A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 11 de março de 2012

D3 - O VÍDEO


Confesso a vocês, não tinha visto esse vídeo, o Fabiano levou as fitas originais para vermos na casa do Orlando, e pouco assisti. 
Depois de algum tempo o Ricardo Bock e eu fomos até a casa do Fabiano buscar as fitas para converte-las em vídeo.
Feito o trabalho na FEI elas ficaram por longo tempo na casa do Ricardo, mas a cada vez que fui lá, e foram algumas, não assistimos, pois cada vez que nos encontramos os papos rolam soltos e acabamos não assistindo.
Tempos depois o Fabiano e seu pai Luiz foram busca-la e não ficamos com copias, das quase quatro horas do DVD.
Ontem vi que nosso amigo Tito postou em seu blog um pedaço de uma corrida de 1982. Nesta ultima corrida do ano, apesar de ter meu carro guardado, com três motores, pneus e demais equipamentos necessários, não corri.
Vamos ao vídeo e alguma fotos que tenho arquivadas da corrida. Algumas das fotos são de meus amigos Ferraz e Pankowski.


#26 - Elcio Pelegrini
#40 - Amadeu Rodrigues
#17 - Laércio dos Santos
#19 - José Ferraz
#38 - Álvaro Guimarães
#68 - Luiz Eduardo Duran
#77 - José Martinez Ramos
#98 - Wander Kondrat
#88 - Marco de Sordi
# 7 - José Antonio Bruno
#37 - Tide Dalécio
#13 - Orlando Belmonte Jr.
#311- Arthur Cruz
# 3 - Ricardo Mogames
# 4 - Luis Henrique Pankowski
#88 - João Lindau.


O pole é Elcio Pelegrinni #25, tendo a seu lado o #17 de Laercio dos Santos. Mais atrás na segunda fila, Amadeu Rodrigues #40 e um carro amarelo que não consigo ver de quem é.
Na terceira fila José Manuel Ferraz #19 e Álvaro Guimarães  #38.
Na quarta fila Luiz Eduardo Duran #68.
Ricardo Mogames #3 provavelmente sem tempo, larga na ultima fila. 
Na largada o pole fica parado, ele e alguns dos carros mais rápidos, e a cena seguinte é chegada à Ferradura, com Amadeu Rodrigues na liderança, seguido de Laercio dos Santos e um carro que não distingo. Mais atrás Ricardo Mogames -que havia largado em ultimo - briga com outro carro que toma a posição dele na tomada da curva.
No pelotão seguinte vem, Ferraz, Duran, Bruninho e Dalécio. Na primeira perna Bruninho força e toma o lugar de Ferraz e Duran, logo a seguir Dalécio também e contornam a Ferradura nestas posições; Bruninho, Dalécio, Ferraz e Duran...

Este vídeo é apenas uma amostra de  tudo que Luiz e Fabiano Guimarães tem em seus arquivos.

Saindo da Quatro.
Ferradura







sábado, 10 de março de 2012

Paul Richard “Richie” Ginther e Wolfgang Graf Berghe von Trips

Hoje volto a mostrar dois posts, de meu amigo Caranguejo, que contam a história de dois dos personagens do incrível GP da Bélgica em Spa 1961.


  Von Tripps



Richie Ginther



Ambos textos são do Caranguejo

sexta-feira, 9 de março de 2012

Spa 1961- Ferrari faz, barba, cabelo, bigode e ainda o quarto lugar!

Largada Phil Hill, von Trips e Gendebien.


O campeonato de Formula Um de 1961 teve oito corridas validas, quando chegou à Bélgica a terceira, estava empatado entre Stiling Moss que corria com uma Walker T53 ( Cooper ) e Wolfgang Von Tripps com Ferrari 156. Moss vencera em Mônaco com uma Lotus e chegara em 4º em Zandvoort, e Tripps vencera na Holanda e tinha o 4º em Mônaco.
A equipe Ferrari veio a Spa com quatro carros o #2 Von Tripps, #4 Phil Hill, #6 Richie Ginther e a amarela #8 para Oliver Gendebien. Equipe mais que completa, pensando antes de mais nada no campeonato.

Gendebien na Le Source.
Notem a inscrição no carro, e a explicação que me deu o amigo Sal Chiappetta.
A inscrição é PROVAMO53. É o equivalente ao registro de circulação do veículo (tipo "placa do carro"). Prova significa teste em Italiano - os veículos de desenvolvimento ou competição recebiam esta designação (hoje em dia creio que não mais, desde há alguns anos se não me engano). MO indica Província de Modena, aonde está a fábrica, e 53 é o número do registro.

Phil Hill fez a pole, sendo o único piloto a baixar dos 4 minutos, fazendo 3.59. 30/100. Seguido por Von Trips, Gendebien, John Surtees com Cooper T53, Ginther e Grahan Hill com a BRM P48/57.
Apenas uma curiosidade; Clark com a Lotus 21 largou em 18º !
Na corrida elas dominam de ponta a ponta, apenas Grahan Hill , após uma bela largada se interpõe entre elas, mas logo elas o deixam para trás e continuam a briga entre si.
Após o meio da corrida Von Trips e Phil Hill se distanciam de seus companheiros. Na chegada Phil Hill vence com Von Trips chegando a 70/100 dele, Ginther a 19s50/100 e Gendebien  45 60/100 segundos atrás.
Na corrida a melhor volta é de Richie Ginther, sendo o único piloto a baixar dos 4 min. com 3.59. 80/100.
Vejam o belo vídeo com Jack Brabham dando uma bela escapa na Le Source, e os belos carros e todos pilotos da época.
Começava o caminho que levaria o americano Phil Hill a vencer o campeonato, com apenas um ponto de vantagem para von Trips. 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Phil Hill               Ferrari 2:03:03.800
Wolfgang von Trips     Ferrari -00:00.700
Richie Ginther      Ferrari -00:19.500
Olivier Gendebien      Ferrari -00:45.600
John Surtees      Cooper -01:26.800
Dan Gurney      Porsche -01:31.000
Jo Bonnier      Porsche -02:47.100
Stirling Moss      Lotus   -03:55.600








QUEM, QUANDO E ONDE ?