A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 13 de fevereiro de 2010

500 KM de Porto Alegre 1962 - O vídeo.

Quando recebi o filme da Graziela no final do ano passado sabia que tinha em mãos um preciosidade, até tentei tirar alguns fotogramas para mostrar no blog, mas ficaram muito a dever aos doze minutos do filme original.
Aí entra outro amigo, Fernando Fagundes e se dipõe com sua enorme competência a trabalhar o filme e tirar alguns fotogramas para contarmos a história da corrida, e que corrida. Desse trabalho já sairam "apenas"305 fotogramas e o pedaço do filme que agora colocamos no YouTube.
Logo mostraremos os 500 KM com a devida pompa que merece, contando a história da corrida vencida por Orlando Menegaz.
À D. Jô, Nelson e Graziela Rocha meu muito obrigado por terem me confiado essa preciosidade. A meu amigo Hiperfanauto meu muito obrigado por um trabalho feito com tanto carinho e competência.
Aos quatro amigos queridos meu carinhoso abraço.



sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

RELEMBRANDO XIII - CAIXA TRÊS - 18 de Março de 2009



Duran quase a meu lado, já embalado .


Alguns metros adiante ele está já na minha frente .

Na tomada da "FERRADURA" muitos carros já haviam me ultrapassado.

 
Vivo escrevendo que a CAIXA TRÊS , atrapalhava minhas largadas , agora nos arquivos do Duran e do Orlando achei algumas fotos de largadas e vou mostrar o que acontecia . Em primeiro lugar , a CAIXA TRÊS foi uma criação de ninguém menos que o grande Crispin ,eram feitas pela M.M que comercializava os Pumas e tinha uma equipe de corridas . Sendo as relações de cambio de um VW normal , feitas para andar na rua , a 1ª marcha era curta para aproveitar a potencia do motor nas saídas , e as outras marchas seguiam até a quarta , feita para andar em estradas , a distancia de relações entre elas era enorme , o que em corridas , com um motor que girava absurdamente mais , eram impraticaveis . Que eu saiba o Crispin fez a caixa 1 , 2 e 3 , que poderiam ser usadas com diferentes relações de coroa e pinhão , a 8/31 , 8/33 , e 8/35 adequando o cambio à pista onde fosse realizada a corrida , alem disso existiam varias relações de 3ª e 4ª marchas , lembro que a 4ª que usava nesta época era 0.96 . A CAIXA TRÊS possuía uma primeira e segunda marchas longuíssimas , aproximando as quatro marchas , assim podendo aproveitar melhor a curva de potencia do motor e usar marchas especificas em curvas especificas . Muitas vezes usei a CAIXA TRÊS com diferencial 8/31 o que em um motor que girava à 7500 RPM , levava a 1ª marcha com os slics de aro 13 da Pneubrás e 20 de altura alcançar absurdos 100/105km/h . Depois que o carro embalava era uma delicia , em Interlagos a tocada era assim . "UM e DOIS" 4ª , "TRÊS" 3ª , primeira perna da "FERRADURA" entrada em 4ª 3ª na tangencia e 2ª já na tomada da perna a esquerda , "SUBIDA do LAGO" ( eta curva complicada ) entrada em 4ª e no meio da curva 3ª , "SOL" que maravilha de curva 4ª , "SARGENTO " 2ª , "LARANJA" 3ª , entrada do "S" 1ª segunda perna a esquerda 2ª , "BICO do PATO " 1ª , "JUNÇÃO" 2ª na entrada e logo a seguir 3ª , sendo a 4ª engatada no antigo "CAFÉ" . Era muito bom de guiar , lógico feito pelo Crispin !! só que a largada era complicada , o motor tinha que ser mantido em giro alto , senão os WEBER 48 encharcavam as velas e sua corrida acabava ai , a hora que abria o sinal verde era uma loucura , todo mundo te passava e você ali controlando os giros do motor e a embreagem , que não podia ser solta de cara , mais sim aos poucos , com o motor em giro alto . Nas fotos acima dá para observar , na primeira estou a poucos metros da largada com o Duran atrás de mim , na segunda ele já me ultrapassou e os de trás estão chegando , já na tomada da "FERRADURA" estou atrás de todos aqueles carros . Ai tinha de andar forte o tempo todo para descontar o tempo perdido na largada . Sei que a criação do Crispin foi ótima , só que os Pumas , eram mais leves , e as corridas mais longas , era muito bom guiar com elas , só que nos VW elas davam este trabalho todo .

Fotos arquivo Duran e Orlando Belmonte Jr

Dia 06/04/2009 de Miguel Crispim Ladeira :" Rui , gostaria de esclarecer que as caixas de câmbio especiais que fizemos na Puma , contou com a participação do Jorge Lettry e também do Alberto Blazek , que foi quem construiu as engrenagens em sua fábrica próximo da estação da Luz ou seja
não fui eu que desenvolvi sozinho certo . Um grande abraço , Crispim.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

DA SUBIDA DO LAGO ATÉ A JUNÇÃO.

