A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 23 de julho de 2012

GP2 Hockenheim - Indy Edmonton 2012...

Luiz Razia

GP2: Razia sai da Alemanha 10 pontos à frente na liderança

Incidentes na primeira volta tiram brasileiro da briga por pontos neste domingo, quando aconteceu a prova complementar no circuito de Hockenheim

A corrida que encerrou a rodada dupla de Hockenheim (Alemanha) da GP2 não foi do jeito que Luiz Razia planejava. O brasileiro da Arden acabou se envolvendo em um incidente na primeira volta que prejudicou o andamento de sua prova. No duelo pela segunda posição com Giedo van der Garde, Razia, que largou da primeira fila, acabou espremido para fora da pista e perdeu posições. Logo em seguida, no hairpin, para escapar de uma confusão à frente, o baiano de 23 anos acabou rodando.

Mesmo com a bateria tendo uma duração menor, de 40 minutos, o atual líder do campeonato fez uma corrida de recuperação respeitável, subindo de 22º (posição que passou a ocupar após a rodada) para 10º. Apesar de não ter somado pontos, Razia viu seu principal rival, Davide Valsecchi, marcar apenas 2 pontos. Com isso, a diferença entre os dois na tabela segue de 10 pontos (171 a 161).

"No geral, foi um fim de semana difícil e nunca realmente encontrei um bom equilíbrio para as condições variáveis do tempo. Larguei mal hoje, depois escorreguei no hairpin e, a partir dali, sabia que seria difícil marcar pontos. Contudo, existem pontos positivos, pois aprendemos algumas lições nos últimos dias e vamos capitalizar isso nas corridas futuras", comenta o brasileiro.



________________________________________________

F. Indy Edmonton 

Helio

Rubens
Sato
Power

RESULTADO


1º. Hélio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet) 75 voltas 
2º. Takuma Sato (JAP/Rahal Letterman-Honda) 
3º. Will Power (AUS/Penske-Chevrolet) 
4º. Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi-Honda) 
5º. Alex Tagliani (CAN/BHA-Honda) 
6º. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda) 
7º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet) 
8º. Ryan Briscoe (EUA/Penske-Chevrolet) 
9º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda) 
10º. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda) 
11º. Mike Conway (ING/A. J. Foyt-Honda) 
12º. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet) 
13º. Rubens Barrichello (BRA/KV-Chevrolet) 
14º. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet) 
15º. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet) 

FOTOS: Getty Images


_________________________________________________

BRASIL



Marcas: Ricardo Zonta vence em Curitiba
Paranaense lidera de ponta-a-ponta após largar da pole position e dá segunda vitória à equipe Toyota RZ em 2012

A vitória na rodada de Curitiba da Copa Petrobras de Marcas era para ser de Ricardo Zonta. Um problema mecânico impediu o feito na corrida realizada pela manhã, mas, com uma atuação dominante e perfeita, o ex-piloto de Fórmula 1 terminou na frente a prova da tarde, liderando de ponta-a-ponta.

Na primeira corrida da rodada dupla, o paranaense da Toyota RZ Motorsport largou em terceiro e liderava até um problema no câmbio o jogar para oitavo. Por conta do grid invertido, Zonta teve o direito de largar da pole position e aproveitou a situação ao máximo, liderando todas as voltas e conquistando a vitória com três segundos de vantagem para Felipe Maluhy, da Mitsubishi.

"Foi uma ótima corrida! Liderei de ponta-a-ponta e estou muito feliz com o resultado. A equipe vem fazendo um excelente trabalho, essa é nossa segunda vitória no campeonato, já que o Thiago (Marques) venceu em Brasília. Temos muito trabalho pela frente, mas vencer em casa é sempre bom", diz Zonta, que, com o resultado, pulou para sétimo no campeonato, com 49 pontos. Companheiro de equipe de Zonta, Thiago Marques sofreu com os toques no início das duas corridas, o que o fez abandonar as provas.

A próxima etapa da Copa Petrobras de Marcas acontece no dia 5 de agosto, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, último evento de grande porte antes do fechamento definitivo do autódromo.

