A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

1968

Ontem estava procurando em meus arquivos por imagens que digitalizei há muito. Procurava arquivos da revista inglesa Autosport com as primeiras vitórias de dois grandes pilotos no ano de 1968 na Inglaterra, Luiz Pereira Bueno e Emerson Fittipaldi.
Achei duas vitórias do Luizinho e acho que a primeira de Emerson na Formula Ford, não tinha fotos, que depois procuro e mostro. Eles eram então desconhecidos, mal sabiam os ingleses que pouco tempo depois o mundo todo saberia o nome de Emerson, e Luiz por motivos outros voltou ao Brasil e continuou aqui sua carreira, e que carreira!
Uma coisa sempre me impressionou no automobilismo inglês, a quantidade de corridas e categorias. Enquanto no Brasil, Interlagos jogado às traças pensava-se em  reforma, o Rio tinha seu autódromo mas as condições eram precárias e só,  Tarumã não existia e nosso automobilismo tinha poucas corridas por ano.
Já na Inglaterra era uma loucura para nós, muitos autódromos e categorias, lá se disputava desde a Classe 500 em carros de formula com motores de motocicletas Norton ou JAP de 500cc, Formula 4, Formula 3, Formula 2, Formula Ford, GT, Grupo 5, Esporte Protótipos, Turismo etc. e bota etc. nisso.
Muitos autódromos, Silverstone, Brands Hatch, Croft, Snnertheton, Cadwell, Crystal Palace, Rufforth e vários outros.
Vou mostrar algumas fotos dessas categorias, principalmente GT, e Turismo com alguns carros do Grupo 5. Ford Falcom, Mustang, Ferrari, Escort, Chevron, Porsche, BMW e outros. 
Apenas uma ou duas corridas são na Europa todo resto na Inglaterra.
1968 o ano em que o mundo conheceu a força de nossos pilotos..


Kurt Ahrens, BMW 2002, Nurburgring.

  Dieter Quester, BMW 2002 Grupo 5.
       Acima Richard Attwood Cortina Lotus e Frank Gardner Escort FVA TC 1.6l, Zolder, Bélgica. 
Embaixo Chris Craft com Ford Escort GT 1.300cc em Nurburgring, curva Karussel.

Porsche 911L de Helmut Kelleners, em Jarama, Espanha.



Inglaterra

Chevron BMW #96 de Johnnie Bridges e #91 de Richard Shardlow em Cadwell Park.

Chevron Repco V8 GT, John Woofe , autódromo de Croft.

Ferrari Dino 2l #124 Tony Dean seguido por John Bridges com Chevron 1.6l. Croft.

Ferrari Dino 2l #103 de Ben Moore seguido do Chevron Climax 2l GT de Peter Crossley, autódromo de Ruff.

Mercury Ford 1.150cc de George Silverwood, Croft.

Ford Falcon 4.7L Grupo 5, #41 Brian Muir, ao lado o vencedor David Hobbs, Silverstone.

Ford Mustang 4.7L Grupo 5 de John Ewer e Syd Fox nos 500 KM no autódromo de Snertterton.

Um Cooper Norton do piloto Peter Kendall, Classe 500.





domingo, 21 de novembro de 2010

Força Livre - Copa Montana

Ferraz e Thomas.

Oi Rui semana atribulada, primeiro porque iria treinar com o Porsche na quinta, não deu porque fiquei sabendo que o autódromo estava fechado par um evento da Globo, é mole....mas vamos em frente.O Alemão nos treinos do Paulista me surpreendeu, conseguiu baixar o tempo, e nos treinos de classificação fez o sétimo tempo de vinte e dois carros que tinha.Na primeira bateria largou e vinha bem em quinto na geral e terceiro na categoria, aí na sétima ou sexta volta rodou na entrada do S e perdeu duas posições, veio assim até nas ultimas voltas perder a terceira marcha.Terminou a prova em sexto na geral e quarto na categoria.
Agora Rui eu tenho trabalho pacas, a próxima é dia quatro, tenho que refazer o carro, já amanhã vou terminar o carro do Alfredo, vou no Dudu fazer o escapamento, depois desmontar o Spyder e terminar o Porsche. Tive que mudar a linha de combustível.Eu pretendo treinar na quinta feira na semana do Paulista, e ai o carro já vai ficar lá, se andar bem e não tiver algum problema, pretendo fazer uma corrida da Força Livre.
Encontrei o nosso amigo Fábio Pópi e falou que o Turco vai estar na data que agente quer fazer as coisas ( churrasco ) nos Estados Unidos, então tudo está correndo para agente fazer no dia 11 de Dezembro...nos falamos e até mais abraços. Ferraz


