A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 14 de novembro de 2010

Austin Healey

O branco um Mark III  3.000cc de 1967 e o azul um 100 de 1954.


Simplesmente lindo, gosto muito desse carro desde que andava no de minha irmã Cida e no de seu namorado que tinha um preto, o dela um 100/4 tinha os “bancos” traseiros o dele um 100/6 não. Lembro dos bancos que prendiam nas curvas e dos vidros laterais que era levados no porta malas. Também sua capota que para ser  levantada levava muito tempo, talvez até a chuva passar. Um verdadeiro esportivo, um inglês raçudo que em sua época enfrentava carros com maior potencia de igual para igual.



Mark II 3.000cc de 1962.



Nas duas fotos um 100/6 BN4 2.600cc de 1956.  



O Mark III de 3.000cc de Timo Makinen na Targa Florio.





Guardo essas fotos a muito tempo para mostrar a vocês e no  link abaixo o post que fiz para o Austin da Cida que leva ao da Quatro Rodas Digital com o teste completo que o Expedito fez com ele em 1961.
  http://ruiamaraljr.blogspot.com/2010/08/austin-healey-ii.html

PANTHER SIX



Domingo tranqüilo, Vettel um verdadeiro Campeão, F. Truk não me atrai muito resolvi mostrar esse carro que achei em uma revista jogada por aqui.
O Panther Six foi projetado e depois construído no ano de 1977, era para ser um GT bem diferente dos demais da época. Seu idealizador queria um carro melhor que as Ferrari, Porsche, DeTomaso, Aston Martin, Jaguar, Lamborghini e por aí vai, ainda bem que apenas o protótipo foi construído.
Seis rodas dianteiras, motor do Cadillac Eldorado de 8,2 cc com dois turbo compressores ,  600 HP de potencia e 89 mkgf de torque. Os pneus Pirelli P7 de perfil baixo com rodas de 13 pol. Na dianteira e 16 na traseira. 
Dois tanques de combustível com 68l cada, a transmissão automática GM de três marchas.
Pesava duvidosos 1.280 kg, 2m de largura, e duas capotas a de lona e uma de fibra.    
      Motor Cadillac Eldorado com dois turbocompressores, dois estepes.
A suspensão dianteira e seu berço.

Vettel - PARABÉNS CAMPEÃO

  Contrariando todos prognósticos Vettel  merecidamente é o novo Campeão do Mundo de Formula Um , chegou a última corrida alguns pontos atrás de Alonso e não se abalou com isso, fez uma corrida perfeita e o titulo é seu por merecimento. Parabéns a Equipe Red Bull e ao novo Campeão.     




Apenas a destacar a feia e anti esportiva atitude de Fernando Alonso reclamando de Petrov ao final da corrida, atitude aliás que combina bem com as que sua equipe vem tomando ao longo desta temporada e algumas anteriores.

Fotos: AP


sábado, 13 de novembro de 2010

ALFA ROMEO T33

Nino Vacarella pilota na sua vitória em dupla com Toine Hezemans na Targa Florio 1971.
A bela tomada de ar para os carburadores rendeu o apelido de "IL PERISCOPIO".


A Alfa Romeo 33 foi produzida por mais de dez anos a partir de 1967, eram carros feitos para principalmente as corridas de longa duração. Sua fabricação e desenvolvimento foi entregue à Autodelta de Carlo Chitti e Ludovico Chizzola que era o departamento de competições semi oficial da Alfa, a idéia inicial era colocar no carro o motor quatro cilindros em linha das Alfas GT/GTA que eram preparados pela Autodelta. Carlo Chitti tinha outros planos, um motor V8 com quatro comandos de válvulas e a partir do final de 67 esse motor foi construído, tinha 1.995cc 78mm x 50,4mm, quatro válvulas por cilindro, e já desenvolvia 200 HP à 6.500 rpm.
O chassi tubular como era a tradição da Alfa foi projetado por Orazio  Satta Puliga engenheiro chefe de projetos da Alfa e de grande prestigio na marca já que fora responsável por grandes carros desde as Alfettas 158 até as Alfa Romeo GTV.
O chassi era de tubos de magnésio fundidos e a carroceria de fibra de vidro e o peso do protótipo era de apenas 580 kg. Era apelidada na Italia de IL PERISCOPIO por conta da tomada de ar para os carburadores sobre o motor, bem antes de qualquer carro de Formula Um.
A T33/2  correu em 1967/68 e venceu muitas corridas, mas já corria contra os Porsches de 3 litros e vencer apenas na categoria não era a idéia da Alfa.
Ainda em 1968 começaram os testes do motor V8 de 3 litros e a aparência da T33/3 já mudara muito.




Rolf Stommelen em Brands Hacth 1971.
O motor V8 de 3 L.


Em 1971 seu motor já bem desenvolvido tinha a potencia de 450 HP  seu peso total com o novo motor era de  650 kg. Esse carro venceu algumas corridas importantes como a Targa Florio, 6 Horas de Watikins Glen e as 6  Horas de Brands Hatch.
Na Targa Florio 1971 uma vitória empolgante do ídolo italiano Nino Vacarella em dupla com Toine Hezemans. 
Em 1972 foi desenvolvido o motor 12 cilindros flat estreando em 73 na Targa Florio, tinha 2.995cc com curso de 77mm x diâmetro de 53,6mm. Esse motor equipou alguns Formula Um como a Lola de Grahan Hill em 74 , a  March 721X de 72 e a MacLaren  em 1970, era beberão para F I e produzia 530hp à 12.000 rpm.

Andrea de Adamich TT33 nos 1.000 KM de Brands Hacth 1972.
Arturo Merzario na TT 33/3 12 cilindros.
Rolf Stommelen nos 1.000 KM de Nurburgring 1973.

Andrea de Adamich em Brands Hatch 1971.


A Alfa Romeo já com problemas financeiros entregou a equipe ao alemão Willy Kausen e no ano de 1975 foi campeã do Campeonato Mundial de Marcas. Nesse ano já corria com o motor flat 12 com a cilindrada reduzida para 2.134cc e com a ajuda de um turbo a 1.4 atmosferas de pressão . Esse motor tinha 640 HP de potencia a 11.000 rpm e a denominação do carro era 33TT12 e pesava 770 kg. TT significava Telaio Tubulare - chassi tubular.
Uma grande geração de carros que ficou na lembrança de que acompanhou o automobilismo de competição da época.  

Targa Florio 1971