A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 9 de março de 2010

O protótipo Interlagos 1966 - Willys Overland do Brasil S.A.

1966 Sr. Jesus Ybarzo Martinez assume a fabricação do Interlagos na sede da nova fábrica em Interlagos. Junto com a nova equipe tendo como gerente Emil Schmidt – ‘grande homem’, recorda Martinez.

Equipe esta formada por:

Superintendência: Emil Schmidt

Assistente de Superintendência: Jesus Ybarzo Martinez

Engenheiro: Wolnei Rodrigues

Poliéster e Pintura: Jorge Saiton

Chassis: Diego Picazzos

Mecânica: Miguel Angel Sanquillo

Tapeçaria e Acabamento: Antonio Valgañon

Acabamento: Rubens Capucci

Controle de Qualidade: Mario Ducatti


* Da época de Christian Hein até 1966 foram fabricados em torno 822 unidades.

O que mudou no Protótipo Interlagos 1966

Dianteira:

Toda modificada, faróis retangulares, grade dianteira com entrada para radiador em estilo “V” seguindo a tendência da Willys Overland

- aumentada altura do pára-brisas e vidros,

- pára-choques


Interna:

- painel em jacarandá e instrumentos individuais:

relógio – velocímetro – conta-giros – óleo – gasolina – temperatura

- volante em alumínio e jacarandá e altura escamoteável em 3 posições

- novo desenho dos bancos em couro

- mais espaço interno, com um banco atrás do motorista e do acompanhante, ou seja, um 2+2

Traseira:

Foi modificado: Pára-choques, lanternas, capô com aerofólio



O seu design moderno não deixa dúvidas que faria muito sucesso nos dias de hoje.


Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO – Quinta-feira, 11/8/66 noticiava:

“INTERLAGOS TEM ROUPA NOVA PARA O SALÃO”

É a última novidade da Willys Overland do Brasil para o próximo Salão do Automóvel. Já está pronta, no Departamento de Carros Esporte, na Avenida Marginal, em Santo Amaro, e um dos poucos que puderam ver comentou assim: “É um senhor automóvel”.

Essa nova atração da Willys tem a bossa da berlineta Willys-Interlagos, porém mais espaço interno, com um banco traseiro atrás do motorista e do acompanhante. É um 2 + 2, como o Karmann Ghia, com algumas diferenças. Suas linhas são bem modernas, o acabamento é o melhor possível e o motor poderá ser um dos que a Willys possui, entre 850 e 1300 cc.

O presidente da Willys, Sr. William Max Pearce, viu o carro nestes dias. Jesus Martinez, o estilista espanhol que a Willys tem em seu Departamento de Carros Esporte, e Emil Schmidt, outro homem do setor,descendente de alemães, receberam o presidente, para mostrarem o trabalho que conseguiram fazer. Quando tiraram a capa que escondia (encobria) o automóvel, o Sr. William Max Pearce ficou admirado. Analisou suas linhas e ficou satisfeito, sentou-se no confortável banco. O painel de instrumentos, em jacarandá, também foi analisado e a alavanca de mudanças, bem curtinha, sobre uma pequena elevação no asssoalho, ficou sob medida para o presidente da Willys. Quando saiu do carro, Martinez e Schmidt ficaram satisfeitos, porque entre as poucas coisas que disse, estas serviram para comprovar a eficiência de seus estilistas: “Gostei bastante”.

Folha de São Paulo , Domingo 10 de dezembro de 1966, noticiava:

Além de muitas outras publicações que noticiaram:


No Departamento de Carro Esporte da Willys Overland do Brasil S.A. figuraram como pilotos:

Willson Fittipaldi, Emerson Fittipaldi, Luiz Pereira Bueno, Bird Clemente, Luiz Carlos Pace, Francisco Lameirão e Carol Figueiredo e, chefe de equipe, Luiz Grecco.

Até 1967 continuou a fábrica em Interlagos.

Quando a Ford assumiu a Willys Overland do Brasil S.A. e sr. Jesus Ybarzo Martinez, Volnei Rodrigues, Antonio Valgañon, Miguel Angel Sanquillo, Rubens Capucci, José Henn, entre outros colegas juntamente com os excelentes profissionais do Willys/Interlagos voltam para a matriz em São Bernardo do Campo-SP.

Curiosidades:

- Jesus Ybarzo Martinez e Edgar Soares tornaram-se muito bons amigos e quando a Sra. Rosa Martinez chegou da Espanha no porto de Santos-SP, o amigo Edgar foi buscá-la em seu VW 1952. A amizade perdurou até 2007 quando Edgar Soares faleceu. (Sr. Martinez emociona-se ao lembrar esta amizade).

- As brincadeiras que eles faziam eram inúmeras... co-nominavam os filmes de acordo com os colegas, departamentos entre outros:





segunda-feira, 8 de março de 2010

Teutônia recebe os antigos.



Estamos nos aproximando do nosso evento e com grande satisfação estamos aqui divulgando um pouco do nosso:
6º ENCONTRO NACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS DE TEUTÔNIA ,

2º ENCONTRO DE PRESERVADORES DE VIATURAS MILITARES ANTIGAS e

2ª SUBIDA DA HARMONIA "PROVA BIRD CLEMENTE".

Nosso encontro é conhecido como um encontro muito festivo, com diversão para toda a família. Nosso último encontro ultrapassou a casa dos 500 veículos, neste ano estamos preparados para receber em torno de 700 veículos vindos dos 4 estados do sul e dos vizinhos Uruguaios e Argentinos os quais já tem incrições confirmadas.
Teutônia tem tradição em bem receber os antigomobilistas, temos um local ajardinado próprio para sediar estes tipos de eventos.

O Encontro das viaturas Militares Antigas tem aqui um grande companheiro Alexandre Gerhardt que muito batalha para este fim que concentrou no último ano seus amigos dos estados do sul com um número de 45 viaturas.

A SUBIDA DA HARMONIA neste ano se chamará prova BIRD CLEMENTE o qual participará

com um FORMULA JR. DKW.

Dia Internacional da Mulher, mãe, amiga e sempre companheira

Recebi este e-mail e, conversando com Rui, combinamos que postaria em nome destas grandes mulheres - D. Arinda (mãe do Rui), D. Cida (sogra do Rui) e minha mãe Jucélia, homenageando todas as outras mulheres!


Neste Dia Internacional da Mulher,
eu preciso te fazer uma pergunta
que me persegue há muito tempo:
Como é que você consegue estar
sempre de bom-humor,
sempre em paz consigo mesma
e com o mundo à sua volta?

Como você consegue ser
gentil 24 horas por dia?
Como consegue se apresentar
elegante em qualquer circunstância,
revelando esta sua saudável
e discreta vaidade?

Sabe, hoje senti a necessidade
de dizer o quanto admiro você.

O quanto fico feliz em ter
uma mãe, amiga e companheira tão especial
e tão preocupada com a
felicidade de todos os
que a cercam,

tão empenhada em proporcionar
um ambiente de harmonia e beleza;
enfim, um ambiente de
felicidade plena.

Sei que, em nome desta paz,
muitas vezes você abre
mão dos seus próprios interesses e,
se isto me deixa orgulhosa
por perceber que tenho
uma mãe tão dedicada,
por outro lado fico um
pouquinho triste em saber
que você pode estar sacrificando
o seu próprio acesso
a flores, perfumes e
outras coisas que eu
sei que você gosta tanto!

Querida mãe, amiga e companheira

neste dia especial,
receba um beijo muito
carinhoso e esta declaração
de amor da sua filha.


MELHORAS CAMPEÃO.