COPA MONTANA E STOCK

Na Copa Montana o Marcelo fez uma corrida complicada, sendo punido na largada e depois tendo um pneu furado. Na Stock, Ricardo Maurício vinha liderando quando também teve um pneu furado.

Ken Block

Recomendado por meu filho Francisco esse vídeo de Ken Block no autódromo de francês de Montlhéry, palco de grandes disputas e inúmeras quebras de recordes desde os anos 20 do século passado.  




sábado, 20 de novembro de 2010

COPA MONTANA E STOCK



                              Brasilía (DF) – 20/11/2010 – O paulistano Marcelo Tomasoni (CM Capital Markets/SPFITCLUB/LiveWright), piloto da Montana nº 98, da Carlos Alves Competition Team, vai largar na 12ª posição do grid, para a 8ª etapa da Copa Chevrolet Montana, que será realizada no domingo (21/11), no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília (DF).

Tomasoni lutou muito para conseguir largar entre os 10 primeiros colocados, mas ficou apenas 0,5 segundo do piloto Galid Osman, seu companheiro na equipe de Carlão Alves, que conquistou a pole position. Nesta etapa de Brasília, cada décimo de segundo perdido, equivale a 2 posições no grid de largada.

A Copa Montana já mostrou que é uma categoria extremamente competitiva, que tem pilotos de altíssima qualidade. Num circuito curto e veloz, como é o anel externo de Brasilia, qualquer erro, por menor que seja, custa muito caro para o piloto que quer largar nas primeiras posições.

Para se conseguir uma pole nesta categoria, o piloto além de um ótimo carro e muita competência, também precisa contar com uma grande dose de sorte. Tomasoni tem os dois primeiros predicados, mas a sorte não tem dado as caras para o piloto paulistano.Tomasoni vai largar na sexta fila, ao lado do líder do campeonato, o paulistano Rafael Daniel.

Resultado oficial da classificação da Copa Chevrolet Montana:
1 28 Galid Osman 1:01.049
2 90 Thiago Riberi 1:01.094
3 6 Diogo Pachenki 1:01.168
4 73 Sérgio Jimenez 1:01.219
5 9 Eduardo Leite 1:01.314
6 26 Wellington Justino 1:01.319 4
7 11 Pedro Boesel 1:01.3818
8 Douglas Soares 1:01.508
9 21 Lucas Finger 1:01.545
10 2 João Paulo Mauro 1:01.549
11 22 Rafael Daniel 1:01.574
12 98 Marcelo Tomasoni 1:01.594
13 3 Denis Navarro 1:01.613
14 56 João Pretto 1:01.649
15 48 Gustavo Sondermann 1:01.682
16 17 Serafin Jr 1:01.684
17 88 Leandro Romera 1:01.701
18 23 Marco Cozzi 1:02.012
19 25 Tiago Geronimi 1:02.142
20 49 Marcelo Cesquim 1:02.178
21 60 Sérgio Ramalho 1:02.274
22 14 Hybernon Cisne 1:02.301
23 18 Rodrigo Navarro 1:02.369
24 1 Cadú Pasetti 1:02.655
25 75 Henrique Assunção 1:02.670
26 38 Thiago Penido 1:02.777
27 78 F Marote 1:02.972
28 0 Eduardo Furlanetto 1:03.410
A corrida de Brasília da Copa Chevrolet Montana, terá transmissão ao vivo pela REDETV! e pela RaceTV, com transmissão de Edgard de Mello Filho, a partir das 13,00 do domingo.


PAULO VALIENGO comunicação e marketing MTb56052