A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Giuseppe Farina - O PRIMEIRO CAMPEÃO DO MUNDO DE FORMULA UM

Nino Farina Campeão do Mundo 1950
Nino Farina com a Alfa Romeo rumo a vitória . 1ª corrida do novo campeonato Silverstone

Luigi Fagioli seu companheiro de equipe e 2º colocado em Silverstone 1950

Como seu mentor Tazio Nuvolari sua tocada era elegante

Finda a 2ª Guerra voltaram as corridas de Grand Prix, para o ano de 1950 a CSI órgão responsável pelo esporte motor resolve estabelecer um novo campeonato, seria o 1º Campeonato do Mundo de Pilotos e a categoria passaria a ser chamada de Formula Um. Pelo regulamento seriam usados os carros que corriam na categoria Gran Prix.
A 1ª corrida do novo Campeonato foi no aeródromo de Silverstone na Inglaterra, este mesmo Silverstone que agora desvirtuado por chicanes o Sr Eclestone quer tirar do calendário da F.I .
No 1º ano as três principais concorrentes eram equipes que já venciam corridas Grand Prix , a Alfa Romeo, Maserati, e Ferrari. Auto Union já não existia e a Mercedes Bens não tinha condições de competir.
Giuseppe "Nino" Farina
Em 1950 Nino já estava com 40 anos e iria competir pela Alfa Romeo, equipe que havia abandonado alguns anos antes e que tantas glórias juntos conquistaram. Tinha como companheiros de equipe Luigi Fagioli e a estrela ascendente o Argentino Juan Manuel Fangio. Farina Doutor em Direito e pilotagem tinha como seu grande incentivador e mentor Tazio NuvolarI que viveu para ver seu pupilo  Campeão do Mundo .
Farina vence a 1ª corrida do novo campeonato tendo Fagioli em 2º, venceu novamente na Suíça, seu companheiro de equipe Fangio vence Mônaco, Bélgica e França voltando Farina a vencer em Monza no GP da Italia tornando-se assim o 1º Campeão do Mundo de Formula Um .
Escrevendo fico imaginando a alegria dos "tifosi" numa época em que a Alfa Romeo era a alegria dos Italianos.

Rui Amaral Jr

Camilo Christófaro por Ari Moro







Camilo e seu Maserati Corvette .
Esta foto tirei no evento da FEI , para mim um dos pontos altos da palestra do Bird Clemente foi quando ao falar do Camilo sua voz titubeou e vieram lágrimas em seus olhos .

Lá vai meu amigo Ari Moro outra vez , o excelente texto que pode ser lido ao clicar o link foi escrito em 20 de Agosto deste ano no jornal "O ESTADO DO PARANÁ" . Agradeço a referencia , e como sempre coloco à disposição do Ari qualquer material meu . A foto da Maserati Corvette agradeço ao Fabio Poppi .

sábado, 5 de setembro de 2009

Um pouco dos amigos

Hoje cedo recebo uma ligação , " é o Ivan " atendo e é o Ivan mesmo , lá de Campos do Jordão , não o vejo a uns 10 anos , mas de pronto reconheço sua voz , conversamos um tempão , ai veio o Tidinho ao tel , outro amigo de uns 40 anos ou mais . Ao sentar em frente ao computador  resolvo não contar nenhuma história , só mostrar algumas fotos de meus amigos e fazer pequenos comentários , é lógico que faltaram muitos , mas aos poucos chegamos lá .

Nesta foto que recebi do Duran, o Marco De Sordi na segunda perna da "Ferradura" atrás acho que o Álvaro Guimarães , o quarto carro nº68 é o Duran , depois o Amadeu Rodrigues , o Nº 28 deve ser o Bé e por ultimo eu . Não sei por que o Duran só me enviam fotos onde eles estão na minha frente . Um dia ainda solto o verbo neste blog .


Aqui o José Ferraz , batalhador do automobilismo , no seu Formula Super 1.600 , categoria em que ele foi Campeão Paulista .

Teleco , Luiz Antonio Siqueira Veiga , VW D 3 , ele me enviou esta foto sem legenda , deve ser do ano de 1971 , Novatos .
Alex Silva , estudou comigo no Colégio Paes Leme , amigo de sempre . Num VW D3 no ano de 1977/78 . Não sei quem são os pilotos que o perseguem .

Chico Lameirão , ano de 1977 Super Vê , eu co-patrocinei junto com a Motoradio seu carro por duas ou três corridas . Outro dia falando com um amigão nosso ele disse " pena que o Português não foi para F. I " pena mesmo , o Chico teria feito bonito .

Expedito Marazzi , VW D 3 não sei o ano seu filho Gabriel me enviou esta foto sem data . Amigão em duas e quatro rodas , papos intermináveis , sabia tudo de carros , seu filho segue seu caminho .

