A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 30 de janeiro de 2010

UMA NOVA PROPOSTA

Rui esse Fusca vai resgatar toda a nossa turma e tem muita gente que está babando. É feito pelo Marquinhos da Cremer, até o Manelão já viu e falou que é um DV3 moderno... o carro tem um chassi tubular muito semelhante ao do Audi Spayder, motor do Focus 2.0 de 250cv o mesmo motor que estão usando na F3 hoje, o cambio é do Passat alemão...vai ser uma brincadeira legal e vai pegar, eu já fui convidado a pilotar esse carro quando for pra pista.....e tem mais o piloto esta sentado no centro do carro...vai virar bem, também o Leandrine já está ligado no carro...olha o pessoal da DV3 de volta cara....abs. José Ferraz.





FEI FORMULA I

Recebo do Caranguejo a foto do FEI X9, dizendo que era um carro de Formula I projetado pelo Rigoberto Soler para o Julio Caio, digo-lhe que parece um Super Vê, lembro de ter visto o carro na época e que ligaria ao Ricardo para saber mais sobre ele.
Falando com o Ricardo minutos depois fico sabendo mais sobre o carro. Era realmente um projeto de Formula I, contando com o incentivo e participação inclusive de Jack Brabhan, Tri Campeão Mundial de Formula I como piloto e até então Bi como construtor.
O projeto de Rigoberto Soler, seus construtores Hamilton Veloso e Ricardo Okubo. Seu monocoque era todo em alumínio, sua suspensão em alumínio fundido, freio único dianteiro inboard. O freio único dianteiro uma loucura, parece que havia uma espécie de diferencial para levá-los às rodas.
O desenho de seus aerofólios dianteiro e traseiro visava à sustentação do carro, em curvas e parece que foi copiado pela Ferrari T5 e por um projeto da Tyrrell.
Todo projeto foi financiado por Stanislaw e João Franco. Stanisnaw parece que ficou com o carro que acabou se perdendo.
Logo contarei mais sobre este carro.

Obrigado Ricardo e Caranguejo.


sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

SEXTA FEIRA CHUVOSA

 Sexta feira de tempo ruim, bom para ficar remexendo em alguma coisa. Desde as oito horas da manhã o Jr Lara me liga de dez em dez minutos "estou colocando a musica tema do Ayrton no blog, como faz isso, como faz aquilo?" ou "como é o nome do Paperslotcar?". Respondo que é Fábio e ele "espera um pouco vou pegar o óculos" desse jeito não aguentoo!!

http://historiasquevivi-jrlara.blogspot.com/   

Agora já dá para ouvir o tema do Ayrton e ver seu carro na versão do Tito, Caraguejo e Fábio Poppi. E ouvir o tema que ficou emocionante como tudo que lembra o Ayrton. Bôa Jr!









  Agora um achado fabuloso ninguém menos que Jim Clark dando uma aula de pilotagem em Turismo com seu Cortina-Lotus-Ford, em Crystal Palace 1964,imperdivél!



 Ao Jr, Fabio, Tito, Caranguejo, Fabiano e a todos bom final de sexta chuvosa.


UM POUCO DOS BELOS ANOS 60

Hill, Clark e Rindt em Goodwood 1966 Formula 3.

Foi uma grande década para o automobilismo mundial, Black Jack começou como Campeão do Mundo de Formula I pilotando uma Cooper-Climax, aliás Bi já que venceu também em 1959. Foi o começo da F I de 1.500cc, regulamento que valeu até 65, quando começou a F I de 3.000cc.
Seguiram a ele Phil Hill de Ferrari 1961, Grahan Hill de BRM em 62 que repetiria o feito em 68 de Lotus-Cosworth, 
63 consagrou meu maior ídolo Jim que outra vez foi Campeão em 65 com Lótus, em 64 vindo das motos onde venceu de tudo Big John levou a Ferrari a seu quarto titulo Mundial. 66 e 67 Black Jack resolve construir seu próprio carro de Formula I o Brabham, usava um motor Australiano o Repco desenvolvido a partir de um bloco de série e em 66 se torna Tri Campeão Mundial de F I fazendo Hulme Campeão no ano seguinte. 68 vê a chegada do provavelmente melhor motor de F I de todos os tempos, o Cosworth, dois gênios Ingleses foram os responsáveis, o projetista Keith Duckworth e Mike Costin, este ultimo vindo da Lótus, logo a Ford viu no Cosworth DFV V8 um vencedor e encampou todo projeto vindo o motor a ser Ford-Cosworth. Também foi o ano em que os aerofólios começaram a ser usados. Em 69 o Campeão foi o piloto que mais batalhou pela segurança nas pistas Jackie Stewart correndo com um Matra-Cosworth chefiado por Ken Tyrrel. Ah... 1969 foi também o ano que mostrou Emerson Fittipaldi ao mundo.


Jack Brabhan e Denny Hulme Formula 2 em Goodwood 1966.

As histórias desses campeonatos vou com o tempo, mostrar todas, hoje quero mostrar que esses super pilotos nessa época corriam em varias categorias, às vezes no mesmo dia. Eles não levavam para as pistas massagistas, psicólogos, assessores de imprensa, simplesmente sentavam em carros de Turismo, Formula 3 e 2, Protótipos e sentavam a bota, algumas vezes brigando com pilotos mais novos se lançando ao mundo e com muita vontade de vencê-los.
Clark como já mostrei corria de Turismo com o Ford-Cortina-Lotus de protótipos com um maravilhoso Lótus e de Formula 3. Hill, Brabham, Stewart, Hulme enfim todos, para inclusive completar seus orçamentos corriam nas categorias menores e nelas desempenhavam e lutavam com bravura, talvez até esquecendo que já tinham chegado ao topo.


Mike Spence de Parnell seguido de Mike Beckwith de Willment 1966.

Logo após a largada na F2 o grande pega entre Clark e Jack Brabham. Golden Coup 1962 Outon Park


A todos eles meu respeito e admiração.

Rui Amaral Jr