A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 3 de maio de 2011

Fangio - GP da Alemanha, Nurburgring 4 de Agosto de 1957


Como se vê na classificação ,colocou quase três segundos no segundo colocado .

Nurburgring , 4 de Agosto de 1957 GP da Alemanha , Juan Manuel Fangio chega à ultima corrida do Campeonato já com seu quinto titulo conquistado , com sua Maserati tinha 25 pontos no campeonato contra 13 de Luigi Musso com Ferrari e 10 de Tony Brooks com Vanwall . Na classificação larga na pole , 15 segundos mais rápido que o recorde da pista , que era seu no GP de 1956 com o tempo de 9,41,6s .

 Juan Manuel Fangio e a Maserati 250F.

Na corrida Fangio largaria com meio tanque de combustível e pneus macios Pirelli sua parada estava programada para depois do meio da corrida onde abasteceria e trocaria os pneus , as Ferrari com pneus Engelbert não fariam paradas .
As duas Ferrari de Hawthorn e Collins largaram em sua frente , como ele vinha mais leve e bem mais rápido ultrapassou-as na terceira volta , começando a girar cada vez mais rápido na volta doze do circuito de 22,772 km vinha com 28s de vantagem , quando parou para reabastecer e trocar os pneus . A Maserati vinha treinando esta parada em 30s , só que na corrida durou demorados 58s , voltando Fangio cerca de 30s atrás das Ferrari . Ele já havia batido o recorde da pista por seis vezes , virando na volta mais rápida 9,29,5s quando de sua parada Collins abaixa seu tempo virando 9,28,9s .

Início da última volta, na entrada do Karroussel, Fangio vem em 3º.

Ai veio a loucura , tentando chegar aos ponteiros , abaixou o recorde da pista mais quatro vezes , nas voltas 17,18,19 e 20 quando virou absurdos 9,17,4 tempo 24 segundos mais rápido que o recorde de 1956 , 11s abaixo de sua Pole !!!! Este era o estilo Fangio , já campeão do mundo , consagrado , em sua ultima corrida , querendo o lugar que era seu , o primeiro .

Já tomando o lugar de Peter Collins a frente Mike Hwthorn ambos com Ferrari 801.

Entrou na ultima volta em terceiro , com Hawthorn em 1º e Collins em 2º , na volta anterior já havia passado Collins que retomou a posição . Na Curva Norte entra por dentro de Collins e tomar- lhe em definitivo a segunda posição , e parte para cima de Hawthorn . Na descida que precede a curva Breidscheid encosta na Ferrari e passa Hawthorn na entrada desta curva . No vídeo vê-se a loucura que foi esta volta , com Fangio guiando como nunca , andando de lado , freando no limite , fazendo tudo que sabia e tinha aprendido nos seus 47 anos de vida .
Ao final no podiun vê-se a alegria de Hawthorn e Collins , como se não acreditassem que alguém poderia pilotar daquele modo .
Desta corrida Fangio disse "Nunca pilotei desta forma e não o faria novamente"


Classificação final da corrida .
1º Juan Manuel Fangio Maserati 3h30m38,3s
2º Mike Hawthorn Ferrari 3h30m41,9s
3º Peter Collins Ferrari 3h31m13,9s
4º Luigi Musso Ferrari 3h34m15,9s
5º Stirling Moss Vanwall 3h35m15,8s
6º Jean Behra Maserati 3h35m16,8s


Porsche RS550 #27 do folclórico Carel Godin de Beaufort. Foi o terceiro entre os F2 e chegou em 14º na geral.


PS: Post de 27 de Junho de 2009. Depois desta etapa o mundial teve mais duas corridas, as etapas 7 e 8 em Pescara e Monza ambas na Itália, Fangio voltou a pilotar novamente em Buenos Aires em 1958. 

                                           http://www.youtube.com/watch?v=fubOA6Ub4rI

No excelente vídeo do YouTube a vitória do Grande Campeão.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

REVISTA ILUSTRADA Maio 2011.

INDY 300 - Vitória de Will Power, show de Takuma Sato e Simona de Silvestro

Will Powell dominou a corrida.


Uma estratégia perfeita e uma pilotagem intocável de Will levaram o piloto da Peske à vitória, apesar de ter raspado o muro na segunda relargada ele não cometeu nenhum erro e teve a corrida nas mãos o tempo todo. Bela a liderança de Takuma Sato e a melhor volta de Simona de Silvestro que ultrapassou os lideres e descontou uma volta.

CLASSIFICAÇÃO FINAL


1. Will Power (AUS/Penske)
2. Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi)
3. Ryan Briscoe (AUS/Penske)
4. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi)
5. Oriol Servia (ESP/Newman/Haas Racing)
6. Mike Conway (GBR/Andretti Autosport)
7. Justin Wilson (GBR/Dreyer & Reinbold)
8. Takuma Sato (JAP/KV Racing)
9. James Hinchcliffe (CAN/Newman Haas Racing)
10. J.R. Hildebrand (EUA/Panther Racing)
11. Sebastian Saavedra (COL/Conquest)
12. Scott Dixon (NZL/Ganassi)
13. Ernesto Viso (VEN/KV)
14. Marco Andretti (EUA/Andretti)
15. James Jakes (ING/Dale Coyne)
16. Charlie Kimball (EUA/Ganassi)
17. Vitor Meira (BRA/A. J. Foyt)
18. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti)
19.Alex Tagliani (CAN/Sam Schmidt)
20.Simona de Silvestro (SUI/HVM)
21. Hélio Castroneves (BRA/Penske)
22. Tony Kanaan (BRA/KV)
23. Danica Patrick (EUA/Andretti)

FOTOS: Ivan Pacheco/TERRA





domingo, 1 de maio de 2011

Adú Celso

Transferida a Indy 300 para amanhã, segunda 2 de Maio, vamos ver o Adú Celso.


 Adú tinha uma caracteristica única, seu preparador Ferry Swaep colocava o motor em uma posição que permitia a Adú largar sentado epenas empurrando a moto com os pés.
Formula 2.

Sua vida e carreira na
Motos Clássicas 70
Por Ricardo Pupo