A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach
sexta-feira, 18 de março de 2011
quinta-feira, 17 de março de 2011
Um Divisão 3 andando forte em Interlagos
Alguns pilotos batalham e nunca chegam a um titulo, esse é o caso de Jr Lara Campos na Divisão 3, sempre andando na frente e disputando os campeonatos, o titulo não veio mas ficou sua imagem de batalhator. Seus carros sempre foram feitos com muito capricho e neles incorporou o que havia de melhor. Este relato está em seu blog e em nossa página da Dvisão 3 no Facebook. As fotos são de vários pilotos nossos amigos e cada uma relata uma parte da pista que o Jr conta com entusiasmo. Aliás seu relato da curva do Sol me levou um instante a estar pilotando.
Jr e o carro da bela volta.
Vamos dar uma volta em um Divisào 3 em Interlagos
Tomada da Um, eu e o Sueco -Carlos Aparecido Gonsalves.
Já mergulhando na Um, Aléssio Durazzo e Ferraz.
Ferraz na Um.
2-curva 1 e 2 a esquerda, pé em baixo em 5 marcha, meu carro é bem rápido neste trecho....
Na Dois o Grande Luiz Pereira Bueno de Porsche 908/2 e Reinold Joest 908/3.
3-retão, faltando uns 300 m para a curva 3 a esquerda , estando a 8.400 rpm em 5 marcha, velocidade perto dos 210km, freando pouco depois dos 100m, reduzindo para 4 marcha, a frente tenta escapar, alivia um pouco, a traseira responde, pé no fundo para curva 4estamos na reta para curva da ferradura em 5 marcha a esquerda....
Curva Quatro o #13 é de Orlando Belmonte Jr.
Primeira perna da curva Quatro, Yoshikuma, Arturo Fernandes ...
Curva do Lago.
5- curva do lago a direita em 4 marcha, ummm, não gosto dela, já dei duas batidas la, uma estava colado no gaúcho gente boa, Fernando Moser, estourou seu motor, jogou muito óleo, segui reto para o muro, e outra igual foi o professor e piloto Marazzi que jogou muito oleo também rsrsrs, essa curva não aceita erro, mas fazendo direito vem tempo, pois entramos na reta oposta em subida, depois da metade 5 marcha .....
Orlando na curva do Sol, acima a Um.
Jr no Sol - Novatos.
De uma corrida de Divisão Um do Carlos Jaqueire, lá no alto a saída do Sol e onde o Chevette vem de lado a freada do Sargento.
Saída do Sargento, Arturo Fernandes.
7-uma boa freada mudança de marcha de 5 para 3, essa curva a esquerda trava freio dianteiro com muita facilidade como em outras curvas, mas nela, carro esta apoiado por igual, se travar vai fazer degrau no pneu, com isso você perdeu o balanceamento de sua roda e a vibração fica insuportável, tendo seu pneu um desgaste enorme indo a estourar logo, uma pequena reta em subida para curva do laranja...
Laranja, Amadeu Rodrigues, Luiz Antonio Bruno, Luiz Eduardo Duran, Orlando Belmonte e José Ferraz.
8- curva do laranja a direita, pra mim curva comum em 4 marcha, uma freada para curva do S,
9-curva do S, redução para 2, a frente quer escapar, provoca-se a traseira ela vem, mas controlável, apontamos para curva do pinheirinho.....
10- curva do pinheirinho a esquerda, 2 marcha, a frente quer sair da metade pra frente põe 1 marcha e acelera, a traseira vem, o giro do motor vai a 8.700 rpm, põe 2 marcha saida, uma pequena reta em 2 marcha leve subida para a curva do bico de pato......
11- bico de pato a direita, 2 marcha a frente quer sair, apontou para a saida da curva, põe 1 marcha, a traseira vem, capricha pois a curva do mergulho, em decida a esquerda para a curva da junção em 5 marcha.....
12- junção, 3 marcha a esquerda, essa vem tempo, é fechada na entrada e se solta na saída, tem de haver uma combinação entre piloto suspensão e potencia de motor, a maioria dos pilotos faziam essa curva ao contraio, pois entravam forte, saindo fraco (escorregando) para a subida, rsrsrs perderam muito tempo, eu matava o carro na entrada, para sair forte para a subida em reta, em meu carro indo trocar para 4 marcha em seu final a 8.400 rpm, uma curva leve a esquerda, entramos na reta do box em 4 marcha, 5 marcha para a curva 1......
