A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

TAZIO NUVOLARI - CARRO Nº1049

Tazio, Scapinelli e a Ferrari 166 Spyder Corsa



1948, a Itália era um país devastado pela guerra que tentava reerguer-se.
Às vésperas da tradicional Mille Miglia, encontravam-se dois homens na mesma condição. Um deles era Enzo Ferrari. Sua fábrica ainda não era um ícone de velocidade e ele necessitava urgentemente resultados nas competições ou não poderia vender seus carros. O outro era o campeão Tazio Nuvolari. 
Aos 56 anos, debilitado por uma doença pulmonar, ele era um homem arrasado pela morte prematura de seus dois filhos, Giorgio e Alberto. Quem poderia dizer o que Nivola ainda buscava nas corridas?

Enzo & Tazio

Neste cenário, Enzo encontraria Nuvolari.

 Il Drake acreditava que o velho campeão é de quem necessitava para pilotar o modelo 166 Spyder Corsa. Para o carismático Nuvolari, duas vezes vencedor das Mille Miglia, ganhador das 24 Horas de Le Mans, o convite era tentador, apesar dele desconhecer o carro e nem mesmo teria tempo para realizar um teste. O jovem mecânico Andrea Scapinelli foi designado como seu acompanhante e o carro recebeu o numeral 1049. 

Tazio e o mecânico Scapinelli na largada.
O percurso das Mille Miglia 1948
Já sem a tampa do motor sendo reverenciado pelo povo Italiano!
No controle de Roma.

No dia 2 de maio, teve início a maratona de 1.600 km. Alberto Ascari liderou com seu Maserati A6GCS, seguido por Franco Cortese (Ferrari 166S Spyder); em terceiro vinha Nuvolari lutando contra Sanesi (Alfa 6C 2500) acompanhados por Taruffi (Cisitalia 1200). Até Forli, apenas retas longas que faziam a alegria das Maseratis e Alfas. Quando o caminho se tornou a sucessão de curvas até Passo del Furlo é que Nuvolari fez sua mágica. Em Gualdo Tadino, na descida de uma encosta, a tampa do motor se abriu e bloqueou a visão de piloto e mecânico. Situação resolvida com um tapa de Tazio. "Isso é bom - disse ele - nosso motor resfriará mais rapidamente", enquanto o perplexo Scapinelli só balançava a cabeça. Nuvolari chegou à Roma
com a Ferrari mutilada, mas com treze minutos de vantagem para o segundo colocado. Taruffi desistiu; Ciccio Ascari quebrou a caixa de velocidades e Sanesi parou também. Prosseguindo, no retorno para Brescia, Nuvolari era o líder e para aquela nação ferida, isso era especial. Começou a chover, mas o Gigante não cedeu. Nem quando seu banco quebrou. Tazio improvisou um saco com laranjas e limões à guisa de almofada e nada de tirar o pé. Até chegar à Villa Ospizio, perdeu também um dos para-lamas,mas só desistiu quando Enzo Ferrari conseguiu convencê-lo: a suspensão traseira estava quebrada. 
Nuvolari tinha vinte e nove minutos de vantagem para Clemente Biodetti (Ferrari 166 S Coupe Allemano).



Levado para uma casa paroquial, por fim pode descansar e recuperar-se o sr. Fogo. Quando o Drake foi vê-lo novamente, tentou consolá-lo: "Tazio, ficou para o próximo ano". Ao que o velho campeão retrucou: "Ferrari, na minha idade, não há muitos dias como este". 
Sem nunca ter abandonado oficialmente as pistas, faleceu em 1953.

À Sebastião Prado e Simão Pedro, amigo de além-mar, que me chamaram a atenção para mais essa façanha de Nuvolari.

CARANGUEJO

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Como comentei antes o Caranguejo e eu já escrevemos incontáveis posts sobre Tazio, fiquei emocionado  ao ler este texto, conhecia a história pois meu amigo Adolfo Cilento me emprestou um livro, talvez quarenta anos atrás que contava esta história, só não lembrava que era de uma Mille Miglia... 

Salve Tazio!

Rui Amaral Jr




sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Castellotti...


