A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Bino

 Bino vencendo em Interlagos com o Porsche 550 Spyder...
e com seu Chico Landi vencendo as Mil Milhas Brasileiras de 1960 de JK...
 Seu Alpine M 63 com duas faixas, verde e amarela, preparado para as 24 H de Le Mans 1963...

Um pioneiro, um piloto que mesmo distante, queria afirmar que estava correndo pela sua terra, pelo seu país, e que merece ser laureado agora que estamos completando 50 anos de sua morte. 
Podemos destacar que a primeira Le Mans do Bino Heins foi em 1959, quando ele fez dupla com Carel Godin de Beaufort num Porsche 718 RSK e completaram 186 voltas, ficando em 21º lugar.
Antes dele nosso representante nessa competição era o Nano da Silva Ramos,
que participou com diversos carros. 
Para homenageá-lo, Wilson batizou seu filho de Christian.

Caranguejo


O Alpine de Bino/Rosinski, o Sunbean Alpine #33 de Peter Harper/Peter Procter, e a Ferrari 250 GTO de Pierre Dumay/"Erdé" quarta colocada na geral... 
À frente a Ferrari 250P #22 de Humberto Magioli/Mike Parkes, terceira colocada na geral...
O Alpine de Bino...

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Largada dos 500 KM de Interlagos 1961, no Porsche 550 Spider que fora do Bino meu irmão Paulo correndo em dupla com Luciano Mioso ia largar, chovia e os dois estavam um pouco assustados. Bino chega para o Paulo, que largou, e diz "com este carro e neste tempo eu venceria!"
Eles chegaram em 6º lugar na geral e 1º na categoria até 2.000.
Meu amigo Caranguejo já sabe de muito o que lhes contei agora, meu irmão sempre repetia e contava a mesma história.
Bino foi um piloto muito rápido, não o vi correr mas alguns amigos meus que também foram dele comprovam, e acima de tudo sempre procurou o lugar mais alto do podium!

Rui


quinta-feira, 6 de junho de 2013

24 Heures du Mans 1963 por Charger Le Mans

#51 René Bonnet Aérodjet LM6 de Roger Masson/Pierre Monneret



O motor do  Aston-Martin P212 que estava sendo pilotado pela lenda Bruce McLaren, "explodiu" jogando óleo sobre a pista ((Hunaudières)) e alguns minutos depois vinha Mike Salmon e com a sua Ferrari 330 e Bob Grossman em uma Jaguar XKE, que conseguira dominar os carros, apesar da grande quantidade de oleo, depois o Aston Martin do modelo DB4 GTZ de Dewez não conseguiu e ele e Roy Salvadori no Jaguar XKE se colidiram. O Jaguar de Salvadori explodiu em chamas e ele teve a sorte de ser jogado fora do carro.

O jovem Jean-Pierre Manzon de René Bonnet colidiu com Jaguar do Salvadori, jogado fora do carro ficou gravemente ferido. Então chegou o brasileiro Bino Heinz, à mais de 220 kph em seu Alpine A210 M63 e colidiu com os destroços que lá estavam e ele ficou  preso nos destroços queimando e infelizmente, perder a sua vida.

Charger Le Mans

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# 8 Aston Martin DB4 de Bruce McLaren/Innes Ireland
#51 René Bonnet Aérodjet LM6 de Roger Masson/Pierre Monneret
Alpine M63 de Piero Frescobaldi/René Richard da equipe Alpine e igual ao carro pilotado por Christian "Bino" Heins/José Rosinski

terça-feira, 4 de junho de 2013

Fala Pedro...