Blog do Jr Lara: http://historiasquevivi-jrlara.blogspot.com/
Página da Divisão 3 no Facebook:http://www.facebook.com/home.php?sk=group_200119640000382&ap=1
10- curva do pinheirinho a esquerda, 2 marcha, a frente quer sair da metade pra frente põe 1 marcha e acelera, a traseira vem, o giro do motor vai a 8.700 rpm, põe 2 marcha saida, uma pequena reta em 2 marcha leve subida para a curva do bico de pato......
Arturo Fernandes sai do Bico de Pato empurrado pelo Jr.
Reparem na saida da curva do bico de pato a diferença de suspençào (apoio da roda traseira) entre o carro do Arturo e o meu... reparem como minha roda traseira (carro preto) apoiada por igual no chào e o Arturo apoiado tb mas com uma enorme cambagem negativa.....
12- junção, 3 marcha a esquerda, essa vem tempo, é fechada na entrada e se solta na saída, tem de haver uma combinação entre piloto suspensão e potencia de motor, a maioria dos pilotos faziam essa curva ao contraio, pois entravam forte, saindo fraco (escorregando) para a subida, rsrsrs perderam muito tempo, eu matava o carro na entrada, para sair forte para a subida em reta, em meu carro indo trocar para 4 marcha em seu final a 8.400 rpm, uma curva leve a esquerda, entramos na reta do box em 4 marcha, 5 marcha para a curva 1......
Blog do Jr Lara: http://historiasquevivi-jrlara.blogspot.com/
Página da Divisão 3 no Facebook:http://www.facebook.com/home.php?sk=group_200119640000382&ap=1
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
quarta-feira, 16 de março de 2011
SPEED 1.600 uma volta em Londrina por Pedro Garrafa
Ao amigo Rui
Conforme sua solicitação tentarei traduzir em palavras bem sucintas, a emoção que é uma volta pelo circuito de Londrina no Paraná, de Speed 1600.
Como muitos já sabem o Circuito de Londrina, alem de ser uma pista bem travada, é um dos mais seletivos do Brasil, primeiro porque não tem grandes retas, e suas retas são em curvas, segundo porque é uma pista onde estão reunidos vários traçados, apesar de eu achar uma pista curta porem excelente em desafio, pois existem nela subidas , descidas, curvas curtas e curvas longas, com vários pontos de tangencia, e bem pouca, mas bem pouca mesmo áreas de escape, tem trechos que andamos praticamente colados ao muro, e uma curva no final da única reta, ponto onde se atinge a maior velocidade, com treis tangencias na mesma curva e ainda em mergulho, quero dizer em descida, onde pode-se avistar o muro da rua e o transito passando perto, isto quer dizer que se errar nesse trecho corre-se o risco de sair na rua, pois nesse trecho tem um portão de acesso.Mas mesmo sendo assim um circuito travado e cheio de curvas fechadas e em subidas e descidas não deixa de ser um traçado atraente e seletivo, tanto é que durante o ano a maioria das equipes de Formulas , as fabricas e até os brutos da Formula Truck, utilizam o autódromo para treinos.
Vamos então para uma volta virtual no circuito: saímos dos boxes bem frente a reta de chegada,entramos numa reta em curva com pequena ascendência, ponto de aceleração, mas logo somos obrigados a freiarmos forte pois inicia-se ali o miolo e uma série de curvas de baixa sem praticamente nenhuma área de escape, porem a seqüência de curvas é bastante atraente, pois são curvas curtas e de alta velocidade, pois a gente já vem no embalo da aceleração da reta,é necessário apenas matar um pouco o motor com uma freada bem forte, porem sem deixar de cair o giro, e continuar acelerando e trabalhando forte no volante, pois requer mudanças de trajetória rápidas, feito esse pequeno miolo, partimos para uma subida forte também e em curva, que nos joga pra fora, porem temos que lutar com o volante do carro para trazê-lo para dentro da curva, onde se faz mais rápido e melhor, escorregando temos que corrigir a trajetória se apoiando na zebra externa a direita, corrigida a trajetória já temos pela frente um pequeno trechinho em reta, que dá apenas para nos acertar-mos no banco e ver-mos pela frente uma longa descida quase que em parafuso, descida essa quase cega, e que é conhecida como descida da caixa dágua , ponto onde devemos acelerar e fechar os olhos pois temos pela frente um enorme muro com grades de arame e cabos de aço, isto é quase sem espaço para uma correção se houver uma escapada.
