A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 27 de março de 2012

ASSUNTOS POLÊMICOS - Por Cezar Fittipaldi

O visão de meu amigo Cezar, num belo texto, sobre meu post anterior. 



link

Massa

Malásia 2012. 





Vamos lá, penso neste texto já a algum tempo e hoje vamos ver se sai alguma coisa que preste!
Vejo muita gente falando mal do Felipe Massa então resolvi palpitar...e escrevo como é de meu feitio de peito aberto. É um palpite de quem gostaria de novamente ver um piloto brasileiro de ponta disputando a Formula Um. 
Não conheço o Felipe pessoalmente e por conta de alguns acontecimentos com amigos meus, por ele não tenho muita admiração. Verdade Fernando Hiperfanauto e José Ferraz?!
Cada vez que escrevo sobre a Formula Um atual, ou mostro a NL da Ferrari ou outra equipe, vem algum comentário de alguém que também não o aprecia muito.
No Facebook meus amigos Sal e Washington montaram uma página a Esporte Motor onde alguns amigos discutem sobre o automobilismo, o que muitos conhecem e bem, de uma forma descontraída e informal, e as opiniões são quase todas parecidas. É ou não é Milton, Chico e ...???
Vejam bem, alguns de nós que já pilotaram, correram, venceram corridas, fizeram poles, melhores voltas e tudo mais, sabemos como é difícil a lida do automobilismo e mais difícil ainda um lugar ao Sol no topo dele.
Voltemos no tempo; desde que Emerson chegou à FI, o perfil do fã de automobilismo mudou, antes quem gostava procurava ler se informar e ir às nossas pista assistir corridas...desta época para cá tudo mudou, a emissora oficial que transmite a FI tem como principal narrador uma pessoa que ao invés de informar narra conforme seus interesses pessoais, e esses são inconfessáveis, impedindo mesmo os comentaristas digam o que pensam.
Desde a chegada de Barrichello à Ferrari o cara vem dizendo que ele corria em igualdade de condições com Dick Shummi, já bi campeão do  mundo, coisa que absolutamente não era verdade. Barrichello se deixou levar e apesar de vencer pela equipe deu no que deu, zombarias, apelidos indevidos e outras baixarias mais. Um  grande piloto sem duvida, mas que deixou se levar e falou, e muito, o que não devia.
Aí chega à Ferrari o outro brasileiro, algumas boas corridas pela Sauber na FI assistido por Nicolas Todd filho do então chefão da equipe, e o tal locutor, como sempre desinformando, conta que ele foi contratado em condições iguais à de Schummi (rsrsrsr) e uma legião de fãs acostumados desde algum tempo a acreditar em suas sandices simplesmente acreditam!
Sai Schummi o “irmãozinho do brasileiro” e entra na equipe outro talento natural, Kimi, e após dois campeonatos de Alonso leva a Ferrari novamente ao topo. Neste ano o brasileiro chega em quarto lugar no mundial com três vitórias. 
Vem o ano de 2008 e Kimi o campeão está desmotivado, muita grana, muitos iates e muita Vodka, e o brasileiro se destaca na equipe e vai para a ultima corrida do campeonato com cinco vitórias, contra as mesmas cinco do talentosíssimo Louis Hamilton da MacLaren. Hamilton tem 94 pontos e o brasileiro 87 e na corrida acontece de tudo como já sabemos. Massa vence sua sexta corrida do ano e na última volta Hamilton ultrapassa Timo Glock e garante o titulo por um ponto de vantagem.
Novamente o tal locutor se desmancha em sandices e mil invenções para tentar desacreditar o titulo do inglês. Ora apenas isso; continua a desinformar um publico que acompanha o automobilismo.
Chega 2009 a Ferrari novamente em crise com Kimi desmotivado e nos treino na Hungria Massa recebe a molada no capacete e fica de  fora o resto da temporada.
2010 para substituir Kimi como primeiro  piloto a Ferrari contrata Fernando Alonso, bi campeão do mundo piloto rapidíssimo e com um enorme talento. 
E continua a desinformação ao publico, em uma das corridas, lembro do locutor dizendo que Massa daria uma tremenda bronca na equipe!...ora acho difícil, se não quase impossível pois apesar das declarações ao contrario Massa sabe que é segundo piloto, assim como foi Barrichello, e para ele o melhor dentro da equipe é ficar calado.
2011 e 2012 Alonso sempre mais rápido que Massa, mas isso nada tem de desmerecedor pois o espanhol é rapidíssimo. Acontece que nas corridas o brasileiro erra constantemente ao tentar acompanhar os mais rápidos, e talvez abalado ou por ver as bravatas tanto dele como do locutor esvaírem-se em maus resultados vai ao fundo do poço, como o vemos na condição atual.       
O certo é que a Ferrari apesar de dizer ao contrário não o quer mais, acredito ser muito difícil sua substituição no meio do campeonato mas o ano que vem veremos a equipe sem o brasileiro.
Desculpem se me estendi demais, é apenas a modesta opinião de quem já se viu sentado num carro de corridas tendo, e tentando, fazer alguma coisa a mais. Hoje nesta blogosfera de tantos entendidos sobre  o automobilismo certamente encontraremos uma explicação bem melhor que a minha de tudo que acontece.


