A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O Mago


A carretera Gordini de Luizinho e Pace.

Salve Rui! Tudo bem?

Muito obrigado pelas fotos!

Estou te encaminhando algumas fotos dos dois Gordinis Carretera que construí em autorama na escala 1:32, para reproduzir a dobradinha dos 1600Km de Interlagos de 1965. 
Como você sabe, o “47” venceu, pilotado pelo Luizinho Pereira Bueno e José Carlos Pace, e o “46” chegou em segundo, pilotado pelo Bird Clemente e o Wilsinho Fittipaldi. Se olhar atentamente, vai notar algumas diferenças nos carros, devido ao espaço de tempo na construção de cada um e as técnicas diferentes que foram utilizadas. Bem,  Vamos lá:
A carretera 47 foi feita a partir de uma cópia em resina de um Gordini de rua editado pela marca britânica Airfix na década de 60 e as únicas referências que eu tinha na ocasião, eram:  uma foto no livro do Ano da enciclopédia Barsa 1965 e uma foto no livro do Autódromo de Interlagos, escrito pelo Paulo Scali. 





A carretera 48 foi construía alguns anos depois, com outros recursos e utilizando desta vez, um kit original da Airfix da época, com chassis, motor, transmissão e guia da década de 60.  Como agora  eu já tinha várias fotos da carretera, ficou muito mais fácil a reprodução.
Como você pode observar, ainda não coloquei os faróis auxiliares, mas logo logo termino. Espero levar o carro para o Bird e Wilsinho autografarem. 
Voltando ao “47”, cabe aqui uma breve história que eu não posso deixar de contar, e antecipadamente, peço desculpas caso escreva demais, ok meu amigo? 
Como a carreteira ficou  pronta na ocasião do  Evento “Clássicos de Competição” em Interlagos, decidi levá-la para mostrar ao Luizinho e se possível, ter o autógrafo dele.
Olha, o que aconteceu lá no Box eu jamais esquecerei:
Estávamos eu, meu irmão  e o Poppi juntos pra lá e pra cá (como sempre J ) e então, vimos o Luizinho.
Gentilmente cumprimentamos ele e, antes que pudessem nos interromper, eu fui logo dizendo:
 “-Luizinho, lembra-se que conversamos há algum tempo e eu prometi que ia reproduzir um dos carros que você pilotou?”   
 Luizinho gentilmente disse que sim e fomos caminhando para dentro de um dos boxes. Paramos e eu tirei o carro da sacola que estava carregando , mostrei para ele(daquele jeito que uma criança mostra um desenho para o professor na escola esperando aprovação) e arrisquei:
“-Ficou parecido..??”

O Luizinho parou e olhou fixadamente o carro por alguns segundos.

Então, coloquei na mão dele o Gordininho. ( imagino o que deve ter passado na cabeça dele).
O grande Peroba balançou, juro que balançou. Eu vi um dos meus heróis de infância visivelmente emocionado.  Perguntei se ele me daria a honra de autografar a base do carro e ele prontamente concordou.
Cuidadosamente Luizinho abaixou-se para apoiar a mão, ensaiou a assinatura e mandou ver. Luizinho deu uma conferida no próprio autógrafo(para ver se ficou do seu agrado, suponho) e pronto, lá estava o carro com a base autografada. Pra variar, quase que eu dou vexame(são os 50% de sangue italiano ). 
Meu irmão filmou isto tudo,  mas mesmo que ele não tivesse filmado, não esqueço e nunca esquecerei este dia. 
Conversamos por alguns minutos e o Luizinho ora falava conosco, ora olhava o carro e numa destas olhadas, ele virou-se e falou com extrema  delicadeza, algo do tipo:
“-Ah, uma coisa, o CIPAN era azul, não era vermelho.”  Sem hesitar, agradeci , prometi corrigir as decalques e substituí-las assim que possível. Confesso que ainda não troquei, embora já tenha impresso novamente na cor correta, mas como estou relembrando este episódio, vou fazer sem falta.  
Algum tempo depois, comecei a construir o Porsche 908 do Peroba e fiz também  o Renault R8 que ele e o Bird pilotaram, mas aí, logo em seguida, ficamos sabendo de seu problema de saúde e o resto, todos sabem. 
Infelizmente não consegui mostrar o R8 para ele, mas pelo menos, prestei minha sincera homenagem com o Gordini  e espero de coração, que de alguma forma, este meu gesto possa ajudar a preservar a memória deste grande piloto  e toda a sua obra.

