A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Victório

Paulo Peralta e Victório Azzalin durante a entrevista .

Vejam a carreira de Victório Azzalin contada por Paulo Peralta no

http://www.bandeiraquadriculada.com.br/Victorio%20Azzalin.htm

terça-feira, 16 de junho de 2009

CARCARÁ

O CARCARÁ , na sua frente a história .

O CARCARÁ foi uma criação do Departamento de Competição da VEMAG comandado por Jorge Letri , junto com Rino Malzoni e Anisio Campos , feito para estabelecer o record Brasileiro de velocidade para veículos até 1.000cc . Sua história é contada em muitas publicações e blogs e sites , aqui quero contar uma parte desta história que me foi contada pelo Crispim uns trinta anos atrás . Ontem liguei para o Crispim e perguntei se ele lembrava de ter me contado , e ele com aquela simpatia de sempre começou a contar de novo , ai eu disse põe num e-mail e me manda . Hoje ao abrir meu e-mail vejo ele contando o que segue .

"Caro Rui, bom dia. Com respeito ao motor do Carcará, quero informar que chegou no Rio para procedermos a aferição da marca, equipado com um motor de mais de 100 CV, e durante os primeiros testes em que notamos o problema de estabilidade direcional, sofreu um engripamento em um dos pistões e deve ter perdido em torno de 10% da potência, este fato era muito comum nos Motores DKW porque para obtermos melhor potência, trabalhávamos com mistura bastante pobre, em torno de 16 : 1 quando o certo seria de 15 ou 14 : 1, isto em função da perda de parte do poder de queima da gasolina 100 / 130 octanas em que adicionávamos óleo Castrol R, que prejudicava menos que os óleos 2 Tempo normais. Isto provocava um aumento de temperatura na câmara de combustão que fazia com que o pistão delatasse ao ponto de prender nas paredes dos cilindros aumentando o atrito e ,as vezes, prendendo os anéis de seguimento e prejudicando a compressão do Motor.
Tínhamos motor de + ou – 98 CV e poderíamos ter trocado mas o problema de estabilidade era mais importante e tínhamos pouco tempo para efetuar o teste, resolvemos então não substituir o motor, certo.
Rui creio que era isto que você queria saber.Qualquer dúvida entre em contacto.
Grande abraço, Crispim "

Talvez se tivesse escrito no começo que o Crispim foi uma parte importante deste projeto ele contestasse , mais importante para nós é hoje este seu depoimento , uma página viva da história .


Norman Casari ao volante , Jorge Letri olha o motor e Rino Malzoni observa .
Ai ele vinha de pé embaixo para estabelecer o Record Brasileiro de Velocidade .

Raio X do carro , revista Quatro Rodas de meu acervo pessoal .

Nesta foto vemos , Sr Casari , Norman Casari ,Italo Antonangeli,Antonio Paulo Araujo, Bob Charp , Miguel Crispim Ladeira , Jorge Letri e Rino Malzoni .
Convite para comemoração dos do Record 27 anos depoi , organizado por meu amigo Eduardo Pessoa de Mello em 23 de Março de 1993

Capa do convite .

Réplica do CARCARÁ , um magnifico trabalho de Toni Bianco feito para Paulo Trevisan .

A réplica exposta na FEI .

Fotos revista Quatro Rodas de meu arquivo , réplica foto FEI .



segunda-feira, 15 de junho de 2009

GP IV Centenário do Rio - Barra da Tijuca - 1965

Camilo Cristófaro e a Ferrari 250 GT , seria uma GTO ? seguem Jaime Silva e Ciro Cayres ambos em Simca-Abarth .
Rodada de Lolli com o Simca Tempestade , Bird de Berlineta deve ter levado um susto .
Luiz Pereira Bueno de Berlineta numa bela entortada , outra Berlineta nº 35 à frente Zambelo de Alfa Giulia e lá na frente a Ferrari .
Luiz , Zambelo e Piero Gancia na bela Alfa Zagato .
Piero Gancia empurra a Alfa Zagato , até empurrando o carro ele era elegante .
Na rodada do Tempestade de Lolli , nota-se o publico apavorado .

Foi uma luta desigual , Camilo estava com a Ferrari 250 GT ,me pergunto seria uma 250 GT ou uma 250 GTO , O de Omologato , cujo motor era um Testa Rossa . E os outros pilotos com carros que disputavam as provas do Campeonato Brasileiro , não deu outra , Camilo abriu três voltas do segundo colocado Marinho com um DKW Malzoni , tal era a disparidade dos carros . Guardo estas fotos desde meus doze anos , era fã incondicional de Camilo e acredito que continuo sendo até hoje , para mim ele foi o A.J. Foyt brasileiro , piloto que reunia uma enorme legião de fãs que iam as pistas onde ele corria para torcer por ele . Conheci mais tarde o Camilo , e no começo de minha carreira até entrei na pista junto se não me engano numa Copa Brasil , em que eu corri de D 3 até 1.600 cc e ele a Copa com sua carretera , continuei a admira-lo , sem a veneração da juventude , agora vendo e sabendo de perto tudo que ele era , um bom mecânico , um sujeito de garra e um piloto esforçado , que com as própias mãos construiu sua carreira .
Hoje passados quase quarenta anos acho que voltei a vê-lo como na minha juventude , um ídolo .
Obs. Ler minha postagem AMARELO 18 .

sexta-feira, 12 de junho de 2009

PILOTANDO

Nestas fotos podemos ver claramente a tendência de contorno de curvas desses carros e a forma como pilotavam esses grandes campeões , todo carro de corrida tem uma tendência , uns saem de frente outros de traseira , existem mil formas de acerto , barra estabilizadora , amortecedores , os aparatos aerodinâmicos , calibragem dos pneus , molas , etc . Acertar o carro para todos tipos de curva de um autódromo é muito difícil , as de alta exigem uma regulagem , as de baixa outra , raios longos outra . Ao piloto cabe decidir em qual ele é mais rápido e decidir se acerta o carro para essas condições ou tenta melhorar onde está lento . Hoje é tudo muito diferente com toda tecnologia mudou muito .

Graham Hill leva a BRM num leve sobresterço bem no ponto de tangencia da curva , simplesmente o máximo .
Jochen Rindt na Cooper Maserati notasse que o carro saia de frente .
John Watson vem redondo numa curva de baixa com sua MacLaren
John Surtees com sua Honda vem num leve sobresteço .
Denis Hulme e seu Repco Brabhan também com uma leve saída de traseira .
Surtees com Cooper Maserati vem escorregando de frente .
Bruce MacLaren com uma MacLaren Sereníssima vem também escorregando de frente , um nítido subesterço .
Alguns grandes pilotos adaptam sua forma de dirigir às deficiências dos carros , dosando acelerador , abordagem da curva etc para andar rápido mesmo em situações adversas . Hoje sou fã do estilo de pilotar de Janson Button , alguém que entenda pouco diria que ele vem lento , pois sua forma de dirigir é suave , não detona pneus nas freagens , contorna as curvas redondo , seu verdadeiro show é andar rapidíssimo em qualquer situação .

Obs . Uma dúvida quanto a condução da MacLaren-Serenissíma , nos créditos da foto que tenho desde 1965 seria Bruce MacLaren , notei pelo capacete que poderia ser Chris Amon e o Ricardo tambem escreveu perguntando . Assim que esclarecer mudo os créditos .