0 milímetros x 66,0 milímetros 
Taxa de compressão 10.5:1
2 válvulas por cilindro, duplo comando
Alimentação de combustível Bosch Injeção
Potencia   350 CV a  8500 rpm
117 cv / litro

Drivetrain
Chassis em alumínio tubular spaceframe  
Suspensão dianteira triângulos duplos, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos
Suspensão traseira braços superiores e inferiores, braço tensor, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos
Direcção cremalheira e pinhão
Freios Dunlop-ATE, discos nas quatro rodas
Caixa de cambio Porsche 5 marchas
Tração traseira

Dimensões
Peso 600 kg / £ 1322,8
Comprimento 4.320 milímetros - Largura 1830 mm - Altura  1020 mm. (40,2 in)
Distância entre eixos 2300 milímetros , bitola dianteira  1.486 milímetros, bitola traseira  1453 mm 

Peso/potencia 0,58 cv / kg



Num belo dia em 1971

Obrigado Luiz...
O Porsche 908/2 com Luiz ao volante, lá atrás Jan Balder espia, no lado esquerdo da foto duas pessoas que conheço, apenas os nomes não lembro!

Lembro bem, muito bem, naquele dia de junho de 1971, ia fazer minha segunda corrida. Lembro do macacão feito pela mãe do Ítalo Adami - ainda outro dia falamos sobre - e do capacete aberto que usava, era verde e amarelo. Dias antes já havia treinado com o VW D3 azul #84 da equipe De Lamare, depois treinei nos dois dias de treinos oficiais, e naquele domingo ia enfrentar algumas feras da categoria Estreantes e Novatos, entre eles meu amigo José Martins Jr no imbatível Puma #48, o excelente Hiroshi Yoshimoto em outro VW D3 super bem preparado pela Kinko, José Maldonado e Paulo Condrackti ambos com VW D3 também muito bem preparados, e que já haviam disputado várias corridas antes. E também um piloto que havia estreado no mesmo dia que eu, Alfredo Guaraná.
Mas se para mim era um dia especial, para o nosso automobilismo era mais especial ainda, pois naquele dia estreava em nossas pistas a Equipe Z, fruto do esforço de Luiz Pereira Bueno, Anísio Campos e um outro sócio, amigo de minha família cujo nome agora me foge,  era a estréia do Porsche 908/2 e o embrião de uma equipe que marcaria para sempre a historia de nosso automobilismo; a Hollywood. 
Apesar de todos meus afazeres e preocupações com a minha corrida, já tinha ido ao Box da Z ver o 908/2 e cumprimentar o Luiz, e no momento da primeira largada da corrida dele, lá estava eu na mureta do Box assistindo. Foi impressionante, Luiz largou lá de trás, puxou o carro para direita, quase na grade das antigas arquibancadas, e acelerou, quando passou por mim, uns duzentos metros à frente, já vinha quase na cola dos ponteiros. Soube tempos depois que o outro sócio do Luiz e Anísio quase teve um ataque cardíaco naquela hora!
Minha corrida, oras, foi boa, nas duas baterias em uma fiquei em 5º, e outra em sexto, na soma dos tempos em sexto atrás do Guaraná. Notem que a Quatro Rodas não cita nossos nomes, mas no Ranking Auto Esporte estamos lá!
A você Luiz, onde estiver, muito obrigado!        







Infelizmente não tenho nenhuma foto com este carro, apenas o desenho feito com carinho por meu amigo Tito.

Arquivo digitalizado

Do amigo Luiz Salomão