Confira o resultado final da sexta etapa da temporada:

1. Ricardo Zonta (Toyota RZ), 21 voltas
2. Felipe Maluhy (Mitsubishi), a 3s088
3. Ricardo Maurício (Honda), a 3s542
4. Alceu Feldmann (Honda), a 3s802
5. Juliano Moro (Honda), a 5s893
6. Denis Navarro (Toyota), a 13s625
7. Galid Osman (Chevrolet), a 14s200
8. Vitor Meira (Ford), a 16s782
9. Fabio Fogaça (Mitsubishi), a 17s063
10. Fábio Carbone (Mitsubishi), a 23s761

Classificação do campeonato após seis corridas:

1. Ricardo Maurício, 98 pontos
2. Moro/Bragantini, 82
3. Thiago Camilo, 76
4. Denis Navarro, 73
5. Felipe Maluhy, 58
6. Diego Nunes, 52
7. Ricardo Zonta, 49
8. Vitor Meira, 45
9. Serafin Jr., 41
10. Thiago Marques, 35


___________________________________________________

GT Premium: Toso e Kray vencem novamente em Jacarepaguá

Dupla gaúcha termina fim de semana no Rio de Janeiro com duas vitórias e liderança confortável do campeonato

A dupla formada pelos gaúchos Andersom Toso e Carlos Kray venceu pela segunda vez consecutiva no GT Premium. Depois de ter terminado a corrida do sábado na frente, o duo da Lamgorghini número 46 conquistou a vitória também na corrida realizada no início da tarde deste domingo.
Largando da pole, Kray travou uma disputa particular com a outra Lambo do grid, de Cristiano de Almeida e Pierre Ventura, levando uma vantagem de 1s802 na bandeirada final. Para completar a festa de Toso, que fez aniversário na sexta-feira, a Ferrari de Felipe Tozzo e Raijan Mascarello, principais rivais dos gaúchos, não completaram a prova novamente.
"Foi perfeito. Só não fizemos as poles, mas, em compensação, vieram as vitórias e a ampliação da liderança no campeonato. Claro que preferimos as vitórias que as poles. Agora é seguir pontuando no campeonato até o fim do ano, que vai ser legal. Este é uma divisão mais difícil, onde todos pontuam, então toda corrida é muito importante, comenta Toso, que corre com o apoio da Konrad Caminhões.
A próxima rodada dupla do Brasileiro de Gran Turismo está marcada para os dias 1º e 2 de setembro, no circuito urbano de Salvador.






GP da Alemanha Hockenheim 2012

Domingo repleto de corridas, em Hockehein  Alonso toma firme a ponta doa FI e Razia abre uma boa vantagem na briga pelo titulo da GP2. Não gostei da punição à Vettel, logo a Formula Um vai ser disputada em vídeo game, não com pilotos de verdade, apenas virtuais! Na Indy uma bela vitória de Hélio. 

A Ferrari festeja Alonso!
A Ferrari festeja Alonso!



 Button, uma grande corrida, Hamilton poderia ter ajudado!
Vettel, punição a meu ver injusta.


RESULTADO

1º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - 1h31min05s862
2º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - a 6s949
3º - Kimi Raikkonen (FIN) Lotus-Renault - a 16s409
4º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 21s925
5º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 3s732 (punido)
6º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a 27s896
7º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 28s960
8º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 46s900
9º - Nico Hulkenberg (ALE) Force India-Mercedes - a 48s100
10º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 48s800
11º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - a 59s200
12º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 1min11s400
13º - Daniel Ricciardo (AUS) Toro Rosso-Ferrari - a 1min16s800
14º - Jean-Eric Vergne (FRA) Toro Rosso-Ferrari - a 1min16s900
15º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Renault - a uma volta
16º - Vitaly Petrov (RUS) Caterham-Renault - a uma volta
17º - Bruno Senna (BRA) Williams-Renault - a uma volta
18º - Romain Grosjean (FRA) Lotus-Renault - a uma volta
19º - Heikki Kovalainen (FIN) Caterham-Renault - a duas voltas
20º - Charles Pic (FRA) Marussia-Cosworth - a duas voltas
21º - Pedro de la Rosa (ESP) HRT-Cosworth - a três voltas
22º - Timo Glock (ALE) Marussia-Cosworth - a três voltas
23º - Narain Karthikeyan (IND) HRT-Cosworth - a três voltas


CAMPEONATO


1 Fernando Alonso Ferrari                     154
2 Mark Webber RBR-Renault             120
3      Sebastian Vettel RBR-Renault             110
4      Kimi Raikkonen Lotus-Renault     98
5 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes  92
6 Nico Rosberg              Mercedes             76
7      Jenson Button McLaren-Mercedes  68
8      Romain Grosjean Lotus-Renault     61
9     Sergio Pérez             Sauber-Ferrari     47
10  Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari     33




