A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 27 de abril de 2010

INTERLAGOS

Como era bonita a antiga pista de Interlagos!

Nas fotos que recebi do Orlando me veio a recordação do palco em que assisti grandes batalhas entre grandes pilotos, onde corri e tenho certeza conheci grandes amigos. Não importa em qual categoria ver os carros voando por ela era sempre bonito, a “Um” , “Três” , “Ferradura” , “Sol” curvas que marcaram uma época no automobilismo internacional. Saudades!
 
  A curva que leva a reta da Bandeirada, atraz onde está o carro branco eram os antigos boxes. O Café.
 
A entrada da curva "Um" com o muro da saída dos boxes. Curva maravilhosa de seu contorno e da "Dois" logo em seguida vinha a velocidade final no "Retão"
Lá no alto a"Três" e a "Quatro" na entrada do miolo, os carros tomam a "Ferradura".
A "Subida do Lago" curva complicada de seu bom aproveitamento vinha a velocidade para a "Reta Oposta" e entrada do "Sol". Nos D3 entrava-se em 4ª marcha para onde estão o Passat e o VW amarelo espetar 3ª.



No "Sol" Orlando Belmonte Jr.
Acima dos carros a curva do "Sargento"

No "Laranja" a briga de meus amigos #40 Amadeu Rodrigues, #68 Duran, #7 Bruno, #13 Orlando e José Ferraz.

A entrada do "S" logo depois o "Pinheirinho" e "Bico de Pato".

O HOMEM DE LA MANCHA

Hoje no COMPRSAS vi um incrivel video da HONDA com a canção da peça. Agora pensando no genial Miguel de Cervantes Saavedra e seu personagem D. Quixote de La Mancha livro que já li desde minha juventude uma cinco vezes encontrei na voz de dois outros gênios sua interpetração.
Paulo Autran e Maria Bethania.




segunda-feira, 26 de abril de 2010

CAÇADORES DE ESTRELAS II

"O Caçador de Estrelas sendo feito .




Esta é a parte traseira , veja as lindas rodas de cubo central.


O carro na pista , veja onde ia o piloto.


Na pista acelerando .


Reparem na posição do volante .



O pé do piloto ia no bico do carro .


Só quem já ouviu o ronco de um carro de corridas , já pilotou um , já correu , pode dizer desta paixão . Eu particularmente os conheci desde cedo , e toda vez que entrei numa oficina de preparação me senti em casa , o cheiro , o ar , peças , carros , pneus , câmbios , engrenagens , um carro de corridas no cavalete , a sensação é única . Pode ser um Formula , Prototipo ou Turismo a hora em que vemos aquele carro no ar é o mesmo que estar nas nuvens . Acredito que a maioria dos pilotos se sente assim , é difícil encontrar um ex piloto que não sinta saudades da época em que corria , eu particularmente só conheci um . Agora que tenho reencontrado tantos amigos vejo neles sempre o mesmo pensamento . Conheço centenas de pilotos , que pilotaram de F.1 até D. 1 a grande maioria apaixonado pelo que faz , grandes pilotos , campeões , pilotos médios , e até alicataões , em todos a mesma paixão . Qual deles nunca olhou seu carro sendo feito e disse "é campeão " ou " é o mais bonito da categoria ". Nestas fotos acima estamos vendo um sonho , Bica Votnamis idealizou no ano de 1967 um carro incrível , com motor central , Chevrolet Corvette , freios a disco etc . O único problema do carro foi a posição de pilotagem , à frente do eixo dianteiro , qualquer batida de frente e lá se ia o piloto . É claro que ele pensou nisto quando projetou o carro , mais ai entra a paixão , o sentimento de nada pode acontecer com a gente , a vontade de andar na frente . Alguém de bom senso proibiu este carro de correr , mais que teria sido incrível vê-lo na pista isto seria . Antes que me esqueça Bica deu a este carro o sintomático nome de "Caçador de estrelas" .
Dedico esta postagem a centenas de Caçadores de Estrelas que conheço e em especial a alguns amigos , Duran , Ferraz , Orlando , Amadeu , Pankowisk , Fabio Poppi , Fabio Levorin , Edo , Luiz , Chico , Crispim , Teleco , Jacob , Ricardo e Mike. E a alguns outros que a esta altura caçam as estrelas bem de perto .


