A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ALGUMAS LEMBRANÇAS



Se tanto eu tinha uns 10 anos e foi a primeira vez que vi o Camilo, já era louco por corridas e automobilismo e naquele dia fui à sua oficina com o namorado de minha irmã Cida. Filho temporão por nossa casa circulavam alguns amigos de meus irmãos que eram pilotos, uns diletantes e outros grandes pilotos e campeões. O namorado de minha irmã que falo já a namorava desde que eu era muito novo e apesar de não correr tinha uns belos carros e naquele dia fomos à oficina do Camilo ver sua Mercedes Benz 300 SL . Do carro lembro bem pois sempre andava nele, e daquele dia o que me lembro é do Camilo querendo colocar na 300 SL um motor de Corvette o que acabou não acontecendo. Coisas do Camilo!
Comecei a conhecer o automobilismo cada vez mais de perto e já contei aqui da odisséia que foi assistir as Mil Milhas Brasileiras de 1966 vencidas pelo Camilo e Eduardo Celidonio.     
Cinco anos depois dessas Mil Milhas lá estava eu naquela mesma pista em que meus ídolos corriam e que tinha já visto muita coisa, com capacete e macacão me preparando para minha primeira largada. Esse dia era apenas dos Estreantes e Novatos   mas em Interlagos estavam presentes alguns grandes pilotos para ver nossas corridas. Nesta época conheci e me tornei amigo de um grande cara, o Expedito Marazzi.
Em minha segunda corrida o Torneio União e Disciplina acho que um mês depois foi bem diferente, corri como Novato e aluguei um VW Divisão 3 da equipe do Pedro Victor DeLamare e na categoria principal e na Divisão 3 correram as nossas feras. Derrepente estava no Box ao lado deles, nunca esqueço quando o Luiz -Pereira Bueno- veio me cumprimentar, já o conhecia acho que de casa e ao lado de Jimmy Clark era meu grande ídolo, fora ele tantos outros, Camilo, Carlinhos Aguiar, Tite, Celidonio, seu Chico... Neste exato momento nem consigo lembrar.
Treinávamos cada um na sua hora, mas estava na  mesma pista, no mesmo dia e no mesmo Torneio que eles. 
O interessante é que comecei a escrever depois de um comentário do Danilo e uma troca de correspondência com o Mauricio no post anterior. 
Agora meus pensamentos embaralham a memória falha e a emoção vem à flor da pele, tantas são as lembranças.
Gostaria de escrever mais e fica para outra hora.
A alguns dos amigos que apesar da amizade continuei sendo fã: Luiz Pereira Bueno nosso eterno Campeão, Expedito Marazzi e Antonio Carlos Avallone.

Abraços a todos.

Amigos e ídolos

Depois de três dias longe de tudo que diz respeito à internet volto a postar e mostro a foto de um amigo e em duas fotos que foram enviadas por ele de um ídolo e deixo uma pergunta; onde anda você Mike?  Sentimos falta de seus comentários contundentes e de seu conhecimento sobre tudo que diz respeito a nosso automobilismo. Um abração meu amigo.    



Quem, quando????

Felizes somos nós todos que temos amigos que são ídolos e ídolos que são amigos! Um abraço a todos.

"A verdade não seria bastante plausível se fosse ficção"

domingo, 14 de agosto de 2011

FELIZ DIAS DOS PAIS

Domingo uma hora cheguei em casa liguei  o computador e comecei a ver algumas fotos de meus arquivos e achei no de meu amigo Paulo Sallorenzo essas maravilhas que ele me enviou algum tempo atrás. Então lembrei já é nosso dia e com elas então resolvi homenagear todos os pais que por aqui passam todos os dias. Alguns amigos que comigo convivem e não vou cita-los um a um pois ele bem sabem de minha amizade e carinho, outros que não conheço pessoalmente mas sei que nos acompanham.  Então com as fotos do Paulo que é pai e avô coruja, parabéns a todos nós.

As fotos são da F I no Rio, mas quando, quem?




