A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

INGLATERRA 1965

De meus arquivos separei algumas fotos do automobilismo praticado na ilha no ano de 1965, muitos autódromos, Brands, Silverstone, Rhuteford, Mallory Park, Burton, Crystal Palace, Cadwell, Croft...
Campeonatos de clubes, Formula 3, F.2, F.4, F. Junior, Protótipos, GT, Turismo, Midgets e tantos outros. Profissionais consagrados corriam com pilotos sem tanta fama ou começando e tentando um lugar ao Sol. 
Milhares de corridas durante o ano, certos fins de semana alguns pilotos corriam em dois autódromos em categorias diferentes...e foi para esse automobilismo que logo depois alguns pilotos brasileiros seguiram, entre eles, Luiz Pereira Bueno e Ricardo Achcar, Antonio Carlos Avallone, Emerson Fittipaldi, Carlos Pace...

Rui Amaral Jr

Graham Hill #16 de McLaren-Elva, larga em Mallory ao lado Lollas, Ford GT40, Lotus...

Chris Amon, McLaren-Elva-Oldsmobile em Silverstone
Jackie Stewart, Tojero-Buick
 Cobra, Porsche 904, Lotus, Jaguar E-Type...

Brian Redman, Jaguar E-Type
#27 David Hobbs Lola-Chevrolet
Chris Willians, Lotus 23 Ford, 1.600cc
#52 Julian Sutton, Atila-Chevrolet, #53 Vic Wilson, Lotus 30
 #31 Roy Pierpoint, Atila-Ford, #33 Hugh Dibley, Brabham-Climax
Roger Nathan, Brabham-Climax BT8 
#121 Bernard Unett,  Sumbean-Alpine, #113 C. Milner, MGB
Chris Meek, Gineta
John Moore, Austin Healey Sprite
John Wingflield, TRV-Grantura e John Moore, Austin Healey Sprite
 #81 R.Cook, Marcos-Ford, #74 Bob Dewar, Lotus Elite
#42 Brian Smith, Lotus 33, #41 Bill Gubelman, Babsy-Ford  
  



  

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Ricardo Bifulco

As réplicas do Ricardo dos grandes carros de nossas pistas são para autorama, elas são simplesmente perfeitas, só de olhar de perto já nos emocionamos, eu por exemplo, jamais colocaria qualquer uma delas na pista, mas ele anda e até de vez em quando dá umas pancas.
Assim é o Ricardo, e estes seus carros...

 A Maserati de Celso Lara Barberis

500 KM de Interlagos 1961
Simca de Ciro Cayres



Ciro correndo com Jaime Silva
 Alfa P33 de Marivaldo Fernandes

Na visão de meu amigo Fernando Fagundes, o Hiperfanauto.
 Simca Abarth da equipe Simca comandada por Chico Landi, que teve como pilotos Ciro Cayres, Jaime Silva, Toco e Ubaldo Cesar Lolli
 Jaime

 Jaime e Lolli
 Camilo, Jaime e Ciro
 Jaime e Ciro

Jaime


domingo, 10 de fevereiro de 2013

ALGUMAS FOTOS E COMENTÁRIOS

CAMPEONISSIMO - Brands 1972
1973, amigos amigos, negócios à parte!
 Revson e Ronnie, duas gerações, duas belas carreiras, dois botas, o mesmo fim.
Interlagos 1973, perplexo com a arrancada de Emerson, talvez nem ele acreditasse que ao final daquele ano seria tri!
Watkins Glen 1973, depois da tragédia nos treinos o show tinha que continuar. Para quem será que sorriam o Lord e seu pupilo?



sábado, 9 de fevereiro de 2013

1972

Ontem para comentar uma foto que recebi do Caranguejo, e que depois vou postar, procurei e achei o GP da Inglaterra de 1972. Confesso a vocês que minha lembrança da corrida era um pouco diferente, nunca havia assistido o vídeo, estava na arquibancada da Paddock Hill Bend, e na minha imaginação de 40 anos após Emerson liderava seguido de Ickx, quando na verdade foi ao contrário. Quem se dispuser à assistir toda corrida vai assistir um show de nosso campeão,  controlando a corrida ao seu modo, recuperando o 2º lugar de Stewart após uma escada e depois notando a fumaça do escapamento de Ickx, não forçando a barra, e após a quebra dele controlando Stewart. Vencendo com propriedade e rumando para seu primeiro titulo. 

Rui Amaral Jr 




quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

ALGUMAS FOTOS, E COMENTÁRIOS...

 Lauda voando em Interlagos/77 para juntar-se a Hunt e ao líder Carlos Reutemann. Depois de um resultado fraco nos treinos (13º no grid), Niki foi beneficiado pelo tanto de carros que saíram da pista na Curva 3. Na pontuação, estava atrás do Lole, mas Lauda ainda tinha mais truques na manga...

Mônaco/79. O staff da Brabham-Alfa reunido. Um compenetrado Nelson Piquet presta atenção em Lauda e no projetista Gordon Murray. Piquet sempre disse que aprendeu muito com o austríaco, apenas ouvindo-o falar.

Patrick Tambay com o patrocínio da Lowenbrau para a prova de Long Beach em 1979.
Aqui evidentemente, nos treinos, pois na corrida, Tambay não completou nenhuma volta depois de acertar a traseira do Shadow de Jan Lammers e aterrisar no Brabham de Lauda. Teria experimentado o patrocínio antes da largada?


Um sorridente El Lole vibra com sua terceira colocação no GP da Argentina de 1971,disputado como um ensaio para a prova de 1972, que então, passaria a contar pontos para o Campeonato Mundial. Chris Amon parece perplexo com seu raro triunfo e Pescarolo completa o pódio. Na verdade, o clima não era bom no Autódromo de Buenos Aires. Duas semanas antes, Ignazio Giunti sofrera um acidente fatal em uma prova do Mundial de Marcas, nessa mesma pista.

Ronnie Peterson participa do lançamento da Lotus 77 MKII e ao lado de Barbro, sua esposa, sonha com bons resultado com o novo carro. Mal sabe ele que após o GP do Brasil e desiludido do novo Lotus, abandonará a Equipe, só retornando dois anos depois.
Mas um drama estava à sua espera.

Caranguejo

REVISTA ILUSTRADA - Fevereiro 2013

Enquanto isto na Red Bull...


Vídeo enviado por meu amigo Alysson Vilela

McLaren MP4-28

 Button


 Sergio Pérez
  


 Pérez

A McLaren MP4-28 vem andando muito forte em Jerez com Button, será que o inglês vai para seu bi? Segundo meu amigo Carlos de Paula o mexicano Sergio "Checo" Pérez vence até a quinta corrida do campeonato. Vamos ver!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

NASCAR - Milton Bonani

Milton

Andar com o carro foi muito legal, mas bem diferente do que a gente está acostumado. Na reta anda meio de lado e se soltar a direção ele vira para a esquerda sozinho. A gente fica brigando com o carro o tempo todo. 


É duro prá cacete, a embreagem pesa uma tonelada, mas acelera forte. Tem 600HP e faz muita curva - desde que seja para a esquerda. Pneus de tamanho diferente, cambagem positiva do lado esquerdo e negativa do lado direito.


A pista é um tri-oval de uma milha. Dei quase 190km/h de final com média de 140km/h na melhor volta. Dava para andar mais rápido, mas o instrutor que vai ao lado regula.


Anda de macacão, capacete e HANS. Fiquei imaginando que esses caras andam 800 quilômetros com uma ronha dessas. Não deve ser fácil


O pior foi entrar e sair pela janela com essa minha barriguinha.



Milton Bonani