A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 27 de junho de 2010

VALENCIA GP DA EUROPA


Com duas fotos do grande Gerhard Berger na Espanha em Jerez quero dizer que apesar de tudo gostei da corrida deste ano em Valencia.
Kovalainen admite que errou ao frear antes no acidente com Webber, erro inadmissível quase entra nas estatísticas da Lótus e leva o australiano junto, como bem comentou o Zullino no post anterior, seria ele a Milka Duno da F Um?

Alonso chiou e quase deu resultado, achei que o erro não foi de Hamilton e sim da direção da prova que colocou o Pace Car na hora errada ou não advertiu os pilotos, Vettel na frente passou e Hamilton achou que também poderia. Nesse ponto a Formula Um tem muito a aprender com a Indy.

Boa corrida de Rubens Barichello e do Kobayashi, quando menos se esperava ele com os pneus macios tomou a posição de Alonso e depois de Buemi.

Parece que Alonso está protestando contra tudo e todos, vamos aguardar.

Hoje ouvindo a narração, até que não saiu muita bobagem, comentaram sobre as mudanças da F I no ano que vem, parece que a FIA quer trazer novamente o KERS e algumas outras modificações para facilitar as ultrapassagens.

Apenas outras bobagens da FIA, todo mundo vê e sabe que hoje o que dificulta as ultrapassagens é a aerodinâmica e os freios que a F I usa, se um carro de formula qualquer já freia super bem por causa dos aerofólios e outros apêndices aerodinâmicos o que dizer então dos super freios que usam. Acredito que se usássemos ainda hoje o antigo traçado de Interlagos um F I frearia na curva “Três” depois , muito depois da placa dos 50m. Isso nivela os pilotos pois é muito pouca a diferença de um Alonso para um Kovalainen e impossibilita as ultrapassagens.



A classificação do GP da Europa em Valencia



1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1h40min29s571
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 5s042
3. Jenson Button (ING/McLaren) - a 7s658
4. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 20s627
5. Robert Kubica (POL/Renault) - a 22s122
6. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 25s168
7. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 30s965
8. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 31s299
9. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 32s809
10. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - a 42s414
11. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 43s287
12. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 44s382
13. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 45s890
14. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 46s621
15. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 48s239
16. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 48s826
17. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - a 1 volta
18. Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 2 voltas
19. Timo Glock (ALE/Virgin) - a 2 voltas
20. Bruno Senna (BRA/Hispania) - a 2 voltas

http://esportes.terra.com.br/automobilismo/ultimasnoticias/0,,EI4677,00.html


As reclamações da Ferrari e particularmente de Alonso deram resultado, ao tempo de : Jenson Button, Rubens Barrichello, Nico Hulkenberg, Robert Kubica, Vitaly Petrov, Adrian Sutil, Sebastien Buemi, Pedro de la Rosa e Vitantonio Liuzzi, foram acrescidos cinco segundos.
As principais mudanças foram para Alonso e Kobayashi.



O novo resultado do GP da Europa:
1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 57 voltas
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a 5s
3. Jenson Button (ING/McLaren) - a 12s6
4. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a 25s6
5. Robert Kubica (POL/Renault) - a 27s1
6. Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 30s1
7. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a 30s9
8. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 32s8
9. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 36s2
10. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 44s3
11. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - a 47s4
12. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 48s2
13. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 46s6
14. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a 48s2
15. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 48s8
16. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - a 50s8
17. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin) - a 1 volta
18. Timo Glock (ALE/Virgin) - a 2 volta
19. Karun Chandhok (IND/Hispania) - a 2 volta
20. Bruno Senna (BRA/Hispania) - a 2 volta
21. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a 4 volta

sábado, 26 de junho de 2010

VALENCIA


9h começa a classificação para o GP da Europa em Valencia na Espanha, pela manhã a volta mais rápida foi de Vettel com 1.38.052, seguido por Kubica com 1.38.154 e Mark Webber com 1.38.313. A primeira Ferrari é de Fernando Alonso em quinto com o tempo de 1.38.513 e Massa em oitavo com 1.38.686.



Os tempos do terceiro treino hoje pela manhã. 

