A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Primeiro 500 Km de Porto Alegre - Circuito da Pedra Redonda - 1958

Amanhece o domingo, vento minuano havia dado trégua, para esta que seria a primeira prova dos 500 Km de Porto Alegre que se tornaria um clássico do automobilismo gaúcho.
A cidade estava movimentada com porto-alegrenses e o público vindo da região e outros Estados.
Os ânimos exaltados, adrenalina em alta, agitava e muito os pilotos, mecânicos e preparadores. Seria o primeiro, grande e belo confronto entre os paulistas e gaúchos após os incidentes da final das Mil Milhas Brasileiras de 1957. E ainda com a participação dos ‘hermanos’ exímios pilotos argentinos e uruguaios o que só engrandeceria esta.
De São Paulo vieram os pilotos Camillo Christófaro, Celso Lara Barbéris, Chico Landi, José Gimenez Lopes e Luiz Margarido.
Os gaúchos que participaram, Aristídes Bertuol, Catharino Andreatta, Ítalo Bertão, José Asmuz, Nacticvo Camozzato, Orlando Menegaz entre outros.
Os argentinos Juan Galvez e Felix Peduzzi e o uruguaio Rômulo Buonavoglia entre outros.
Os treinos de sábado foi de muita emoção e tristeza, o piloto José Gimenez Lopes, bateu em uma árvore destruindo sua Chevrolet N° 82 tirando também Chico Landi.
A prova consistia em 40 voltas no Circuito da Pedra Redonda. A largada foi às 8h e 45min, com Barbéris na ponta, sendo logo ultrapassado por Orlando Menegaz, fazendo a segunda volta com média de 140 km/h, em sua cola Juan Galvez e Aristides Bertuol. Que superou com maestria Galvez, dando início a um duelo entre os gigantes gaúchos com suas possantes Chevrolet/Corvette N° 24 e N° 4.
O ritmo forte fez com que Menegaz abandonasse a prova na 25ª volta, com problemas no diferencial. Os pilotos que já se encontravam fora desta eram Galvez, Barbéris, Christófaro, Catharino, Felix e Menegaz.
Peduzzi capotou na Praça da Tristeza, saindo também da prova, mesmo assim teve muita sorte pois não teve nenhum ferimento.
Nactivo Camozzato, que vinha em segundo lugar, assumiu a liderança da prova ultrapassando Bertuol que tentou alcançar Camozzato, na 26ª volta Bertuol, perde o controle de sua carretera N° 4, batendo forte em uma árvore e ficando entalado entre duas outras, na rótula da Caixa d’Água de Ipanema. Camozzato conquistou a vitória com bravura.
A prova que iniciou com 19 pilotos, acabou com apenas 6, se tornando num festival de carreteras quebradas e acidentes. O Circuito da Pedra Redonda exigia muita habilidade dos pilotos e resistência das máquinas.

Curiosidades sobre esta prova:

- Aristides Bertuol com sua Chevrolet/Corvette N. 4, que tinha câmbio de quatro marchas para frente e a ré embaixo, como se fosse um afogador, ao ser dada a largada não viu que estava com a ré engatada e largou de marcha ré. Por sorte não bateu em nenhum concorrente, mas teve de ser dada uma segunda largada;
- Aristides Bertuol e Orlando Menegaz, cada um com sua respectiva Chevrolet/Corvette , apostaram Um Milhão de Cruzeiros para ver qual deles seria o vencedor. Quando Daniel Winik e outros pilotos ficaram sabendo rasgaram o cheque, pois isto levaria-os a pilotarem em extrema alta velocidade que poderia ocasionar grave acidente.


Agradeço ao amigo Rui Amaral Lemos Jr. pelo convite para escrever sobre esta tão importante fase do automobilismo gaúcho. A Fabio Poppi que nos presenteou com as fotos e a Carlos de Paula que nos apoiou. Aos amigos Daniel Winik, único piloto passo-fundense de carretera, ainda vivo e meu pai, Nelson Marques da Rocha, ambos enciclopédias vivas que me auxiliaram neste.

Graziela Marques da Rocha
Passo Fundo-RS




Aldo Costa com sua Ford N. 12 - ao completar a prova

Quadriculada vai para...


Rótula da Caixa d'Água

Diogo Ellwanger com sua Ford N. 22 - descida para a curva da Pedra Redonda



Saída da Praça Tristeza, Bertuol com sua Chevrolet/Corvette N. 4 atrás de Menegaz com sua Chevrolet/Corvette N. 24

Camozzato com sua Ford N. 6

Emoção na largada

Momento da largada!

