A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 29 de junho de 2010

OS GAÚCHOS



O automobilismo Gaúcho sempre foi forte e muito antes da inauguração de Tarumã já se fazia presente com grandes nomes em todas corridas de vulto pelo Brasil. Prova disso são as vitórias deles nas Mil Milhas Brasileiras em Interlagos nos anos 50 com grandes pilotos como Catharino Andreatta, Orlando Menegaz, Breno Fornari, Aristides Bertuol, Italo Bertão.
O que sempre me admirou nesses pilotos era que traziam os nomes de suas cidades pintados no carro, como uma bandeira, Passo Fundo, Bagé, Encantado, Lageado, Erechim e por aí vai. Sei que na época havia uma certa rivalidade entre eles, e este é um assunto para pesquisar e escrever sobre um dia.



José Otero #26 na largada em Encantado.

Pois é, meu amigo Caranguejo -Henrique Mércio - é de Bagé e quando viu a foto do piloto  José Otero na largada do 1º Circuito do Alto Taquari RGS na cidade de Encantado largando com sua carretera #26 atrás de outra carretera #4 logo me enviou um e-mail contando que o piloto era Bajeense e algumas lembranças de sua carreira.

Infelizmente temos pouco material sobre o José Otero, sabemos que participou da 1ª Mil Milhas Brasileiras, portanto se alguém souber mais e quiser nos dar os detalhes mostraremos com toda certeza a carreira dele.



José Otero largando na prova Porto Alegre-Bagé.
Circuito da Zona Sul, interessante prova que largava em Guaiba, região metropolitana de Porto alegre e seguia para Bagé, passando por cidades como Caçapava do Sul e Lavras. Depois, retornava à Guaiba, mas pela estrada de Pelotas, passando por Camaquã.
Na foto de Francisco Landi, que participou dessa prova em 1950 e foi o segundo colocado na primeira etapa com seu Nash.


A meu amigo Bajeense Caranguejo e todos pilotos Gauchos que levaram o nome de suas cidades e estado com muita garra a todos os lugares onde havia uma competição automobilistica. 




Ainda Valencia



A desastrada entrada do Safety Car no GP da Europa em Valencia ainda rende seus frutos no mundo da Formula Um, a FIA estuda uma punição a Alonso por suas declarações de que a corrida foi manipulada e ainda a Stefano Domenicale por seus comentários.
Ouvi agora a pouco Domenicale na News Letter da Ferrari recebida ontem e achei razoáveis suas declarações. Ele lamenta que o Safety tem entrada justo na frente da Ferrari quando a equipe vinha fazendo uma boa corrida e acha que a punição de Hamilton foi branda e propiciou a ele uma forma de andar forte por uma ou duas voltas e descontar o tempo perdido na passagem pelos boxes.
Como já escrevi antes acredito que a F I nesse ponto tem muito a aprender com a Indy, não achei de forma alguma que houve malandragem de Hamilton, apenas ele viu o Safety entrando e o Vettel lá na frente e passou. O erro foi da direção da prova não realinhando os carros tal como eram suas posições antes do acidente.
 
Quase ao final da corrida os pneus de Alonso já estavam em estado lastimável.
 

segunda-feira, 28 de junho de 2010

TALENTO NATURAL



Vendo a barbeiragem de Kovalainen ontem na Formula Um, lembrei de um termo que uso as vezes, Talento natural. Barbeiragem porque um piloto simplesmente não comete tal insanidade, frear muito antes do que seria natural, isso é coisa de barbeiro mesmo.
Hoje em dia o nível de pilotagem se nivelou por baixo, com 20/21 anos o piloto já tem dez ou doze anos de carreira, aí um Kovalainen da vida andando num Formula Um junto com um Lewis Hamilton toma apenas um segundo. Depois de doze anos o cara não é um piloto, apenas tem o cacoete de piloto, treinou por milhares de km, já fez inúmeras corridas em diversas categorias e anda apenas em cima de tudo que aprendeu, mas o talento natural inexiste.




