A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 16 de maio de 2010

DOMINGO DE CORRIDAS

Bela corrida de Mark Webber depois de ter no ano de 2009 a surpresa de andar constantemente atrás de Vettel hoje encontra seu caminho e impõe sua tocada, até o final do Campeonato teremos muitas belas disputas entre os dois. Alonso faltando uns 500 metros para bandeirada dá uma bobeada e Schummi se aproveita. Parece que com a nova pontuação o Campeonato muda a cada corrida. Pena a bobeada da MacLaren no carro de Button.



Na GT3 uma bela corrida, ver os Ford GT andando por Interlagos até emociona, na primeira parte da corrida antes do Pit eles dominaram, depois uma Lamboghini muito bem tocada se intrometeu entre eles e quase vence, não fosse a bandeira amarela e o Safety Car teríamos um belo final. E o Viper vermelho e preto, grande tocada com um carro que deve ser difícil de pilotar, no final na disputa com um Lamborghini achei que ao ver sua bela corrida prejudicada seu piloto acabou batendo em quem o tinha colocado para fora e iria continuar na pista, vamos ver!



Na Formula 3 Sulamericana uma bela corrida em Brasília, varias disputas pela ponta pena que só quinze carros largaram e o publico era nenhum.




Em Caruaru o belo show da Formula Truck, uma bela cidade, com uma boa pista e um grande espetáculo. Confesso não assistir a F. Truck com os mesmos olhos que vejo outras corridas mas sem duvida um senhor espetáculo. Publico lotando as arquibancadas e tudo mais a que a categoria tem direito.

Vai lá Francis!

POEIRA NA VEIA

Hoje tem Formula I , Formula Truck, Formula 3 e mais algumas corridas, particularmente vou torcer pelo Francis que volta a andar no seu elemento, a terra. Seu depoimento do primeiro dia na pista mostra sua vontade e emoção. Vai lá Alicatão!


FOTO: Jimmi Torres
    

sexta-feira, 14 de maio de 2010

João Campos: Genial piloto gaúcho – O início


1981, o ano que mudaria a vida de João Campos.

Partindo de sua cidade natal, Farroupilha-RS rumo à Porto Alegre, rodando pela estrada de chão batido para chegar ao Autódromo Internacional de Tarumã-RS, com seu Opala 6 cilindros, porta-malas munido de caixa de ferramentas, rodas e um macacão de mecânico... Assim foi o início da grande carreira do genial piloto gaúcho, João Campos.

Recordemos:

O diferencial do piloto João Campos foi não ter iniciado no rally, kart e começado com Opala 6 cilindros 250S das ruas e avenidas direto para a pista de Tarumã-RS quando com outros 25 concorrentes, largou em 3˚ e, já entrou em 3˚ lugar.

Como vê-se abaixo:

1981 Campeonato Gaúcho de Stock Car, com Opala - Campeão

1982 Campeonato Gaúcho de Marcas, com Fiat 147


1983 Campeonato Gaúcho de Marcas, com Fiat 147
(João Campos recebendo a taça do sr. Nelson Luiz Barro - médico, piloto e Prefeito Municipal de Guaporé-RS,
2˚ lugar Fagundes e 3˚lugar Evaldo Quadrado. E a piloto gaúcha Cristina Rosito)

1984 Campeonato Brasileiro de Marcas, com Fiat 147

1985 Campeonato Brasileiro de Marca, com Fiat Uno
(João Campos e Evaldo Quadrado- foram os primeiros pilotos a disputarem corridas
com Fiat Uno no Brasil)

1986 um ano de ajustes do carro

1987 Campeonato Gaúcho de Marcas, com Ford Scort

1988 Campeonato Gaúcho de Marcas, com Ford Scort Campeão 12 horas de Tarumã-RS
1989 Campeonato Gaúcho de Marcas, com Ford Scort - Campeão
(Mil Km de Tarumã-RS)

1990 Campeonato Brasileiro de Marcas, com Voyage


1991 Campeonato Gaúcho de Fiat, com Fiat Uno - Campeão

1992 Campeonato Brasileiro de Stock Car, com Omega

1993 Campeonato Brasileiro de Stock Car, com Omega




1994 Campeonato Brasileiro de Stock Car, com Omega

1995 Campeonato Brasileiro de Stock Car, com Omega


1996 Campeonato Brasileiro de Palio, com Fiat Palio


1997 Campeonato Brasileiro de Palio, com Fiat Palio

1998 Campeonato Brasileiro de Palio, com Fiat Palio

1999 Campeonato Brasileiro de Palio, com Fiat Palio


Curiosidades:

João Campos, em razão da excepcional carreira, é o primeiro piloto a ter contrato direto com a Fiat do Brasil (fábrica).

Ganhou provas em todas as categorias que disputou e em praticamente todos os autódromos do Brasil.

Por: Graziela M. Rocha

quinta-feira, 13 de maio de 2010

EVOLUÇÃO DOS VW-FUSCAS NAS PISTAS BRASILEIRAS - II

Eles na visão de Mauricio Morais.


As primeiras aparições do VW-Fusca nas pistas Brasileiras correndo com competitividade frente aos possantes carros da época se deu no ano de 1956 .
Neste ano Jorge Lettry preparou um VW para correr a I Mil Milhas Brasileiras , seu motor de 1.500 cc tinha na época 74 hp -DIN e segundo Lettry usava bloco original VW com todas partes internas do Porsche . Com este carro Christian Heins/Eugênio Martins chegaram em 2º lugar , chegando a liderar a corrida .

