A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 13 de março de 2011

INTERLAGOS 12 DE MARÇO DE 2011

 Ontem e hoje tive vontade de ir a Interlagos mas não pude , ficou em mim a vontade de ver os amigos e a bela homenagem ao Luiz Pereira Bueno.
 Domingo passado levamos o motor do D3 do Orlando para o Ferraz. É um motor 1.600cc tem um bom comando mas parece que seus cabeçotes são originais, para semana o Ferraz nos conta mais um pouco sobre ele e o Orlando aguarda ansioso a hora de começar a mexer no chassi e funilaria para colocar logo o carro na pista. 



 Achei algumas fotos do Formula 2 que o Emerson e Peterson correram em 1973 o Lotus  Texaco Star para mim o mais belo carro de F2 da época. Eles usavam um motor Ford Novamotor de 2.000cc que desenvolvia cerca de 280 HP.

Emerson Fittipaldi
Ronnie Peterson

 Amanhã começo uma serie de posts sobre a Speed escritos por meus amigos Pedro Garrafa e Fábio Jaqueire, lá eles contam um pouco sobre a categoria e muito sobre uma coisa muito importante, a amizade.
 Abaixo uma serie de links sobre o dia de ontem em Interlagos, sobre o  texto do Ferraz não vou comentar nada apenas assinar embaixo. 
 Tem o Paulo Peralta escrevendo sobre a F. Vee Brasil uma categoria que espero que dê certo.  O Zé Clemente contando como gosta de Interlagos mesmo com chuva.
 Tenho acompanhado como sempre meu amigo Carlos de Paula que está escrevendo uma bela série  sobre o automobilismo e os pilotos brasileiros no ano de 1971. 


sábado, 12 de março de 2011

Piloto Paulo Buso fez história entre as carreteiras

A marcha inexorável do tempo acaba de trazer à tona mais uma vez a figura de Paulo Buso e com ela a lembrança deste que foi um dos mais destacados pilotos de carreteira paranaenses na década de 1950, falecido a 25 de fevereiro de 2002.

Entre outras, ele venceu por três vezes a prova Curitiba/Ponta Grossa, promovida pelo jornal Paraná Esportivo. Aproveitando a ocasião remexemos o velho baú que encerra as histórias das corridas de carreteiras em Curitiba e lá encontramos relato de Celestino Buso, irmão de Paulo e piloto de carreteira também, envolvendo os dois e ainda o então estudante de engenharia Marcos Corção, cujas teorias sobre engenharia mecânica eram aplicadas nos carros de competição.



Na véspera da prova Centenário do Paraná, acontecida a 11 de outubro de 1953 no circuito da rua Mal. Floriano Peixoto, na capital, os dois irmãos e mais Corção tentavam e não conseguiam, na oficina mecânica de ambos da Rua Comendador Araujo, "arredondar" o giro do motor V8 com cabeçotes Edelbrock e agora com coletor para três carburadores.


O motor rateava muito" - segundo Celestino. O problema foi deixando todos nervosos e lá pelas tantas Paulo, desesperado, baixou violentamente o capô do motor do carro, dizendo que não aguentava mais, não participaria da prova e foi embora para sua casa, na avenida Guaíra, hoje Kennedy. Celestino e Corção reestudaram a situação e acharam que o problema era causado pela precária alimentação do motor.

Munidos de agulhas apropriadas, foram abrindo os buracos dos giclês, até que o motor "arredondou". Isto, pelas 4,00 horas da manhã do dia da prova. Foram então testar a máquina na "pista" da Mal. Floriano, Celestino de carreteira e Corção de motocicleta. O motor chegou a 5.000 giros sem ratear.

Satisfeito, Celestino levou a carreteira à casa de Paulo, ali perto, que tinha ouvido o ronco firme do motor, na madrugada. Lá chegando, encontrou, no portão da casa, numa noite de frio, Paulo e sua esposa Othalia, vestidos com roupa de dormir. Sem graça, Paulo observou: "... é, agora está bom, né?

Celestino, por sua vez, irritado com o sacrifício que fez, falou: "Gordo (apelido de Paulo), se você não ganhar essa corrida nós vamos conversar...". Paulo Buso não só correu mas, venceu, ganhando prêmio em dinheiro, troféu e diploma entregue pelo então Governador Bento Munhoz da Rocha Neto.