Vejamos então o Teleco - Luiz Antonio Siqueira Veiga - começou a correr depois de mim no ano de 1972 quando fez Estreantes e Novatos brigando muito com Jr Lara Campos e vencendo o torneio. No ano de 1973 recém graduado correu na Divisão 3 com o carro da AUTOZOOM e em algumas provas da Divisão 4 e simplesmente se mandou para Inglaterra correr de Formula 3.





Estreante e Novatos, Jr Lara Campos, outro piloto talentoso e Teleco, batalham no "Sargento"


Lá em um March 733 do Tean Angeleri começou a enfrentar as feras da categoria, seu esquema apesar de contar com motores da Novamotor era bem mais modesto que a maioria dos pilotos os campeonatos ingleses, e não fez feio. Em sua ultima corrida no Forward Trust largou na pole, e podemos ver pelo resultado abaixo que muita gente boa estava na disputa como Tony Brise, Brian Henton, Barrie Maskel, Ian Taylor, Alex Dias Ribeiro e outros.



Para o ano de 1974 foi convidado pela March para ocupar o lugar de Jean Pierre Jarrier na equipe de fabrica. Jarrier iria para Formula 2 e o lugar na equipe era seu, mas não consegui patrocínio e voltou a correr no Brasil.



Escrevi sem consultar meu amigo Teleco, se há alguma correção a ser feita cabe a falha a minha memória, mas continuo afirmando Talento Natural é tudo.


B.A.R.C. Forward Trust British F3 Championship, Rd 14, 1973
Thruxton Circuit, Andover



 October 28 8 laps x 3790 m = 30.32 KM                                                                                                      Pole Position: "Teleco", 1'18.8" Fastest Lap: Richard Robarts, 1'19.0"

Pos Cla. # Driver, Nationality Entrant Car - Engine/Tuner Time, Laps Reason Out
1   10 Richard Robarts, GB Myson Racing March 733 - Ford/Novamotor 10'42.6"
2    9 "Teleco" (Luis Antonio Siqueira Veiga), BR Angeleri March Racing March 733 - Ford/Novamotor 10'44.0"
3    1 Ian Taylor, GB Chris Andrews March 733 - Ford/Holbay 10'44.6"
4   21 Tony Rouff, USA AB3 Racing Developments GRD 373 - Ford/Vegantune 10'52.0"
5   38 Barrie Maskell, GB Hesketh Racing Dastle Mk 10B - Ford/Holbay 11'02.2"
6   14 Matt Spitzley, USA Matt Spitzley March 713M/733 - Ford/Brown 11'02.6"
7    7 Nicholas von Preussen, GB P & M Racing Preparations March 733 - Ford/Vegantune 8
8   39 Derek Lawrence, GB Dr Joseph Ehrlich Ehrlich ES2 - Ford/Ehrlich 8
9   36 Val Musetti, GB Valentino Musetti Royale RP11 - Ford/Vegantune-Carlow
10 12 Glean Eagling, GB Team Modus Racing March 733 - Ford/Brown
11 15 José Espirito Santo, P José Espirito Santo March 733 - Ford
12 6 Allan Davies, GB Allan Davies March 733 - Ford
13 33 Andy MacGregor, GB Andy MacGregor Brabham BT35 - Ford
14 41 Fergus Tait, GB Competition Cars MRE P173 Mk 2 - Ford/Brown
15 DNS 4 Mike Wilds, GB Dempster International Racing Team March 733 - Ford/Holbay - Engine
16 DNS Alex Ribeiro, BR Angeleri March Racing March 733 - Ford/Holbay
17 DNA 2 Tony Brise, GB Team Kent Messenger Racing March 733 - Ford/Holbay
18 DNA 3 Masami Kuwashima, J Reystan Racing March 733 - Ford/Holbay
19 DNA 20 Brian Henton, GB Brian Henton GRD 373 - Ford/Holbay
20 DNA 22 John MacDonald, GB John MacDonald GRD 373 - Ford/Novamotor
21 DNA 24 Rod Smith, GB Rod Smith GRD 372 - Ford/Vegantune
22 DNA 28 - Team Ensign Ensign LNF3 - Ford
23 DNA 30 Mike Tyrrell, ANT Marc Gregory Property Development Ensign LNF3 - Ford/Vegantune