Rui, muito obrigado pelo espaço e por me fazer lembrar este episódio de minha vida.

Um grande abraço,

Ricardo Bifulco (Zé Ricardo)

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Resolvo colocar na integra o e-mail de meu amigo Ricardo, como dois outros dois amigos que tem o mesmo nome ele é simplesmente um gênio que constrói maravilhosas réplicas para autorama de grandes carros de nossas pistas.
A réplica da carretera #18 do Camilão que fez é simplesmente de tirar o fôlego. Loogo ele mostra para nós.
Obrigado a vôce Ricardo e um abração...

Rui
    

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sidnei "Grandão" Frigo/Artivinco Racing vencem a etapa Lucas Oil ZMax Dragway em Charlotte-USA

Vamos acompanhar a cobertura completa da trajetória de Sidnei "Grandão" Frigo e Artivinco Racing na terra do Tio Sam pelas lentes e relatos de Murilo Braz da Rzone.com.br







Chegamos nos EUA!!!
(Quinta Feira - 25-08-2011 - 08:30 Hrs)
Já chegamos nos EUA e as boas impressões da minha viagem já começaram. O aeroporto de Charlotte no estado da Carolina do Norte em parceria com departamento de Imigração dos EUA, estão fazendo um atendimento especial para visitantes vindos do Brasil que ali desembarcarem. Com atendimento super special e funcionárias que falam Português, você já chega, se sentindo em casa, very nice...




Agora estou aguardando meu transporte que irá me levar direto para a pista ZMax Dragway que fica em Concord. Nesta pista irá acontecer nos dias 26, 27 e 28 de Agosto, mais uma prova do campeonato regional da Lucas Oil. A equipe Brasileira Artivinco Racing do piloto Sidnei Frigo irá participar dela e nós do RZone estaremos trazendo para vocês fotos e informações diárias de tudo que está rolando por aqui, fique ligado!!!


(Quinta Feira -25-08-2011 - 16:30 Hrs)



Tudo pronto, o Dragster já acabou de ser montado, foi ligado e está pronto para ir para pista treinar. O Dragster A-Fuel de Sidney Frigo usa motor V8 aspirado com bloco AJP sólido. Esses motores aqui nos EUA, usam como combustível 94% de Nitrometano e 6% de Metanol. Os A-Fuels tem potência na casa dos 3.400 cavalos, e o sistema de relação de transmissão é feito pela embreagem do carro, que conforme a rotação aumenta ou diminui a relação... Nos dias 26, 27 e 28 de Agosto, acontecerá mais uma prova do campeonato regional da Lucas Oil. A equipe Brasileira Artivinco Racing do piloto Sidnei Frigo irá participar dela, e nós do RZone estaremos trazendo para vocês fotos e informações diárias de tudo que está rolando por aqui, fique ligado!!! Treinos Livres de Quinta Feira a tarde...



(Quinta Feira -25-08-2011 - 19:00 Hrs) Sidnei Frigo acabou de fazer seu treino livre, seu A-Fuel virou 5.500s e 227.80 milhas por hora nos 402 metros. Neste exato momento 19:25, o carro está sendo desmontado para se trocar, óleo, conjunto de disco da transmissão para a próxima puxada... Lembrando que nos dias 26, 27 e 28 de Agosto, acontecerá mais uma prova do campeonato regional da Lucas Oil. A equipe Brasileira Artivinco Racing do piloto Sidnei Frigo irá participar dela, e nós do RZone estaremos trazendo para vocês fotos e informações diárias de tudo que está rolando por aqui, fique ligado!!!



Hugo Nani (mecânico chefe da Artivinco Racing)
Treinos de Sexta Feira...
Sexta Feira -26-08-2011 - 13:20 Hrs)




Hoje a partir das 13:30 irá começar o 2° dia de treinos livres. Devido a mudanças no cronograma da NHRA, a categoria A-Fuel não poderá treinar hoje. Amanhã o piloto Sidnei Frigo entra na pista para as classificações que irão determinar as chaves para as finais de Domingo.



O RZone estará trazendo para vocês fotos e informações diárias de tudo que está rolando por aqui, fique ligado!!!


