A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 3 de abril de 2009

DIVAGANDO

Pode parecer piegas , só que quero escrever algumas palavras , apesar de estar patinando tem sido muito bom escrever este blog , tenho conversado com amigos com quem não falava a muito tempo , o Gabriel o Duran , o Ferraz , o Orlando , o Jacob ,o Teleco , o Amadeu ,o Edo , lembrei de um amigo do Marazzi o Mário , conheci o Victorio . Ontem me deu muito prazer conversar demoradamente com o José Martins , hoje foi o Crispin , que baita satisfação !!!! . Tem dias que troco infindaveis e-mails com o Carlos de Paula , hoje o Fabio Poppi - menino bom !- perdeu seu tempo para me ajudar . É apesar de estar apenas começando , e aprendendo a escrever tem sido muito bom , bom mesmo !!!!!!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

José Ferraz


O belo circuito de Sorocaba , Ferraz pilota um Mufatão/Berta motor VW AP 1.600 cc .

Piso molhado em Sorocaba , atrás do circuito vê-se a rodovia .

Toda briga por um 2º lugar , atrás os pneus onde bateu quando liderava .

No ano de 1984 José Ferraz e Julio Miglioli criaram a F. Super 1.600 , a ideia era aproveitar muitos chassis de formulas , F 2 , F Fiat e Ford colocar um motor 1.600 bem forte , a categoria era restrita a São Paulo , onde estavam a maioria dos pilotos , mais recebeu convite para correr em diversos autodromos . Jacarepagua no Rio de Janeiro , Pinhais - hoje autodromo Raul Boesel - no Paraná , etc . Hoje meu amigo Ferraz vai contar de uma corrida feita em um circuito de rua em Sorocaba .
" O prefeito de Sorocaba nos convidou a organizar uma corrida de rua naquela cidade , seria em um condomínio fechado . O circuito era bem travado e havia chovido pela manhã do dia da corrida . Quatorze carros largaram , larguei em 2ª , após um a classificação difícil onde choveu a maior parte da sessão , logo na segunda volta tomei a dianteira e comecei a abrir do 2º colocado ,um piloto de Sorocaba chamado Júlio que corria com um chassi J.Q , lá pela oitava volta ao ultrapassar um retardatário perdi o ponto de freada acabando batendo na barreira de pneus que demarcavam a pista e perdendo o bico do carro . Voltei em nono lugar e numa corrida de recuperação , vinha em 2º , tirando 4 s do 1 º e ia liderar a corrida novamente . Quando vi a bandeira quadriculada , tirei o pé pensando , mais uma volta !! , quando vi o Júlio continuando em ritmo de corrida , fui atrás dele confuso e para meu espanto ao passar pela linha de chegada ele recebeu a bandeirada , comemorando a vitoria . Ao chegar aos boxes fiquei sabendo pela direção de prova que alguém " desavisado" havia me dado a bandeirada por engano , assim para frustração minha fui declarado 2º colocado . Depois de liderar a corrida , bater na barreira de pneus , fazer uma corrida de recuperação foi o que me restou ."
Fotos arquivo José Ferraz .

segunda-feira, 30 de março de 2009

REENCONTRO

Ferraz no melhor lugar do podiun , a esquerda J. A Bruno e a direita Orlando Belmonte . Div 3 Interlagos
Div. 3 Jacarepagua

Com o pessoal da F. Super 1.600 em Pinhais .


Bela saida de traseira no "Bico do Pato"


Podiun T.E.P (Div 3) Alvaro Guimarâes , Rui Amaral , Ricardo Mogames , Laercio dos Santos , Elcio Pelegrini , e José Ferraz .

Depois que comecei a escrever este blog tenho reencontrado muitas pessoas que foram parte de minha vida nas pistas , muitos amigos que não via a muito tempo , hoje foi o Ferraz ; " alô é o Ferraz ?, Rui Amaral " e ele , "não acredito " parecia que tínhamos nos falado ontem , corremos juntos e somos amigos . A semana passada já tinha visto sua página no YouTube , só hoje o Orlando Belmonte me deu seu telefone para conversarmos . O Ferraz pilotou muito , foi campeão de Formula 1600 etc , muita historias vem por aqui . Visitem sua página no YouTube http://www.youtube.com/results?search_type=&search_query=jferrazcompeticaoes&aq=f tem muita corrida , e sua carreira .

quarta-feira, 25 de março de 2009

Luiz Eduardo Duran- A primeira corrida a gente nunca esquece.








" Naquele ano de 1977 eu tinha feito a escola de pilotagem do Toninho de Sousa , e estava preparando meu VW de D3 para correr o Campeonato Brasileiro de 1978 , como o carro estava pronto resolvi fazer a ultima corrida do campeonato em Interlagos . Na época a pista estava em reforma , por isso nossos boxes eram no estacionamento que havia no "Sargento" . Na escola usávamos somente o circuito interno , na "Junção" em vez de subir , descíamos contornando a "Quatro" ao contrário , por este motivo não estava acostumado ao circuito inteiro , ou seja "Um" "Dois" e "Três" para mim eram desconhecidas . Já nos treinos achando que fazia a "Um" e "Dois" rápidas , tomei uma ultrapassagem do Edgard de Mello Filho entre as duas , só ouvi o ronco de seu Chevette , e a hora que vi ele estava me passando numa velocidade que para mim era absurda .
Tomando mais conhecimento do circuito completo , já que treinei toda vez que a pista abria , consegui me classificar para a largada em 12º lugar , embora alguns dos trinta carros que largaram não tivessem feito classificação .
No grid ao olhar para o lado vejo o Adolfo Cilento , já me arrepiei todo ,pois sabia que ele era um piloto rápido e eu era seu admirador , ao baixar a placa de um minuto ele olha para mim e faz um sinal de positivo , ai sim pensei "o que faço aqui?"
Eu estava acostumado a racha ,e na largada aproveitando-me de uma primeira mais curta pulei bem , entre a "Um" e "Dois" estava em 4º ou 5º , olhando no retrovisor me assustei com aquele bando atrás de mim , todos pilotos experientes brigando por uma posição , todos "babando" ai rápido e tentando não atrapalhar ninguém joguei o carro para grama , eu não era bobo de ficar com aquela turma , nisto perdi tudo que havia ganho na largada e mais um pouco .
Estacionei entre as duas curvas e só sai quando o ultimo carro passou , estava um "pouco " assustado , continuando ainda passei um ou dois carros , quando do meu box me sinalizaram para que eu entrasse , era 4ª ou 5ª volta , e vazava óleo do retentor traseiro do motor , fiquei aliviado , pois ainda não estava completamente acostumado ao circuito todo , estava achando tudo uma loucura ."