Rui Amaral Jr 




FOTOS: GETTY IMAGES , AP 



segunda-feira, 26 de março de 2012

GP della Malesia - Magico Alonso! Newsletter da Ferrari - 2012



"Sepang, 25 marzo - "Magico" era la parola visualizzata sulla pit board di Fernando Alonso appena ha tagliato il traguardo, conquistando una brillante vittoria nel Gran Premio della Malesia. Incredibilmente, dopo aver tanto parlato di crisi per il Cavallino Rampante, lo spagnolo adesso conduce il Campionato del Mondo Piloti, dopo due turni, mentre la Scuderia Ferrari è al terzo posto dietro a McLaren e Red Bull. "Se parliamo di una gara pazza, magari con la pioggia, allora forse potremmo finire davanti", ha detto Fernando giovedi in occasione della conferenza stampa FIA e sembra che, oltre ad avere un talento per la guida, forse ha anche un talento per predire il futuro!
Dopo aver avuto un fine settimana prevalentemente asciutto, la pioggia ha scelto i momenti prima della partenza per arrivare sul circuito di Sepang. A sufficienza per permettere a tutti di montare le gomme intermedie Pirelli, ma così forte per le monoposto da causare un sacco di schizzi d’acqua. Appena le luci si sono spente, Hamilton e Button hanno mantenuto le loro posizioni in griglia, ovvero prima e seconda, seguiti da Webber, Grosjean a breve distanza e Vettel, con Fernando al settimo posto. Dopo essere partito terzo, Schumacher è scivolato indietro, mentre Felipe ha guadagnato due posizioni piazzandosi decimo. Fernando era quinto al secondo giro e al terzo, appena la pioggia si è intensificata, Felipe è stato il primo a rientrare ai box per montare le gomme da bagnato Extreme e, al giro seguente, Grosjean ha parcheggiato la sua Lotus nella ghiaia in condizioni insidiose. Giro 4 e Fernando, Button, Hulkenberg, Ricciardo, Petrov e Kovalainen passano al pneumatico da pioggia. Al quinto giro è stata la volta di Hamilton, Webber e Vettel, con un doppio stop, Rosberg, Maldonaldo, Raikkonen, Schumacher e Kobayashi. 
Appena le condizioni sono peggiorate, in un primo momento le informazioni sul monitor davano per la gara bandiera rossa. Tuttavia, pochi secondi dopo, è stata annunciata la Safety Car. Ma, dato che la pista era praticamente un fiume di acqua, la bandiera rossa è uscita al giro numero nove. Le vetture schierate sulla griglia di partenza nell'ordine erano quelle di Hamilton e Button, primo e secondo per la McLaren, poi Perez (Sauber), Webber (Red Bull), quinto Fernando sulla Ferrari, Vettel (Red Bull), Vergne (Toro Rosso), l'unico del gruppo di testa a non aver cambiato le gomme estreme, poi Felipe, ottavo con l’altra F2012, con Rosberg nono su Mercedes, seguito da Karthikeyan, un altro pilota che non si è fermato e che ha guadagnato 13 posizioni per la Hispania!
Dato che la ripartenza è avvenuta con la Safety Car, dopo una sosta di quasi un'ora, secondo le regole tutte le vetture dovevano montare gomme da bagnato estremo. Button si è fermato subito per montare le intermedie e questo lo ha visto arrivare davanti al suo compagno di squadra, che è stato anche superato da Fernando e, anche se Perez aveva guadagnato un sacco di terreno quando la Sauber è stata la prima a montargli le gomme estreme dopo il primo avvio, mettendosi davanti al pilota della Ferrari, Fernando ha ottenuto immediatamente la posizione davanti a lui. Con Button che è stato fermato da una collisione con Karthikeyan, Fernando si è portato in testa alla gara, con un buon margine di circa sei secondi su Perez. Tuttavia, la situazione è cambiata quando la pista è diventata abbastanza asciutta da dover montare le slick per la prima volta in gara. La Sauber ha dimostrato di essere molto più veloce della F2012 e il messicano sembrava in grado di superare Fernando. Tuttavia, la pressione si è allentata quando Perez è andato largo sul rettilineo e il divario tra i due è cresciuto di nuovo di cinque secondi. Il messicano è ritornato a lotta in pista, ma a questo punto non rimanevano abbastanza giri, e così, un felice Fernando ha tagliato il traguardo pugni al vento, conquistando una brillante vittoria e, francamente, inaspettata. Una vittoria che lo porta in testa al Campionato del Mondo Piloti, con 5 punti di vantaggio su Hamilton e 10 da Button.
Il pomeriggio di Felipe è stato meno brillante: dopo un stop anticipato per gli pneumatici estremi, si era portato dalla dodicesima posizione in griglia all’ottava della ripartenza. Ha combattuto con Vergne della Toro Rosso, ma poi è andato largo perdendo diverse posizioni, scendendo al diciottesimo posto, per poi arrivare alla bandiera a scacchi in quindicesima posizione. 