Numa foto de hoje, Paulo e seu primeiro carro de corrida, em Curitiba. Na outra, com sua carreteira logo atrás do carro 86 de Perereca, indo à Interlagos, em São Paulo/SP.

Por Ari Moro


Agradecemos ao amigo Ari Moro a cedência deste.

Publicado primeiramente no Jornal do Automóvel/Tribuna de Curitiba-PR e Paraná Online

http://www.parana-online.com.br/canal/automoveis/news/516490/?noticia=PILOTO+PAULO+BUSO+FEZ+HISTORIA+ENTRE+AS+CARRETEIRAS

10/03/2011 às 00:00:00 - Atualizado em 09/03/2011 às 23:07:26

sexta-feira, 11 de março de 2011

Dan Gurney

Dan na Maserati Birdcage da Equipe Camoradi vitória nos 1.000 KM de Nurburgring de 1960 que correu em dupla com Stirling Moss.
Pilotando uma MacLarem F I , foi um dos primeiros pilotos a usar o capacete integral, um Bell Star.

Certa vez Jimmy Clark disse a seu pai “Dan é o único piloto tão rápido quanto eu” li esta frase muitos anos atrás, talvez quando ela foi divulgada, e nunca saiu de meu pensamento. As vezes brinco com o Caranguejo sobre ela pois ele e eu achamos difícil que naquele começo dos anos 60 fosse impossível alguém ser tão rápido quanto o Escocês Voador e depois também.
O certo é que Dan foi um grande piloto, venceu muitas corridas com os mais variados carros, foi e ainda é muito respeitado no mundo automobilístico.

Dan e Jimmy.

Venceu sete vezes na Formula Um, quatro corridas validas pelo mundial e três extra campeonato. 
Pelo mundial a primeira foi no GP da França em Rouen no ano 1962 pilotando um Porsche da equipe oficial de fabrica, na tentativa da marca alemã de entrar na Formula Um com um projeto totalmente desenvolvido por ela. A segunda e terceira vitórias viriam no ano de 1964 pilotando um Brabham e foram nos Gps do México e França em Rouen.

A vitória em Spa 1967 com o Eagle-Weslake.

E a quarta e mais importante para ele foi pilotando um carro construído por ele, o Eagle, empurrado por um motor também desenvolvido por ele o Weslake em Spa na Bélgica.
As corridas extra campeonato foram em 1960 o Ballarat Victória na Austrália com BRM. O GP de Solitude na Alemanha em 1962 pilotando um Porsche e por fim a Corrida dos Campeões disputada em Brands Hacth na Inglaterra no ano de 1967 pilotando sua criação o EagleWeslake. Na época a corrida dos campeões apesar de ser extra campeonato era talvez a mais badalada e disputada da temporada.
Venceu cinco corridas na Nascar e sete na Indy, três na CanAm fora outras em categorias diferentes.
Com os carros esporte entre os Protótipos e Gts venceu dez corridas com carros tão diferentes quanto os Shelby-Cobra e a Maserati Birdcage.
Dono de equipe que nestes longos anos venceu centenas de corridas, Dan é certamente um nome de respeito a ser lembrado e reverenciado. 
      
Aqui ele pilota o Mark IV na vitória em Le Mans 1967 em dupla com A.J. Foyt, o ressalto sobre a cabeça do piloto foi feito pois Dan é muito alto, vejam no post de Foyt a diferença entre eles pilotando o mesmo carro.
Com o Porsche Formula Um foram duas vitórias, em Rouan na França válida para o mundial de F I e Solitude na Alemanha, ambas em 1962.
Na CanAm pilotando uma Lola.
Nos EUA com um Eagle.
Na Inglaterra vencendo de Galaxie em Oulton Park.
Revista Autosporte Abril de 1963.
Com sua criação o Eagle-Weslake.



JAPÃO

Todos os dias recebo algumas visitas vindas do Japão, me deixam muito feliz. Não conheço as pessoas que de lá nos acompanham mas quero deixar aqui a eles e a todo povo Japonês  minha solidariedade. 




毎日私は幸せ私は非常になる、日本からの受信いくつかの訪問者です。 私は、私たちとそこに人々を知っているのではなく、彼らが同情わたしの民したい残してここにすべての日本人。