A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 27 de abril de 2011

UMA VITÓRIA - II

Mais alguns pilotos que venceram uma vez na Formula Um, muitos deles venceram e foram campeões em várias outras categorias. Meu levantamento ainda não está completo, creio que o total é de mais ou menos 25 pilotos.


Jo Bonnier na foto pilotando um Cooper-Maserati em Silverstone 1965. Sua unica vitória na F I no GP da Holanda em 1959 pilotando uma BRM P25.
Gunnar Nilsson venceu o GP da Bélgica em 1977 pilotando uma Lotus78 Ford.
Jochen Mass venceu o GP da Espanha em Montjuic com a MacLaren M23, 1975. 
Alessandro Nannini venceu no GP do Japão em Suzuka 1989. 
 Richie Ginther e a Honda com a qual venceu o GP do México em 1965.
Este autódromo tem hoje o nome de Hermanos Rodrigues em homenagem aos irmãos Pedro e Ricardo Rodrigues.
François Cevert venceu em 1971 o GP dos EUA em Watkins Glen com uma Tyrrel.
Luigi Musso com Ferrari e dupla com Juan Manuel Fangio venceu o GP da Argentina em 1956.
No link o texto do Caranguejo sobre ele.

UMA VITÓRIA - II

Mais alguns pilotos que venceram uma vez na Formula Um, muitos deles venceram e foram campeões em várias outras categorias. Meu levantamento ainda não está completo, creio que o total é de mais ou menos 25 pilotos.


Jo Bonnier na foto pilotando um Cooper-Maserati em Silverstone 1965. Sua unica vitória na F I no GP da Holanda em 1959 pilotando uma BRM P25.
Gunnar Nilsson venceu o GP da Bélgica em 1977 pilotando uma Lotus78 Ford.
Jochen Mass venceu o GP da Espanha em Montjuic com a MacLaren M23, 1975. 
Alessandro Nannini venceu no GP do Japão em Suzuka 1989. 
 Richie Ginther e a Honda com a qual venceu o GP do México em 1965.
Este autódromo tem hoje o nome de Hermanos Rodrigues em homenagem aos irmãos Pedro e Ricardo Rodrigues.
François Cevert venceu em 1971 o GP dos EUA em Watkins Glen com uma Tyrrel.
Luigi Musso com Ferrari e dupla com Juan Manuel Fangio venceu o GP da Argentina em 1956.
No link o texto do Caranguejo sobre ele.

500 KM de Interlagos 1961

 Ns 500 Km de Interlagos de 1961 a vitória foi de um grande piloto, Celso Lara Barberis, que viria a perder a vida na mesma prova na edição de 1963 quando tentava sua quarta vitória nesta que era a corrida mais rápida disputada em nosso país. O segundo lugar ficou com Agnaldo de Goes Filho. Não escrevo para contar sobre a corrida, mas para mostrar alguns recortes de jornais da época.
Alguns sites e blogs divulgam com alguma incorreção o resultado desta prova, nomes errados e outras coisas mais, inclusive o site oficial dos 500 KM, sendo que li certa vez em algum blog que o "Porchinho" não era um carro para disputar tal prova.
Nesta edição o Porsche 550 Spyder # 8A pilotado por meu irmão Paulo e seu amigo Luciano chegou em sexto lugar, vencendo na categoria até 2.000cc.      












terça-feira, 26 de abril de 2011

Nelson,Ayrton e a Brabham BT52


Bernie, Ayrton e Gordon Murray.


Sobre Senna, em 83 ele barbarizou em testes privados com todos os carros que experimentou, andando mais rápido que os pilotos titulares. Fizera isso com a Williams, a Toleman e a McLaren.
Em novembro de 83, porém, testando a Brabham em Paul Ricard, Senna não conseguiu bater o tempo de 1:05.90 do então campeão mundial, Nelson Piquet e ficou com 1:07.90.
Bernie havia convidado Senna para o teste e desafiara Piquet, dizendo que Ayrton bateria seus tempos. Na bronca, Nelsão topou.
"OK. Aposto 100 mil dólares".
O Brabham BT52 era um carro criado à concepção de Piquet. Era veloz e competitivo mas tinha macetes que só Nelson conhecia.
O resto é lenda. Bernie deve ter ficado chateado com a aposta e para vingar-se, foi à imprensa, contar que Piquet havia "boicotado" Senna, chegando até mesmo a apelar para o patrocinador, pois temia a concorrência de Ayrton.

Caranguejo


Ayrton na Brabham em mais uma bela ilustração do Ararê.