--------------------------------------

Minha tradução, perdoem  qualquer erro.


Sepang, 25 de março - "Mágica" foi a palavra que apareceu na placa do box para Fernando Alonso que acabara de cruzar a linha de chegada, vencendo brilhantemente  o Grande Prêmio da Malásia. Incrível, depois de toda a conversa de crise para o Cavalo Saltitante, o espanhol agora lidera o campeonato Mundial após duas rodadas, enquanto a equipe Ferrari está em terceiro lugar atrás de McLaren e Red Bull. 
"Se falarmos de uma corrida louca, mesmo com a chuva, então talvez pudéssemos terminar na frente", disse Fernando quinta-feira na conferência de imprensa da FIA e parece que, além de ter talento para dirigir, talvez ele também tem um talento para a previsão o futuro! 
Foi um fim de semana em sua maioria com pista seca, a chuva chegou momentos antes da partida ao circuito de Sepang. Suficiente para permitir que todos pudessem montar os pneus intermediários da Pirelli, mas o suficiente para causar u spray atrás dos carros.Assim que as luzes se apagaram, Hamilton e Button mantiveram as suas posições no grid, ou seja, o primeiro e segundo, seguido por Webber, Grosjean a curta distância e Vettel, com Fernando em sétimo lugar. Depois de iniciar em terceiro, Schumacher caiu para trás, enquanto Felipe ganhou duas posições e terminou em décimo. Fernando foi o quinto na segunda volta. E como a chuva se intensificou, Felipe foi o primeiro a ir ao Box para trocar os pneus de chuva fraca para os Extreme. Na próxima volta, Grosjean rodou e parou sua Lotus no cascalho em condições traiçoeiras . Na volta 4, Fernando, Button, Hulkenberg, Ricciardo, Petrov e Kovalainen trocaram os pneus. Na quinta volta foi a vez de Hamilton, Webber e Vettel, com uma parada dupla, Rosberg, Maldonaldo, Raikkonen, Schumacher e Kobayashi.
 Como as condições pioraram, num primeiro momento foi mostrada a bandeira vermelha. No entanto, segundos depois,  foi anunciado o Safety Car. Mas, como a pista estava quase um rio de água, a bandeira vermelha apareceu na nona volta. Os carros alinharam no grid na ordem que estavam na pista, Hamilton e Button, primeiro e segundo para a McLaren, em seguida, Perez (Sauber), Webber (Red Bull), quinto  Fernando e a Ferrari, Vettel (Red Bull), Vergne (Toro Rosso), o único do grupo que não mudou os pneus Extreme, em seguida, Felipe, oitavo com o outro F2012, Rosberg em nono de Mercedes, seguido por Karthikeyan, outro piloto que não parou e ganhou 13 posições para a Hispania! 
No reinício, com o Safety Car, após uma pausa de quase uma hora, de acordo com as regras todos os carros tinham que estar com pneus de chuva extrema.
 Button foi o primeiro a colocar os pneus intermediário, e ficou à frente de Hamilton, e  também passou por Fernando, e mesmo Perez ganhou algumas posições quando a Sauber foi a primeira a monta pneus de  extrema chuva na primeira parada, ficando a  da Ferrari, Fernando ia imediatamente atrás dele. Com Button no box após  colisão com Karthikeyan, Fernando toma  a ponta, com uma boa margem de cerca de seis segundos sobre Perez. No entanto, a situação mudou quando a pista tornou-se suficientemente seca para serem montados os slicks pela primeira vez na corrida. A Sauber tem provado ser muito mais rápida do que o F2012 e o mexicano parecia capaz de superar Fernando. No entanto, a pressão aliviou-se quando Perez foi reto na freada de uma curva e a diferença entre os dois cresceu de volta para cinco segundos. O mexicano está de volta para lutar na pista, mas neste momento são  poucas voltas restantes, e assim, um feliz Fernando cruzou a linha de, punhos ao vento, conquistando uma vitória brilhante, e, francamente, inesperada. Uma vitória que o leva a liderar o campeonato do Mundo com 5 pontos à frente de Hamilton e 10 de Button.

