A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

DESAFIO




Da obra de quatro gênios que a todo custo tentam resgatar a memória de nosso automobilismo, vamos correr de Autorama com as belas “maluquices” deles. São eles o Tito, Caranguejo, Fabiano Guimarães e o Fabio Poppi. O Fabio já está preparando os carros com carrocerias feitas pelo Tito de nossos D3 que correram na TEP em 1982, a corrida será uma mini Mil Milhas, serão pilotados por duplas numa pista de quatro fendas. O Fabiano o Fabio e eu já confirmamos nossa participação, sendo que o Fabio me deu a honra de dividir a tocada do vermelho 8, o Fabiano ainda não tem parceiro, pois parece que o Duran e o Ferraz vão apenas assistir, quem sabe o Orlando? Parece também que o Marcelo Azzalin já esta se preparando. Estamos convidando todos nossos amigos que correram de D3 a participar, deixem recados nos blogs do Fabio do Tito e aqui.

Só mais um coisinha, os francos favoritos Fabio/Rui, não querendo decepcionar a todos estão preparando um belo troféu ao segundo e terceiro colocados.






Alguns dos foguetes já prontos.










 http://www.paperslotcar.blogspot.com/
 http://www.titotilp.blogspot.com/

domingo, 3 de janeiro de 2010

OS EUCALIPTOS

Alguns amigos sempre comentam da Época de Ouro de nosso automobilismo, Romeu, Fernando - não vou contar a ninguém que você é o Hipierfanauto!- Jr, Ferraz........ Outro dia o Ferraz ao me enviar uma foto comentou "saudades dos eucaliptos". Desde pequeno ao entrar em Interlagos sentia a força daqueles majestosos eucaliptos, entravamos pelo portão três e lá estavam eles. Era a porta de entrada do Templo, e ao passar por eles nos sussurravam "cuidado garoto, por aqui passaram grandes campeões, Chico, Camilo, Christian, Celso, Agnaldo, Victório, Justino, Catharino, Orlando, Marinho, BIRD, Emerson, Chico, Carlos... ai venceram inúmeras corridas, mostrando ao mundo a força e competencia de nossos pilotos”
Parece que ao serem cortados a força de nosso automobilismo se esvaiu, nossa pista foi descaracterizada, não existe mais a "Um", "Dois", "Três", "Ferradura", "Sol", "Sargento" e a nós resta a lembrança de Anos Dourados, que sinceramente espero que um dia voltem a nossas pistas.

O Porsche de meu irmão Paulo e Luciano Mioso chega a Interlagos em 1961 treino para os 500 KM, os eucaliptos sempre presentes.
  
O KG-Porsche de Chico Landi e os eucaliptos que margeavam a pista. Curva "Dois"
à frente o "Retão".
 
Ferraz e os eucaliptos na entrada da curva "Um", Mil Milhas. É saudades!

Largada de uma prova da D3, um retardatário na frente...parece que os eucaliptos dizem "cuidado garoto!"



Rui Amaral Jr




  

sábado, 2 de janeiro de 2010

PEUGEOT 908 - Pedro Lamy/Stephane Sarrazin


Recebi do Ferraz as fotos que seu filho Felipe tirou em Portugal do Peugeot 908 LM, com esse carro seu compatriota Pedro Lamy e Stéphane Sarrazin venceram em 2007 a Le Mans Serie. Lamy e Sarrazin chegaram no primeiro lugar nas corridas de Valência e 1.000 KM de Nurburgring. Foram Pole em Le Mans e nas Mil MIlhas Brasileiras corridas que terminaram em segundo lugar.


Pedro Lamy e José Ferraz, Interlagos 1994.



O belo motor 12 cilindros em V , 5.500cc, biturbo, injeção direta de diesel, 730 HP. A simplicidade do motor a diesel é impressionante, notem os grandes prisioneiros no bloco do motor e no cabeçote, seus dois turbos e a tomada de ar dos cilindros. 



O peso do carro é de 900 Kg, cambio de seis marchas, tanque de combustivel de 81 litros, rodas dianteiras 13.5 X 18 e traseiras 14.5 X 18 pol. Com ele em Interlagos nas Mil Milhas Brasileiras a dupla Lamy/Sarrazin virou um tempo somente 3s superior aos Formula I. No video abaixo a vitória em Valência.






 Felipe de Oliveira Morais filho do Ferraz na Serra da Estrela em Portugal. Mora em Lisboa,
fã de automobilismo e de seu pai. Obrigado pelas fotos e um abração de seu pai e meu, a você e todos amigos Portugueses.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Não mais: "Bom dia, grande campeão!" a Dante Roveda, o "Gavião da Serra"

Como era de costume há vários anos, ao passarmos por Vacaria-RS, chegavamos à casa de Dante Roveda, o "Gavião da Serra" e sua esposa Ana para cumprimentá-los com um "Bom dia, grande campeão!".
Desta vez Ana nos recebe aos prantos - Dante havia falecido repentinamente aos 90 anos, no dia 13 de outubro de 2009.
Fica aqui nossa homenagem póstuma a este grande piloto gaúcho de carretera.
Nascido em 15 de setembro de 1919 em Vacaria-RS.
Sua carreira automobilística foi curta, mas obteve resultados importantes.
- Circuito da Zona Sul, 13 de maio de 1950, a mais longa prova acontecida no Rio Grande do Sul, 937 km percorridos em duas etapas.
A primeira de Guaíba à Bagé, passando por Cachoeira do Sul.
No dia seguinte, retornaram a Guaíba via Pelotas/Camaquã.
Classificação final:
1˚ Júlio Andreatta com Ford 1940
2˚ Aido Finardi com Chevrolet 1939
3˚ Dante Roveda com Ford 1940
4˚ Dirceu Oliveira com Ford 1940
5˚ Américo Cecconi com Chevrolet
6˚ Jaime Rössler com Ford 1940


- III Circuito Encosta da Serra , 02 de maio de 1954 .
Distância 257 km entre os municípios: São Francisco de Paula (largada/chegada) - Canela - Nova Petrópolis - Novo Hamburgo - São Leopoldo - Massaranduva - Taquara - São Francisco de Paula.
Antes desta prova o campeonato 'pegava fogo': Aido Finardi, de Passo Fundo com Ford tinha pequena vantagem sobre Diogo Hellwanger e Catharino Andreatta. Deu Roveda, o "Gavião da Serra", na ponta em segundo entrou José Madrid com Ford, terceiro Ellwanger com Ford, quarto Alcides Schröeder, representando Passo Fundo com Ford, quinto José Rimoli com Ford e sexto Germano Rigotto com Ford.