   



NT: As fotos do Paulo creio que inéditas, caso alguém queira usa-las eu envio sem as marcas, apenas peço os créditos a ele.   

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Long Beach 1980 um Candango na ponta!

#5 Nelson, #16 Rená Arnoux, a Alfa de Depailler ... na última fila o Rato parte para seu derradeiro podiun na Formula Um.

1980 tudo meio confuso para nós brasileiros na Formula Um, depois de estrear na categoria em 1978 pilotando um Ensign N177 e fazer sua segunda corrida com um MacLaren M23 por uma equipe particular a BS, Nelson Piquet é contratado pela Brabham já para última corrida do campeonato no Canadá para pilotar a problemática BT46 com motor Alfa Romeo 12 Flat. 1979 foi um ano difícil também já que na primeira corrida da temporada na Argentina usou o mesmo carro e na seguinte no Brasil estreou a Brabham BT48 com motor Alfa Romeo de 12 cilindros em V e com ele correu doze corridas da temporada sendo o melhor resultado um 4º lugar no GP da Holanda. Para a décima terceira e quarta corridas do campeonato a Brabham estréia o seu BT49 com o super confiável motor Cosworth DFV V8 e Nelson quebra tanto no Canadá quanto nos EUA.

Alan Jones, Willians FW07B. 
Gilles sempre espetacular.

Chega 1980 e muitos testes foram feitos e lá vai o Cadango para sua segunda temporada completa e com toda bagagem que os testes lhe deram. Nas três primeiras corridas do ano chega em segundo em Buenos Aires  atrás da Willians FW07 de Alan Jones, quebra em São Paulo e chega em 4º em Kyalami sendo que em ambas a vitória foi de René Arnoux com  o Renault RE21.
Chega Long Beach e Piquet crava a pole quase um segundo mais rápido que o segundo tempo que é de Arnoux e Patrik Depailler que com a Alfa Romeo 179 larga em terceiro.

Patrese em Interlagos a frente de uma MacLaren.

Na largada um tanto forçada pelas Alfas de Depailler e Bruno Giacomelli, Nelson fica em terceiro para logo passar Giacomelli e na segunda volta Depailler e seguir andando forte rumo à vitória. Ainda na primeira volta Ricardo Zunino , Mario Andretti, Jochen Mass e Jean-Pierre Jarier  batem ficando Andretti e Zunino fora da corrida.
 Na volta 4, Giacomelli perdeu o controle de seu Alfa Romeo na freada para o Hairpin , e leva junto Reutemann, Jody Scheckter , Elio de Angelis , Cheever e Jarier, desses pilotos apenas Giacomelli e Cheever conseguem volta à corrida tendo Emerson Fittipaldi que largara em 24º lugar conseguido passar pelo local sem ser atingido. 

Mario Andretti.

Volta 51, a batalha entre Regazzoni, Fittipaldi e Watson, que começou nas três últimas  posições no grid, e estavam agora lutando pelo 4 º lugar. Emerson Fittipaldi com o Fittipaldi F7 vinha a menos de um segundo atrás de Regazzoni no Ensign N180 e o freio do carro do Suíço bloqueia no final da reta e segue em frente no Hairpin e Regazzoni bate no carro de Zunino parado no local depois na proteção de pneus e por último na barreira de concreto.

Clay. 

Seria o ultimo dos 132 GPs de Rega, ele sobreviveu à pancada mas ficou tetraplégico. Parece que a pedaleira do Ensign era feita de liga leve e o pedal do freio se quebrou na forte freada.
E Nelson vence seu primeiro GP tendo colocado 1 minuto e meio de vantagem sobre o segundo Riccardo Patrese na Arrows A3 que chegava a 200 centésimos à frete do bicampeão Emerson Fittipaldi, neste que foi seu ultimo podiun na Formula Um. Nós tínhamos um novo futuro campeão, mas não seria naquele ano pois a vitória coube a Alan Jones na Willian FW07, mas 81...



A todos meus amigos que comentaram no post da foto e em especial ao Luiz Guimarães o Guima e  Ararê Novaes que com sua arte maravilhosa está retratando todos os carros do Piquet.