A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fangio fantástico!

Uma volta pelas ruas do principado na Ferrari com que conquistou o Campeonato Mundial de 1956 que nada mais era que uma Lancia D50, no vídeo ele faz uma referencia ao voo de Alberto Ascari com o mesmo carro quando caiu no mar no GP de 1955.




Alberto "Ciccio" Ascari cai no mar


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O AUTOMOBILISMO - Pedro Garrafa



Falar de automobilismo é agradável e fácil, porem fazer automobilismo, é que é difícil, e viver do automobilismo é muito mais difícil ainda.
Muitos pensam que para se fazer automobilismo, basta ter um carro, tirar os parachoques, pintar um numero na porta, adesivar o carro todo, e pronto ,já temos um carro de corridas.Mero engano e pura ilusão, pois para se chegar a ter um carro verdadeiramente de corridas, é preciso muito mais, e não basta apenas ter vontade, é preciso ter também muita coragem, não apenas para pilotá-lo, mas principalmente para colocá-lo na pista e mante-lo, o que é o passo mais principal e mais difícil, mante-lo.Hoje em dia pode-se considerar um verdadeiro herói quem consegue essa proeza, pois alem dos custos altíssimos, os obstáculos são muitos, a começar pela obtenção de patrocínio, que é fundamental para o mantenimento do carro, do piloto e da equipe.

Carlos Jaqueire preparador e chefe de equipe e seus auxiliares.


Depois de escolhido o tipo de carro e categoria em que irá participar, parte-se para a escolha dos paramentos que são:macacão,capacete, luvas, sapatilhas, balaclava, isso se considerando o mais básico possível para se iniciar no automobilismo amador.Porem o item muito importante e também muito caro é o da filiação, sem o qual não se pode ir para a pista, independendo ou não participar de campeonatos ou provas eventuais.A filiação o credencia a participar de treinos e provas, independente de se ter feito ou não um curso de pilotagem, porem é muito bom e muito útil quando se pode fazer qualquer tipo de curso para pilotagem, pois nos mesmos é que se descobre que é isso mesmo que desejamos, ou se temos ou não talento para a arte de pilotar.Sim pilotar alem de ser um esporte, é também uma arte, pois não basta ter-se o melhor carro do mundo em suas mãos , se não tiver vocação ou talento para a pratica dessa arte, de nada vale ter em mãos o melhor e mais caro carro da categoria.Enfim para se praticar automobilismo é preciso passar por varias fases de aprendizado e aperfeiçoamento, ter muita convicção de que é isso mesmo que se deseja, ter muito empenho e força de vontade, já que se sabe que serão muitos os obstáculos e dificuldades também para se conseguir o item mais primordial e importante nessa escolha, que é a obtenção do patrocínio.Esse sem duvida será o passo mais difícil em qualquer carreira automobilística, pois a falta dele é implacável e condena muitos excelentes talentos ao ostracismo, quero dizer interrompe ou acaba com a carreira de muitos jovens talentos que aspiram chegar a uma categoria profissional, pois são simplesmente cortados ou substituídos por aqueles que trazem mais recursos financeiros para as equipes.




O universo da carreira automobilística tem muito assunto para ser discutido, e muitas fases para ser abordado, se fossemos entrar a fundo mesmo nesse assunto, com certeza teríamos varias paginas e a matéria ficaria muito extensa e cansativa, por isso vamos por enquanto parar por aqui, mas sabendo que ainda temos varias outras etapas para discutir-mos a carreira no automobilismo, e por sinal são fases bem interessantes que abordam muitos outros itens como : preparação, equipe, campeonatos e muito mais.
Porem cabe dizer aqui uma coisa muito importante para todos aqueles que desejam iniciar-se ou manter-se no automobilismo: tudo que se deseja fazer ou que for efetivamente feito, tem que ser feito com muito gosto(quero dizer amor) pela coisa e muita dedicação, e principalmente muita persistência.Só assim é que se atingirá os objetivos sonhados.Persista sempre acreditando, e jamais pense sequer em desistir, pois 'NÃO HÁ VITORIAS SEM LUTAS'..........

PEDRO GARRAFA

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Hoje com a internet muitos escrevem sobre automobilismo, muita gente comentando o que não sabe nem tem a mínima ideia, alguns que sabem muito se calam e outros que sabem  contam de uma forma séria suas experiências.
Neste texto de meu amigo Pedrão um pouco do que é a dura lida desse esporte, escrito por alguém que sabe e batalhou e batalha muito para manter seu sonho.
Obrigado Pedrão esperamos mais...

Um abração

Rui Amaral Jr  

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ao mais veloz animal da face da Terra, o mais lento.