Classificatórias de Sábado



(Sábado -27-08-2011 - 12:12 Hrs)




Hoje o piloto Sidnei Frigo entra na pista para duas puxadas classificatórias e uma eliminatória que irá determinar quem vai participar das chaves para as finais de mata-mata no Domingo.

Classificatórias e Eliminatórias de Sábado
(Sábado -27-08-2011 - 12:12 Hrs)




Hoje o piloto Sidnei Frigo entra na pista para duas puxadas classificatórias e uma eliminatória que irá determinar quem vai participar das chaves para as finais de mata-mata no Domingo. (Sábado – 27-08-2011 – 14:22 Hrs)



O piloto Sidnei “Grandão” Frigo acaba de fazer sua 1ª Classificatória. O tempo foi 5.546s e velocidade de 248.71milhas por hora. Sidnei está na 2ª posição. As 15:00 Hrs tem a segunda puxada Classificatória que define quem permanece na competição e vai para a ultima puxada do dia que é a eliminatória que define quem irá andar no Domingo.

(Sábado – 27-08-2011 – 17:00 Hrs)




Sidnei Frigo acabou de fazer sua 2ª puxada classificatória, o carro destracionou e Sidnei Frigo teve que abortar sua puxada. A boa notícia é que ele está na terceira posição o que garante sua participação nas eliminatórias de hoje a noite. Fausto, leia-se Intercotrading-USA e "Grandão"
(Sábado – 27-08-2011 – 21:00Hrs)



O piloto Sidnei Frigo conseguiu passar das eliminatórias de hoje e está nas semi-finais de amanhã que na primeira chave vão ser disputadas com Rich McPhilips.



Grandão fez uma bela puxada agora a noite e virou 5.422s e velocidade de 241.76 milhas por hora, se tornando o piloto mais rápido da categoria neste final de semana até agora.




Semi finais de Domingo
(Domingo -28-08-2011 - 14:20 Hrs)



O piloto Sidnei Frigo acabou de puxar nas semi-finais e venceu o piloto Americano Rich McPhilips virando o tempo de 5.425s e velocidade de 259.21 milhas por hora. Agora Sidnei Frigo vai disputar a final com a piloto Americana Karen Stalba.



A Vitória é do Brasil no Lucas Oil ZMax Dragway



Guardem bem a data de hoje 29-08-2011, pois pela primeira vez um piloto Brasileiro é vencedor de uma prova de Drag Race nos Estados Unidos. Durante toda essa semana venho acompanhando o trabalho da equipe Artivinco Racing e sou testemunha ocular do empenho e dedicação, tanto do piloto Sidnei “Grandão” Frigo, como de toda equipe Artivinco Racing, na busca desse resultado, e o recompensa final não poderia ser melhor, fechamos essa nossa primeira etapa com chave de ouro, e o melhor, ela veio nas cores verde e amarelo!!!



Equipe Artivinco Racing



Equipe Artivinco Racing Grandão e Daniela - casal mais veloz do BrasilSidnei "Grandão" Frigo
Fique ligado que no RZone você vai saber de tudo o que está rolando aqui nos EUA.



"Grandão" e Murilo Braz, leia-se Rzone.com.br



Agradeço ao amigo Murilo Braz a cedência deste material.
E podemos acompanhar pelo http://www.rzone.com.br/ todo o desenrolar da vitória de "Grandão".




Ao "Grandão"/Artivinco Racing e Daniela Frigo -administradora da 1ª pista de arrancada do estado de São Paulo, em Itatiba, a SPID http://www.spidbrasil.com.br/ , desejamos todo o sucesso e conquistas!!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Histórias do Newton Pereira...

Newton na Formula Super Vê

Houve uma época em que eu procurava informações sobre o ex-piloto Newton Pereira, carioca que começou nos anos 60 de Formula Vê, construtor do Newcar D4, projetado e acompanhado em sua construção pelo ex-piloto, já falecido, José Maria (Giu) Ferreira, que dividia com o Newton a condução do protótipo... foi difícil chegar a ele, mas por sorte, consegui um contato com sua filha, que me passou seu telefone. Hoje ele reside em Angra dos Reis, no mesmo Condomínio em que o Wilsinho Fittipaldi tem casa e onde constrói (ou construía) seus Iates, isso depois de sair do rio, morar em Sampa e até nos Estados Unidos, trabalhando com empreendimentos imobiliários.

