A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 13 de novembro de 2010

GP dos Emirados Árabes - Yas Marina - 2010 - Grid

Webber


Confesso que minha torcida é por Mark Webber, mas agora ficou um pouco difícil ele vai largar na 5ª posição com seu principal adversário ao titulo em 3º. Mas como dizia o Grande Juan Manuel Fangio "carreras son carreras" e tudo pode acontecer amanhã. Webber lutou de igual para igual a temporada inteira contra Vettel e apesar desse ter a preferência da equipe chega ao final em condições de ser campeão. Alonso sentiu esse mesmo drama na MacLaren ao lutar dentro da equipe com Hamilton. Vamos ver amanhã quem será o campeão.  




                                                    Vettel

                                                 Alonso

                                             Hamilton








sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ANJOS DA GUARDA III

Na quarta feira o Ferraz nos brindou com um belo texto sobre o GP do Brasil 2010, gosto muito quando ele escreve e sei que muita gente também. Quando ele descreveu a atitude de um piloto Brasileiro após a bandeirada final logo lembrei de um texto que postei logo no começo do blog e mostrei novamente no ano passado. Tenho e sei que meus amigos que também correram tem um grande respeito por esse pessoal anonimo  que sempre nos ajudou. 
Ao final de uma corrida quando eles vem com suas bandeiras nos saudar é realmente emocionante, não importa a colocação, vê-los acenando suas bandeiras é de arrepiar.


   ANJOS DA GUARDA

Eles são nossos anjos da guarda, só que ninguém se lembra deles, os Comissários de Pista, na época em que eu corria Bandeirinhas, estão lá para nos proteger, sinalizar óleo na pista, eventuais acidentes etc, são a nossa visão da corrida antecipada, onde não conseguimos enxergar. Só que deles não achei uma pequena foto sequer, são na maioria voluntários,   amantes do esporte, vêem tudo de errado que fazemos e também tudo que fazemos certo, a visão de corridas deles nem a TV acompanha.

Depois da bandeirada final eles sempre saem de seus postos e no meio da pista agitam suas bandeiras, e se você andou bem, tem sempre um aceno direcionado a você. É muito bonito.
Às vezes assistindo corridas vemos algum piloto mais nervoso empurrando-os quando ele vem prestar ajuda.
Lembro de uma corrida, foi em 1971 eu novato, acho que era a Copa Sulamericana ,vinha babando atrás dos ponteiros já que minha Caixa 3 me havia atrasado na largada .Na parte final da curva do Sol , curva maravilhosa ,raio longo dois pontos de tangencia vindo da Reta Oposta era feita em 4º marcha , dei uma rodada daquelas , fui rodando quase até o Sargento , numa destas rodadas , virado para a Curva do Sol vi o bandeirinha acenando sua bandeira amarela com listas vermelhas (óleo na pista) , nunca fiquei sabendo se ele percebeu o óleo pela minha rodada ou eu que não tinha visto a bandeira .Outro que me lembro , nas Mil Milhas em 1984 meu carro quebrou na mesma reta antes do Sargento ,era umas duas horas da madrugada e chovia canivetes , os Stock os carros da Turismo 5000 ,as Alfas balançavam tanto na freada que assustava , passando a meio metro de meu carro . Imediatamente chegou aquele "bandeira”, sinalizando sua bandeira amarela, me ajudou a descer do carro, me colocou em segurança, e voltou a sinalizar ao lado de meu carro parado, para que outro piloto não sofresse um acidente.
O grande Emerson Fittipaldi nervoso depois da quebra de seu F1, deu uns empurrões (penso que até uns tapas) num Comissário que veio ajudá-lo. Acho que foi no Rio de Janeiro. Algum tempo depois estava na choperia de meu amigo Werner e fui apresentado a ele, eu tenho 1.90m, ele era duas vezes meu tamanho, um armário. Super simpático me contou sua aventura com o Emerson sempre rindo, sem nenhum ressentimento. Pena não lembrar seu nome. Acredito que sendo o Emerson não só o grande piloto que é, mais também um grande cara, se desculpou com ele, só lembro que ele não guardava magoa nenhuma.
Acho que todos Comissários são como esse grandão : Anjos da Guarda. 



Algum tempo depois o Sergio lembrou o apelido do gigante, Pulguinha.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Plínio Meider Magrin é um Dentista Piloto

Foi por influência de seus primos - Paulo e João Buso - que já pilotavam carreteiras, que o curitibano Plínio Meider Magrin começou a se interessar, por volta de 1958/59, pelas competições automobilísticas.

