A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 23 de junho de 2009

Edgard Soares

Procurando na Internet o nome deste grande homem achei um texto que gostaria que fosse meu , assinava João Tadeu Boccoli , não o conhecia , imediatamente enviei-lhe um e-mail que me respondeu de pronto , algum tempo depois conheci-o num churrasco de meu amigo Gabriel Marazzi , e me autorizou a transcrever seu texto de nosso amigo .

Edgard e a Norton Manx , a foto é pequena o homem foi um gigante .

EDGARD SOARES ... UM MERECIDO TRIBUTO

"Quando falamos de MOTOCICLISMO, temos em mente a mais comum das definições : Nome genérico de todas as atividades esportivas disputadas em motocicletas ... ainda nos vem a mente o nome das grandes marcas e seus fabricantes. Porem, nesta semana que temos um mês do falecimento do grande EDGARD SOARES, me vejo pensando em outros valores que os apenas intrínsecos.
O motociclismo não são as motos, as marcas, ou ainda seus fabricantes; são todas as expressões geradas e criadas pelos motociclistas, por aqueles que viveram ou vivem de e para a motocicleta.
Tal como o Tite falou em seu editorial “O senhor da velocidade”, o bom Edgard tinha um humor um tanto quanto elástico.
Lembro bem que por volta de 1974, fugíamos do colégio e íamos ver as motos na “esquina do veneno”; lembro melhor ainda do meu sonho que era uma DUCATI 400 DESMO novinha na loja do Seu Latorre, saiamos de lá e íamos à loja do Seu Edgard.
Lá nunca sabíamos como nós, os pequenos ‘malas’ de carteirinha, iríamos ser recebidos, porem sou, até em nome da verdade, testemunha que o muito que eu sei hoje, foi ministrado por esse homem, com muita paciência.
Tinham horas, a maioria delas, que apenas seu olhar, calavam as nossas pequenas, porem poderosas e rápidas bocas, mas sempre abrindo mais a nossa sede de saber.
Outro ponto muito importante que, no meu entendimento, divide todas relevâncias, é que alem do filho, do piloto, do pai, do comerciante; perdemos um pedaço insubstituível da História do Motociclismo Nacional, da História da Motocicleta no Brasil, enfim, da Historia Brasileira.
Mais uma estrela se apaga no céu da sabedoria, e a tristeza preenche o meu coração !
O que será das novas gerações ? ... onde encontraremos outros SEUS EDGARDS dispostos a dividir conhecimentos, experiências e estórias ? ... para onde meus netos irão ir em suas fugas do intervalo da escola ? ... eu me encontro um pouco só e cheio de duvidas, da mesma forma que nos meus bons tempos de Colégio de São Bento !
Falar de história é falar em preservar, difundir, e cultuar. Posto isso, após conversa com o bom amigo Ricardo Pupo do Moto Clássicas 70, tomo a licença, alem do grande prazer em transcrever um grande material que ele já tinha em seu site, anterior mesmo ao falecimento, o que ainda me obriga a agradecer e parabenizar por tal atitude, pois não teria mais nada a acrescentar."

Vejam a matéria completa deste baita jornalista em :



http://www.motonline.com.br/colunistas/boccoli/e-soares-12dez06.html
Agradeço a foto ao amigo Edgar Rocha Souza Filho , e deixo meu abraço ao Edgarzinho Soares .

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Agnaldo Araujo de Goes Filho

500 KM de Interlagos 1961 , com esta Ferrari Testarossa Agnaldo foi segundo .


500 KM de Interlagos 1961
1º Celso Lara Barberis Maserati 4500
2º Agnaldo de Goes Ferrari Testarossa
3º Ruggero Peruzzo/EmilioZambelo/Celso L. Barberis Maserati 3000
4º Justino de Maio/José Ramos Maserati Corvette
5º Antonio Versa Maserati Corvete
6º Paulo Amaral/ Luciano Mioso Porsche 550 Spider
Agnaldo sendo abraçado por Christian Heins e Luiz Antonio Greco ao lado Robertinho e Nélson Brizzi .


Agnaldo com Paulo Gomes ao volante da BMW Esquife .