Feito a descida temos pela frente a única quase reta, onde dá para respirar melhor um pouco, conferir os instrumentos, e se acertar no banco, esse trecho é de pé embaixo, e é o ponto onde se atinge a maior velocidade no final dela, mas logo em frente, temos um mergulho, trecho onde são feitas todas as promessas para os santos protetores e oferecidos milhares de maços de vela, pois na mesma curva temos três pontos de tangencia, curva longa e perigosa, onde os homens deixam de ser meninos para tornarem-se verdadeiros homens, pois o muro parece que está cada vez mais próximo a cada passagem pela mesma curva, mas passado esse sufoco temos pela frente uma curva bem fechada, e que também dá acesso a subida dos boxes, essa curva alem de fechada também é em pequeno aclive, não dá tempo nem de se acertar no banco já temos pela frente a subida, mas subida mesmo da curva da vitória, que é uma curva tremendamente ingrata e que joga para o muro frontal todo aquele que ousar fazê-la fora do traçado.
Feita essa curva temos um respiro que é a reta de chegada onde colocamos em ordem todos os neurônios que saíram do lugar na volta.Concluímos assim mais uma volta pelo excelente, porem traiçoeiro traçado de Londrina, e estamos prontos para passarmos todo o sufoco novamente, pois quem gosta de automobilismo de verdade, não se intimida com esse desafio a cada volta
Abraços
Pedro Garrafa.
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
terça-feira, 15 de março de 2011
A UNIÃO GARRAFA E JAQUEIRE
Janio, Fabio, Carlos, Zé, Ettore e Fernando e os pilotos Pupo, Pedro e Diego.
Nos posts anteriores vimos histórias de Pedro Garrafa e Carlos Jaqueire sobre passagens suas pelo esporte, mas qual foi o estopim dessa amizade, como tudo começou?
Bom vou tentar colocar de forma temporal.
De tanto ouvir meu pai contando histórias de sua época maravilhosa até mesmo de viver algumas delas, meu irmão por meados de 1997 viu um anuncio de um SPEED 1600 novo pra vender em Guarulhos, carro completo e sem uso e o mais interessante o valor que meu irmão tinha em suas economias. Assim em uma trupe, meu irmão, meu pai e eu fomos ao encontro do bólido. O mais legal que ao chegar lá o carro estava parado na entrada da Truck Special Scapes, predominantemente branco com o característico listrado do fabricante que nesse carro era em amarelo. Descemos e fomos conversar com o dono da fabrica Pedro Garrafa, lá também estavam sua esposa Rosa e seu filho mais velho que corria de kart o Diego. O carro era lindo, os escapamentos pela loja também.
Meu pai como qualquer mecânico pediu para ligar o carro, que logo foi prontamente atendido por Pedro, lembro que o carro pegou bem com um pouco de Gasolina nos carburadores que fez duas labaredas saírem do 4 em 2 dimensionados feito por Pedro, depois de mais algumas conversas naquele dia, voltamos a Bertioga com algumas peças e com muitas minhocas na cabeça. Mas não rolou a compra desse SPEED.
Em 1999, organizamos aqui em uma prova de habilidade para Jipes chamada Jipepraia e assim como tínhamos o contato com o Pedro o convidamos para vir aqui trazer algumas coisas para colocar a venda pro pessoal daqui, mas qual não foi a surpresa em saber que o Diego estava fazendo dupla com um cara de Guarulhos que tinha um Jipe Niva e que viria participar da prova. Ali os laços foram se apertando ainda mais. O Niva ficou em segundo e a amizade começou a ficar em primeiro.
No final de 2000 eu meu pai e meu segundo irmão fomos a São Paulo curtir a ultima etapa do paulista, ao estacionarmos o carro lá no bolsão atrás dos Box, onde avistamos o Diego passando indo até a caminhonete C10 com Truck adesivado na lateral, chamamos ele e desejamos boa sorte, mas o Pedro que estava no Box mandou ele levar credenciais pra nós, ao entrar Pedro estava com dois carros um que havia vendido e outro que havia ajudado a desentocar pois o piloto era seu conhecido. E com um dos seus carros que ele levara pois havia circulado a informação que a FASP não cobraria inscrição da SPEED naquela prova (o que não era verdade) e assim Pedro não o colocou para correr pois ele queria mesmo era vender aquele carro. Eu, meu pai e meu irmão, concordamos que não iríamos nos envolver porque aquilo era uma cachaça e depois do primeiro gole é difícil de parar. Mas não deu o Pedro sem saber disso pediu pro meu pai ajudar a verificar a pressão dos pneus de um carro e ai CABUM!!!. Pra variar discussão com comissários, prova tumultuada e por fim nada de especial ocorreu, mas aquele dia gerou um convite do Pedro para irmos com ele participar das 3h de Londrina.