Caro Rui,

Segue a foto do quadro. É um quadro de Eucatex pintado com tinta a óleo. A cena foi inspirada numa foto recente da Supersqualo de 1955 num museu, coloquei o Castelotti dentro e “botei pra correr”. Em 1955 ele era piloto da Lancia, mas esta abandonou devido à morte do Alberto Ascari. Seu último GP pela Lancia foi na Bélgica. A partir daí ele foi contratado pela Ferrari ecorreu com a 555 supersqualo para os GPs da Holanda, Inglaterra e Italia.

Na Holanda, 19 de junho de 1955, era o número 6 e foi daí que me inspirei para numerar esse carro. As cores da pista foram uma “liberdade poética” que tomei. Ele foi o quinto nessa corrida.
Na Inglaterra, 16 de julho de 1955, carro número 16, foi o sexto em dupla com Mike Hawthorn
Na Itália, sétima e última corrida do ano válida pelo campeonato, no dia 11 de setembro, ele foi o terceiro. Isso permitiu a ele finalizar o ano como o terceiro no campeonato atrás somente das Mercedes de Fangio e Moss. Bela empreitada!
Pode utilizar na tua matéria.

Grande abraço

Antonio Falchetto


segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Tazio...

"Nuvolari, além de ser sempre meu maior rival, é o melhor corredor de todos os tempos. Não pode ser definido como um mestre mas sim como um artista do volante. Um mestre pode ensinar. A arte não se ensina. 
Achille Varzi"

1946 GP de Marsielles - Tazio e Raymond Sommer, ambos de Maserati 4CL.

Talvez o Caranguejo e eu tenhamos escrito algo em torno de vinte posts sobre Tazio. Soberbo na arte de pilotar vejam como um de seus grandes adversários o definia.
Encontrei esta foto postada por nosso amigo Luiz Carlos Dias. 

Tazio vive cada vez que um grande piloto chega ao seu  ápice... 

link

Rui Amaral Jr 

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Projeto Passo Fundo


Espalha pedra e retranca apelidos de Orlando Menegaz
1958 1º 500 KM de Porto Alegre - Orlando Menegaz ao lado de sua Carretera com motor Chevrolet Corvette. 

Espalha pedra e retranca apelidos de Orlando Menegaz, nascido no interior de Caxias do Sul e acolhido por Passo Fundo cidade lembrada demais, nas vitórias conseguidas, na região, estado, Brasil e Uruguai, por onde seguidamente, competiu e venceu.

Iniciou a carreira como acompanhante de Alcídio Schroeder, o Leão da Serra, pioneiro do Automobilismo de competição da região, na prova “Copa Festa da Uva” -  em 5/março/1950, quando chegaram em 3° lugar, na carretera Ford V/8 do Alcídio.

Pelo jeito, Orlando gostou, pois adquiriu uma Barata Ford 40, preparou-a, geralmente na fábrica de implementos Agrícolas, da família a MenegazS.A.I.C

Disputou várias provas, seguidamente quebrou. O melhor resultado conseguido foi no 1° Circuito Automobilístico de Lages/SC quando entrou em 2° lugar, outros bons resultados foram 4° lugar na II Prova Antoninho Burwamaque em 21/06/54 e no VI Circuito da Pedra Redonda em 20/06/55. Em 20/11/55 entrou em 6° lugar na V Encosta da Serra .

Em 23/nov/57, em parceria com Aristides Bertol, na  Chevrolet Corvette, deste, ganharam as mil milhas Brasileiras no Interlagos, prova máxima do calendário Brasileiro. Orlando que sempre correra de Ford, sentiui a diferença gritante.

Adquiriu uma Barata Chevrolet 1938 e por notícia do Armando Burwamaque da concessionária Chevrolet de Passo Fundo, comprou motor e caixa Corvette, do colega Argemiro Pretto, da concessionária Chevrolet de Encantado/RS que havia importado 3 motores com caixa, levou meses para encaixar a mecânica e acertar o diferencial que aguentasse o tranco. Resolveu com o de uma Picape Chevrolet – Tração Positiva.

Daqui para a frente o papo seria diferente. Pois repentinamente de coadjuvante O.M. passou a Protagonista.

