A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 22 de setembro de 2012

GP2: Razia é o vice-campeão da temporada 2012



Brasileiro faz corrida combativa em Cingapura e termina em quinto, logo atrás de principal rival, Davide Valsecchi, que levou a taça.

O brasileiro Luiz Razia consolidou-se neste sábado como vice-campeão da GP2 em 2012. O piloto da Arden terminou em quinto a corrida principal disputada em Cingapura, ficando logo atrás de seu principal rival, Davide Valsecchi, que não pode mais ser alcançado na tabela de pontos, com uma corrida ainda restante.

Razia tinha chances matemáticas de ser campeão neste fim de semana, mas não dependia dos próprios resultados, ao contrário de Valsecchi, que se preocupou apenas em chegar à frente do piloto baiano de 23 anos para conquistar o campeonato por antecipação. Apesar da decepção por não poder mais alcançar o rival, o brasileiro não abaixa a cabeça e espera fechar o ano como começou: no alto do pódio.

"Obviamente, sinto um pouco de decepção em ver que a batalha do título acabou, mas não posso reclamar dos meus resultados nesta temporada como um todo. Acho que evoluí muito como piloto nesta temporada e cresci dentro desta equipe, a Arden", conta Razia, que, com quatro vitórias, nove pódios e 214 pontos conquistados, também não pode ser mais alcançado pelos competidores que estão atrás na tabela.

"A sorte nem sempre está do nosso lado, mas lutamos muito nas adversidades e meus resultados para os do Davide não diferem muito. Trabalhamos muito e nada foi dado para nós de presente, então temos de ficar satisfeitos: acho que a equipe e eu mostramos que podemos competir no nível mais alto e sermos bem sucedidos", destaca o brasileiro, que recebeu elogios do campeão Valsecchi: "Estou feliz em ter tido um grande concoirrente no Razia, pois, para ser bem honesto, ele dificultou muito nosso trabalho."

Por fim, Razia tratou de agradecer e energia positiva que recebeu e transferir o foco pela disputa de equipes, onde o time que representa luta por um lugar no "top 3" praticamente por conta dele: dos 218 pontos que a Arden possui, apenas quatro não foram somados pelo brasileiro. "Queria agradecer todas as mensagens que recebi, o Brasil inteiro me deu muita força e atitude positiva. É assim que se constroem as vitórias. Agora vamos lutar para levar a Arden ao terceiro lugar no campeonato de equipes e fechar o ano com uma vitória, para acabar 2012 como começamos: vencendo."

A corrida que encerra o campeonato 2012 está marcada para as 5h10 (de Brasília). Confira o resultado final da prova deste sábado:



Cingapura 2012 - GP2 1ª corrida


Davide Valsecchi, 4º lugar e o novo Campeão da GP2

Max Chilton, o vencedor em Marina Bay
Gutiérrez 
 Felipe Nasr

Resultado 1ª corrida Sábado

1º  #26  M. Chilton Carlin
2º  #10  E. Gutiérrez  Lotus GP
3º  #5  F. Leimer Racing Engineering
4º  #3  D. Valsecchi  DAMS
5º  #23  L. Razia  Arden International
6º  #4   F. Nasr DAMS

CAMPEONATO

D. Valsecchi 241
L. Razia 214
E. Gutiérrez 172
M. Chilton 169
J. Calado 160
G. Van Der Garde 145
F. Leimer 142
M. Ericsson 112

GP2 Series




sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cingapura 2012 - Formula Um e GP2

Tião dominou!
Button
Alonso

TEMPOS

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min48s340 
2. Jenson Button (GBR/McLaren) - 1min48s651
3. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min48s896
4. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min48s964
5. Lewis Hamilton (GBR/McLaren) - 1min49s086
6. Paul di Resta (GBR/Force India) - 1min49s300
7. Nico Hülkenberg (ALE/Force India) - 1min49s339
8. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min49s790
9. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min50s039 
10. Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1min50s161
11. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min50s263
12. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - 1min50s345
13. Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min50s636
14. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - 1min50s791
15. Sergio Perez (MEX/Sauber) - 1min51s122
16. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min51s450
17. Bruno Senna (BRA/Williams) - 1min51s452 
18. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min52s009
19. Timo Glock (ALE/Marussia) - 1min52s218
20. Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) - 1min52s576
21. Charles Pic (FRA/Marussia) - 1min52s863
22. Vitaly Petrov (RUS/Caterham) - 1min52s936
23. Pedro de la Rosa (ESP/HRT) - 1min54s448
24. Narain Karthikeyan (IND/HRT) - 1min54s514 
25. Ma Qing Hua (CHN/HRT) - 1min58s053 *
* Reserva da HRT, o piloto chinês só participou do primeiro treino livre

FOTOS: Reuters, AP




GP2

Razia

Razia larga em nono na primeira prova da decisão do título da temporada 2012

Brasileiro parte três posições atrás de rival Davide Valsecchi; "Ainda temos uma boa oportunidade amanhã", diz

stá tudo ainda em aberto na decisão do título da GP2 em Cingapura. O brasileiro Luiz Razia partirá da nona posição na corrida principal, que acontece na manhã deste sábado, não muito distante de seu principal rival, o italiano Davide Valsecchi, que sai em sexto lugar.

Os dois candidatos ao título andaram próximos o tempo todo na classificação, chegando a ocupar as duas primeiras posições na primeira parte da tomada de tempo. Contudo, ambos não conseguiram repetir o mesmo desempenho com um jogo de pneus mais macios. A pole ficou com o italiano Luca Filippi.