Caro amigo Rui, já faz tempo que não lhe escrevo nada, não somente pela falta de tempo mas principalmente pela indignação de tantos absurdos que tenho visto e acompanhado neste Pais, o que me desmotiva de lançar minha opinião e minhas palavras de consolo, porem  como todos já sabem não sou jornalista, nem redator, nem comentarista, mas sou sim um esportista escandalizado com tantas banalidades que tenho visto atualmente. Mesmo assim com toda essa decepção vou relatar aqui alguns fatos que me deixam chocado com tanto descaso.
Raramente se vê pela mídia televisiva algum piloto de competição ser entrevistado em talks show ou qualquer outro programa de entrevistas, agora quando se trata de um jogador de futebol tem até edição extra com interrupções para flashes instantâneos. Recentemente tivemos a vitória de um brasileiro na mais sensacional e fantástica corrida de automóvel do mundo, as 500 Milhas de Indianápolis, porem pouco se falou e se mostrou o feito e a gloria desse brasileiro. Será que piloto de competição é profissão marginalizada? Enquanto pagamos para dar espetáculo arriscando nossas vidas na pista, pois o esporte que praticamos é de risco, muito maior que o risco do futebol, será que o palhaço do circo paga para fazer parte do espetáculo? Será que o jogador de futebol paga para jogar, para cuidar da saúde com os melhores médicos do país, será que paga as viagens para todo o pais e até fora dele, será que paga toda a alimentação e a estadia nos melhores hotéis das cidades? Estão vendo quantos absurdos a gente tem que assistir...Não sou contra o futebol muito pelo contrario, gosto até demais e acompanho também, mas são  muitos absurdos e muita desigualdade praticada que fico indignado de ver tanta coisa errada. Outro exemplo mais gritante ainda, foi a destruição (ou o loteamento) do Autódromo de Jacarepaguá, e a reconstrução do novo Maracanã, será que os cartolas futuramente também irão lotear a área que está construído o novo Maracanã?
Hoje se endeusa ídolos como Neymar e esquecem de Senna, Emerson, Piquet e tantos outros. Quantas vezes assistimos entrevistas ou participação desses heróis na televisão aberta?
Corrida de carros e pilotos só são noticias quando tem acidentes fatais.
Até quando nós os pilotos de carros de corridas seremos discriminados? Eu acho que isso também é booling.
É muito triste ver tantos talentos da pista simplesmente esquecidos, homens que sempre com muito heroísmo, dedicação e trabalho também levaram o nome deste Pais às alturas.
Mas como aqui é o pais do futebol e dos absurdos, temos que nos contentar com todo esse lixo que somos obrigados a engolir, e fazer vistas grossas aos descasos e aos pouco casos de tantas vulgaridades nos dias de hoje.
Enfim eu teria muito mais assunto e muitos mais absurdos para escrever, mas deixo que a própria consciência de todos os que lerem este artigo, façam suas próprias criticas e análises.
Preciso falar mais alguma coisa?
Crônica de um ex-piloto que fez de um hobby a sua profissão.

Pedro Garrafa



 3 Horas de Londrina, de cabelos brancos e "uma certa barriguinha" Carlos Jaqueire...
 3 Horas de Londrina

  500 Milhas
 Amanda


 Pedrão aprontando!

 À esquerda Nando Jaqueire e Pedro ao lado do ídolo Camilo Christófaro, dois batalhadores de nosso automobilismo...


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Tantas vezes aqui falo/escrevo sobre a difícil lida de nosso automobilismo, e hoje após ficar alguns dias longe da Internet recebo este relato do Pedrão.
Na semana que passou vibramos com as vitórias do Heitor e Francis, ainda com a de Tony em Indianópolis  mas a grande verdade, como mostra o Pedro, é que nosso automobilismo é feito sobretudo por abnegados, gente que ama o esporte e tal como meu amigo fica indignado com todo estado de coisas que nele acontecem, ou deixam de acontecer.

Como digo sempre ao Pedro e meu amigos; um putabraço Pedrão e à todos.

Rui Amaral Jr 



sexta-feira, 31 de maio de 2013

Conta Francis...




Bom dia meus caros amigos!
Anexo algumas fotos do último final de semana em Lontras, onde vivi a maior emoção da minha vida de "pÊloto" vencendo pela primeira vez uma corrida.
No sábado conseguimos um acerto perfeito no carro e marcamos a pole, e no domingo a vitória veio de ponta a ponta nas duas baterias, com direito a melhor volta da prova na 2ª bateria.
Com os resultados assumimos a liderança isolada na categoria TCC "A" com 90 pontos.
Vale registrar também que nesta prova tivemos 20 inscritos na Turismo Clássico Catarinense, onde eu, na condição de criador e fundador da categoria, fico com a felicidade redobrada em ver o crescimento e solidificação da mesma, e há 2 anos somos o maior grid de Santa Catarina.
De minha parte, só posso agradecer pelo apoio que venho recebendo de todos.
Essa vitória é dedicada à vocês!

Francis Henrique Trennepohl

 O belo grid...
 Marcelo Pacheco na pole toma a ponta, seguido de Francis...





 A bela briga de Marcelo e Francis...






Bela foto, parabéns Elke! 







link


FOTOS: Elke Zalazik, Ingo Hofmann, Barulho de Motor

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 Nada mais à comentar sobre este fim de semana maravilhoso, no Sábado a vitória do Heitor e no Domingo as vitórias do Francis e Tony. Essa molecada enche nossos corações de alegria e emoção e não sei por que nossos olhos de um brilho feliz e algumas lágrimas!
Parabéns dos Alictões "um  pouco" mais velhos, falando por eles e por mim podem ter certeza que nos orgulhamos muito de vocês!