Vencedor com a mecânica Corvette, na Chevi 38.

Venceu as provas Força Livre:

Circuito Centenário de Passo Fundo em 22/Fev/1958, com o n°24.

Circuito Automobilístico de Melo-Uruguai, em 30/Mar/1958 com o n°24V/Mil Milhas – Interlagos em 25/26/Nov/1961 – com Bertão e o n°9 II 500Km de Porto Alegre – Pedra redonda em 23/Set/1962 – com o n°1, pela vitória das mil milhas Brasileiras em Interlagos, no ano anterior.

Outros Resultados:

Sempre com a Corvette.

Circuito internacional de Automobilísmo-Uruguai em 23/Março de 1958 – 3°L, no I Circuito Cavalhana/Vila Nova em 14/Dezembro/1958 – 3° lugar – com n°4 Orlando foi vice campeão gaúcho de 1958 foi o primeiro volante gaúcho a usar cinto de segurança, foi o único Piloto do interior, a ganhar duas mil milhas Brasileiras em Interlagos.



 Nelson Marques da Rocha

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Nelson e sua filha Graziela são nossos dois especialistas. e bota especialistas nisso, em matérias de Carreteras, ele sobrinho do grande Orlando Menegaz acompanhou de perto a carreira do tio nas pistas e circuitos deste nosso grande mundo do automobilismo, no link à seguir muitas das matérias deles aqui >>>>> " Carreteras "
Agora Nelson está envolvido com todo seu conhecimento no Projeto Passo Fundo, que visa resgatar histórias, contadas por quem as conhece, do automobilismo de uma época de ouro.
Obrigado meus amigos Nelson e Graziela por dividir todo seu conhecimento.

Um abraço

Rui Amaral Jr

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

WALTER ........ SUPER V ........& OUTROS .........Conta Chico

 Foto: ALFREDO MASLOSKI - SUPER V em GOIÂNIA , na entrada do miolo , temos : NELSON PIQUET de POLAR , eu de POLAR , TITE CATAPANI de SUPER NOVA AVALLONE , JULIO CAIO de HEVE , CHATEUBRIAN de ASTRO KAIMAN e MAURÍCIO CHULAN de POLAR ....

........... , Então amigo  RUI , qualquer resposta a WALTER tem que ser dada com cuidado pois ele é um exímio  historiador e deve ter uma vasta cultura ......., como você vê, todo o cuidado é pouco ......!!!!!

              Redigindo uma redação (((( não sei se hoje ainda tem esse item nas escolas )))) sobre a fantástica foto da SUPER V em GOIÂNIA , na entrada do miolo , temos : NELSON PIQUET de POLAR , eu de POLAR , TITE CATAPANI de SUPER NOVA AVALLONE , JULIO CAIO de HEVE , CHATEUBRIAN de ASTRO KAIMAN e MAURÍCIO CHULAN de POLAR ......., e estamos nesse momento  realizando a última bateria das três existentes. Na primeira bateria, CHULAN chegou em primeiro com o NELSON  segundando-o e eu em terceiro a 08 segundos do CHULAN .

             Na segunda bateria, estávamos já com os motores em alta para a largada e quando esta foi dada caiu o maior """" toro """"......!!!!! , todos nós de SLICK, amortecedores regulados para seco e """" fomos que fomos """"......, quando fechei a primeira volta, eu já tinha uma vantagem de 09 segundos para o segundo colocado, então, já estava ponteando a corrida com uma vantagem de 01 segundo e fui abrindo de maneira paulatina e firme ........, sendo que ao que me lembre a bandeirada da chagada foi dada no meio da bateria, pois na grande reta os autos já estavam a demonstrar um """ aquaplaining """", por tanto , ao receber a bandeirada, eu tinha a meu credito , 45 /// 47 segundos de vantagem .........., dai  para a redação da foto , foi só administrar a corrida, da qual a venci ......!!!!!!

