A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 27 de novembro de 2010

A Extraordinária Corrida, em 1940 - Capítulo II

Neste ponto, sob chuva torrencial, o presidente da Comissão Esportiva do ACB - Romeu de Miranda e Silva - deu a partida oficial, às 8,00 horas, para que os pilotos cumprissem a primeira etapa, de 493 quilometros: Largo do Campinho, Realengo, Bangu, Barra do Piraí, Pouso Seco, Bananal, Guaratinguetá, Taubaté, Jacareí, Mogi das Cruzes e São Paulo.

A cada dois minutos, largaram: Oscar Bins/RS - carro número 2 - Ford; Antonio Peres/RS - 4 -Mercury; Iberê Correia/SC - 6 - Ford; Norberto Jung/RS - 8 - Ford; Hector Suppici Seedes/Uruguai - 10 - Ford; Julio Vieira/SP - 12 - Lincoln Zephyr; Fernando Augusto Alves/RJ - 14 - BMW; Clemente Rovere/SC - 16 - Ford; Francisco Landi-SP - 18 - Ford; Salvador M. Pereira/SP - 20 - Willys; Quirino Landi/RJ - 22 - Ford; Milton Brandão/RJ - 24 - Ford; Ernesto Ranzolin/RS - 26 - Ford; José Lugeri/SP - 28 - Chevrolet; Ari Cortese/RJ - 30 - Ford; Santos Soeiro/SP - 32 - Ford; Luiz Tavares de Moraes/RJ - 34 - Ford; Adalberto Moraes/RS - 36 - Chevrolet; Raulino Miranda/SC - 33 - Chevrolet; Carlos Frias/RJ - 40 - Hudson; Catharino Andreatta/RS - 42 - Mercury; Etel Cantoni/Uruguai - 44 - Ford; e Belmiro Terra/RS - 46 - Chevrolet. Apenas 15 carros chegaram ao bairro da Penha em São Paulo. Já no quilometro 81 o Chevrolet de José Lugeri capotou.

Em seguida acidentou-se Norberto Jung e depois pararam Santos Soeiro, Carlos Frias, Fernando Augusto Alves, Quirino Landi e Milton Brandão.

A etapa foi vencida por Clemente Rovere em 6 horas, 16 minutos e 7 segundos, seguido por: Chico Landi - 6 horas, 24 minutos e 41 segundos e meio; Iberê Correia - 6 horas, 25 minutos e 46 segundos.

Depois vieram Catharino Andreatta, Julio Vieira, Ernesto Ranzolin (6h35´53´´), Adalberto Moraes, Antonio Peres, Raulino Miranda, Oscar Bins, Hector Suppici, Ari Cortese, Belmiro Terra, Salvador M. Pereira e Eitel Cantoni.

O recorde desse trecho havia sido estabelecido em 1937 pelo piloto argentino Arturo Kruse, com 6h8´. Nas fotos, a largada, no Rio, dos carros números 4 - Antonio Peres - e 8 - Norberto Jung. Não perca a sequência da história!

Por Ari Moro

Publicado primeiramente no Jornal do Automóvel de Curitiba-PR e Paraná Online - 25/11/2010 às 00:00:00 - Atualizado em 25/11/2010 às 00:21:45


* Fotos do acervo do amigo Antônio Ranzolin, filho do saudoso exímio piloto gaúcho de carretera, Ernesto Ranzolin

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Super Kombi


Já escrevi sobre as maluquices do Tito que começou fazendo nossos carros da Divisão 3 para o RFactor e na continuidade fez os mesmos carros em Paper Model para autorama com a ajuda do Caranguejo, Fabiano e Torquato. Agora são as Kombis réplicas de nossos VW da D.3, feitas em Paper Model para as corridas de fendas, uma mais bonita que a outra. Quem diria que um dia uma Kombi ficaria bonita!? É o Tito...   


A Kombi escolar da tia Carol em que um amiguinho nosso vai à aula.

A mais bonita de todas, #8.

A #13 de Orlando Belmonte Jr.


A Talbot #68 de Luiz Eduardo Duran.


A Marlboro #122.


A M&M #180.




A DIMEP #2.

Seis rodas, homenagem à Tyrrel.


Tchau tia Carol, vai devagar.



Le Mans - Mulsanne

Recebi de meu amigo Homero um quadro com as maiores velocidades alcançadas na grande reta de Mulsanne no circuito de Le Mans nos treino e corrida das famosas 24 Horas. Nos treinos de 1989 a Sauber Mercedes C9 de Jochen Mass/Manuel Reuter/Stanley Dickens chegou aos 400 km/h.  Em corrida  o WM Selecta no ano de 1988 chegou aos 405 km/h na grande reta.







NT: Como comentou o Francisco após 1990 foram feitas duas chicanes em Mulsanne, hoje as velocidades seriam bem mais altas!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Jr Lara Campos

 Não sei o que acontece com o blog do Jr, seus posts nunca vão para o topo da lista dos blogs que acompanho. Ele acaba de postar as fotos de uma pancada que deu na Ferradura, com uma narração deliciosa. Foi com muita sede ao pote e vários carros bateram .  Imperdível.
                                                       
Foto do blog do Tito, que o Jr e eu "afanamos" de leve!