Um dia consegui o contato telefônico, marquei um encontro e conversei com o “Cigano”, um de seus apelidos, quando usava um cabelo comprido com uma tira de couro, tipo índio, segurando a cabeleira...uma figuraça...me contou várias histórias e me lembro bem desta do Torneio Maverick, com dois finais de semana em Interlagos e Brasília.




O Torneio Maverick 4cil. que a Ford promoveu em 1975, aconteceu para promover o motor de 2,3 L, que a montadora estava lançando no mercado nacional e substituía o beberrão 6 cil, da época do Aero Willys, no início da crise do Petróleo, praticamente um Torneio Divisão 1, numa época em que esta era quase desconhecida dos brasileiros, que viviam a era de ouro da D3, D4 e das Formulas Super-Vê e Ford. A Ford convidou alguns pilotos da F1, já que naquela época, 80% do Grid era de Chassis com Motores Ford Cosworth, mas apenas Pace e Brambilla confirmaram presença, num grid com pilotos argentinos, paraguaios, uruguaios, peruanos, chilenos e até um piloto equatoriano esteve presente. Claro que os mais fortes eram os argentinos, acostumados ao Turismo e vieram Ricardo Zunino, Luis Di Palma, Carlos Reush e Carlos Garro, etc. Pelo Brasil, que me lembre, além do Pace, Alex Dias Ribeiro, Paulão, Casari, B. Sharp, Edgar M. Filho, e claro, Newton Pereira, entre outros.


Os carros eram sorteados e isso definia o grid também, como o torneio tinha algo esquecido atualmente, mas muito legal, que era o resultado por soma de tempos das baterias, a segunda tinha seu grid definido pela ordem de chagada da primeira.

Largada em Interlagos

A primeira prova aconteceu em Interlagos e nessa prova os argentinos dominaram e apenas o Pace opôs resistência, chegando em 2º na soma dos tempos e o grande destaque foi o argentino Carlos Garro, piloto vindo o Turismo Carretera, a categoria que até hoje, é a mais adorada pelos hermanos, tendo inclusive torcidas organizadas.
No domingo seguinte a prova aconteceria em Brasília e durante a semana os argentinos, só pra variar, riam e gozavam muito os nosso pilotos que os acompanhavam e os ciceroneavam aqui pelas “plagas brasileñas”, dizendo que o brasileiro não sabia pilotar e nem com piloto de F1 daria pra segura-los...Newtão, quieto, ouvia e só remoia a raiva pela falta de gentileza dos argentinos...
No dia da prova, feito o sorteio para os carros e para o grid, o tal Carlos Garro sairia lá no fundo do pelotão, numa das 3 ultimas filas e o Newton, marcando as possibilidades, apenas correu e chegou em 15º lugar, o Pace venceu a bateria, mas o tal Carlos Garro, o mais cheio de marra dos argentinos, saiu lá de trás e chegou em 5º, com um tempo muito próximo do conseguido pelo Pace. Na outra bateria o Pace sairia em último e o tal Garro sairia 5 posições a frente, com o Newtão, muitas a frente do argentino...ele quieto e nos intervalos das baterias ele conversou com o Grecco e com o Camilo Cristófaro, que corria também este torneio, dizendo que nenhum argentino levaria o Torneio e quem o levaria seria o Pace, um grande amigo desde os tempos de Interlagos fechado, quando todo o automobilismo se realizava no antigo autódromo de Jacarepaguá...ele avisou que marcaria o Garro e o Zunino...

Pace e Bob Sharp em Brasília 

Dada a largada, corrida andando e o tal Garro sumindo do Pace e o Newton só de olho no retrovisor... lá pelas tantas, o Garro aparece no retrovisor e o Pace nem sinal...Newtão tentou segurar, fechando as portas, aumentando a largura do Mavecão e nada do Pace aparecer, aí o Garro enfiou o carro pra passar...e na maior cara-de-pau, Newtão dá uma panca no argentino que cai pra último e ele para, porque se deu mal nessa jogada não muito limpa...sai do carro, fica vendo a prova encostado no carro e vê o Pace chegando nos primeiros colocados, assumindo a ponta e pra seu desespero vê o Garro vir babando pra cima de todos, chegando ainda a menos de 3 segundos do Pace em 3º lugar...PACE CAMPEÃO...Newton vai, depois da prova, com um sorriso monalísico nos lábios e procura o Carlos Garro e estende sua mão para pedir desculpas e cumprimentar o Hermano, que não estendeu a mão e declamou todo o dicionário de xingamentos portenho...

