A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 26 de junho de 2010

VALENCIA


9h começa a classificação para o GP da Europa em Valencia na Espanha, pela manhã a volta mais rápida foi de Vettel com 1.38.052, seguido por Kubica com 1.38.154 e Mark Webber com 1.38.313. A primeira Ferrari é de Fernando Alonso em quinto com o tempo de 1.38.513 e Massa em oitavo com 1.38.686.



Os tempos do terceiro treino hoje pela manhã. 

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min38s052
2. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min38s154
3. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min38s313
4. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min38s500
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min38s513
6. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min38s623
7. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min38s676
8. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min38s686
9. Jenson Button (ING/McLaren) - 1min38s769
10. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min38s816
11. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min38s822
12. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min39s050
13. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min39s105
14. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min39s113
15. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min39s222
16. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min39s392
17. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min39s527
18. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min39s699
19. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min41s303
20. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min41s428
21. Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min41s955
22. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1min42s354
23. Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min42s611
24. Karun Chandhok (IND/Hispania) - 1min42s622


O grid de largada para o GP da Europa:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min37s587
2. Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min37s662
3. Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min37s969
4. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min38s075
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min38s127
6. Robert Kubica (POL/Renault) - 1min38s137
7. Jenson Button (ING/McLaren) - 1min38s210
8. Nico Hulkenberg (ALE/Williams) - 1min38s428
9. Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min38s428
10. Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min38s523
11. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min38s586
12. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min38s627
13. Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min38s851
14. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India) - 1min38s884
15. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min39s234
16. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber) - 1min39s264
17. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min39s458
18. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min39s343
19. Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min40s658
20. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min40s882
21. Lucas di Grassi (BRA/Virgin) - 1min42s086
22. Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min42s140
23. Karun Chandhok (ING/Hispania) - 1min42s600
24. Bruno Senna (BRA/Hispania) - 1min42s851

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Euclides Pinheiro




Me lembro bem, com dez ou onze anos vendo aqueles carros andando em duas rodas, era o Euclides Pinheiro fazendo seu show e que show! Com habilidade extrema Euclides, aviador e piloto de competição, mostrava ao publico o que podia fazer no comando de um carro. Nas belas fotos que recebemos do amigo Décio Bohner podemos ver um pouco das proezas desse grande artista das quatro e duas rodas. Obrigado Décio.


Nas fotos o belíssimo show de Euclides e sua equipe, feito com muito treinamento, dedicação, confiança e sobretudo fruto do grande talento desse homem show.


Por Graziela Rocha e Rui Amaral Jr



quarta-feira, 23 de junho de 2010

FAIR PLAY II

Voltando a nosso esporte e já que citei Schumacher vamos lá. 1994 após a morte de Ayrton, Damon Hill assume seu lugar na briga pelo titulo. Chega o GP da Austrália ultima prova do campeonato e Schummi está apenas um ponto à frente de Damon Hill. Não vou comentar aqui tudo que aconteceu nesse ano, bandeiras pretas não respeitadas, punições que foram canceladas e outras coisitas más. Na largada Schummi assume a ponta com sua Benetton até que Hill começa ameaçar descontando a diferença que os separa, numa escapada na East Terrace Schummi detona as rodas e suspenção direita de seu carro e quando Hill se prepara para ultrapassagem simplesmente Schummi joga seu carro contra o do inglês que ainda consegue ir até o Box mas já sem condições de continuar. Assim Schumacher vence seu primeiro titulo mundial. Depois da corrida houve uma investigação oficial por parte da FIA mas o acidente foi considerado “normal de corrida” e o Alemão não foi punido.
Isso certamente gerou nele uma sensação de impunidade que foi constante em toda sua carreira.


1997 Schummi bi-campeão do mundo 94/95 se vê novamente na briga com uma Willians pelo titulo mundial, desta vez está na Ferrari e seu adversário é Jacques Villeneuve e chegando ao GP da Europa em Jerez na Espanha ele está com 78 pontos contra 77 do canadense.
Novamente como na Austrália quando vai ser ultrapassado por Villeneuve a caminho do titulo, já que uma vitória naquela temporada valia 10 pontos contra 6 do segundo colocado, Schummi deliberadamente joga seu carro contra o de Jacques, só que desta vez não consegue seu intento. Villeneuve avariado vai ao Box e consegue retornar à corrida e terminar em terceiro o que lhe garante quatro pontos e a conquista do Mundial.
Schumacher foi considerado culpado e teve como pena a perda de todos seus pontos no Campeonato, foi uma punição justa? De forma alguma deveria ter sido punido por no mínimo duas temporadas, pois depois vimos tudo que ele na Ferrari aprontou, culminando com sua “rodada” no ultimo minuto de classificação do GP de Mônaco em 2006 quando outra vez foi considerado culpado tendo perdido sua posição no grid.
Acho Schumacher um grande piloto, rápido, batalhador, guerreiro mas creio que se tivesse sido punido com rigor no começo de sua carreira talvez não tivesse alcançado seus sete títulos e também não aprontado tanto como em sua ultima corrida no Canadá.


FAIR PLAY

Não ligo muito para o futebol, gosto de assistir meu grande São Paulo mesmo assim de vez em quando. Mas não pude deixar de ver a super falta de educação do técnico francês com o brasileiro Parreira.
Não tinha visto essa foto de Parreira segurando o maleducado pelo paletó, mas gostei. Tivesse o sr. Domenech ido tirar satisfações antes do jogo, podia dar até uns empurrões no brasileiro, mas a recusa de estender-lhe a mão após a partida foi uma atitude muito feia.

Lembrei de um dia no distante 1982 em que nossos carros da TEP correramm junto com os Passat da Hot Car em Interlagos, já que não corri aquele dia meus amigos hão de se lembrar melhor que eu.
Chovia e os Passats que eram bem mais rápidos que os VW em pista seca, tinham uns 40 HP a mais, se deram mal e se não me engano o Tide, com o VW que tinha sido do Amadeu Campos deu um baile neles vencendo a corrida.
Pois bem, um dos pilotos dos Passat, que tinha chegado atrás mas ia ao podium se recusou a participar da cerimônia e foi embora do autódromo. Atitude feia , baixa, vil como essa do técnico francês.
Conheço razoavelmente o povo francês, já que meu avô materno Epaminondas Duclos era descendente e meu filho Francisco fruto benvindo de meu casamento com uma francesa é franco-brasileiro, e acredito que nem mesmo o povo francês que é naturalmente ranzinza aprova a atitude desse incompetente.
Creio que o esporte, seja ele qual for, deve ser praticado com virilidade, força de vontade, técnica e sobretudo vontade de vencer, e nunca gostei de schumacadas e prostadas.
Gostei das declarações do brasileiro após a partida e se antes não tinha nenhuma opinião sobre ele, apenas sabendo que havia sido vitorioso com nossa seleção e também no Corinthians, passei a ter mais respeito por sua figura.

Foto: EFE