A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 9 de outubro de 2012

MÉXICO 1964 A DECISÃO DO MUNDIAL DE FORMULA UM

O Caranguejo e eu escrevemos este post em 2 de Fevereiro de 2010, hoje vendo uma foto postada no blg do Joca, resolvi mostrar novamente. 
Um abraço Joca, Paulo e Barba, e como sempre à você meu amigo Caranguejo.

 Jim Clark Lotus33Climax em sua vitória na Holanda.
Dan Gurney e a Brabham BT7
A batalha no belo retrato de Turner.
Big John, Hill com a BRM P261 e Black Jack com a Brabham BT11.

Naquele ano a Cidade do México veria a decisão do Mundial de Formula I, o Campeonato havia sido disputadíssimo. Jim Clark com o Lotus-Climax 33 ganhara os GP da Bélgica,Holanda e Inglaterra, John Surtees  Alemanha e  Italia, Lorenzo Bandini na Austria, Hill em Mônaco e nos EUA e Dan Gurney o GP da França e por fim esse GP do México.
Na época o sistema de pontuação era 9 pontos para o primeiro a partir dai 6/4/3/2/1 até o sexto colocado. Apenas seis resultados valeriam para o campeonato, assim os pilotos descartavam os seus piores resultados, assim a F I chegou ao México com Surtees tendo 39 pontos, Hill 34 e Clark 30. Em caso de vitória de Clark ele seria campeão não importando a colocação dos outros pilotos.
Na classificação o que se viu foi o Clark de sempre, abriu "apenas" um segundo de Dan Gurney- Brabham BT7 - vindo a seguir Bandini com uma Ferrari estranhamente azul e branca, fruto de uma rixa de Enzo Ferrari com a entidade Italiana que regia o automobilismo, Surtees, Spencer e Hill em sétimo. A Ferrari trouxe um terceiro carro para o ídolo local e depois mundial Pedro Ródriguez.
Na largada Clark a seu estilo dispara, Gurney em segundo a seguir Bandini, Spence, Richie Guinter de BRM. Surtes e Hill perderam várias posições e brigavam após o nono colocado. Numa recuperação surpreendente Hill na décima segunda volta toma o terceiro lugar de Bandini, só que não consegue partir para cima dos Lotus-Climax de Clark e a Brabham de Gurney. Bandini segue colado a Hill, quando Surtees chega e por ordens da equipe o ultrapassa mas não consegue chegar em Hill, vendo a situação a equipe manda Bandini tomar o lugar de Surtees para tentar tomar o lugar de Hill. Na frente Clark soberano caminha para seu Bi-Campeonato seguido de Gurney.  

Bandini tenta tomar a posição de Hill, manobra desastrada ou proposital? 

Numa manobra no minimo descabida Bandini tenta ultrapassar Hill e os dois se enroscam tendo Hill levado a pior e Bandini assumindo o terceiro lugar para logo a seguir deixar Surtees que vinha em quarto ultrapassa-lo.

No enrosco Hill se dá mal e Bandini segue em terceiro lugar.
Big John e a Ferrari 158 da NART

Não creio sinceramente que Bandini tenha feito de propósito, naquela altura da corrida Clark era Campeão do Mundo, depois de algumas voltas faltando apenas uma ou duas para o trémino Clark mais uma vez é vitima do destino e seu motor Climax começa a perder rendimento e outra vez o deixa a pé. Vence Gurney com Surtees, Bandini, Spence, Clark e Rodriguez.
Fazendo assim a Ferrari, Big John seu Campeão do Mundo de Formula I.
Surtees 40 pontos, Hill 39, Clark 32, Bandini 23, Richie Guinter 23 e Gurney 19.
Não creio de coração que Bandini tenha dado uma de Prost ou Schummi, naquela altura da corrida Clark era campeão, e Bandini que vinha sendo preparado por Enzo para trazer um campeonato para Itália depois do glorioso bi de Alberto Ascari em 1952/53, não se proporia a tal. Deixou Surtees passar no final num claro jogo de equipe, mas não acredito repito que tenha jogado seu carro contra o de Hill.
  
Obrigado ao meu amigo Caranguejo pelas fotos e toda colaboração.

NART - North American Racing Tean de Luigi Chinetti, a representante da Ferrari nos EUA.




ANTOLÓGICAS

Graham Hill e a Lotus 49

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ferrari 212 Inter 1951



Continuando o desenvolvimento do motor V12 projetado por Gioachino Colombo, a 212 teve seu motor aumentado em cilindrada com a utilização de pistões com diâmetro maior, aumentando a cilindrada original da MM 166 de 1992cc   para 2.562cc. Seu chassi foi desenvolvido com as mais recentes formas em tubos de treliças chamado Tuboscocca".  Grandes estúdios encaroçaram este carro, com vários estilos, como berlinetta, cabriolet e coupè, Touring, Vignale também a Lema Rocco de Turin, Fontana di Padova, Ghia, Ghia Aigle, Pinin Farina, Stabilimenti Farina, Touring, Vignale.
O 212 era oferecido com o motor V12 tradicional, V12 a 60 graus, com base no projeto original por Gioachino Colombo, agora com um diâmetro e curso de 68 mm x 58,8 milímetros, alcançando assim o total de 2562 centímetros cúbicos. Como nos modelos anteriores, os carros construídos para as competições foram geralmente equipados com três carburadores de duplo corpo. Os carros de rua, no entanto, adotaram um único carburador duplo e a configuração de corrida, era disponível mediante solicitação. A potência desenvolvida pelo motor variou entre 130 e 150 cv. As características de construção dos chassis e a configuração de suspensão eram virtualmente idênticos aos do modelli166 anterior e 195 Inter.







Suzuka 1990

Foi sem duvida alguma um GP interessante; 
Na largada Ayrton devolveu a Prost aquele ato vergonhoso do francês na corrida do ano anterior, e venceu seu segundo campeonato do mundo.
Depois a bela vitória de Nelson Piquet com o segundo lugar de Roberto Moreno, ambos na Benetton, pilotando o modelo B190.
E, para alegria do torcedor japonês, a chegada de Aguri Suzuki pilotando uma Larrousse 90 em terceiro lugar, subindo assim ao  podium, tal como vimos no GP de ontem com Kamui Kobayashi, tendo outro japonês, Satoru Nakajima, pilotando uma Tyrrell 19 chegado em sexto.

Moreno, Piquet e Suzuki
Piquet caminha para vitoria com Moreno em segundo, ambos de Benetton B190 
Aguri e a Larrousse 90
A largada, Ayrton já tenta abrir caminho


RESULTADO GP do Japão 1990 -Suzuka

Nélson Piquet Benetton B190
Roberto Moreno Benetton B190
Aguri Suzuki Larrousse 90
Riccardo Patrese Williams FW13B
Thierry Boutsen Williams FW13B
Satoru Nakajima Tyrrell 19 13  
Nicola Larini Ligier JS33B
Pierluigi Martini Minardi M190
Alex Caffi Arrows A11B
10º Philippe Alliot Ligier JS33C

A VITORIA


A PANCA 



Caranguejo e Rui