A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

500 Quilômetros de Interlagos 1971

 

A tocada de Luiz era soberba!
Chico com a viseira aberta.



 Confesso a vocês, outro dia meu amigo Walter fez uma referencia sobre os 500 Quilômetros de Interlagos de 1971 e fiquei boiando, perplexo nada lembrava da corrida. Hoje fui até minha coleção de antigas revistas Quatro Rodas e acabei encontrando a edição de outubro de 1971 o relato e as fotos da corrida.

Duas coisas me chamaram atenção, o segundo lugar do Chico e depois o resultado da Uma Hora de Calouros, quando meu amigo João Carlos Bevilacqua chegou nem quinto na vitória de outro amigo o Jacob Kourouzan.

Logo mandei o recorte ao João e ao Chico via WhatsApp. Depois num longo papo com o Chico, lembramos de muitas coisas, e aqui sentado tentando escrever para vocês muito me veio à lembrança, e agora conversando com o João muito mais.

Tenho uma coleção da QR, revista que fora os grandes testes que meu amigo Expedito Marazzi fazia com os carros de então, eu pouco lia, seus relatos de corridas eram parecidos com aquelas novelas onde o campeão para na última volta e recupera trinta posições para vencer no final. Expedito escrevia sobre o que conhecia e com muita propriedade, faz falta o amigo.

E fui lembrando...Não corri a Uma Hora de Calouros, mas estive lá com os amigos, depois obviamente assisti os 500 Quilômetros, que se não me falha a memoria foi a estreia da Hollywood patrocinando a Equipe Z de Luiz e Anisio, onde também corria o Chico, que por ela foi Campeão Brasileiro de Formula Ford no mesmo ano.

Agora mesmo conversando com o João ao telefone lembrei de estar no grid da Uma Hora de Calouros cumprimentando os amigos, muitos perguntando o motivo pelo qual eu não iria correr, havia corrido semanas antes no Torneio União de Disciplina. Lembro dele, do Jacob, Guaraná e tantos outros...Lembrar é viver novamente bons momentos.

Nos boxes fuçava em tudo, ainda não era amigo do Chico e do Anisio, mas fui cumprimentar o Luiz, Avallone e outros que já conhecia.

Lembro do acidente do Casari com a T70 na curva Três, as Lolas, Porches, os belos protótipos da Bhrama, os Pumas, o Royale de Celidonio e do incrível Carlinhos Aguiar e sua carretera.

Tarde da noite pergunto ao Caranguejo – Carlos Henrique Mércio – sobre uma foto que procurava, era a tomada da curva Um com Luiz, Carlinhos, Avallone e infelizmente não encontramos. Em compensação recebi dele a edição da Auto Esporte com uma bela cobertura da corrida.  

A corrida...Bem a corrida foi de inúmeras quebras, a T70 do Baixinho quebrava muito, os protótipos do Rio, com Casari à frente também, mas foi sem duvida alguma um grande espetáculo que Mestre Luiz soube conduzir com maestria, como sempre.

Eduardo Celidôneo, que infelizmente nos deixou há pouco tempo, com o Royale-Alfa.
Aqui à frente do Puma de Valdemyr Costa.
Avallone e a T70, notem a tocada do Baixinho.
Acredito que na curva Um, Avallone, o Puma de Artur Bragantini, o Furia de Olavo Pires e a carretera de Carlinhos Aguiar. Carlinhos para mim foi uma surpresa, tocada firme e segura era muito rápido, Expedito me apresentou a ele no ano seguinta.
NT: Na AE o motor da carretera é designado como 3.800cc mas na Sports Cars como 4.500cc que acredito mais correto.
Os belos protótipos da equipe Brahma, a esquerda Norman Casari e à direita o REPE 227 de Renato Peixoto.
Jacob no grid.
Jacob, João Carlos Bevilacqua e Edo Lemos, três amigos do coração.