Caíque Pereira

Vittório Branbilla bate em Interlagos
Na Ferradura
Paulão empurra Zunino

Quatro Rodas edição de Outubro de 1975, páginas 130/31




segunda-feira, 29 de agosto de 2011

FURACÃO BELLOF

Bellof e a Tyrrel no GP da Alemanha 1985.
Mônaco 1884.

As carreiras de Ayrton Senna e Stefan Bellof sempre possuíram algum paralelo. Sucesso nos Karts, bons resultados nas Fórmulas de promoção e o cruzamento de seus rumos no histórico GP de Mônaco em 1984. Daí para a frente então, destinos diferentes: Bellof, morto em um acidente em Spa-Francorchamps no ano seguinte e Senna, falecido em acidente em Ímola, dez anos depois. A trajetória de Senna é bastante conhecida, atentemos portanto, para Bellof, piloto alemão cujo nome é sempre citado junto ao de Ayrton, como os “vencedores morais” daquele encharcado GP monegasco. Stefan nasceu em Giessen. Franzino e de cabelo desgrenhado, começou a competir nos Karts em 1973, ficando nos micromonopostos por sete anos, tornando-se campeão alemão. Ainda em 80, passa para a Fórmula Ford 1600 de seu país, vencendo sete corridas. 
Na Formula Ford 1.600.
Testando a MacLaren em Silverstone no mesmo dia de Ayrton.

No ano seguinte, ao mesmo tempo em que experimenta a FF2000, arrisca-se na Fórmula 3 alemã,vencendo três provas. Bellof acaba atraindo a atenção de Willy Maurer, que o leva para sua equipe de Fórmula 2 em 1982. Verdadeiro furacão, vence em suas duas primeiras apresentações na categoria, em Silverstone e Hockenheim. Mas os motores BMW não são páreo para os Mugen e termina na quarta posição no campeonato. Em 1983, alterna a F2 com as provas de Protótipos. Na Fórmula 2 os resultados são fracos, mas para a Porsche, vence em Silverstone, Fuji e Kyalami, estabelecendo ainda o recorde de volta definitivo em Nurburgring: 6m25,91. Em 84 estréia pela Equipe Tyrrell na F1 e com os Protótipos, pilotando o Porsche 956 em dupla com Derek Bell, supera os grandes nomes da categoria, vencendo em Monza, Nurburgring, Spa-Francorchamps, Ímola, Fuji e Sandown Park. Ao final da temporada, torna-se campeão mundial de Protótipos, onze pontos à frente de Jochen Mass.

Na Fórmula 1 porém, tem seus resultados cassados após a Tyrrell ser desclassificada por irregularidades. Talvez por isso em 1985, resolve focar sua atenção à F1, onde teria de partir para um novo começo. Ao mesmo tempo, continua competindo nas provas de Endurance, até por uma questão financeira. Em 1º de setembro, está participando nos 1.000 Km de Spa em dupla com o local Thierry Boutsen. Larga da 22ª e última posição,mas recupera-se e na altura da 78ª volta, já está em perseguição a Jacky Ickx, a quem tenta ultrapassar na temida Eau Rouge. Choque inevitável, embora hajam controvérsias, Ickx teve sorte pois seu carro bate de traseira nos rails,depois de rodar; Bellof, no entanto, bate de frente à 200 km/h e o carro pega fogo. É o fim. Muito se discutiu em todos esses anos,sobre a participação de Jacky Ickx nessa tragédia. Teria Ickx se sentido ultrajado ao ser suplantado pelo jovem alemão atrevido, em Spa, “sua” pista e diante de sua torcida? A título de curiosidade, podemos dizer que as investigações sobre a causa do acidente podem não ter ido tão a fundo, pois o piloto belga era na época o administrador da lendária pista...

Carlos Henrique Mércio - Caranguejo

Bellof e Ickx na Eau Rouge.

O impressionante acidente de Spa visto do carro de Ickx.

A CARREIRA