FOTOS: Ferrari, GettyImagesBrasil, Reuters, AP.


sábado, 21 de julho de 2012

Jan Balder - Sob Nova Direção

Jan

Ontem tive a grande honra de participar do programa Sob Nova Direção, em que o entrevistado foi o amigo e ídolo Jan Balder, o papo fluiu solto, antes e depois do programa também. Foi antes de tudo uma reunião de amigos, além dos responsáveis pelo programa, Sérgio Albuquerque o apresentador, Paulo Peixoto, Gláucio Teixeira e Cassio Toledo, estavam ao meu lado nada menos que Ari Rocha, Paulo Solaris e Ricardo Oppi.
A você Jan, foi um enorme prazer ouvi-lo e a vocês meus amigos, um forte abraço!


Ari Rocha, Ricardo Oppi, Paulo Solaris e eu.

NT: Após o programa, fomos comemorar o aniversário de meu amigo Julio Caio Azevedo Marques. Este encontro entre pilotos está sendo preparado pelo Julio à uns seis meses, todos dias  que conversamos, e são quase todos mesmo, ele fala para que eu não esqueça. Foi uma FESTA de ARROMBA, e no momento apenas aguardo as fotos que o seu Gláucio ficou de enviar para contar à todos!    
Hoje não escrevo e nem comento sobre mais nenhuma corrida, pois a reunião ainda está presente firme e forte em meus pensamentos! Parabéns Julio, um abração!


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Formula 3 na Argentina 1966

Com as fotos do post anterior, minha intenção era mostrar o piloto inglês Chris Irwin. Sem duvida alguma um grande nome, mas que por vários nunca alcançou o ápice da carreira. Aqui vou relembrar a Temporada Argentina de F3 do ano de 1966, quando Luiz Antonio Greco levou  sua equipe para  disputar a temporada, tendo como piloto Wlison Fittipaldi Jr. O carro rebatizado de Gávea era um Alpine A270 Renault R8/Mignoret, cedido pelo francês Jean Redelé chefe da Alpine o braço de competições da Renault.
Nesta temporada Irwin andou muito, mas o campeão foi o inglês Charles Crichton-Stuart que corria pela equipe de Stirling Moss.

#17 - Chris Irwin - Reg Parnell Racing - BRM P83, #5 - Jim Clark - Team Lotus - Lotus 49;
#16 - Jo Bonnier - Joackim Bonnier Racing Team - Cooper T81;
#22 - Jean-Pierre Beltoise - Matra Sports - Matra MS7,#17 - Chris Irwin - Reg Parnell Racing - BRM P83

TEMPORADA ARGENTINA F3 1966

O campeão Charles Crichton-Stuart, Brabham BT10 Ford
Wilsinho, Greco e observando Emerson
O Gávea em ação

Jonathan Willians, Brabham BT10-Ford lidera 
Silvio Moser, Brabham BT10 Ford/Cosworth
 Acima Chris Irwin lidera uma corrida de F3 em Siverstone

XV Temporada Argentina,  1ª corrida.


Autódrom Municipal Alte. Brown, Buenos Aires, Argentina 

Pole Position;  Chris Irwin, 1'41.2" volta mais rápida: Chris Irwin, 1'40.8"

FINAL

 1 30 Chris Irwin, GB The Chequered Flag Brabham BT16 - Ford/Cosworth 59'57.6" 

 2 20 Charles Crichton-Stuart, GB Stirling Moss Auto Racing Team Brabham BT10 - Ford/Cosworth 1:00'29.1" 

3 6 Nasif Estefano, RA Escuderia Argentina Automondo Brabham - Ford 1:00'35.4" 

4 18 Jonathan Williams, GB Charles Lucas (Engineering) Brabham BT10 - Ford 1:00'45.5"

5 26 Eric Offenstadt, F Stephen Conlan Motor Racing Lola T60 - Ford/Cosworth 1:01'32.2" 

6 2 Jorge Cupeiro, RA Escuderia Argentina Automondo Brabham BT15 - Ford 1:01'35.7" 

 Wilsinho terminou em 15º .

                                      --------------------------------------------------------------------- 

Gran Premio Internacional Ciudad de Rosario ACINDAR S.A. 1966

XV Temporada Argentina, 2ª corrida.