Corrida noturna , o Duran e o Ricardo Bock , no carro do Ricardo ainda tem o nome do Manduca , três grandes caras .

Duas feras , Édo Lemos e Freddy O´Hara . Freddy conheci longe das pistas , o Édo quando estreei .

José Martins , corremos juntos de Novatos , ele e seu Puma venceram um monte de corridas naquele 1971 .
Jacob Kourozan recebendo a bandeirada de vitória de Expedito Marazzi , 1971 , no dia em que estreei .
Jr Lara Campos , VW D3 o SALECAR que aparece em seu vidro é de nossos amigos , Arno , Marcos e Fabinho Levorin . Fabinho que correu com ele as Mil Milhas de 1983 e comigo as de 1984 . Coitado , comigo não chegou a pilotar , o carro quebrou depois de 12 voltas .

Belo podiun, o João Lindau olha o Ferraz e o Bruninho .

Victório Azzalin , a fera que venceu as Mil Milhas de 1966 com Justino de Maio , começando a correr com um DKW . Por incrível que pareça só o conheci este ano , apresentado pelo Fabio Poppi , quando nos vemos ou conversamos parece que nos conhecemos desde crianças . Baita cara !!


A todos um abração .

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O MACACÃO

Nivaldo e a Yamaha 350 cc TZ .


Sua Yamaha era numero 13 , com meu adesivo na lateral da bolha .
O ano 1977 , me liga um amigo e pede uma ajuda para um corredor de motocicletas seu amigo , peço que ele me ligue . Logo depois me liga o Nivaldo , pergunto-lhe o que precisa ele diz "tudo , corro o campeonato Paulista no domingo e não tenho patrocínio , preciso da inscrição , combustível etc " . Marco com ele de passar em sua oficina no começo da noite para conversarmos . Ao chegar em sua oficina em Moema ele fica feliz ao me ver de moto e fico sabendo que era verdade , ele precisava de tudo !!!! Aqui abro um parêntesis para escrever sobre os corredores de moto , muito diferentes dos de automóvel , mais despojados , diria até mais simples que os de automóvel , a grande maioria correndo por amor ao esporte . Ajudei nessa 1ª corrida que foi difícil , pois até os amortecedores de sua moto já não tinham mais condições , a moto chimando muito . Tiramos os amortecedores de minha moto , uma BMW R 90 RS mas não couberam na sua . Foi assim mesmo .
Para 2ª corrida fui falar com Edgard Soares , expliquei a ele a situação conversamos algum tempo ai ele me diz " Rui passa amanhã por aqui " ( escrevendo agora seu sotaque me vem aos ouvidos ) . Dias depois vou à "esquina do veneno" como o Edgard havia pedido , de carro . Dos fundos de sua loja vem um auxiliar seu com algumas caixas , eram camisas , pistões , cilindros um monte de peças . Colocado tudo em meu carro pergunto a ele " quanto te devo ? " e ele " é tudo usado , é minha parte para ajudar o menino . você faz o resto "
Levei tudo a oficina do Nivaldo , que ficou surpreso e feliz a próxima corrida seria melhor . Não lembro sua colocação mais foi bem melhor , inclusive com pneus novos , coisas que ele nunca tinha usado .
Jacaré abraça Jonny Ceccoto , ao lado Tucano , Edgard sorri .

O Nivaldo e eu ficamos amigos , passeávamos de moto com as namoradas e estávamos sempre conversando . Um dia ele me pede " Quando der me compra um macacão ? Este que uso comprei do Jacaré e antes que pudesse pagar aconteceu o acidente em que ele perdeu a vida . Quero deixar este macacão na Igreja das Almas e pedir uma missa a meu amigo ". ( Esta igreja fica se não me engano na Av Liberdade ) . Como a grande parte dos motociclistas que conheci ele era devoto de Nossa Senhora Aparecida , como eu , e disse-lhe que compraríamos o macacão para próxima corrida .
Uns dias depois passo em sua oficina à noitinha para ver como andavam as coisas e a encontro fechada . Como tinha luz lá dentro bati , e aparece alguém que não me lembro , " Cadê o Nivaldo" e a pessoa me diz " foi assassinado , três dias atrás ladrões entraram na oficina , e o mataram , não tínhamos seu telefone por isso não deu para avisar "
Sai desolado , fui andar de moto , não dava para acreditar ......
N.T. Só hoje tive coragem de contar isso que me aconteceu , trinta anos depois guardo na memoria como se fosse ontem . Dedico à memoria de três grandes motociclistas , meus amigos Edgard e Nivaldo e ao Jacaré - Carlos Alberto Pavan - a quem não tive tempo de conhecer bem .
Agradeço ao Ricardo da Motoclassicas 70 , a seguir o link para bela matéria sobre o Jacaré .

http://www.motosclassicas70.com.br/carlos_alberto_jacare_pavan.htm