" Ele era a alegria dos amigos , sempre sorrindo e simpático , já contei aqui de sua loja na Av Sto Amaro , um dia ele me ofereceu esta Ferrari da foto , fomos dar uma volta com ela , seu cambio seco era difícil de engatar , seu motor quando acelerava , rugia , a pancada nas costas era inevitável , o motor ia girando alto cada vez com mais força . Não pensei duas vezes , não tive coragem de comprar o carro , era muito violento , com ele o Agnaldo foi segundo nos 500Km de Interlagos em 1961 , eu com o Porsche 550 Spider na mesma corrida fui sexto junto com o Luciano . Ao ver as fotos enviadas por seu filho Ricardo , me veio logo a lembrança de seu sorriso fácil e de nossa longa amizade ." Paulo Amaral

Lembro do Agnaldo algum tempo depois , sou doze anos mais novo que meu irmão Paulo , ia sempre à CEBEM na Av Nove de Julho , onde fui buscar a BMW R60/5 que compramos dele . Mais tarde ele me convidou para correr em uma de suas BMW na prova de Belo Horizonte em volta do Mineirão , não lembro o motivo por não ter ido , lembro de nosso amigo Kiki me mostrando o carro , uma BMW 2.000 vermelha preparada pela Alpina , naquela corrida o Paulo Gomes acabou acidentando-se com os dois carros , a Esquife e a 2002 vermelha .

Agradeço ao Ricardo Goes as fotos , que tantas lembranças nos trouxeram .



Fotos acervo de Ricardo Goes .

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Vila Real

Circuito de Vila Real , à frente Casimiro de Oliveira com seu Jaguar SS , seguido por Eduardo Ferreirinha no Edfor , no ano de 1937 .
O belo Edfor , construido na cidade do Porto por Ed. Ferreirinha e Irmão .




Esta vai para meus amigos Portugueses ,antigos e novos . O Speeder que de Portugal escreve um blog dos melhores e os de cá , o Chico Lameirão campeão em todas categorias por que passou , pena que não tenha chegado à F 1 com tudo que seu talento merecia . José Ferraz piloto e preparador competente , que comigo dividiu grids na D 3 e na TEP , campeão Paulista da Formula Super 1.600 no ano de 1991 , categoria criada por seu esforço e determinação . Antonio e Herculano Ferreirinha por tudo que fizeram no automobilismo brasileiro .
Ganhei de meu irmão Paulo um livro de automóveis antigos escrito em Portugal por João Lopes da Silva e Gustavo de Almeida Ribeiro , "Automoveis Antigos em Portugal" editado em 1990 que mostra os belos carros antigos mantidos por lá .
Automóveis antigos eu aprecio , principalmente os de corrida , mas minha surpresa maior ao abrir a primeira página é ver uma foto de um Jaguar SS perseguido por um Edfor , no circuito de Vila Real . Manuel de Oliveira no texto credita a seu irmão Casimiro de Oliveira a primeira vitória de um Jaguar em uma corrida internacional , nesta corrida . O segundo lugar ao belo Edfor pilotado por Eduardo Ferreirinha . O Edfor foi um carro construído em Portugal no ano de 1937 por Ed.Ferreirinha e Irmão na cidade do Porto . Era movido por um motor V8 de 3620cc ,carroçeria toda de alumínio , sendo o chassi em liga de especial de alumínio fundido , peso 970 kg , suspensão dianteira de molas espirais em grupo . Do motor e cambio não é citada a origem , como podemos ver é um belo carro e devia também ser bastante rápido pois na foto está perseguindo um Jaguar SS um dos carros mais rápidos da época .
Circuito de Vila Real , outro dia conversando com o Chico Lameirão , que neste circuito fez sua única corrida de F.F em Portugal que acabou com um belo acidente , quando sua suspensão traseira quebrou na grande reta a mais de 200 km/h . Apesar da pancada disse ser este um dos circuitos que mais o agradou , ficou por ele maravilhado , na grande reta os Porsche 917 chegavam a mais de 300 km/h .
Por fim conversando com o Antonio Ferreirinha ele me disse que este fabricante de automóveis apesar da coincidência não tinha nenhum parentesco com ele .

Fonte e fotos : " Automóveis Antigos em Portugal " Edições Inapa , texto de João Lopes da Silva e fotos de Gustavo de Almeida Ribeiro .
Agradeço ao Carlos de Paula

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Victório

Paulo Peralta e Victório Azzalin durante a entrevista .

Vejam a carreira de Victório Azzalin contada por Paulo Peralta no

http://www.bandeiraquadriculada.com.br/Victorio%20Azzalin.htm