Isto quando Magrin, filho de Evaristo e Vitória Magrin e formado pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Paraná em 1953, contava com apenas 21 anos de idade.

Foi então que Plínio adquiriu um automóvel Ford 1937 cupê que, segundo ele não oferecia boas condições para ser colocado em corridas, pois, apesar de ter o sistema de freios à varão já substituído por um sistema hidráulico, era ruim de freio.

Vendeu esse carro e comprou um Ford 1940 cupê também que, na época, era o automóvel mais utilizado pelos pilotos de carreteira. Aí sim, colocou no novo carro um motor Ford V8 modelo 8BA, rebaixou os cabeçotes originais, aliviou ao máximo o peso do volante da gremalheira, montou um diferencial mais longo com relação 11/39 e ingressou nas corridas na categoria Turismo que, como se recorda, tinha regulamento que não permitia maiores modificações na carroçaria e na mecânica do veículo como acontecia com a categoria Força Livre, das legítimas carreteiras. Quanto ao câmbio, permaneceu o original do Ford 1940, com três marchas à frente.

"O mecânico preparador do meu carro - diz Plínio Magrin -

era o próprio João Buso, que possuía oficina na rua Alferes Poli

esquina com avenida Guaíra, hoje avenida John Kennedy, em Curitiba.


Lembro-me bem - acrescenta Magrin hoje aos 75 anos de idade - que tinha boa amizade com Oscar Horst, dono da loja de auto-peças Tabor, que me fornecia as peças de reposição e os pneus que precisasse mas, que fazia uma exigência: nada de propaganda da loja na carroçaria do carro, a fim de evitar que outros pilotos de carros de corrida pedissem patrocínio a ele.

Enchia o tanque com gasolina de avião vendida pelo senhor Inocêncio, no hangar do Aeroclube, aeroporto do bairro do Bacacheri e aos sábados à tarde ia treinar na pista do circuito da vizinha cidade de São José dos Pinhais, no chamado "Chiqueirinho", preparando-me para as corridas, tendo ao lado a minha esposa Ilze."

Na sua primeira prova oficial, em 1960, na categoria Turismo, quando conseguiu o quarto lugar, Magrin competiu com pilotos que depois se tornaram famosos na categoria das carreteiras, tais como Miroslau Socachewski, Altair Barranco e Germano Schlögl, êste, o mais perfeito piloto de carreteira que conheceu.

Além do "Chiqueirinho", competiu no circuito do Asilo (rua Mal. Floriano Peixoto), em Curitiba. "Numa prova em Porto Alegre /RS - fala Magrin - assisti o extraordinário piloto e preparador argentino João Galvez chegar com sua carreteira em cima de uma camioneta furgão e anunciar numa rádio local que venceria a corrida, competindo com os melhores pilotos e carros gaúchos. Já na terceira volta pegou a ponta para não perde-la mais."

Na sua trajetória como piloto de carros de corrida, o que mais marcou a vida desse curitibano, que gosta de automobilismo até hoje, foram as amizades que angariou, as quais conserva até hoje com satisfação. Nos flagrantes, Plínio Magrin e o seu Ford (com direito a pneus faixa-branca!).

Por Ari Moro

http://www.parana-online.com.br/canal/automoveis/news/434899/?noticia=PLINIO+MEIDER+MAGRIN+E+UM+DENTISTA+PILOTO

18/03/2010 às 00:00:00 - Atualizado em 17/03/2010 às 23:56:38

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

GP do Brasil- Interlagos - 2010 por José Ferraz



Olá Rui è com imenso prazer que escrevo mais umas linhas em seu Blog a respeito do GP Brasil de formula 1.Vamos começar pelo trabalho que todo o ano venho fazendo no GP, é cansativo pois levanto todos esses dias ás quatro da manhã e retorno ás oito ou nove horas todos os dias.Eu tenho encontrado vários amigos de longas datas e conversamos sobre as coisas, mas o tempo é curto, não foi diferente neste GP, como todos eu tenho encontrado o nosso amigo Amadeu Rodrigues, batemos um papo rápido e tiramos algumas fotos, marcamos em nos encontrar no meu aniversário.

Amadeu Rodrigues e José Ferraz.