Cantando o Hino Nacional - antes da largada

Momentos antes de alinharem

Chevrolet N. 3 de Peduzzi

Ítalo Bertão que correu com a Ford N. 48 de Daniel Winik

Buonavoglia com sua Ford N. 53

Ford N. 50 de Luiz Américo Margarido com Chico Landi (a esquerda) e Celso Lara Barbéris (a direita)

Ford 1 e Juan Galvez a direita

Ford N. 18, a Gilda, de Nicanor Ollé

Ford N. 30 e ao fundo Ford N. 53 de Buonavoglia

Carretera Chevrolet N. 16 de João Galvani

Carretera Ford N. 52

Orlando Menegaz com sua carretera Chevrolet/Corvette N. 24

Carretera Ford N. 5

Aristides Bertuol com sua Chevrolet/Corvette N. 4

Carretera Ford N. 6 com Camozzato a esquerda

Carretera Chevrolet N. 82 de Chico Landi

quinta-feira, 9 de julho de 2009

I 500 KM de Porto Alegre 1958

































































































































terça-feira, 7 de julho de 2009

Watkins Glen

O Grande Emerson .
Pedro Rodriguez e a BRM P153 , ele e seu irmão Ricardo foram dois grandes pilotos , aqui em Watkins Glen , na vitória de Emerson .

Esta foto de Watkins Glen em 1973 é em homenagem ao meu amigo Carlos de Paula fã do Italiano Arturo Merzario na Ferrari 312 B 3S que comanda este pelotão ,com Howden Ganley no ISO Marlboro IR 03 em segundo . Entre os que os seguem , Brian Redman , Jochen Mass . J P Beltoise , John Watson , Jacky Ickx . A vitória nesta corrida foi de Ronnie Peterson .

Domingo 05/08 assisti a corrida de Indy na pista de Watkins Glen , que saudades !! . De várias coisas , em primeiro lugar de uma pista de verdade , embora descarecterizada por duas chicanes , continua sendo uma pista que privilegia o piloto . Depois de ver uma boa corrida , apesar das poucas ultrapassagens e dos carros tecnologicamente inferiores aos da F I foi um corridão . No final todo mundo junto , um carro perto do outro . Ora e a bandeira amarela quase no final ? Mais antes já estava embolado , bela relargada do Justin Wilson , se impondo e abrindo boa vantagem , provando que a corrida era sua . Bons momentos , o Paul Tracy não conseguindo controlar seu pé direito , não sei se é um defeito ou qualidade . WG ficou melhor que Silverstone , muito diferente depois daquela horrível parte de baixa . Bem melhor assistir uma corrida e correr numa pista destas do que naquelas horríveis pistas feitas sob medida para o a atual F I , Sepang e etc parecem pistas de plástico , e daquelas bem mixurucas iguais aqueles postos de gasolina de antigamente , feitos pela Trol ou Estrela . A única que se salva é a da Turquia com aquela magnifica curva com vária s tomadas e tangencias , que comparo ao "Sol" só que feita para esquerda .
De Watkins Glen recordamos aquela bela corrida do fantástico Emerson Fittipaldi no ano de 1970 , quando em sua temporada de estreia e na quarta ou quinta corrida , aproveitando-se da falta de gasolina da BRM do grande Pedro Rodriguez , deu-nos a primeira vitoria na FI atual . Naquele trágico fim de ano , Rindt perdendo a vida em Monza e Cevert nos treinos para esta corrida .
Antes assisti a Stock em Interlagos , boa corrida . Pena que Interlagos tenha se transformado em uma pista comum , quando o Ayrton corria podíamos nos deliciar com sua tocada , agora virou outra pista . Na corrida venceu bem Marcos Gomes " filho de peixe ................" algumas boas "tocadas" como de Valdeno Brito e Ricardo Mauricio . Ricardo um piloto um piloto de ponta em qualquer categoria do mundo travou uma luta limpa com Thiago Camilo , quando este na terceira volta lhe tirou a ponta . Agora sou fã deste menino , Thiago Camilo , sempre andando forte e rápido , brigando por qualquer posição . até quando está lá atrás , gosto muito de sua tocada e gostaria de vê-lo em uma categoria mais forte , apesar de saber impossível .


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Junior Lara Campos

Junior Lara Campos , e o carro do Amador .

Hoje pela manhã quando abri meu e-mail lá estava esta foto do Júnior . Agora há pouco estava compenetrado escrevendo sobre Watkins Glen ( fica para amanhã ) me liga o Júnior rindo me contando o que aconteceu na corrida . O Manduca já tinha me contado alguma coisa , mais foi a muito tempo .
" Tinha sido convidado pelo Amador para esta corrida , o carro era dele , na mesma equipe estava o Manduca , namorado de minha irmã Lia , era minha primeira corrida como PC . Depois da classificação foi uma baita confusão , o carro tinha o teto rebaixado ( notem na foto ) e queriam me desclassificar , depois de tudo acertado fui jogado para ultima fila . O carro era bom e seu motor um canhão , na largada estava perto do Manduca e largamos bem ultrapassando um monte de carros . Na freada da curva "Três" já devíamos estar entre os dez , eu embutido no Manduca , quando percebi ele estava freando !!!!. Foi aquela pancada , saímos rodando e acabamos batendo no guard rail da "Três" ali terminava nossa corrida . Quando voltei para o box o Amador estava uma fera , tinha destruído seu carro ". Luiz Carlos Lara Campos Junior .
N.T. O Manduca me contou que depois da batida , os dois tinham pulado o muro da "Três" e ido embora , agora o Júnior me diz que voltaram ao box . Mais tarde falo com o Manduca e peço sua versão desta história . Agora pensando bem imagino a cara do Lulu , pai do Júnior , depois desta lambança . Eu teria pulado o muro!!! Valeu Júnior .