A Auto Esporte que o Caranguejo enviou. 
Na semprte confiavel Racing Sports Cars a relação dos inscritos entre eles meu amigo Benjamim "Biju" Rangel..
link


Aos amigos que fiz nestes cinquenta anos meu fraterno abraço, ou abraçalhão como diz o João.

Obrigado Caranguejo  

 

Rui Amaral Jr

 

OS: Mais tarde conto sobre as Seis Horas de Interlagos, quando ainda como Equipe Z Chico e Lian venceram com o 910.



domingo, 5 de dezembro de 2021

Apenas uma opinião....


Este muro justo no ponto de tangencia poderia ser deslocado para dentro melhorando a visão do piloto, 



 Não quero ser inconveniente muito menos chato, mas justo na bela pista da Arábia Saudita que por incrível que pareça tem um traçado de alta velocidade, o projetista Hermann Tilke comete o absurdo de mura-la quase que completamente, quando pelo que vejo nas fotos que mostro a parte interna de várias curvas poderiam não ter os famigerados muros que tiram totalmente a visão do piloto.

Uma panca ou rodada de algum carro no pelotão dianteiro ou mesmo entre os carros do intermediário pode trazer serias consequências, espero de coração que não aconteça.

Outra coisa séria, vi que a FIA  advertiu os pilotos que reduzem demasiadamente a velocidade nas curvas que antecedem o começo de sua classificação, mas ontem o que vi, se não me engano no P2, foi Sergio Perez chegando para completar sua volta e à sua frente um congestionamento de cinco ou seis carros, alguns quase parando. Este é um problema antigo, lembrem-se de Gilles, e acredito que novas normas quanto a velocidade na volta que antecede a de classificação devem ser adotadas. Que tal exigir um tempo mínimo!

Sei muito bem que corridas são perigosas, em qualquer categoria, mas um pouco de bom senso nunca é demais.

 

Rui Amaral Jr    ...


terça-feira, 30 de novembro de 2021

Frank 16 Abril 1942 - 28 Novembro 2021

 

Nos bastidores do automobilismo a guerra é na maioria das vezes cruel e desleal, e talvez por ter lutado tanto para chegar onde chegou Frank era um ser à parte, sério e honesto em seus princípios teve uma vontade férrea, e uma dignidade impar para chegar ao topo. 

O começo na Formula Um com seu amigo Piers Courage e uma Brabham BT 26A. 1969 foi um grande ano para eles, em 1970 sua primeira grande perda, Piers sofre o acidente fatal na Holanda.

Com bons olhos para talentos, Frank trás Carlos Pace para equipe em 1972, foram três pontos no campeonato pilotando uma March 711 do ano anterior.

CAMPEÃO EM DUAS ERAS

Finalmente Frnk tinha grandes patrocinadores e uma grande equipe com doios pilotos de ponta, coube ao grande Clay Regazzoni a primeira vitória da Willians na Formula Um. Silverstone 1979 pilotando o FW 07. No ano seguinte a equipe seria campeã do mundo com Alan Jones. Venceram também o campeonato de 1982 com Keke Rosberg e ainda usando o motor Cosworth DFV...

E uma nova era começa...Para pilotar o FW 11 Frank trás dois botas em 1986, Nelson Piquet e Nigel Mansel, perdem o campeonato após vencerem nove das dezesseis corridas. Mas chega 87 e a Willians FW11B e o Cadango numa temporada irreprencível vence o campeonato tendo seu parceiro Mansel em segundo. 

Frank e Patrick Head os dois grandes nomes da Willians Formula Um.

Valeu Frank.

Rui Amaral Jr










segunda-feira, 29 de novembro de 2021

segunda-feira, 22 de novembro de 2021

GP Brasil 1973- Algumas lembranças...

 

#1

 Foi a primeira prova válida para o Campeonato Mundial de Formula Um disputada aqui, graças ao empenho de Antonio Carlos Scavone e Mario Patti (pai).