O serviço este ano foi bem mais leve para mim pois reduziram a carga de trabalho que eu tive no ano passado, este ano em todos os três dias eu só rodei uns 150km, ao passo que no ano passado só em um dia eu rodei 300km.
Mas Rui o que eu queria falar é o seguinte, eu já vi tantas coisas na vida dentro de uma pista de corrida, mas uns absurdos que vi no domingo eu já mais o faria........ou vc é profissional, ou então cai fora e não faça merda........porque um cara que aluga um Porsche para correr em preliminar de um GP Brasil de F1 e fazer a merda que fez, é muito feio.Estava eu no meu posto quando deparei com um carro com a frente toda amassada, eu logo falei para o meu parceiro que aquele carro se não entrasse para o boxe, iria estourar o motor, o meu parceiro perguntou porquê? eu falei o cara quebrou os radiadores e está andando sem agua, porque se vc olhar direito vai ver o vazamento de aguá.Bom o cara acelerando em todo o ritmo, deu duas voltas e na descida do lago estourou o motor e melou toda a pista, do lago até na entrada do S, mas não era só isso é que estávamos a poucos minutos da prova da F1.Bem foi diretor da prova e todo o pessoal da FIA para a pista para ver o estrago, resumindo nós temos um produto que é importado que é caro pacas e absorve todo o óleo, mas deu um trabalho porque estava ventando, e voava tudo.Eu tinha que ir pegar o material e as pessoas em outros postos para fazer todo o trabalho, executamos tudo e fomos parabenizados pela FIA e pelo Bernie, ele já mais imaginava que agente conseguiria toda a limpeza da pista em 15 minutos, pois não foi atrasado nada do programa, mas deu muito trabalho pra todos.
O que eu quero falar com tudo isto, é que com um carro que é caro, tem limitador de giro, tem todas as informações no painel, e um idiota não sabe fazer leitura em um painel de um automóvel, e muito menos sabe o que é um carro de corrida, se um carro como o porsche GT3 que tem os radiadores na frente do carro  um de cada lado, qualquer toque na frente, é fatal e deveria ficar atento na temperatura do motor, e se a temperatura estiver se elevando, ou entra pra boxe, ou para em um lugar de acesso.
Outro assunto, é o trouxa do Felipe Massa, esse vái pagar caro com o que fez este ano com agente na pista.Para o ano que vem, eu vou ficar no mesmo lugar com uma barra de ferro na mão, e se ele fizer a mesma coisa que fez, eu vou ser manchete de jornal, e não vou mais trabalhar na F1.No final da prova, os pilotos vem devagar para os boxes e comprimentando todos nós, agente fica na beira da pista parabenizando eles, todos passaram fazendo positivo ou batendo palmas, até o  Bruno Sena, nós estávamos na zebra do lago, e ai quando passo o língua presa com a Ferrari, jogou o carro em cima da gente e acelerou, eu falei na hora , se eu tivesse uma barra de ferro, eu tinha dado bem no lugar que ele tomou com a mola......arrogante filho da p..., nem nos boxes ele se comunicava com as pessoas, eu na sexta socorri o Kobayashi, o cara é uma figura, ele veio comigo no carro pra boxe, ofereci água pra ele, ai ele riu e falou em Português, muito obrigado, quando  chegamos no boxe, ele desceu veio do meu lado bateu no meu braço e falou, muito obrigado, vái ver que ele só aprendeu isso em Português, mas é atencioso comunicativo brincalhão, ao passo que tem gente que pensa que tem o rei na barriga, mas o dia que bater ,vai pro saco igual os outros e fede no mesmo, até o Alonso, a plateia zuou com ele, mas nem por isso ele nos deixou de comprimentar......é isso pessoal que faz agente um cidadão de bem com o Mundo.Vou deixar aqui uma pequena deixa: sabem quando o Massa vai ser campeão do Mundo( nunca) ele estava pensando que era o titular da Ferrari, mas não sabia que pra ficar lá e ser campeão do Mundo, tem que acelerar, e agora ele tem um parceiro que acelera. Acelera na hora da corrida seu filho da ppppppppptttttttttttt não em cima da gente no final da corrida seu língua presa......abraços Rui e vamos para a próxima e esperar pra ver o campeão, quem será.....abraços. José Ferraz

Antes de tudo obrigado meu amigo, você bem sabe que pensamos igual a respeito de muitas coisas do automobilismo. Sei que você trabalhou muito, como sempre, e está ocupado com seu Porsche e mesmo assim arranjou um tempo para escrever para nós sua visão de lá de dentro do GP Brasil . Rui Amaral Jr



    

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