A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 11 de março de 2011

Dan Gurney

Dan na Maserati Birdcage da Equipe Camoradi vitória nos 1.000 KM de Nurburgring de 1960 que correu em dupla com Stirling Moss.
Pilotando uma MacLarem F I , foi um dos primeiros pilotos a usar o capacete integral, um Bell Star.

Certa vez Jimmy Clark disse a seu pai “Dan é o único piloto tão rápido quanto eu” li esta frase muitos anos atrás, talvez quando ela foi divulgada, e nunca saiu de meu pensamento. As vezes brinco com o Caranguejo sobre ela pois ele e eu achamos difícil que naquele começo dos anos 60 fosse impossível alguém ser tão rápido quanto o Escocês Voador e depois também.
O certo é que Dan foi um grande piloto, venceu muitas corridas com os mais variados carros, foi e ainda é muito respeitado no mundo automobilístico.

Dan e Jimmy.

Venceu sete vezes na Formula Um, quatro corridas validas pelo mundial e três extra campeonato. 
Pelo mundial a primeira foi no GP da França em Rouen no ano 1962 pilotando um Porsche da equipe oficial de fabrica, na tentativa da marca alemã de entrar na Formula Um com um projeto totalmente desenvolvido por ela. A segunda e terceira vitórias viriam no ano de 1964 pilotando um Brabham e foram nos Gps do México e França em Rouen.

A vitória em Spa 1967 com o Eagle-Weslake.

E a quarta e mais importante para ele foi pilotando um carro construído por ele, o Eagle, empurrado por um motor também desenvolvido por ele o Weslake em Spa na Bélgica.
As corridas extra campeonato foram em 1960 o Ballarat Victória na Austrália com BRM. O GP de Solitude na Alemanha em 1962 pilotando um Porsche e por fim a Corrida dos Campeões disputada em Brands Hacth na Inglaterra no ano de 1967 pilotando sua criação o EagleWeslake. Na época a corrida dos campeões apesar de ser extra campeonato era talvez a mais badalada e disputada da temporada.
Venceu cinco corridas na Nascar e sete na Indy, três na CanAm fora outras em categorias diferentes.
Com os carros esporte entre os Protótipos e Gts venceu dez corridas com carros tão diferentes quanto os Shelby-Cobra e a Maserati Birdcage.
Dono de equipe que nestes longos anos venceu centenas de corridas, Dan é certamente um nome de respeito a ser lembrado e reverenciado. 
      
Aqui ele pilota o Mark IV na vitória em Le Mans 1967 em dupla com A.J. Foyt, o ressalto sobre a cabeça do piloto foi feito pois Dan é muito alto, vejam no post de Foyt a diferença entre eles pilotando o mesmo carro.
Com o Porsche Formula Um foram duas vitórias, em Rouan na França válida para o mundial de F I e Solitude na Alemanha, ambas em 1962.
Na CanAm pilotando uma Lola.
Nos EUA com um Eagle.
Na Inglaterra vencendo de Galaxie em Oulton Park.
Revista Autosporte Abril de 1963.
Com sua criação o Eagle-Weslake.



JAPÃO

Todos os dias recebo algumas visitas vindas do Japão, me deixam muito feliz. Não conheço as pessoas que de lá nos acompanham mas quero deixar aqui a eles e a todo povo Japonês  minha solidariedade. 




毎日私は幸せ私は非常になる、日本からの受信いくつかの訪問者です。 私は、私たちとそこに人々を知っているのではなく、彼らが同情わたしの民したい残してここにすべての日本人。




Graziela Fernandes

quinta-feira, 10 de março de 2011

A.J. Foyt

Sua primeira corrida com um Ford.

Admiração essa é minha palavra para definir a carreira dele. Ontem no Facebook alguns amigos e eu falávamos sobre ele depois que coloquei uma frase sua ao ser perguntado quem era seu assessor de imprensa de pronto Foyt respondeu “meu assessor de imprensa é meu pé direito!” assim hoje deu vontade mostrar um pouco da carreira desse incrível piloto.
Nascido em 16 de Janeiro de 1935 na cidade de Hockley no Texas começou a correr em 1953 em corridas típicas dos EUA, Stock, Midget e outras. Sua carreira demorou a decolar, mas já no final da década era um nome consagrado nos EUA. Em 1960 vieram as primeiras vitórias de peso e daí para frente a consagração, 61 a primeira das quatro vitórias em Indianápolis as outras foram nos anos de 1964, 1967 e a ultima em 1977 já com 42 anos de idade e pilotando um carro construído por ele o Foyt/Coyote.
 Indianapolis 1977 sua quarta vitória com um Foyt/Coyote. 
A.J e seu pai Tony em Indianapolis.
A.J. e seu pai Tony em um enrrosco nos Midgets.




1991 classificado na primeira fila em Indianapolis aos 56 anos.

Em 1965 sofreu o pior acidente de sua carreira, correndo de NASCAR em Riverside foi considerado morto pelo medico da pista, seu amigo e outro grande piloto Parnelli Jones reanimou-o no local. Dez semanas depois Foyt voltava às pistas para vencer ainda cinco corridas na temporada.  
No ano de 1967 correndo com outro grande piloto americano Dan Gurney venceu as 24 Horas de Le Mans pilotando o maravilhoso Ford Mark IV. 

Pilotando o Ford GT Mark IV em Le Mans 1967, na vitória com Dan Gurney.

O Mercury na vitória nas 500 Milhas de Daytona 1971.

Venceu as 500 Milhas de Daytona no ano de 1971 pilotando um Mercury.
Enfim correu e venceu em todas categorias que participou, Nascar, Stock Cars, Indy, IMSA entre outras, venceu 77 vezes e foi sete vezes campeão americano nas várias categorias. 
Piloto, construtor, dono de equipe Foyt conquistou todas as glorias possíveis no automobilismo. A você A.J. nossas homenagens.  

Vale conhecer mais de sua história em seu site: http://www.foytracing.com/AJFoyt/aj_bio.html