              Houve, nessa demonstração, uma parte técnica importante: os chassis POLAR nasciam com um ENTRE EIXOS de 2150 mm e como 'a época usávamos um pneu GOOD YEAR G40, com uma excelente aderência, resolvi diminuir o ENTRE EIXOS para 2090 mm ........, nesta modificação há  um """" mito """ de que o ENTRE EIXOS curto, principalmente na chuva, é uma """ faca """" , o que demonstrei ser isso uma falácia, mas a explico : com um longo entre eixos , os pneus da frente """" abrem um sulco """" para os traseiros somente a uma velocidade bem maior do que em um entre eixos curto ........., e na chuva , muitas vezes é impossível de chegar a essa velocidade , então , quando os outros ainda estavam  """" temperando """"em seus aceleradores , eu já estava usando uma % bem maior  ......., dai fui abrindo regularmente  ......!!!!!

                 Não que eu fosse melhor do que ninguém, mas chamo a isso """" hora de vôo """"" , tão e apenas .......!!!!!!

                  WALTER, comenta também da época que o marketing se chamava """" propaganda """" e do título de """" G P """"......., interessante que grandes firmas colocavam prêmios em dinheiro a quem primeiro atravessa- se o ATLÂNTICO de avião  e depois de bater esse recorde estabelecido , e talvez essa foi uma grande """" mola """" para o desenvolvimento aeronáutico ou de velocidade em terra e depois na água , está no meu julgo a mais perigosa das três ....

Por água tivemos o feito de dois pilotos portugueses, GAGO COUTINHO e SACADURA CABRAL que fizeram a primeira travessia de PORTUGAL  ao BRASIL em um monomotor ........, quem for ao museu da marinha portuguesa em LISBOA o verá  ......, acho que ao chegar aqui ganharam alguns terrenos em que ao que sei um deles fica na rua GROENLADIA com a Av. EUROPA ......!!!!!





                  A conclusão a que se chega, é  que tem que haver competição , não tem outro jeito ....., um dos motivos que em absoluto não concordo com as MONOMARCAS , servem estas somente para se ver qual pintura dos autos 'é a mais bonita ......., muito pouco , convenhamos .


                  Demonstra-se a competição, até nessa bela foto de ALFREDO MASLOSKI da SUPER V em GOIÂNIA, onde estão quatro marcas de autos disputando a frente ......!!!!! Melhor exemplo não tem......


        Abraço amigo, CHICO LAMEIRÃO


quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Contem Walter & Chico...

Foto: ALFREDO MASLOSKI -Goiânia - Nelson, Chico, Tite, Julio Caio, Zé Pedro Chateubriant, Chulan... 

Conta Walter 

"Vejam só como é a vida... Em 1975 eu tinha 14 anos e era fanático pelo Lameirão, o verdadeiro campeão da Fórmula Super Vê. Deveria ser bi - campeão, mas o destino favoreceu ao Marcos Troncon, em 1974.

Lameirão bateu Guaraná, Nelson Piquet, Ingo Hoffmann...

Passam os anos e virei leitor do genial "Histórias que Vivemos" e, pela mão do Rui, pude ler Lameirão, o cara cujas mãos no volante era a minha grande alegria da adolescência. Agora, vamos de mão-no-teclado!

Entendo claramente essa sensação do Lameirão, de falar para as paredes: ele imagina o futuro genial, possível! e olha para o lado e não vê ninguém comprometido. É chato...

Não sou fã da Inglaterra, mas não tem como tirar o mérito deles. Dentre tantos méritos, voltar a viver, depois do massacre da II Guerra Mundial. A batalha fortalece e, talvez, para os brasileiros, a falta de batalhas nos tenha deixado meio moles.

Talvez o grande mérito inglês, alemão, seja o da experimentação permanente (hoje chamamos de R&D, Research and Development), a também chamada Inovação (tá na Lei 10973/2004). O domínio da aerodinâmica é um desses campos (viva Jim Hall, e viva as calotas do Lameirão, em 1976). Mas o Lameirão e o Histórias já nos falaram de muitas outras revoluções, especialmente mecânicas.

E essa experimentação vira um monte de empresas que investem (se arriscam!) em tecnologia. O mundo baba na California, mas não entende que as Big Tech nasceram com liberdade e muito capital, não foi por geração espontânea. Ao invés de, por exemplo, a Prefeitura de São Paulo fazer prédios em Interlagos, devia fomentar o 'cluster' de tecnologia ao seu redor.