Desta vez fui a todos os treinos, e na corrida não faria como na anterior, que homologou o circuito, quando com uma amiga chegamos tarde e mesmo com credenciais assistimos a corrida do barranco da Subida dos Boxes, isto depois de só conseguir parar o carro na Avon, quando tivemos que subir toda avenida, totalmente congestionada, e conseguir à duras penas encontrar um lugar naquele morro.

Linda foto, não sei de qual autódromo.
O tiro de Ronnie foi curto, cerca de cinco voltas...


Agora o Rato era rei, corria com o #1 de campeão e ainda Pace, Wilson e Luiz lá estavam.

Eu já tinha feito cerca de 7/8 corridas lá como Novato, mal sabia que voltaria a correr apenas na segunda parte do ano já como graduado.

Nos dias que antecederam a corrida fucei e olhei bem em tudo, alguns pilotos já conhecia das corridas da F.Dois e Três em temporadas de anos passados, alguns como Jackie Stewart, o bi campeão do mundo nunca havia chegado perto. 

Nas duas fotos com Ickx e Pace o malabarismo para pilotar os carros de então. Ickx vem saindo de traseira em ambas, na segunda talvez tenha se perdido um pouco, a 312 B2 era um carro complicado. Já Pace com a TS14A vem em ambas saindo muito de frente. 


Se Pace sofria com a TS14A imaginem Luiz com a TS9B, acredito que contemporânea das Alfettas de 1950/51! Notem a "parede" que era a asa traseira! Bico de Pato, Luiz deve ter batido o volante no batente para fazer a curva!   


Sempre gostei de assistir treinos em alguns de meus lugares favoritos, onde podia captar a técnica dos grandes pilotos. Em Interlagos alguns desses lugares me maravilhavam. O barranco da curva do Sol, aquela curva maravilhosa que separava os homens dos meninos, ou pouco antes da linha de chegada, naquele barranco, onde podia ver a descida do Retão, a Três, a Ferradura, Subida do Lago e Reta Oposta, a saída do Sargento, o Laranja, o S até o Bico de Pato e depois virando ver eles passando muito rápido na Reta dos Boxes. Outras vezes ficava na parte de dentro da curva Um ou lá embaixo na Três...Interlagos era intenso, forte e desafiador.

Na Ferradura sempre me impressionou o traçado que Luiz fazia, já tinha visto com inúmeros carros que pilotou, vinha mais aberto que os outros para tomada da segunda perna a esquerda e começava acelerar antes dos outros. Ronnie, Emerson, Stewart, Clay e outros já vinham pendurados, sendo que o Rato deixava o carro escorregar do meio para saída e rumava forte para a Subida o Lago. Outra coisa que nunca vou esquecer, a telegrafada que Lole dava no contorno da perna a esquerda.

Pode ser que deixe de escrever muitas coisas que vi, mais tarde na certa vou lembrar de tantas outras, mas nunca vou esquecer quando em algum dos treinos estava um pouco antes da Ferradura, acredito que tenha parado o carro ou moto naquele estacionamento, no meio da reta que ligava o Sol ao Sargento,  quando vejo Srewart saindo do Sol com Emerson grudado nele e bem na minha frente o Rato tira seu carro para a esquerda e toma o Sargento na frente... é nunca vou esquecer!

A corrida? Bem sobre a corrida talvez um dia lembre muita coisa, apesar da decepção da quebra de Luiz que mesmo naquela tranqueira que Surtees lhe entregou vinha bem, e também com as quebras de Pace e Wilsinho.

 Tudo foi compensado pela brilhante vitória do Rato, e o êxtase de todos e toda alegria de vê-lo no lugar mais alto do pódio.

 

 

Rui Amaral Jr


 

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

GP do Brasil 1973 - Interlagos - a saga de Luiz...

 

Uma "leve" saída de frente no Bico de Pato!





 Confesso a vocês que escrevi um longo texto sobre a participação do Luiz neste GP. Quanto mais escrevia mais situações vinham em minha memória, deletei tudo.