A temporada dos brasileiros na Formula 3 por Carlos de Paula
 http://brazilexporters.com/blog/index.php?blog=5&s=leonel+friedrich&sentence=AND&submit=Search 

Resultados Formula 2 Register

 http://www.formula2.net/F373_GB39.htm 


domingo, 27 de junho de 2010

VALENCIA GP DA EUROPA


Com duas fotos do grande Gerhard Berger na Espanha em Jerez quero dizer que apesar de tudo gostei da corrida deste ano em Valencia.
Kovalainen admite que errou ao frear antes no acidente com Webber, erro inadmissível quase entra nas estatísticas da Lótus e leva o australiano junto, como bem comentou o Zullino no post anterior, seria ele a Milka Duno da F Um?

Alonso chiou e quase deu resultado, achei que o erro não foi de Hamilton e sim da direção da prova que colocou o Pace Car na hora errada ou não advertiu os pilotos, Vettel na frente passou e Hamilton achou que também poderia. Nesse ponto a Formula Um tem muito a aprender com a Indy.

Boa corrida de Rubens Barichello e do Kobayashi, quando menos se esperava ele com os pneus macios tomou a posição de Alonso e depois de Buemi.

Parece que Alonso está protestando contra tudo e todos, vamos aguardar.

Hoje ouvindo a narração, até que não saiu muita bobagem, comentaram sobre as mudanças da F I no ano que vem, parece que a FIA quer trazer novamente o KERS e algumas outras modificações para facilitar as ultrapassagens.

Apenas outras bobagens da FIA, todo mundo vê e sabe que hoje o que dificulta as ultrapassagens é a aerodinâmica e os freios que a F I usa, se um carro de formula qualquer já freia super bem por causa dos aerofólios e outros apêndices aerodinâmicos o que dizer então dos super freios que usam. Acredito que se usássemos ainda hoje o antigo traçado de Interlagos um F I frearia na curva “Três” depois , muito depois da placa dos 50m. Isso nivela os pilotos pois é muito pouca a diferença de um Alonso para um Kovalainen e impossibilita as ultrapassagens.



A classificação do GP da Europa em Valencia



1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1h40min29s571
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 5s042
3. Jenson Button (ING/McLaren) - a 7s658
4. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 20s627
5. Robert Kubica (POL/Renault) - a 22s122
6. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 25s168
7. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 30s965
8. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 31s299
9. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 32s809
10. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - a 42s414
11. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 43s287
12. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 44s382
13. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 45s890
14. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 46s621
15. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 48s239
16. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 48s826
17. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - a 1 volta
18. Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 2 voltas
19. Timo Glock (ALE/Virgin) - a 2 voltas
20. Bruno Senna (BRA/Hispania) - a 2 voltas

http://esportes.terra.com.br/automobilismo/ultimasnoticias/0,,EI4677,00.html


As reclamações da Ferrari e particularmente de Alonso deram resultado, ao tempo de : Jenson Button, Rubens Barrichello, Nico Hulkenberg, Robert Kubica, Vitaly Petrov, Adrian Sutil, Sebastien Buemi, Pedro de la Rosa e Vitantonio Liuzzi, foram acrescidos cinco segundos.
As principais mudanças foram para Alonso e Kobayashi.



O novo resultado do GP da Europa:
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 57 voltas
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 5s
3. Jenson Button (ING/McLaren) - a 12s6
4. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 25s6
5. Robert Kubica (POL/Renault) - a 27s1
6. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 30s1
7. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 30s9
8. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 32s8
9. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 36s2
10. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 44s3
11. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - a 47s4
12. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 48s2
13. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 46s6
14. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 48s2
15. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 48s8
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 50s8
17. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - a 1 volta
18. Timo Glock (ALE/Virgin) - a 2 volta
19. Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 2 volta
20. Bruno Senna (BRA/Hispania) - a 2 volta
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a 4 volta