Parque Independencia, Rosario, Argentina 



Janeiro 30. 3 x 10 voltas x 2779 m = 27.8 kms + Final 30 voltas = 83.37 kms.
Pole Position;  volta mais rápida: Silvio Moser, 1'27.7"


FINAL


 1 36 Silvio Moser, CH Martinelli + Sonvico Racing Team Brabham BT16 - Ford/Cosworth 48'35.4"

 2 6 Nasif Estefano, RA Escuderia Argentina Automondo Brabham - Ford 48'53.4" 

 3 48 Mauro Bianchi, B Société des Automobiles Alpine Alpine A270 - Renault R8/Mignotet 49'15.0"

 4 24 Picko Troberg, S Picko Troberg Brabham BT15 - Ford/Cosworth 49'30.0 

 5 22 John Cardwell, GB Goodwin Racing Brabham BT15 - Ford/Cosworth 49'49.3"

 6 8 Juan Manuel Bordeu, RA Escuderia Argentina Automondo Brabham - Ford 49'50.0" 

 Wilsinho terminou em 9º. 
  
                                    -------------------------------------------------------------------------- 
  
Gran Premio Internacional Yacimentos Petroliferos Fiscales 1966
XV Temporada Argentina, 3ª corrida;

Autodromo General San Martin, Circuito No. 2, Mendoza, Argentina 



Fevereiro 6. 2 x 25 voltas x 2645 m = 66.125 km + Final 50 voltas = 132.25 kms Pole Position;  Jonathan Williams, 1'08.7"

Volta mais rápida: Chris Irwin, 1'08.5"

  Final


 1 20 Charles Crichton-Stuart, GB Stirling Moss Auto Racing Team Brabham BT10 - Ford/Cosworth 58'13.6"

 2 30 Chris Irwin, GB The Chequered Flag Brabham BT16 - Ford/Cosworth 58'15.1"

 3 6 Nasif Estefano, RA Escuderia Argentina Automondo Brabham - Ford 58'54.9"

 4 26 Eric Offenstadt, F Stephen Conlan Motor Racing Lola T60 - Ford/Cosworth 58'58.9" 

 5 22 John Cardwell, GB Goodwin Racing Brabham BT15 - Ford/Cosworth 59'01.1" 

 6 42 Carlo Facetti, I Scuderia Sant'Ambroeus Brabham BT10 - Ford 59'13.5"

Wilsinho terminou em 20º , Clay Regazzoni em 22º e Piers Courage em 25º. 
  
                              ------------------------------------------------------------------------------- 
  
Gran Premio Internacional Yacimentos Petroliferos Fiscales 1966 
XV Temporada Argentina, 4ª corrida.

Autodromo General San Martin, Circuito No. 2, Mendoza, Argentina 

Fevereiro 6. 2 x 25 voltas x 2645 m = 66.125 km + Final 50 voltas = 132.25 kms Pole Position; Jonathan Williams, 1'08.7"


Volta mais rápida: Chris Irwin, 1'08.5"

  Final


 1 20 Charles Crichton-Stuart, GB Stirling Moss Auto Racing Team Brabham BT10 - Ford/Cosworth 58'13.6"

 2 30 Chris Irwin, GB The Chequered Flag Brabham BT16 - Ford/Cosworth 58'15.1" 

 3 6 Nasif Estefano, RA Escuderia Argentina Automondo Brabham - Ford 58'54.9" 

 4 26 Eric Offenstadt, F Stephen Conlan Motor Racing Lola T60 - Ford/Cosworth 58'58.9"

5 22 John Cardwell, GB Goodwin Racing Brabham BT15 - Ford/Cosworth 59'01.1"

 6 42 Carlo Facetti, I Scuderia Sant'Ambroeus Brabham BT10 - Ford 59'13.5"

  Wilsinho terminou em 20º e Clay em 16º. 

_________________________________________________

Agradeço ao Caranguejo, ao André do blog Por Dentro dos Boxes  e ao Joca do Blog do Mestre Joca que neste link conta a história de Chris Irwin. 


NT:  Irwin é um enigma até hoje. Pouco se sabe dele, seu paradeiro atual é desconhecido, aparece quando quer e ficou com sequelas do acidente.
O trecho da pista em que se acidentou é o famoso Flugplatz, trecho preferido por dez entre dez fotógrafos que fazem cobertura em Nurburgring , pois é o trecho onde os carros "decolam".

Para finalizar, o Grande Fangio, mentor das temporadas argentinas de F3, dá conselhos à seu filho Cacho.


Na edição de Março de 1966 a reportagem sobre a temporada