Combinado o dia e nos encontramos num posto da rodovia Presidente Castelo Branco,
a caminhonete D10 já estava lá esperando, não sei por que, mas acho que minha ficha caiu
estávamos voltando para o automobilismo. Já havia visto esse carro quando fomos olhar o
Fusca amarelo 80 na Truck, mas ali por ser a caminho de uma corrida ele estava mais bonito
que nunca. Assim reunimos ali quase toda a equipe. Pedro Garrafa e Diego Garrafa, pai e
filho pilotos, Zé mecânico da Truck, e nós Carlão Preparador, Nando Segundo Mecânico,
Chico Relações Publicas, Ettore Bellagamba olheiro técnico e por fim eu, aprendiz de Ross
Brawn (preferia ser Arent Neubauer, mas como o outro é mais conhecido...) eu com ajuda dos
outros fazia a cronometragem e controles de entrada e saída de Box.
Carlos com seus filhos e equipe começa a trabalhar no carro de Pedro.
Chegando ao Autódromo o Pedro foi bem recebido com gritos de “OS PAULISTAS CHEGARAM”, mas qual não foi a surpresa da pessoa quando da caminhonete desce o Chico
e o restante desceu do carro do Nando, os olhos se arregalaram, isso porque era um amigo
Bom como sexta é dia de treino, logo descemos o carro, providenciamos um
sanduíches pro almoço e fomos pra briga. Só que meu pai fez algumas perguntas aterrados
ao Pedro todas que foram respondidas com um grande não sei, eram elas:
Qual o comando tem nesse carro?
Qual o tamanho e a abertura das válvulas?
Quanto de taxa tem?
Ponto recomendado?
Pois é com tantos não sei meu pai “abriu sua caixa de mágico” e começou a operar
alguns truques acerta aqui acerta ali e a musica do motor começou a ficar mais harmonioso,
dado momento ao funcionar o motor para o ponto, meus dois irmão observavam quando o
Ettore perguntou se eles sabiam que o pai estava fazendo, ao responderem o óbvio tomaram
uma invertida, “ele não ta acertando o ponto, ta conversando com motor”. Era uma coisa que
meus irmão não viam acontecer a quase 30 anos. O som do carro chamou atenção das outras
equipes que começaram a desfilar em frente a nosso Box, o carro baixou 2s e rodou em 1:38
na pista. Nisso chegou o terceiro pilo Jefferlin Pupo, que havia sido campeão paranaense com
Encerramos o dia e fomos nos instalar para “descansar”, pois por economia iríamos
dormir no camarote em cima de nosso Box, quando chegou o ultimo dos integrantes Jânio,
um japonês que fazia algum tempo que tava viajando com seu Toyota Bandeirante cheio
atrativos externos 130 buzinas e algumas bons equipamentos dentro dela. Fazia muito calor,
e era dia do RACHÃO no autódromo, o som dos carros e das pessoas não incomodava tanto,
mas sim duas mega caixas viradas pra onde dormíamos tocando aquilo que alguns insistem
em chamar de música o funk carioca, mas mesmo assim conseguimos dormir.