E dá - lhe escola! Se os alunos crescem com curiosidade científica, estímulo para a experimentação, estímulo para empreender, isso gera frutos. Se aprendem que o Estado dá casa, comida e roupa lavada, crescem esperando mais favores...

Obrigado ao Rui pela oportunidade de tietar ao campeão. Obrigado ao Lameirão, por seguir uma poderosa usina de inteligência e por dividir isso conosco.

Walter"


Conta Chico

"......... , Caro RUI , enfim meu cel recomeçou a funcionar e agora deu para encontrar o texto de WALTER ......., a bem da verdade , passado o primeiro susto pós eleições , agora um pouco mais refeito , tentarei escrever ao  ex- jovem de 14 anos que me via em minha lida nos """  Polares da vida  """" .  Quanto a esses , um papiro de coisas e causos a contar , um dia talvez ....!!!!!  No teclado , sendo em doses homeopáticas ainda dá para enfrentar , mas um livro como deve ser escrito , mui provavelmente 'é muita """ areia para o meu caminhão """" .


             Á época da fantástica SUPER V , eu dentro da EQUIPE MOTORADIO , trabalhava no dia a dia dela em desenvolvimentos e organização  do TEAM , só me resguardando um pouco mais quando era em semana de corrida , pois ai tinha que estar preparado para enfrentar a """" novelle vague """" da terceira geração de pilotos por que passei . Ainda como meio representante da POLAR , levando peças fundidas da SCORRO de MARCO GRILLI para a fábrica no RIO de JANEIRO  em um ir (((( tomava um café )))) e vir  mais ou menos constante ....., coisa de louco mesmo , mas graças a DEUS tinha saúde para tais feitos ....!!!!! O pilotar dessa época , já era diferente do de ser piloto de fábrica como o fui na EQUIPE WILLYS e na EQUIPE VEMAG principalmente , pois aí a responsabilidade financeira era zero e isso muito muda  na arte .....!!!!!  Quantas corridas na SUPER V  , em que está eram em três baterias e pela soma do tempo , na última bateria você apenas administrava com a corrida já ganha pelo que tinha """" aberto """" nas primeiras duas ou uma conforme o caso , pois o principal  era marcar o maior número de pontos para os campeonatos , pois aí  , se a contento , iria suavizar em muito o martírio  dos finais e começos de ano  , para a renovação dos contratos com os patrocinadores ......., uma angustia para todos os membros do TEAM  , até saber- se se estávamos empregados ou não  para o ano seguinte ......., ninguém imagina isso ...... , acho ....!!!!!


             Você    Walter mencionou , no item desenvolvimentos , duas grandes feras , JIM HALL e COLLIN  CHAPMAN  , daqueles que eu chamo de ENG  de parachoque a parachoque , absolutamente fantásticos ......, em que em aerodinâmica deitaram regras com os WING CARS em que HALL colocou dois pequenos motores para sugar o """" ar entre o chao e o assoalho do carro """" colando de vez os pneus no asfalto e COLLIN colocando as laterais como se fossem enormes aerofolios , os dois com excelentes resultados , mas , mas se pesquisarmos os anos trinta , o trabalho mais especificamente de CHAPMAN foi exemplificado em um desenho por um ENG italiano cujo nome me foge ao momento ........ , """" nada se inventa , tudo se copia """" ou se desenvolve ........, sejamos mais fidalgos ......!!!!! Realmente , deve ser raro começar- se com uma ideia do zero absoluto , só em cientistas extremados deve acontecer . Outros nomes também  foram consagrados neste metiê , como MAURO FORGHIERI  da FERRARI que dizem que era desse mesmo naipe , CARLO CHITI da ALFA ROMEO , este mais na questão de motores .....!!!! 

                  Me lembro agora , ainda , quanto o """" colar """" o auto ao chão  , que o ALPINE  M63 do saudoso CHRISTIAN HEINZ , tinha essa característica , pois assim  seu pai me contou que. BINO lhe havia comentado que ao passar os 170//180 KLM/ h  , sentia o auto grudar ao chão ......, e aí já estamos falando do ano de 1963 , muito antes como vemos dos feitos de JIM HALL e CHAPMAN .......!!!!!!