Rui Amaral Jr

    

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Hobby - por Edwin Takeuti

 Edwin entre o Cadillac 1961 e o Fleetline 1951

Basicamente podemos definir um hobby como algo que você faria por prazer, distração e diversão. Na realidade um hobby é uma válvula de escape para desanuviar os problemas do cotidiano. 
Escolhi meu “passatempo” com o coração pois sempre gostei de automóveis e motores, mas por razões financeiras somente pude ir atrás daquilo que gosto quando me senti estabilizado. Meu hobby é o antigomobilismo, um hobby caro mas é melhor ir atrás de um rabo de lata do que um rabo de galo ou rabo de saia...
Este mundo é extenso, passa por colecionadores de velharias, antiguidades raríssimas, artigos de luxo como relógios, canetas, até aqueles que gostam de colocar a mão na graxa, literalmente falando, passando grande parte do seu tempo ocioso procurando peças para a manutenção do seu carro antigo.
É comum o amante de carros antigos ter coleções de revistas especializadas no tema, livros sobre determinados tipos de carros, alguns ou muitas(já vi pessoas com mais de mil) miniaturas de carros de vários tipos e tamanhos e prateleiras repletas de lembranças dos encontros de carros antigos.
Eu pessoalmente tenho uma parede do escritório forrada de miniaturas e um armário cheio de revistas e tranqueiras em geral antigas e voltadas ao universo dos carros antigos, geralmente trancada, mas se alguém mexe, eu percebo rápido tal é o tamanho do ciúme que tenho pelas minhas coisas.


Edwin entre seu neto Gabriel e o Cel Carlos Miranda nosso eterno Vigilante Rodoviário! 

Agora ciúme mesmo eu tenho pelas minhas ferramentas que uso para mexer no meu carro antigo. Tenho um quadro completo de ferramentas que vão de vários tipos de chaves de fenda, alicates e chaves de boca em polegadas e em milímetros, todas dispostas em ordem crescente de tamanho.
Fora a parte do “salão de beleza” do meu antigo. Vixe..., aí tem vários tipos de massas e cremes para polir, polir e cristalizar a pintura, polir os frisos cromados, polir os frisos de alumínio, limpar e lustrar as rodas, “pretinho” e “branquinho” para os pneus, hidratação dos bancos de couro, do painel de instrumentos . 
Normalmente um indivíduo começa sua vida de antigomobilista através de revistas especializadas em carros, contatos com outros indivíduos da mesma espécie ou tendo contato mais específico como um carro antigo que está na família há muito tempo ou vendo um evento e admirando essas reluzentes relíquias.
Uma vez espetado por esse vírus chamado ferrugem, dificilmente curável e cada vez mais doente, o indivíduo tende a comprar mais e mais peças velhas, carros velhos que qualquer pessoa normal consideraria um lixo e você o olha com os olhos esbugalhados de desejo. Esta atração por coisas velhas caindo aos pedaços, pra você tende a ser normal pois o bichinho da ferrugem esta dando comichão nas suas mãos e coçeira no seu cérebro(tenho certeza que você já viu uma pessoa coçando a cabeça ao pensar na compra de um objeto). Você já imagina aquele carro inteiro reluzente, com os cromos brilhando, estofamento cheirando a carro novo, desfilando alegremente na passarela de premiação de Águas de Lindóia.
Isso “Lindóia” que há vinte anos atrás era sinônimo de água mineral, hoje é a Meca dos antigomobilistas. Lá durante 5 dias, milhares desses “doentes” picados pelo bichinho da ferrugem, reúnem-se para trocar informações, jogar conversa fora, exibir suas raridades, comprar carros antigos, peças que procurou anos a fio, e tirar milhares de fotos dessas maravilhosas máquinas restauradas pelos colecionadores, para mostrar aos seus amigos que não puderam ir.
Ahh cuidado!!! Dizem que quem vai uma vez, tem vontade de repetir a dose voltando no ano seguinte. Se voltar no ano seguinte, já terá sido picado pelo bichinho da ferrugem e começará a juntar algum dinheiro para comprar o primeiro carro antigo, nem que seja um Fusca mil novecentos e nada, e ai de quem criticar esse carro...
Saudações antigomobilisticas.

Edwin Takeuti – 29/05/2013.

OS: Amanhã começa mais um encontro em Águas de Lindóia e lá estaremos, com certeza.