Do Rio Grande do Sul , também no ano de 1956 começou a correr este VW-Porsche com o piloto Aldo Costa e seu companheiro Haroldo Dreux . Acredito que seu motor fosse um Porsche 1.500 Super , tinha dois carburadores , 1588 cc e 70 hp . Com ele Aldo venceu diversas corridas sendo a primeira no Circuito Farroupilha no ano de 1956 . Correram na época de igual para igual com carreteras com potencia superior aos 300 hp e quando o circuito era mais travado dava trabalho . Pelo que sei o carro foi usado até o meio da década seguinte .
Já na década de 70 chegou a Divisão 3 , com a vitória de Emerson/Wilsinho nas 12 Horas de Porto Alegre de 1968 evoluiu muito a preparação desses carros . Acima o ano de 1971 uma corrida de Estreantes e Novatos com os rapidíssimos VW D3 preparados pela KINKO . Abaixo meu amigo Teleco , piloto rapidíssimo , quando corria em EN no VW D3 preparado pelo competente Robertinho da AUTOZOOM .
A partir de 1972 já no Campeonato Brasileiro de D3 , os Fuscas começaram a apresentar uma evolução rápidissima , chegando em alguns circuitos andar na frente dos Opalas com motores de mais de 300 hp . Abaixo meu amigo Jr Lara Campos que com seus VW D3 deu vários shows em nossas pistas .
Abaixo uma largada da categoria Turismo Especial Paulista no ano de 1982 , nada mais que a D3 , que pela persistencia de meu amigo José Ferraz voltou a se chamar D3 no ano seguinte .



Tomada da "Ferradura" no Interlagos Original , dá para perceber que as disputas eram muito boas , palmo a palmo . O carro do "Alicatão" que vos escreve é o ultimo nesta foto a minha frente meus amigo Bé , Amadeu , Duran , acho que Dalécio , Alvaro e Marco DeSordi .




MOTORES : Acompanhando a evolução dos motores em todo automobilismo o VW avançou e muito . Com seu comando de válvulas no bloco e varetas para acionar o balanceiro é impressionante o que alguns preparadores conseguiram extrair de potencia desses motores com uma configuração tão antiga . Nos anos 50 eles giravam 6.000 rpm , seus dois carburadores Zenith de 32 mm de diâmetro alimentavam a entrada única do cabeçote , sua refrigeração era feita por radiadores na dianteira do carro sua potencia 75 hp . Em 1971 quando corri pela primeira vez em D3 -EN-os motores já usavam um comando de válvulas P3 desenvolvido pela MM encima dos Iskanderyan 12/12 , o carter trabalhava seco com bomba de óleo Schadek , e alguns carros já usavam os carburadores Weber 48 com o cabeçote desenvolvido pela mesma MM . Acredito que os melhores motores dessa época tivessem uns 100/110 hp .
A partir dos cabeçotes de dupla entrada , da evolução dos comandos de válvulas , das bombas elétricas de combustível , dos pratos de molas de titânio , das molas de válvulas , das varetas de válvula , ponto fraco desses motores , do sistema de balanceamento e muitas outros componentes passaram esses motores a girar na casa dos 8.000 rpm e com alguns comandos 9.000 rpm . Sua potencia como relata Jr Lara Campos em seu blog chegou a incríveis 152 hp e posso dizer que o Chapa meu preparador tirava deles potencia parecida , verdadeiros canhões !
CAMBIO : Não tenho informação do cambio usado nos carros de Lettry e Aldo/Dreux , mas a partir de 1970 começou a ser usado cambio de quatro marchas com diversas relações desenvolvidas pela MM - um abraço Crispim - e parceiros , escrevi uma postagen intitulada "Caixa três" com maiores informações . Alguns carros usavam uma caixa de cambio Hewland de cinco marchas feita numa carcaça VW .
CHASSI : Só quem pilotou um carro desses sabe do prazer . Lettry conta que seu carro para as Mil Milhas 1956 não tinha nenhuma modificação , correndo inclusive com pneus diagonais Spalla di Sicurezza !!!! Quando comecei em 71 já usávamos rodas 6 pol. na dianteira e 7 pol. na traseira com pneus Pirelli Cinturato 165 na frente e 185 na traseira , ao contrario dos primeiros carros já usávamos barras estabilizadoras na frente e atrás , a cambagem das rodas traseiras era bem acentuada chegando a 3/4 graus negativos .
A partir de 72 tudo mudou muito com a chegada dos pneus Slick , os freios a disco nas quatro rodas , amortecedores importados . A primeira vez que pilotei com os slick fiquei impressionado , as freadas eram muito mais próximas , o limite muito mais alto , eles simplesmente grudavam a pista . Eram verdadeiros carros de corrida e o prazer de pilota-los imenso .

Mais desses incríveis VW nos blogs de meus amigo Jr , Orlando e Luiz .


http://historiasquevivi-jrlara.blogspot.com/
http://orlandobelmontejr.blogspot.com/ 
http://ruiamaraljr.blogspot.com/search/label/Caixa%203
http://www.interney.net/blogs/saloma/?cat=4689