                  Por último , WALTER , gostaria de comentar sobre FANGIO , não o piloto , mas sim sua pessoa , do que ele conseguiu para o automobilismo de competição de sua ARGENTINA , em convencer PERON  a (((( não sei a palavra certa )))) fazer uma lei em que para cada auto zero KLm vendido , 01 % seria destinado para competição , em que os argentinos com essa """" mola """" conseguiram  elaborar e fazer um """ parque industrial de competição """ de respeito e muito forte ........, sendo hoje em dia talvez a terceira ou quarta força mundial do setor ......!!!!!!


                   Porque não aqui ...........!!!!!!!!!!?????????????

                                                                                               Abraço amigo , CHICO. LAMEIRÃO

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Pois bem, vamos lá...Walter é um amigo que prefere assinar seus posts e comentários com o primeiro nome, ele e o Chico ainda não se conhecem pessoalmente e sou o elo de ligação entre eles.
De seu segundo comentário no post ( link ) anterior a resposta do Chico é a que aqui está, um grande prazer poder dividir com vocês o papo entre eles.
Já que tive o privilégio de ler os dois textos antes de postar quero lembrar aqui um grande inovador, um engenheiro super competente que fez de sua cátedra na FEI uma verdadeira miríade de engenheiros espalhados pelas montadoras do mundo, Ricardo Bock meu irmão do coração e amigo e parceiro do Chico muito fez e ainda há de fazer por este mundo.
À vocês Walter e Chico e à vocês queridos amigos Vera & Ricardo Bock.  

Um abraço

Rui Amaral Jr  





terça-feira, 2 de outubro de 2018

Conta Chico...

Foto - THRUST SSC 

...... , Caro RUI , em minha viagem 'a fantástica INGLATERRA , indo a este museu , encontramos o que segue .........!!!!!!!

          AUTO  """" THRUST S S C """"" >>>> RECORD TERRESTRE de VELOCIDADE

         VELOCIDADE  REAL  BATIDA >>>>  1 220 , 856 KLMS /// HORA

         PESO. TOTAL                           >>>>. 10 , 5. TONELADAS

         COMPRIMENTO   TOTAL.      >>>>.  16. 5. METROS

         VELOCIDADE. TEÓRICA  do DESENHO  >>> 1 360   KLMS // HORA

         POTÊNCIA                               >>>>  << = >> 145  AUTOS de FÓRMULA 1


         MOTORES.                               >>>> 02 ROLLS ROYCE  de PROPULSÃO a JATO


         DONO do PROJETO                >>>>  RICHARD NOBLE.   


         TEMPO do PROJETO              >>>>  22. ANOS  de INTENSOS  ESTUDOS


         HORAS TRABALHADAS.        >>>>.  100 000


         PARQUE. INDUSTRIAL  USADO  >>>>>  228  EMPRESAS



         PILOTO                                      >>>>  ANDY  GREEN  , piloto da  RAF


        MATERIAIS. USADOS                    >>>>  AÇO  //. TITANIUM  //  CARBONO  //  ALUMINIO


        FABRICANTE  das. RODAS.          >>>>. DUNLOP


        RPM. das. RODAS                         >>>>.  8500  RPM  na  VELOCIDADE de  1360. KLMS // H.


        ENTRE EIXOS                                 >>>>  DOIS  ENTRE EIXOS


                     A  15 de OUTUBRO de 1997 ,  o piloto da RAF   ANDY GREEN , bateu esse  tremendo
RECORD  'a fantástica velocidade média de  1220, 856 KLMS // hora ........!!!!!!

                     Pelo feito ,  toda a EQUIPE de  RICHARD NOBLE  e o piloto  ANDY GREEN , na altura , foram homenageados pela RAINHA da INGLATERRA  ELISABETH  e pelo GOVERNO INGLÊS  ......!!!!!

                    Esta auto se encontra em definitivo , no CONVENTRY  TRANSPORT MUSEUM  ....!!!!!