PS: Post de 4 de Maio de 2009 e hoje dedico tambem a alguns outros Caçadores que conheci durante esse maravilhoso ano de encontros. Caranguejo, Fabiano e Luiz Guimarães, Fernando Fagundes, Joel, Francis, Ricardo Bifulco, Tito, Sanco, Luiz Salomão, Rafa, Cezar ...

E a voce meu filho, nunca deixe que pequenos transtornos apaguem seus e nosso sonhos, que um dia realizaremos.     

domingo, 25 de abril de 2010

COMPRANDO O #14

1978

Recebo um telefonema do Chico Lameirão, na época éramos apenas conhecidos, contando que estava com patrocínio apenas eventual da Motoradio para a Super Vê e perguntando se eu não poderia cobrir a verba dele por algumas corridas. Pensei bem e achei de certa forma interessante ter a marca de um produto que tinha muito a ver com o setor automobilístico divulgado por ele. Foram apenas duas ou três corridas, uma no Rio quando acho que correu também com a marca Marlboro e outras em São Paulo. Não assisti a nenhuma das corridas, no Rio até tentei mas na sexta feira quando descia do avião tropecei numa aeromoça e quando me dei conta já era segunda feira e a corrida tinha sido no Domingo. Coisas da vida!
Conversando ele me pergunta se eu não tinha vontade de acelerar novamente e conta que o Luiz Pereira Bueno estava vendendo um VW D3 da extinta equipe Holywood. Fomos até o Luiz no galpão da equipe, e lá estava o D3 sem motor, não lembro bem da cor mas acho que era branco com alguma pintura da Holywood desbotada, saí de lá com o carro comprado.
Aqui um parêntesis para falar de duas pessoas maravilhosas, campeões no automobilismo e na vida, modestos por tudo que conseguiram nas pistas e um exemplo para todos nós. Sei que o Chico e o Luiz não vão ler esse texto, o Chico não sabe nem tocar nessa maquina mas deixo aos dois minha grande admiração e um forte abraço.
O carro veio com três jogos de rodas algumas peças um belo Sto Antonio, mas estava parado já a algum tempo. Levei para uma oficina preparada para ele e comecei a mexer com a ajuda do Thomás Sawaia um estudante de engenharia e meu mecânico. Hoje um baita empresário.

Do Chico comprei ainda dois Webber 48, meu contagiros JONES, uma carreta Karman amarela, e algumas outras peças. O cambio era uma Caixa2 e veio junto com o carro bem como algumas engrenagens de 3ª e 4ª marchas e outra coroa e pinhão.
Faltava o motor e comprei do Gigante dois motores de ponta - ponta de estoque- e pensei que já estava preparado para começar a acertar o carro.


Antes disso levei com a carreta o carro ao João Lindau, meu saudoso amigo, para fazer uma nova pintura. Eu queria vermelho mas o João disse que tinha uma tinta laranja do Corcel e que ele daria um toque dele na tinta e ficaria bonito. Ah João! Alicatão, amigão, até que não ficou tão feio!


Começando o acerto do carro  foi um fracasso total, os dois motores de ponta foram para o espaço logo de cara, do freio a disco traseiro direito vazava óleo e isso provocou uma rodada daquelas em plena curva “Dois”, lembra Jr da fina que vc tirou e depois da gozação? É isso Portuga um dia ainda acerto tudo com você!!!!
Nessa corrida da foto ainda não contava com a preparação do Chapa apresentado a mim por meu amigo Manduca (Armando Andreonni) tempos depois.
Corri com a ajuda de três amigos do coração, Adolfo Cilento, Ricardo Bock e do mecânico Celso que chamávamos carinhosamente de Caveira. Os adesivos BRITÂNIA eram de uma marca de jeans fabricados pelo Adolfo e foram recortados cuidadosamente e com a habilidade nata do Ricardo, um virtuose em tudo que faz, ainda ele fez aquela pintura preta nos paralamas e alguns outros retoques estilísticos.
O resto é história e algum dia conto mais...

Ao João e Adolfo que lá no alto devem estar arrumando grandes confusões.

Caranguejo, Fabiano & Cia, achei os recibos do Gigante de 04 de Agosto de 1978 e acredito que esta foto no Box é de 1979.