Deletei ao lembrar de um advogado que tive, membro de um grande escritório, era sábio e ponderado e me dizia sempre “falar é prata, calar é ouro”, e nesse instante lembrei de outra dele “é ouro sobre azul”.

Luiz era ouro sobre azul.

Dedico este aos queridos amigos que foram muito próximos ao Luiz em seu final de vida; Bird, Chico e ao casal Sonia e Ronaldão Nazar.

 

 

Rui Amaral Jr














quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Conta Chico...

 



 Ele me liga por volta das 17h e conta da entrevista, problemas tecnicos impediram que ela fosse mostrada ao vivo, então aí vai...Conta Chico!

Valeu Gildo.

Rui Amaral Jr  

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Jacarepaguá 1969 - Três Horas de Velocidade

 

Sidney Cardoso no KG e Fernando Pereira no Mark I. Saída da curva Norte conforme comentário do Barba no post anterior.
Carlos Pace Alfa P33 o vencedor e Sidney Cardoso.
O AC de Wilsinho Fittipaldi, Sidney e uma Berlineta de Brasília. 
Taí Barba, também tinha visto o CASCÃO, precisamois saber quem era o cadango!
#49 Gordini de Lair de Carvalho, segundo o Barba vermelho com uma faixa branca central, amigos me disseram ser muito bonito. Saída da curva Norte.

  Conversando com o Sidney fiquei sabendo que ele comprou o Karmann-Ghia Porsche do Pace, e que nesta corrida seu motor Porsche 2.000cc estava quebrado então ele correu com um motor VW 1.600cc.





“Está corrida foi a estreia da P33da Jolly, com vitória tranquila do Pace, e da Lola T70 do De Paoli. No warm up o Wilsinho com o AC VW1600 empurrava a Lola no miolo, que depois desmanchada na reta. A P33 pulverizou o recorde da pista, rodando 1:29', o recorde anterior era do Fitti Porsche, 1:33'. Acho que a Lola T70 é junto com as Ferraris 330P3 e P4, os mais belos esporte protótipos já feitos.

Abraço.

Barba”


 Agradeço ao Sidney e aos comentários do Barba.

Abraços a todos.


Rui Amaral Jr





terça-feira, 2 de novembro de 2021

Jacarepaguá final dos anos 1960.

Gordini #49 de Lair Carvalho, segundo um amigo era vermelho e muito bonit.


O belo Karmann Ghia, me parece com motor VW e atrás um Mark I que não consegui ver de quem.

O Karmann Ghia, por dentro um AC e atrás uma Berlinetta.
Mini-Cooper pertecente a Amauri Mesquita sendo pilotado por Carlos Lima, segundo me confirmou o próprio Amauri em mensagem. Este carro depois foi vendido ao Benjanmim-Biju- Ralgel, que correu com ele em subidas de montanha e depois vendeu ao Nelson Piquet. Antes da confirmação do Amauri enviei a foto ao Biju via WhatsApp e depois liguei, ele está viajando, depois de hora e meia de papo, confirmou ser o Carlos, e aprovitou e contou um monte!!!!!


 Ontem meu amigo Alfredo Brito mostrou estas belas fotos de Jacarepaguá provavelmente do final dos anos 1960.

Fiquei admirando e pensando que deste belo automobilismo, praticado com VWs,  Gordinis, Karmann-Ghias, ACs – de Anísio Campos – Alpines, Ninis e outros saíram cinco títulos mundiais da Formula Um.

Grandes preparadores, mecânicos e pilotos dai saíram, foi bem antes de meu começo, mas tive uma grande saudade, saudades daquilo que vi, mas não vivi.

Sorte minha que alguns desses grandes nomes, mais velhos que eu, hoje são grandes amigos.

Rui Amaral Jr

 

NT: Não tenho a autoria das fotos, caso apareçam os autores darei os devidos creditos.


Interlagos 25 Horas 1970- Quinto lugar, Piero Gancia/Emilio Zambello  













 

domingo, 31 de outubro de 2021