                    À entrada  'e  franca  ao público , e se mantém  com a venda de suvenirs ao fim da visita ......!!!! Inúmeras ESCOLAS a VISITAM para fomentar aos alunos o interesse pelo já estudado e fabricado  em terras INGLESAS ........, EDUCAÇÃO , isto se chama , e dá um retorno incomum ......!!!!!!


                    Além desse auto , que para nós talvez seja a """ cereja  do bolo """" , este fantástico MUSEUM , tem vários tipos das antigas bicicletas feitas em madeira e algumas mais """ modernas """" motorizadas ......!!!!!!


                   Recomendo a quem queira saber e conhecer , como  este fantástico país da INGLATERRA preserva sua história , suas conquistas seus sacrifícios ......!!!!!!


                                                                  Abraço amigo a todos , CHICO

Abraço Chico Lameirão


Marcos e o sogro ao lado do Thrust


.......... , em que  SIR JACK BRABHAM foi campeão mundial de FÓRMULA 1 ......., deveras interessante a simplicidade deste monoposto em suas mecânicas ......., mas funcionavam .....!!!!

........ , de todos os primeiros tipos em madeira ainda ......., está de 1898 ......!!!!!! Já com sistemas de freio .....!!!!!!

...... , a  motor , seria a PRE MOTOCICLETA .......???????


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 Pois bem...assim que chegou da Ilha o Chico me liga entusiasmado, entusiasmadíssimo diria eu. "Rui vou mandar um texto e as fotos do Thrust".
Vou contar um segredo à vocês; Há muito ele quer fazer um carro para bater o recorde de velocidade do Carcará de seus amigos Rino Malzoni, Jorge Letry e de nosso amigo Crispim. 
Já conversamos muito sobre, acredito que hoje seria um projeto de cerca de R$4 milhões, lá fora investidores e ajuda da população como o caso do Thrust é possível aqui...
É segredo...não espalhem por favor!

Abraços

Rui Amaral Jr  

link

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Monza 2018...Lewis soberbo!

Tião e Lewis- Foto Mercedes Benz


Parole, parole, parole...
Sábado, classificação, Kimi crava a pole com Tião em segundo Lewis em terceiro e Bottas ao seu lado. A Ferrari comemora, pois com aquele super motor que permitiu à Tião que em Spa passasse de passagem na primeira volta por Lewis antes de chegarem à Les Combes a corrida estava garantida. Era só Kimi acelerar e mais tarde numa "manobra" Tião assumir a ponta para sua segunda vitória consecutiva.
Apenas esqueceram de combinar com o inimigo!
E o "inimigo" é hoje, e já de algum tempo, um piloto e tanto. Fora algumas caras feias que faz no podium quando não é o vencedor, hoje Lewis é um piloto completo, rápido, centrado, não desiste nunca, e mesmo nesta Formula Um que hoje é chata, faz a diferença. Lembra à mim alguns grandes nomes do passado, mas seria tolice de minha parte fazer qualquer comparação.

Kimi - Foto Ferrari

Kimi larga na ponta seguido por Tião com Lewis logo atrás, na primeira chicane Tião coloca o carro ao lado de Kimi mas Kimi resiste e sai na frente...na reta anterior à segunda chicane Tião vai para o lado de dentro e Kimi toma sózinho a segunda chicane massssss Lewis coloca seu carro ai lado de Tião e na segunda perna por dentro já está no segundo lugar quando Tião toca em seu carro e roda. 

Vettel - Foto Ferrari

Vejam bem, Vettel já não tem a mesma postura de quando conquistou os quatro títulos pela Red Bull, talvez a pressão de pilotar pela Ferrari, talvez a visão de um adversário que vem pilotando de forma magistral e se impondo à ele, talvez...mas não é o mesmo e não é a primeira vez que age desta forma e depois joga a culpa no adversário. E Lewis toma o segundo lugar de uma forma soberba.