 Algum tempo atrás vendo uma foto da freada da "Três" tive vontade e escrevi como era a tocada de um D3, na época em que corri na TEP em 1982, no nosso belo Interlagos ou como diz meu amigo Fernando "o Templo". Descrevi da entrada da "Três" até a saída da "Ferradura", agora vou até o "Bico de pato". Na configuração da TEP meu D3 usava pneus Maggion e amortecedores nacionais( (do regulamento), cambio de quatro marchas o resto igual aos carros que competiam o Brasileiro, motor 1.600 cc, disco nas quatro rodas etc...Saía da "Ferradura" em 2ª com o motor cheio a 7.500 rpm e logo colocava 3ª, mais um pouco à frente o motor cheio novamente vinha a 4ª e chegava àquela curva muito louca a "Subida do lago" bem rápido em 4ª. Na tomada à esquerda a zebra era bem alta e encostando nela o carro chacoalhava um bocado e de pé embaixo entravamos na curva, logo em seguida começava a subida e um pouco antes da tangência num malabarismo grande para minhas pernas longas - elas teimavam em querer bater na lateral da cabine _ enfiava a 3ª tentando aproveitar no máximo a saída para subir a "Reta oposta" bem forte. Já na "Reta oposta" uns duzentos metros após a saída da curva espetava a 4ª e olhava a entrada daquela curva maravilhosa o "Sol". Ah o "Sol"! Curva de personalidade forte, separava os homens dos meninos, um dia assistindo um treino de Stock no barranco que a margeava ouvi um campeão da categoria falando do Guaraná " ele enfia um segundo em todos nós só ai no Sol" acho que não preciso dizer mais nada.

No "Sol" acima um carro da KINKO à frente de Jr Lara e abaixo o Orlando e Duran.

Tomava em 4ª pé no fundo, sua tomada era aberta e seu raio longo, a tangência bem à frente quando já vinha dosando o acelerador numa tiradinha de pé, o carro teimando em sair nas quatro rodas . Encostava os pneus na zebra à direita, para logo a seguir abrir um pouquinho para uma segunda tangência, e o barranco à esquerda parecia dizer "vem". Contornava ela toda em 4ª e na saída pegava de leve a zebra da esquerda já olhando para o "Sargento".

"Sargento" Jr Lara dá uma papada no Affonsinho e abaixo na saída da curva Ferraz.

 Chegava ao "Sargento" em 4ª com o motor bem cheio e sua freada bem forte apertando com firmeza os alicates e reduzindo para 2ª, tentando deixar o carro redondo para em sua saída em subida aproveitar toda força do motor. Sua tangência era lá na frente onde acelererava forte em 2ª para sair beliscando a zebra à direita rumo ao "Laranja".
Na subida para o "Laranja" espetava a 3ª e na sua entrada com tomada à esquerda até um recuo no asfalto onde existia um portão era usado como pista. "Laranja" tomada em 3ª cravado, curva gostosa em sua saída ia lá fora para depois tomar a entrada do "S".
"Laranja" já mostrei essa foto mil vezes, mas é uma das poucas que tenho, eu e o Elcio Pelegrini.

Na freada forte colocava 1ª marcha entrava aberto para fazer a tangência antecipada e aproveitar sua segunda perna o "Pinheirinho". Na entrada do "Pinheirinho 2ª, o carro teimando em sair na sua tangência acelerando forte para o "Bico de pato".

"S" Expedito na tomada da curva e o Jr Lara já na primeira perna antes do "Pinheirinho" 

 Na entrada do "Bico de Pato" uma freda forte e espetava novamente a 1ª marcha, sua tangência complicada para mim, já que o motor vinha cheio e sem diferencial autoblocante as rodas teimavam em patinar. Em sua saída logo 2ª marcha e terceira no meio da curva que esqueci o nome, mas o Duran me alertou que era "Mergulho" e seguir para a "Junção".


"Bico de pato" Orlando quase na tangência e Ferraz saindo. E que saída!



Aqui eu paro e um dia mostro a "Junção" nas palavras de meu amigo Jr Lara que descreve em seu blog como o Grande Chico Landi o aconselhou a fazer a curva.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ELES ESTÃO DE VOLTA!

Curva da Ferradura, Duran, Ferraz e Orlando.
Entrada do "S" Junior Lara Campos.

Parece que até vejo a cena, o menino cutucando seu pai e dizendo "olha pai que Fusca bonito e como vem rápido! é o Fabiano cutucando seu pai o Luiz e está maravilhado. O que ele vê é apenas mais um dos VW D3 que tanto encantaram o público nas decadas de 70/80 nas pistas Brasileiras.
E apesar do autódromo não ser o mesmo, faltar a curva "Um", "Três", "Ferradura", "Sol", "Sargento" eles estarão de volta na Copa Clássicos, para novamente encantar o publico.
 
 
Teleco e o D3 da AUTOZOOM.


Bico de Pato, Orlando Belmonte Jr.

Por iniciativa do Orlando, Carlos Eduardo e seu pai Pedro Eduardo Szépkuthy da GP Oficina Mecânica, Guilherme Decannini que está terminando o #90 do Teleco e alguns outros fanaticos pela categoria, estarão novamente no Grid. No Sul o carro dos Fossá parece estar pronto e o Sanco nos dirá se há algum outro.
O Orlando Belmonte Jr procura ainda patrocínio já que seu carro alem de correr foi convidado a participar de algums eventos e exposições, dando uma grande visibilidade ao carro e um considerável retorno aos anunciantes.
 

A paixão pelos VW D3 foi tanta que mesmo algumas pessoas que nunca os viram nas pistas são vidradas por eles é, o caso do Tito que com sua enorme habilidade e conhecimento está fazendo belos carros em Paper, contando para isso com os conhecimentos enciclopédicos de meus amigos Henrique Mércio, Fabiano Guimarães e Fabio Poppi.
Meus amigos Teleco, Jr, Ferraz, Duran, Orlando e eu que corremos na categoria agradecemos e nos sentimos super honrados com todas manifestações de carinho que recebemos toda vez que mostramos nossas corridas nos Magníficos VW D3.
Um abraço especial ao Joel Marcos Ceseti que tanto nos tem apoiado. 
 
Joel - Sport Protótipos   http://sportprototipos.blogspot.com/
Carlos Eduardo - GP Oficina Mecânica  http://gpomec.blogspot.com/ 
Orlando Belmonte Jr -   http://orlandobelmontejr.blogspot.com/