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min38s052
2. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min38s154
3. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min38s313
4. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min38s500
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min38s513
6. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min38s623
7. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min38s676
8. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min38s686
9. Jenson Button (ING/McLaren) - 1min38s769
10. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min38s816
11. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min38s822
12. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min39s050
13. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min39s105
14. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min39s113
15. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min39s222
16. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min39s392
17. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min39s527
18. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min39s699
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min41s303
20. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min41s428
21. Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min41s955
22. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1min42s354
23. Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min42s611
24. Karun Chandhok (IND/Hispania) - 1min42s622


O grid de largada para o GP da Europa:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min37s587
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min37s662
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min37s969
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min38s075
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min38s127
6. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min38s137
7. Jenson Button (ING/McLaren) - 1min38s210
8. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min38s428
9. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min38s428
10. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min38s523
11. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min38s586
12. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min38s627
13. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min38s851
14. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min38s884
15. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min39s234
16. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min39s264
17. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min39s458
18. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min39s343
19. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min40s658
20. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min40s882
21. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1min42s086
22. Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min42s140
23. Karun Chandhok (ING/Hispania) - 1min42s600
24. Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min42s851

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Euclides Pinheiro




Me lembro bem, com dez ou onze anos vendo aqueles carros andando em duas rodas, era o Euclides Pinheiro fazendo seu show e que show! Com habilidade extrema Euclides, aviador e piloto de competição, mostrava ao publico o que podia fazer no comando de um carro. Nas belas fotos que recebemos do amigo Décio Bohner podemos ver um pouco das proezas desse grande artista das quatro e duas rodas. Obrigado Décio.


Nas fotos o belíssimo show de Euclides e sua equipe, feito com muito treinamento, dedicação, confiança e sobretudo fruto do grande talento desse homem show.


Por Graziela Rocha e Rui Amaral Jr



quarta-feira, 23 de junho de 2010

FAIR PLAY II

Voltando a nosso esporte e já que citei Schumacher vamos lá. 1994 após a morte de Ayrton, Damon Hill assume seu lugar na briga pelo titulo. Chega o GP da Austrália ultima prova do campeonato e Schummi está apenas um ponto à frente de Damon Hill. Não vou comentar aqui tudo que aconteceu nesse ano, bandeiras pretas não respeitadas, punições que foram canceladas e outras coisitas más. Na largada Schummi assume a ponta com sua Benetton até que Hill começa ameaçar descontando a diferença que os separa, numa escapada na East Terrace Schummi detona as rodas e suspenção direita de seu carro e quando Hill se prepara para ultrapassagem simplesmente Schummi joga seu carro contra o do inglês que ainda consegue ir até o Box mas já sem condições de continuar. Assim Schumacher vence seu primeiro titulo mundial. Depois da corrida houve uma investigação oficial por parte da FIA mas o acidente foi considerado “normal de corrida” e o Alemão não foi punido.
Isso certamente gerou nele uma sensação de impunidade que foi constante em toda sua carreira.


1997 Schummi bi-campeão do mundo 94/95 se vê novamente na briga com uma Willians pelo titulo mundial, desta vez está na Ferrari e seu adversário é Jacques Villeneuve e chegando ao GP da Europa em Jerez na Espanha ele está com 78 pontos contra 77 do canadense.
Novamente como na Austrália quando vai ser ultrapassado por Villeneuve a caminho do titulo, já que uma vitória naquela temporada valia 10 pontos contra 6 do segundo colocado, Schummi deliberadamente joga seu carro contra o de Jacques, só que desta vez não consegue seu intento. Villeneuve avariado vai ao Box e consegue retornar à corrida e terminar em terceiro o que lhe garante quatro pontos e a conquista do Mundial.
Schumacher foi considerado culpado e teve como pena a perda de todos seus pontos no Campeonato, foi uma punição justa? De forma alguma deveria ter sido punido por no mínimo duas temporadas, pois depois vimos tudo que ele na Ferrari aprontou, culminando com sua “rodada” no ultimo minuto de classificação do GP de Mônaco em 2006 quando outra vez foi considerado culpado tendo perdido sua posição no grid.
Acho Schumacher um grande piloto, rápido, batalhador, guerreiro mas creio que se tivesse sido punido com rigor no começo de sua carreira talvez não tivesse alcançado seus sete títulos e também não aprontado tanto como em sua ultima corrida no Canadá.