Simplesmente Tazio
Monza 1935

Não lembro quando foi a primeira vez que li o nome dele, era muito novo e naquela época era muito difícil termos acesso à informações. Tinha sempre algum grande piloto se referindo à ele, Fangio, Jimmy, Seu Chico, até que um dia chegou às minhas mãos um pequeno livro contando pedaços de sua vida, e com o tempo sempre pesquisando pude conhecer melhor sua carreira. Desde as corridas de motos, passando  pelas Alfa Romeo, de antes da equipe Ferrari, depois correndo com as Alfas na equipe do Comentattore e indo para Auto Union tentando dar um alento já nos estertores da equipe após a morte de Bernd Rosemeyer. 

Mille Miglia de 1935
Com a Alfa Romeo P3
Com a Auto Union

Um dia ganho um livro do Adolfo Cilento, o Bambino, contando boa parte da vida do incrível piloto. Aí sim pude ler e absorver toda vida dele e minha admiração apenas cresceu... 
Tazio Giorgio Nuvolari, nasceu em Castel d`Ario em 16 de novembro de 1892 e na contramão dos tempos atuais, participou de sua primeira corrida de motocicletas aos 28 anos. Pilotando uma Bianchi, Nivola deu origem a sua lenda, quando venceu o campeonato italiano de motociclismo mais enfaixado do que uma múmia. Acidentara-se nos treinos e o médico recomendou que ficasse de "molho" pelo menos por um mês. No dia seguinte, coberto de bandagens e amarrado em sua moto, só fez aos mecânicos dois pedidos: que o empurrassem na largada e o segurassem na chegada. Não deu outra. Venceu a corrida e de quebra o campeonato. Assim era o Mantovani Volante. Embora fosse excelente com motos, aos 32 anos passou para os automóveis, depois de conhecer um certo Enzo...Ferrari.


Campari, Enzo, Tazio e Borzzachini.

Enzo e Tazio


Targa Florio 1931

Diz a lenda que "Il Drake", apressou sua decisão de abandonar as pistas depois de enfrentar Nuvolari nas corridas. Enzo passava longe de ser um fracote, mas tomava o maior couro nas curvas daquele mantuano magricela,que tinha um jeito todo próprio de conduzir,a derrapagem controlada.
Em 1931, Nuvolari vence a Targa Florio e utiliza-se de um estratagema: corre a maior parte do tempo com os faróis desligados. Só os acendeu no final quando surpreendeu o líder e seu eterno rival, Achille Varzi.


                                Monza 1935 com a Alfa na frente de Bern Rosemeyer, Auto Union



Também venceu as 24 Horas de Le Mans de 1933, em dupla com Raymond Sommer, mas seu grande feito foi a vitória no GP da Alemanha de 35, em Nurburgring, quando a bordo de sua Alfa de 370 cv, derrotou os Auto Union Type C que debitavam 520 cv e Mercedes Benz W125, de 646 cv. Nesse dia, Nivola deixou para trás gente do quilate de Hans Stuck, Achille Varzi e Bernd Rosemeyer (Auto Union) e Rudolf Caracciola,Luigi Fagioli e Herman Lang (Mercedes Benz). Faleceu em 11 de agosto de 1953 e enquanto correu, conservou o pequeno broche de ouro, em forma de tartaruga,que lhe fora presenteado pelo amigo Gabrielle D`Annunzio.


Caranguejo e Rui

NT: O titulo deste post se refere ao símbolo que Tazio usava, uma tartaruga que ganhou de Gabriele D'Annunzio como conta nosso amigo Carlos de Paula;

RIPOSA EN PACE GRANDE CAMPIONE

PATINANDO!

Notem o tempo que levava para embalar, na foto anterior o Alvaro está a meu lado, aqui ele e o Marco já abriram uns trinta metros e a meu lado ninguém menos que Luiz Eduardo Duran. Eu mereço!!!  

Tristeza era largar de Caixa Três, meia hora patinando a fricção para manter o motor dentro da faixa de aproveitamento, e vendo o pessoal indo embora. Nessa foto o Mogames e o Laercio já estavam lá na frente e eu patinando!!!!
Só ia embalar no lugar onde estão o Elcio, Bruninho e Amadeu. Então as marchas subiam forte e daí até a entrada da Um já estava em quarta. 
Depois era uma delicia, mas acredito que perdia cerca de 30 segundos nessa largada, em 82 procurei o ano todo por uma relação de diferencial 9:31, que me proporcionasse uma boa largada e não encontrei, então o jeito era esse. 
Com um motor muito forte do Chapa, alguns deles chegaram à 150hp no dinamômetro, e um chassi no chão, bem acertado pelo Carlão este carro era prazeroso de pilotar e extremamente rápido.  
Ferradura
Aí  era ir encarar as feras lá na frente.
Já brigando com o Elcio, no Laranja.

Rui Amaral Jr