Bottas - Foto Mercedes Benz

Kimi segue ponteando com Lewis em segundo, Versttapen em terceiro e Bottas em quarto...
Quando os três primeiros param para troca de pneus Bottas se mantém na pista e Kimi saido em segundo logo chega nele, massss apesar do motorzão não consegue tomar-lhe a posição, Bottas sai rápido da variante Ascari chega e faz forte a Parabólica e Kimi não consegue se aproximar na primeira chicane...e Lewis vem chegando em Kimi, que à esta altura já está com os pneus comprometidos...Bottas segura com os mesmos pneus que largou por muitas voltas e quando para Kimi assume a ponta...mas Lewis que vinha atrás e sem os pneus comprometidos por disputas sai da Parabólica bem mais rápido que Kimi e na primeira chicane com Kimi por dentro coloca seu carro por fora, fazem junto a primeira perna e na segunda por dentro e com Kimi jogando limpo, vai embora rumo à quadriculada.

Kimi e Lewis tomando a primeira chicane - Foto Mercedes Benz
Lewis - Foto Mercedes Benz

Em nossas conversas no Facebook meus amigos e eu chamamos Lewis de Pagodeiro, sem nenhum desmerecimento, afinal sou fã da tocada dele há muito...agora depois de Monza posso dizer com certeza, mesmo que o mundial não venha...o Pagodeiro é Rei!

Rui Amaral Jr




A CORRIDA COMPLETA NA GLOBO



      
      






terça-feira, 28 de agosto de 2018

Gianclaudio Giuseppe Regazzoni ou simplesmente Clay...


  Há muito tempo quero escrever sobre Clay...apenas uma pequena homenagem de quem admirou muito a carreira deste tremendo bota!
Acompanhei sua carreira e desde que chegou à Formula Um e mesmo correndo por uma equipe sem grandes chances já mostrava ao que vinha. Em 1969 foi contratado pela Ferrari para F.Um onde faria dupla com Jacky Ickx e na Esporte Protótipos. Logo em sua quinta corrida pela equipe vence na icônica Monza depois de largar em terceiro atrás de seu companheiro Ickx e de Pedro Rodriguez.
Não vou falar de seu acidente muito menos de sua morte, apenas vou ilustrar com algumas fotos a carreira deste grande piloto.

Rui Amaral Jr

  Estreando pela Ferrari com a 312B em Zanvoort - 1970
Vencendo em Monza com a 312B - 1970

1972 ponteando as feras em Daytona com a 312PB
1972 com a 312 PB em Brands Hacth
À frente de Ickx
1973 contratado pela BRM com a P160D faz pole e melhor volta em Buenos Aires.
1973 Monte Carlo com a P160E à frente de Stewart e Emerson
1975 com a 312B3 à frente de Emerson em Interlagos
No Karroussel
Conversando com Niki nos EUA em foto de minha amiga Yara
Testando uma 312PB com algumas alterações...
Em Interlagos de F Dois com o March 722 em foto de meu amigo Rogério Da Luz
1976 Interlagos, ponteando Niki, Emerson, Brambilla
1975 Monza, à frente de Niki
Vencendo em Nurburgring com a 312B3 em 1974, ano em que perdeu o campeonato para Emerson Fittipaldi por três pontos.
1979 Silverstone levando a Willians FW07 à primeira vitória da equipe na F.Um, e sua última na categoria.



  

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

JUSTA HOMENAGEM



 Cinquenta anos atrás Chico vencia Campeonato Brasileiro de Turismo à bordo de uma Alfa Romeo GTA da equipe Jolly Gancia, dia 7 de Julho o Alfa Romeo Clube do Brasil prestou uma bela homenagem à ele numa reunião em São Paulo...justa homenagem!  

 
 Vencendo na Guanabara em 1968 com Emilio Zambello.(a data na foto está errada)
Podium Chico no alto com Zambello erguendo a taça, Bird com a mão em sua barriga, ao lado Luiz Pereira Bueno, de camisa escura Eduardo Celidonio e Carlos Alberto Sgarbi.
Resultado
1º - Chico e Zambelo - Alfa GTA eqiupe Jolly Gancia
2º - Luiz e Bird - Bino MKII - equipe Willys
3° - Celidonio e Sgarbi - protótipo Snob`s
Luiza e Bird Clemente com Wilsinho e Chico
                                                  Chico Lameirão - Na Pista por 3 Gerações 
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Roberto Zullino, Miguel Crispim Ladeira, Marcos Lameirão. Ricardo Bock e eu.