A manhã seguinte mais novidades, pneus Kunho eram obrigatórios e a corrida seria
dividia em duas baterias de 1:30h o que para nós era uma coisa que dificultaria muito, éramos
a única equipe com três pilotos, ou seja todo mundo pararia uma única vez no intervalo, e
nosso carro deveria fazer troca de pilotos. E o pneu usado não era o mesmo que conhecemos
hoje, mas sim o pior dos da marca, segundo os representantes da marca no local, ele não
tinha uma calibragem específica para o carro e nem mesmo um banda de rodagem. A
sensação passada por nosso trio era que o carro aquapalnava, mas tava um sol de rachar
crânios, então o carro ficou muito ruim, o tempo do 1:38 com os Pirelli, subiram para 1:45,
ajusta, ajusta classificamos com 1:42, mas numa volta que não validaram o carro girou 1:39
Enquanto nos preparávamos para o jantar, meu pai distribuiu os uniformes, que eram
inspirados nos da Ferrari F1 dos anos 80 que era shorts pretos e camisas amarelas. E fomos
jantar uniformizados. Quando aconteceu o inesperado, chuva, janelas abertas e quase tudo
molhado era final do horário de verão e os relógios deveriam ser atrasados uma hora, coisa
que o Jânio e o Ettore por engano fizeram o contrário e adiantaram mais uma hora. Chegando
no autódromo eles logo arrumaram outro camarote e nós conseguimos o empréstimo de um
motor-home para dormirmos. Lá haviam cinco camas gaveta onde ficou eu, Nando, Chico
Diego e Pedro, e um colchão de casal onde ficava o carro, onde ficou meu pai. O Chico como
sempre zoou o coreto, o Pedro cada vez que ia rir dava cabeçada no alto da cama, o que
em certo ponto começou a gerar duvida se o capacete iria servir na cabeça do Pedro no dia
No domingo por volta das 7:00h o despertador do Jânio tocou, e ele achando que ainda dormíamos no outro camarote como antes. Bom nem estávamos no camarote nem era 7:00h e sim 5:00h ele fez um escarcéu pra nos acordar, mas quando abriu a porta viu que não estávamos lá e que demorava a sair o sol, caiu a ficha dele, que de vergonha do Ettore que ele também havia acordado, resolveu dormir em sua Toyota. Quando acordamos ao passar pela Toyota vimos ele dormindo lá dentro e resolvemos causar um terremoto no Jipe pulando nos estribos e parachoques, acho que o susto foi grande.
Passado por uma pequena parte cômica da história. Pedro faria a largada, Pupo terminaria a primeira metade e começaria a segunda metade e por fim o Diego fecharia a prova. Pista molhada, largando de trás Pedro arrancou com maestria, passou sete carros no acender da luz verde, mas no “S” ele deu um rodada, mas conseguimos manter a maior parte dos lugares. Com seis voltas Safty Car pois um dos Gol estava pegando fogo. Pedro completou suas voltas e parou para entrada de Pupo, que tocou bem até que no Curvão um terceiro carro entrou causando uma batida, que furou nosso pneu traseiro esquerdo.
Pupo passou por toda a frente do Box com o aquele pneu furado, e parou na saída do Box, saí correndo e berrando para ele vir pro pit, tomei um tombo fiz um rolamento e levantei, ele entendeu o recado e fez a volta. Ao chegar na parada ele fez menção de sair do carro, mas não deixei que ele fizesse isso, Chico e Nando pegaram nos paralamas para levantar um pouco a traseira para entrar o macaco, o nossos amigos do Box ao lado apareceram com uma parafusadeira pneumática e nos ajudou a tirar a roda, o Chico enquanto isso desamassava o paralamas com uma marreta, quando terminaram o serviço abaixaram o macaco e carro escorregou numa rampinha que tinha para poder tirar o macaco sem ter que fazer força.
Eu estava na frente do carro, e vi que ninguém mais mexia nele, e mandei o seguir. Pupo arrancou bem, mas ao passar por mim passou o carro, o macaco e meu pai, mandei ele parar, novamente Chico e Nando, suspenderam o carro e seguimos.
Na segunda metade da prova Pupo largou bem também, ganhou posições e entregou para Diego que era o mais rápido dos três assumiu o volante para fechar, nada foi muito simples pra gente o carro teve que fazer mais uma parada pra completar óleo, e seguir na tocada de jovem Garrafa. Faltando 2min. para o fim da corrida estávamos em terceiro, quando um novo acidente, bandeira vermelha e prova regredida em duas voltas, o que nos derrubou para o quarto lugar. Ao final de tudo esse quarto lugar valeu como se fosse uma vitória para nós. Mas o melhor de tudo é que nossa amizade dali por diante estava selada.
Pedro, Diego e Carlos ao lado Fabio.
Os Jaqueire.
às
13:10
6
comentários
Marcadores:
Carlos Jaqueire,
Fabio Jaqueire,
Londrina,
Pedro Garrafa,
Speed 1.600
Postado por
Rui Amaral Lemos Junior
Assinar:
Postagens (Atom)