A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 9 de outubro de 2010

AYRTON - SUZUKA 1988 PRIMEIRO TITULO MUNDIAL


A MacLaren havia dominado o campeonato de 1988 de forma incontestável, Ayrton ganhou sete corridas e Prost seis. Como na época o sistema de pontuação descartava alguns resultados e somente onze eram contados o francês chegou a Suzuka com dois pontos à frente do brasileiro, fruto de seis segundos lugares durante a temporada contra dois.
Somente uma vitória interessava a Ayrton, para o que seria seu primeiro campeonato mundial, e assim ele cravou a pole com o francês ao  seu lado.
Ayrton larga mal e cai para décimo terceiro lugar, na primeira volta já passa em sétimo lugar, na segunda em quinto, na terceira em quarto, na décima primeira passa Gerhard Berger de Ferrari e na vigésima com a quebra de Ivan Capelli fica em segundo.
Pilotando a seu estilo em cinco voltas encosta no francês para ultrapassar na volta vinte e sete. Caía uma pequena garoa e logo Ayrton abre cinco segundos, quando a garoa para Prost encosta mas logo em seguida começa chover e no seu estilo de sempre o brasileiro abre treze segundos e vence seu primeiro campeonato.   




sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Adolfo Cilento e Ricardo Bock

1983 dois amigões me convidam para "assistir" as Mil Milhas, quando chego no box deles a primeira coisa que ouço é que eu precisaria ajudar. Foi uma dureza mas muito bom, agora vendo as fotos começo a lembrar de muitas loucuras daquelas MM e um dia o Ricardo e eu contaremos tudo, por enquanto mostro algumas fotos do carro e alguns amigos que dividiram o trabalho naquela corrida.
Ao Adolfo com saudades.   

Adolfo se prepara para a largada, ao seu lado Claudinho, ....... e Ricardo apreensivo.
Troca de pilotos em uma das paradas para reabastecimento, Adolfo pilotando, Ricardo e os outros empurrando, entre eles eu.
Já pela manhã na saída do "Sargento".



quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Tito Tilp


Os Divisão 3 para o RFactor


As carrocerias do Tito para autorama 1:32




Tito, obrigado pelas maravilhas que você fez para lembrar nossos carros da Divisão 3 e 4, a você e todos os amigos que contribuíram nosso muito obrigado. Que Deus te proteja e olhe sempre por você e pelos seus.



quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Duran e Ferraz

Duran #68, Ferraz #19 e eu #8 em bela criação do nosso amigo Tito Tilp.

Duran, Amadeu Rodrigues, Bé, eu, Ferraz e escondido Orlando Belmonte Jr.

Confesso que sou fã de muitos pilotos, vi e vejo tantos deles andando pelas pistas do mundo e apesar de acompanhar o automobilismo desde garoto ainda me entusiasmo vendo uma tocada forte e um piloto daqueles que anda sempre no fio da navalha.
Hoje quero escrever um pouco sobre dois amigos de muito tempo, ainda garoto admirava as peripécias deles nas pistas. Acho que os dois disputaram as Mil Milhas a partir da segunda ou terceira edição em 1957 ou 58 e eu novo com cinco ou seis anos já era fã deles, mais tarde ficamos amigos, dividimos grids e muitas histórias.
Agora já com uma certa idade o Ferraz se tornou preparador e ontem me contou que hoje vai roncar o motor do Fusca 1.800cc do Alfredo, aguardo noticias.
Já o Duran está se dedicando ao RFactor e para isso conta com toda sua experiência dos tempos de carretera. Montou um cockpit digno de sua época de Mil Milhas. Conforme especificações transmitidas por ele o mesmo foi feito a partir de uma mesa velha, uma tabua de passar roupa velha e um trilho de cortina igualmente velho, como podemos ver. Agora fiquei sabendo de fontes fidedignas que ele está uma fera no Rfactor andando com seus carros em varias pistas do mundo e colocando tempo em pilotos que a muito mais tempo disputam a categoria. 


Duas criações do Tito para o RFactor em que o Duran arrasa!