"No treino livre desta manhã, a chuva estava pesada e não valia a pena arriscar. À noite, maximizamos tudo para tentar ficar entre os três; conseguimos nos primeiros 15 minutos, mas não consegui baixar muito o tempo na segunda tentativa e caímos para nono", comenta Razia, dono de quatro vitórias e nove pódios nesta temporada, que está 25 pontos atrás de Valsecchi, com 40 ainda em jogo.

"Não foi o ideal, mas ainda temos uma boa oportunidade amanhã, já que a corrida pode ser de um nível totalmente diferente da classificação, e podendo ter chuva. Se por acaso for seco, a degradação dos pneus traseiros será muito grande. Vamos continuar tentando amanhã e ver no que dá", completa o piloto baiano.

A prova principal do fim de semana em Cingapura, última corrida da temporada 2012, está marcada para as 5h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV. Confira o grid de largada definido nesta sexta-feira:

1. Luca Filippi (ITA/Coloni), 1min59s444
2. Max Chilton (ING/Carlin), 1min59s496
3. Esteban Gutierrez (MEX/Lotus), 1min59s908
4. Jolyon Palmer (ING/iSport), 2min00s102
5. Fabio Leimer (SUI/Racing Engineering), 2min00s113
6. Davide Valsecchi (ITA/Dams), 2min00s287
7. Johnny Cecotto Jr. (VEN/Addax), 2min00s335
8. Stefano Coletti (MON/Rapax), 2min00s364
9. Luiz Razia (BRA/Arden), 2min00s365
10. Sergio Canamasas (ESP/Lazarus), 2min00s634
11. Stéphane Richelmi (MON/Trident), 2min00s671
12. Nathanael Berthon (FRA/Racing Engineering), 2min00s695
13. Felipe Nasr (BRA/Dams), 2min00s720
14. Giedo van der Garde (HOL/Caterham), 2min00s906
15.James Calado (ING/Lotus), 2min00s954
16. Rio Haryanto (INA/Carlin), 2min01s031
17. Marcus Ericsson (SUE/iSport), 2min01s204
18. Nigel Melker (HOL/Ocean), 2min01s308
19. Julian Leal (COL/Trident), 2min01s474
20. Fabio Onidi (ITA/Coloni), 2min01s656
21. Simon Trummer (SUI/Arden), 2min01s961
22. Victor Guerin (BRA/Ocean), 2min02s110
23. Rodolfo Gonzalez (VEN/Caterham), 2min02s260
24. Rene Binder (AUT/Lazarus), 2min02s376
25. Jake Rosenzweig (EUA/Addax), 2min03s218
26. Ricardo Teixeira (ANG/Rapax), 2min04s174

Horários do fim de semana
Corrida 1: sábado (22), às 5h
Corrida 2: domingo (23), às 5h10

Silverstone, 1951 - Rei morto, Rei posto.‏



 Largada  #12 Gonzalez, #2 Fangio, #11 Ciccio Ascari
Equipe Alfa Romeo,  Consalvo Sanesi, Farina, Felice Bonetto e Fangio.
Peter Walker #7 e Reg Parnell #6, BRM P15

As imagens são poderosas, veja a primeira fila, com a campeã e a desafiante em todas as posições: Gonzalez(12), Fangio(2), Farina(1) e Ascari(11).
Mesmo assim, Bonetto, o homem do cachimbo foi quem largou na frente com uma das Alfettas. Mas durou pouco. Gonzalez e Fangio o deixaram para trás e no décimo giro o Chueco passa à frente. Todavia, na 39ª volta Pepe é de novo o líder, o que já seria um feito notável, pois o argentino contava com um chassi e motor mais velhos em relação a seus parceiros de equipe, Alberto Ascari e Luigi Villoresi, e mesmo assim cravara a pole-position.  Fangio e Gonzalez começam então uma "luta portenha" pela ponta que termina quando Fangio tem de reabastecer na volta 48. A "beberrona" Alfetta 159 precisava de 300 litros numa operação que demorava algo como 48 ou 50 segundos, como se pode ver no filme, no reabastecimento de Consalvo Sanesi, na Alfetta #3. Já os pneus, eram na base do martelo e braço forte. Por seu lado, Froilan Gonzalez só para na volta 60: reabastece com 220 litros e perde exatos 23 segundos. Tem tempo até de perguntar ao Ciccio Ascari se ele não quer retornar à prova. Com a "bênção" de Ascari, Pepe Gonzalez volta na liderança e lá se mantém, apesar dos esforços do Fangio, o único a terminar no mesmo giro do líder apesar dos 50 segundos de desvantagem. O terceiro colocado, Gigi Villoresi chegou duas voltas atrás. Para os súditos da Rainha, a grande atração foram os BRM P15, de Reg Parnell e Peter Walker, que largaram nas últimas posições mas conseguiram terminar em 5º com Parnell e 7º com Walker.

Caranguejo 




O TOURO e a Ferrari 375 em três fotos.
Gonzalez e Cicio Ascari
Peter Walker e Consalo Sanesi
Fim de corrida para Farina
Gonzales no box reabastecendo, notem a ajuda de Ciccio Ascari, à direita.

Um pouco antes do beijo!
Podium, Fangio, Gonzalez e Gigi Viloresi