 A tarde de Felipe foi menos brilhante: depois de uma troca precoce para pneus de chuva extrema, voltou na décima segunda posição depois de estar em oitavo no grid do reinício. Ele lutou com Vergne da Toro Rosso, mas depois perdeu várias posições, para chegar à bandeirada em décimo quinto lugar.

Rui Amaral Jr

domingo, 25 de março de 2012

GP da Malásia 2012 e Indy S. Petersburg - Corridas

Algumas boas corridas hoje, não assisti a Stock nem a Montana, mas amanhã certamente vamos receber os resultados dos amigos. No GP da Malásia dormi logo após a segunda largada, apenas para acordar com o hino da Espanha e o rosto do espanhol em meu Notebook.  Levei um susto, mas era verdade! Depois assisti e gostei muito da corrida...Gostei de Kimi, Perez, Di Resta, Ricciardo e  Bruno, fora Button, Wettel, Hamilton, Webber, Kobayashi...achei estranho as Mercedes terem tantos problemas de velocidade...Gostei da corrida, espero que os próximos GPs sejam assim disputados.


 Alonso fez a diferença.
Perez, uma escapada no final e perdeu a chance de disputar a ponta. Seria dificílimo toma-la do espanhol. Grande corrida  
Bruno, ótimo sexto.
Hamilton e Button
Dick

RESULTADO

1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 2h44min51s812
2 - Sergio Perez (MEX/Sauber) - a 2s263
3 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 14s591
4 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - a 17s688
5 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) - a 29s456
6 - Bruno Senna (BRA/Williams) - a 37s667
7 - Paul Di Resta (ESC/Force India) - a 44s412
8 - Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - a 46s985
9 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - a 47s892
10 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 49s996
11 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 1min15s527
12 - Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) - a 1min16s800
13 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1min18s500
14 - Jenson Button (ING/McLaren) - a 1min19s700
15 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1min39s300
16 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham) - a 1 volta
17 - Timo Glock (ALE/Marussia) - a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham) - a 1 volta
19 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - a 2 voltas
20 - Charles Pic (FRA/Marussia) - a 2 voltas
21 - Narain Karthikeyan (IND/Hispania) - a 2 voltas
22 - Pedro de la Rosa (ESP/Hispania) - a 2 voltas 



São Petersburgo 

Uma grande vitória de Hélio.


RESULTADO

1 - Helio Castroneves (BRA) Penske - 100 voltas 
2 - Scott Dixon (NZL) Ganassi - a 5s5292 
3 - Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti Autosport - a 7s5824 
4 - James Hinchcliffe (EUA) Andretti Autosport - a 10s6526 
5 - Ryan Briscoe (AUS) Penske - a 11s7854 
6 - Simon Pagenaud (FRA) Schmidt Hamilton - a 31s2623 
7 - Will Power (AUS) Penske - a 34s6582 
8 - EJ Viso (VEN) KV Racing - a 35s5943 
9 - Charlie Kimball (CAN) Ganassi - a 43s1425 
10 - Justin Wilson (GBR) Dale Coyne - a 44s3141 
11 - Josef Newgarden (EUA) Sarah Fisher - a 44s8275 
12 - Graham Rahal (EUA) Ganassi - a 45s1080 
13 - Dario Franchitti (GBR) Ganassi - a 45s8468 
14 - Marco Andretti (EUA) Andretti Autosport - a uma volta 
15 - Alex Tagliani (CAN) Team Barracuda - a uma volta 
16 - Oriol Servia (ESP) Lotus Dreyer & Reinbold - a uma volta 
17 - Rubens Barrichello (BRA) KV Racing - a duas voltas 
18 - Ed Carpenter (EUA) Ed Carpenter - a duas voltas 
19 - JR Hildebrand (EUA) Panther - a quatro voltas 


FOTOS:  GETTY IMAGES,  T BOX BETA, AFP, AP